Pplware 2.1 para Android – a actualização que todos esperavam

80 Comentários

Já faz algum tempo que lançámos a primeira versão da nossa aplicação para Android. Esse sistema operativo evoluiu e um ajuste na aplicação era crítico para que voltasse a funcionar em pleno. Demorou, mas cá está em todo o seu esplendor!
Um agradecimento especial do Pplware para o Hugo Chambel, pelo seu fantástico trabalho.

Por Hugo Chambel para o PPLWARE.COM

Depois de um longo período de silêncio motivado por um turbilhão de emoções pessoais e profissionais surge o que há muito era esperado: Pplware – Android versão 2.


Após o lançamento da primeira versão, muitas foram as críticas construtivas aplicadas ao que muitos consideram um grande projecto Android. Destas críticas, devo salientar as que mais me chamaram a atenção, que foram a possibilidade de haver um tema em negro para poupança de energia (obrigado Mike Silva pela boa explicação e motivação do teu pedido) e sem dúvida a possibilidade de integração com outros readers (obrigado dbrenha pela magnífica sugestão).

Com o passar do tempo os problemas foram surgindo, nomeadamente com o aparecimento do ICS e posteriormente do JB, e muita foi a pressão efectuada para ter uma boa versão estável e sem “problemas” de compatibilidade, mas mesmo assim foram surgindo soluções para manter a coerência e funcionalidade entre todas as versões de Android desde a 2.2 até à actual (4.2).

De acordo com os pedidos efectuados por toda uma equipa de leitores assíduos deste magnífico espaço de informação tecnológica foram adicionadas as seguintes mais-valias a este nosso/vosso projecto:

  • Possibilidade de instalar no cartão SD;
  • Widget dedicado à aplicação com indicação de número de notícias novas desde a última consulta e ainda acesso à aplicação e actualização de informação;
  • Filtragem de informação por categorias / editores;
  • Actualizações automáticas com período configurável;
  • Notificações de existência de nova informação;
  • Pesquisa global de informação (dentro e fora da aplicação, online e offline) onde o leitor pode obter rapidamente uma notícia existente ou obter notícias relacionadas provenientes do site quando online;
  • Visualização de toda uma hierarquia de comentários referentes a uma notícia;
  • Visualização de galeria de imagens / vídeos do youtube quando online (quando presente no texto a imagem com a referência “Ver Anexos”);
  • Possibilidade de configurar o numero de notícias a descarregar simultaneamente;
  • Possibilidade de eliminar todo o histórico de notícias do equipamento;
  • Possibilidade de eliminar as imagens e configurar a persistência no download das mesmas;
  • Tema em negro para poupança de energia;
  • Integração com outros readers como o Google Reader/Google Currents abrindo e descarregando a notícia para a aplicação possibilitando a consulta integral (comentários, galerias, etc) posteriormente através da função “Notícias Integradas” do menu;
  • Modo Tablet como o GMail para ICS.

A nível de layout houve um pequeno ajuste de acordo com as críticas que surgiram, nomeadamente foram retiradas as Tabs deixando apenas o swype para navegação entre notícias e favoritos. Outra modificação efectuada foi a exclusão de ícones redundantes como o de actualizar e/ou voltar atrás, usando para tais funções o “baixar para actualizar” das listas que o permitem e o botão “back” físico presente em todos os equipamentos, sendo que o ícone “<” significa que existe um menu escondido onde no ecrã inicial se refere à menu de opções como filtros, preferências, etc. Nos ecrãs de detalhes da notícia específica surge a lista de notícias de contexto como na aplicação Google Currents.

Assim, a nível gráfico:

MODO TABLET


 
 
 
 
 
 
 
anterior próxima

MODO SMARTPHONE












anterior próxima

A aplicação foi desenvolvida para ser compatível com dispositivos que suportem Android 2.2+, e pede-se aos utilizadores que reportem bugs e/ou sugestões que possam ser implementadas para melhorar esta nossa grande aplicação.

Queria por fim agradecer a toda a equipa do Pplware por todas as dicas de usabilidade, grafismo e funcionalidade que foram dando ao longo do desenvolvimento deste projecto e um agradecimento especial ao meu colega Edgar Clérigo (programador da aplicação para iOS) pelas horas a fio que passámos a discutir ideias sobre esta iniciativa.

 

Comentários

80

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de moedinha
    moedinha

    Muito bom, vou já instalar.

  2. Avatar de henrique
    henrique

    ja ca canta! Finalmente!

    parabens!

  3. Avatar de luis
    luis

    clap clap clap 😉

  4. Avatar de André Vieira
    André Vieira

    Excelente trabalho! Parabéns!

  5. Avatar de luis
    luis

    Ainda não testei, mas só pela iniciativa e pelo esforço, parabéns!

  6. Avatar de Marco António Saraiva Martins

    Agora sim. Agora já quero a aplicação sempre comigo.

  7. Avatar de Paulo Parreira
    Paulo Parreira

    Testado e instalado num Nexus 7, até agora excelente. Parabens.

  8. Avatar de Rui Peres

    Boa pplware. Já estava a fazer falta

  9. Avatar de João Dias
    João Dias

    Vocês seguiram as guidelines de design da Google?
    Parabéns pelo esforço e iniciativa.

    1. Avatar de Hugo Chambel
      Hugo Chambel

      Boa tarde…

      Sim, tentou-se ao máximo utilizar as guidelines de design da Google…

      Mas porque surge a sua pergunta?

      Os melhores cumprimentos
      Hugo Chambel

      1. Avatar de Marco António Saraiva Martins
        Marco António Saraiva Martins

        Pela aplicação não da para responder aos formulários dos passatempos ou é só do meu tablet?

        1. Avatar de Hugo Chambel
          Hugo Chambel

          Caro Marco…

          Não é só no seu equipamento…

          Resposta a formulários é uma funcionalidade que ainda não foi possível acrescentar como mais valia à aplicação…

          Será o próximo passo…

          Os melhores cumprimentos
          Hugo Chambel

          1. Avatar de Marco António Saraiva Martins

            Muito bem. Foi só mesmo para eu ficar esclarecido. De resto adorei esta nova versao 😀

  10. Avatar de Pedro Pinho
    Pedro Pinho

    Muito bom, instalado. Parabéns.

  11. Avatar de Sergio
    Sergio

    Está está muito bonito. No iphone perfiro usar a versão web

    1. Avatar de Edgar Clérigo
      Edgar Clérigo

      A nova versão da aplicação para iOS vem a caminho ! cheia de novidades! 🙂

  12. Avatar de Claudio
    Claudio

    Parabéns pelo update, o widget está muito bonito. Agora quanto a integração com google reader e currents, não percebi para que serve ? eu neste momento uso o google reader para seguir o pplware, qual a vantagem(s) de usar a app pplware ?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Num qualquer leitor RSS não é possível ler as publicações do Pplware na íntegra, então para ler a notícia na totalidade é mais prático e económico (quer em recursos quer em tráfego) abrir e ler a notícia na app Pplware.

      1. Avatar de Claudio
        Claudio

        Ok tem lógica sim sr., mas assim eu vejo títulos/resumo e só abro as que me interessa… e quanto à tal integração ?

        1. Avatar de Hugo Chambel
          Hugo Chambel

          Integração significa que se pode abrir artigos de fora da aplicação para uma análise mais completa…

          Pplware integrado em outros readers…

          Percebe o conceito?

          Cumprimentos
          Hugo Chambel

        2. Avatar de Hugo Cura

          Essa é que é a integração! Se fores a um RSS Reader e clicares “Ver no site”, “Abrir no navegador” ou outro, dependendo do leitor, então há a integração do link que possibilita abrir com a app Pplware.

          1. Avatar de Cláudio
            Cláudio

            agora percebo, testado e aprovado ! continuo a usar greader e agora abro nesta APP !

            obrigado pelas dicas e explicações !

  13. Avatar de José Carlos B. Ribeiro
    José Carlos B. Ribeiro

    Parabéns Hugo, está muito bom! 🙂

  14. Avatar de Daniel Fuentes
    Daniel Fuentes

    Muitos parabéns man, ficou ainda melhor!! 😉

  15. Avatar de Kazzar
    Kazzar

    muito bom. parabéns

  16. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Está excelente. Parabéns… Estou a comentar através da aplicação

  17. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Congratz … agora sim 😀

  18. Avatar de Christophe S. Silva
    Christophe S. Silva

    Muito bom! Simples mas bonito interface e passo testemunho que está a bombar bem no 4.2.1 . Abraço malta do pplware.

  19. Avatar de André M.
    André M.

    A testar 🙂

  20. Avatar de Pfbatista
    Pfbatista

    Está muito melhor. 4,9 estrelas. Para ficar 5 estrelas só falta resolver alguns problemas. Mas isso é normal, a existência de bugs é nomal.

    Se puder ajudar na detecção de bugs digam algo, disponho-me a ajudar-vos.

    Só proponho uma sugestão, haver a possibilidade de conseguir ver o comentario que estamos a redigir na totalidade, a caixa não aumenta. Apenas uma pequena sugestão.

    Muito obrigado pela dedicação.

    1. Avatar de Hugo Chambel
      Hugo Chambel

      Boa… Anotado…

      Cumprimentos
      Hugo Chambel

  21. Avatar de Filipe Lourenço

    Parabéns Hugo Chambel! Eu testei e está bastante completa. Necessita apenas de algumas afinações, particularmente na navegação em que me senti perdido a certa altura.

    Abraço e continuação de excelente trabalho! 🙂

    1. Avatar de Hugo Chambel
      Hugo Chambel

      Nomeadamente em que situação?

      É o vosso feedback que ajuda a melhorar este projecto…

      Os melhores cumprimentos
      Hugo Chambel

  22. Avatar de Grizonic
    Grizonic

    Bom trabalho!

  23. Avatar de Luís Cachulo
    Luís Cachulo

    Grande trabalho pá! Tás lá! 😉

    Abraço e continuação do excelente trabalho!

  24. Avatar de Rui
    Rui

    Está muito bom. Obrigado pplware!

  25. Avatar de Carlos Manuel
    Carlos Manuel

    Porque não para o Android 2.1

    cumprimentos

    1. Avatar de Hugo Chambel
      Hugo Chambel

      Vários motivos…

      Nomeadamente ausência de funcionalidade nativa no que diz respeito a pesquisa e/ou processamento e armazenamento dos dados…

      E por ser uma versão demasiado desactualizada para a tecnologia já existente…

      Peço desculpa pelo inconveniente
      Os melhores cumprimentos
      Hugo Chambel

    2. Avatar de nelson zed
      nelson zed

      porque n actualiza o seu tlm para versão 2.3.7. por exemplo? existem rom’s para quase todos os modelos.

  26. Avatar de Rui Duarte
    Rui Duarte

    Funciona no nexus 7 @ jelly 4.2.1 até ao momento sem nada a dizer

  27. Avatar de Rui Duarte
    Rui Duarte

    Porque não fazer swipe(esquerda) no artigo e ir aos comentários do mesmo, nos comentários fazer swipe e voltar ao artigo fica a sugestão.

    1. Avatar de Hugo Chambel
      Hugo Chambel

      Talvez numa terceira versão quem sabe… 😉

  28. Avatar de Filipe
    Filipe

    Mtos parabéns, a aplicação está muito melhor! na antiga o scroll nao funcionava no meu tlm com o android 4.1.2 e agora ta tudo ok!!mesmo 5*

  29. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Não vou usar porque prefiro usar o ipad para navegar na net.

    De qualquer das formas, está uma aplicação muito bonita e, parece-me, extremamente funcional.

    Parabéns!!!

  30. Avatar de Filipe

    acabei de instalar a app no meu Android. 5* Parabéns!

  31. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Só falta agora um pequeno update à app do Windows 8 para polir um pouco a interface visual 🙂

  32. Avatar de Luna

    Mas então e quem tem a app para iPhone, não vai receber mais nada de novo? 🙁

    1. Avatar de Edgar Clérigo
      Edgar Clérigo

      Está muito para breve o lançamento da nova versão do pplware para iOS 🙂

      1. Avatar de Luna

        Fantástico!! Obrigado Edgar, fico à espera então 😀

  33. Avatar de SexOnaSal
    SexOnaSal

    2.1 aqi x8

  34. Avatar de SexOnaSal
    SexOnaSal

    *android 2.1 aqi, x8

  35. Avatar de Luis
    Luis

    Eu pessoalmente prefiro a app para IOS

  36. Avatar de Miguel
    Miguel

    Agora sim!
    Desde que o meu Android se atualizou para a versão 4.2 que a versão anterior desta APP tinha deixado de fazer scrool das noticias, mas agora faz muito mais 😉
    Experimentem a opção de tema negro, fica impecável especialmente em ecrans AMOLED 😉

  37. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Já enviei um email com duas sugestões, acerca da renderização das páginas e também acerca da suavidade do deslizar da tela, visto que as letras ficam um pouco “tremidas”, quando se dar o
    scroll na página.

  38. Avatar de RuiLebre
    RuiLebre

    funciona muitk bem no x8 com GingerDX. so tenho a apontar uma coisa: é de mim ou a opcao de aumentar o tamanho da letra desapareceu? nao encontro..

  39. Avatar de João Francisco
    João Francisco

    Grande Chambel. Deixas a malta orgulhosa. Abraço.

  40. Avatar de irlm
    irlm

    Obrigado por terem atualizado esta aplicação pois eu tinha enviado um email sobre a falha que havia noutra versão anterior.
    irlm
    Muito boa app.

  41. Avatar de Pedro Dias
    Pedro Dias

    Sugestão, depois de aberto um artigo é clicando em comentar o cursor de escrita poderia ir logo para o campo comentário pois o restante ele já preenche sozinho ..

    se o nosso comentário é maior que a caixa de “comentário” não tem scroll para ver o que está mais para cima antes de “postar”.

    expliquei me bem ?

    1. Avatar de Pedro Dias
      Pedro Dias

      Aguardo a vossa resposta …

      1. Avatar de Hugo Chambel
        Hugo Chambel

        Caro leitor Pedro Dias.

        Neste espaço ninguém fica esquecido ou sem resposta…apenas por vezes a disponibilidade não e imediata.

        A sua sugestão é boa e foi tomada em conta…

        Breve saíra a correção de certos bugs que já foram detectados e correção de certas melhorias…

        Aguarde por novidades

        Os melhores cumprimentos
        Hugo chambel

        1. Avatar de Pedro Dias
          Pedro Dias

          Boa noite,
          agradeço a vossa resposta e peço desculpa pela insistência ..

          Aguardo os updates 🙂

          cumps

  42. Avatar de Pedro Dias
    Pedro Dias

    já fiz 3 comentários hoje a este artigo é não aparecem porque ?

    1. Avatar de Pedro Dias
      Pedro Dias

      ok já vi que estão aqui, podem eliminar este post

  43. Avatar de Sérgio V. V.

    Excelente trabalho!
    Agora é pensarem em dar uns retoques na do Win 8 também. 🙂

  44. Avatar de nuno
    nuno

    já actualizado. excelente.

  45. Avatar de Serginho M

    Tenho de dar os parabéns ao pessoal do pplware, é das poucas empresas que olha para todas as plataformas da mesma forma. Uso aplicação no WP7 e Windows 8. E em ambas, está muito bem conseguida!

  46. Avatar de golias17
    golias17

    O título diz tudo, finalmente chegou e ainda bem que chegou.Parabéns pelo bom trabalho.

  47. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    És grande chambas! Isto está muito bom!

  48. Avatar de Sérgio Sousa
    Sérgio Sousa

    Muito bom, sobretudo na versão tablet. 5*.

  49. Avatar de André Carvalho
    André Carvalho

    muitos parabéns e obrigado pelo excelente trabalho!

  50. Avatar de Antonio Chambell
    Antonio Chambell

    Grande “primaço”… Mais uma grande aplicaçao da PPW

  51. Avatar de Edgar Clerigo
    Edgar Clerigo

    Parabéns Hugo! A aplicação esta muito boa 🙂

  52. Avatar de Ricardo Craveiro
    Ricardo Craveiro

    Simplesmente FANTASTICO!

  53. Avatar de Ricardo Craveiro
    Ricardo Craveiro

    Mt bom mesmo

  54. Avatar de Luis Miguel Freire Lopes
    Luis Miguel Freire Lopes

    Update feito, aplicação testada.

    Sem dúvida uma aplicação de excelência, design apelativo, intuitivo e de fácil acesso. Parabéns!

    Contudo quando aparece “ver anexos” já tentei de tudo, cliquei, varri com o dedo, fui às definições e não faz nada. É suposto não fazer nada? 😀

    1. Avatar de Serva
      Serva

      bom dia

      Instalado e a funcionar no meu novo SG3 4G , a aplicacao esta fantastica , defeni o refresh para 60 M que e o valor menor , a aplicacao esta muito apelativa , parabens a quem colaborou nesta magnifica aplicacao , estou a escrever atraves dela .

      aceitsm os meus sinceros cumprimentos

      serva

    2. Avatar de Hugo Chambel
      Hugo Chambel

      Bom dia caro leitor.

      “Ver anexos” é apenas uma chamada de atenção para o facto de existir no menu de detalhes da notícia algo como uma galeria fotográfica (como nesta noticia) ou existência de vídeos do youtube, não sendo link para nenhuma funcionalidade…

      Os melhores cumprimentos
      Hugo Chambel

  55. Avatar de Joao Correia
    Joao Correia

    Muitos parabéns pela aplicação Chambel 🙂

    Abraços.

  56. Avatar de João Paulo Ferreira Brito
    João Paulo Ferreira Brito

    A aplicação está excelente, mas não aparece o widget na lista dos widgets.