PhotoMath: Resolva equações matemáticas fotografando-as

34 Comentários

As ajudas que podemos usar na escola são sempre bem vindas. São ferramentas e material de apoio que nos momentos mais difíceis da aprendizagem fazem a diferença e que nos ajudam a avançar rumo ao conhecimento.

Estamos por isso habituados a usar apontamentos e calculadoras científicas para fazer esse apoio. Mas a pergunta é simples, se a maioria dos alunos já têm um smartphone, porque não ser este usado?

E a resposta surge na forma de uma simples aplicação, o PhotoMath!

PhotoMath_0

O PhotoMath faz uso da câmara do smartphone para capturar as formulas matemáticas que pretendemos resolver, tratando de imediato de apresentar o resultado final.

Mas para os que podem apontar que o PhotoMath é apenas um facilitador e não uma forma de aprendizagem, esta aplicação responde com funcionalidades. Em particular a funcionalidade de explicar detalhadamente como chegou ao resultado final, mostrando passo a passo a forma de resolver a equação ou a fórmula.

Basta apontar a câmara do smartphone para a folha onde está apresentada a expressão matemática que queremos resolver e de imediato este apresenta o seu resultado, estando este a pairar sobre o problema inicial.

anterior próxima

O PhotoMath tem a capacidade de resolver para já apenas expressões aritméticas, frações e decimais, potências e raízes e equações lineares simples. Este é um “apenas” que na verdade é já muito completo e capaz de dar uma ajuda grande a quem o usa.

Para já o PhotoMath está apenas disponível para iOS e para Windos Phone, estando preparado o lançamento da versão para Android durante o ano de 2015.

Para usarem o PhotoMath apenas precisam de apontar a câmara fotográfica do smartphone para a expressão matemática, ajustar o tamanho da área a ser capturada e o resultado é de imediato apresentado, bem como cada passo usado para a resolver.

Vejam no vídeo abaixo o PhotoMath e entendam como pode servir para complemento do ensino e para apoiar todos os que estão a aprender ou exercitar este tipo de operações matemáticas mais complexas.

Usem o PhotoMath como complemento e apoio nos momentos mais difíceis. Façam dele um apoio e não uma ferramenta para vos dar as respostas que deveriam saber.

A tecnologia está a evoluir e nestes dispositivos móveis temos agora um apoio ainda maior, de uma ferramenta talhada para ajudar numa das áreas que maior apoio precisa o nosso ensino.

Homepage: PhotoMath
Preço: Gratuito

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    App muito interessante! ;D

  2. Avatar de Fernando Rodrigues
    Fernando Rodrigues

    Porquê não há link para Android? Chiça!

    1. Avatar de Marco
      Marco

      porque nao interessa a ninguem, WP e IOS sao as melhores

      1. Avatar de camase
        camase

        O Marco deve ter algum problema de afirmação pois não se cansa de “deitar abaixo” o Android quando se deveria limitar à sua insignificância.

    2. Avatar de Leandro Pereira
      Leandro Pereira

      Humm secalhar no artigo está explicado

    3. Avatar de Pedro Simões

      “Para já o PhotoMath está apenas disponível para iOS e para Windos Phone, estando preparado o lançamento da versão para Android durante o ano de 2015.”

    4. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Pois esta app precisa de um telemóvel para funcionar.

    5. Avatar de GC
      GC

      A perfeição demora mais tempo a atingir!

  3. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Big Bang Theory 😀

    1. Avatar de Filipe Garcia
      Filipe Garcia

      Hahahaha exactly my thoughts!

      1. Avatar de xico
        xico

        quando comecei a ler lembrei me logo disso … ahhahhahaha Pegaram na ideia e tornaram na realidade

  4. Avatar de Ace Young
    Ace Young

    WP antes de Android? WOOW.
    Fiquei embasbacado 😮

    You sir have my respect!!!

    Windows Phone FTW!!!

    1. Avatar de Marco
      Marco

      o android ta a morrer, eu avisei! o WP merece mto mais destaque por ser fluido, acessivel, simples, com qualidade de construcao e principalmente os lumias pelas cameras e gps de qualidade inegualavel em relacao ao android

      1. Avatar de Rui C
        Rui C

        És tão repetitivo que deixas de fazer sentido.
        Já percebemos que não tens dinheiro nem para um Android , agora deixa de ser ridículo e respeita as opções dos outros.

        Já devias estar banido pelo teu comportamento neste site.

      2. Avatar de cenas
        cenas

        comparar Hardware a Software…és um gajo inteligente tu…

      3. Avatar de Carlos
        Carlos

        Nunca teve um smartphone

        1. Avatar de Miguel Neto
          Miguel Neto

          Ele devia defender de unhas e dentes o Magalhães pois deve ser o único dispositivo que o deixam usar.

      4. Avatar de Analista
        Analista

        Mas tu não fazes + nada da vida?

    2. Avatar de JJ

      Por acaso, antes de começar a ler o artigo e com base na foto principal, pensei que só estaria disponível para IOS. Mas com a leitura e ver a sequência de imagens pensei: “Isto parece ser WP”… e não é que leio mais um paragrafo e fico surpreendido pela positiva, por ter para WP e não tem para Android.

  5. Avatar de Francisco
    Francisco

    O que resolve é um “apenas” provisório. Mas é engraçado!

    Quanto a associar a não estar disponível de imediato para Android, a uma decadência do sistema operativo é uma barrigada de gargalhadas.

  6. Avatar de Deixa-me rir
    Deixa-me rir

    O android começa a ser deixado para segundo?? Deixa me rir o android está em 80% dos smartphones rapaz -.-

    1. Avatar de berto
      berto

      Android não é primeiro, nem segundo, nem terceiro, ou melhor, nenhum dos sistemas é. Depende tudo da estratégia da empresa.

      Se queres atingir as massas, sim, Android é o telemóvel a desenvolver, pois tal como Facebook ou WhatsApp são aplicações extremamente populares e usadas pela grande maioria. Se queres atingir um grupo de pessoas mais qualificadas, vais para iOS, pois o seu custo torna-o um produto para classe média e alta (atenção não estou a dizer que não há doutores com android, mas a verdade é que grande parte dos utilizadores de iOS são mesmo pessoas com vários níveis de educação, pois tiveram dinheiro para isso, ao contrário de utilizadores Android, que na maior parte vende smartphones low-end, pois são adquiridos por muita gente sem interesse em tecnologia e outras que só querem é o Facebook e mandar mensagens). Se queres entrar num mercado que já está saturado, então Windows Phone é uma boa solução para lançar aplicações pois conseguem ter maior relevância em menos tempo, devido ao terem poucas alternativas (aplicações concorrentes).

      1. Avatar de Opetion
        Opetion

        what? !
        Vais me dizer que dinheiro = qualificações?! o.O
        Engraçado eu pensava que grande parte da clientela de iOs era pelo cool effect de ter um dispositivo caro.
        Pensava que Android por ser open source tinha uma comunidade muito maior de programadores e de “hackers”.

        Se fores jogar pelo iOs dá mais dinheiro porque as pessoas que gastam 600€ por um telemovel tem mais tendencia a gastar dinheiro em aplicações nessa parte so te posso dar razão. Android tem muito mais low cost devices que trazem numero mas não trazem compras no mercado e tambem as pessoas em Android não estao dispostas a pagar por aplicações quando provavelmente vão aparecer muito mais alternativas gratis.

        1. Avatar de Berto
          Berto

          Tal como disse, não quero dizer que não há doutores a utilizar Android, mas o que é certo, grande parte do mercado do Android são smartphones low-end, que não são utilizados pelos doutores que querem andar a espalhar conhecimento. São utilizados pelos jovens que se focam nas redes sociais e adultos sem conhecimentos tecnológicos (compram o mais barato da loja).

          Já o iOS está mais presente na classe média alta, em que por norma têm bons cargos e educação para tal (não venham falar da corrupção em portugal se faz favor, que em nada tem haver com o mercado da Apple), em que até muitas empresas no estrangeiro oferecem equipamentos da Apple aos funcionários.
          Isto muito por culpa do Android não ter um ecossistema. Tens telemóveis e tablets, mas não tens produtividade além disso, ao contrário do que é possível encontrar nos produtos da Apple e até Microsoft, as escolhas das multi-nacionais!

          Dou-te o exemplo da aplicação do Quora, um serviço de perguntas e respostas, que se distancia do Yahoo Answers pela qualidade das mesmas. A aplicação iOS foi a prioridade, de forma a chegar rapidamente às pessoas mais capazes de desenvolver as respostas, economistas, advogados, etc. e não apenas engenheiros tecnológicos, que estes sim acredito estarem em maior parte no Android.

          Atenção que eu não quero desrespeitar o Android, nem nenhum sistema, mas é evidente, que existem vários nichos de mercado diferentes para cada sistema, e se formos a comparar os sistemas utilizados nos escritórios das multi-nacionais em todo o mundo, o Android não ia ter 80% do mercado, nem nada parecido.

  7. Avatar de Rui C
    Rui C

    Agora é que vai ser só boas notas nos exames e testes em matemática. 🙂

  8. Avatar de AA
    AA

    Nao funciona com raizes quadradas 🙁

    1. Avatar de JJ

      E contas de + e -, funciona!? LOL

      Quando tiver tempo, testo isso.

  9. Avatar de João Terra
    João Terra

    Agora que sai da escola e deixei matematica por fazer é que elaboram uma APP boa.
    Era de pensar voltar e fazer matematica e copiar com essa aplicação 😀

  10. Avatar de nephrops
    nephrops

    Apesar de ser só apontar e fotografar, que já temos o resultado. Nada substitui o Mathlab, que continua uma referência na área do cálculo matemático.

    1. Avatar de Isabel Couto
      Isabel Couto

      Não substituiu de todo o Matlab nem o Mathematica. Está acho que ainda tem de voltar para a escola primaria. 2+2 ela reconhece 1+2…. Mas a ideia é excelente.

  11. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    o dono da app não deve gostar mesmo nada do android 😛

  12. Avatar de Francisco Castro
    Francisco Castro

    No meio disto tudo, o meu comentário é que não foi aceite! O conceito de (pseudo-)moderação é curioso.