Yosemite poderá não proteger a privacidade dos utilizadores

31 Comentários

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Foi nestes últimos dias lançado o novo sistema operativo para computadores Mac, o Yosemite, o mais recente sistema operativo da gigante de Cupertino, no entanto alguns dias depois do lançamento surgem já algumas questões quanto ao facto de se este novo sistema salvaguardará a privacidade dos utilizadores ou não.

Com este no SO algumas funcionalidades sofreram uma reformulação, sendo um desses casos o Spotlight. Mas essas alterações terão sido feitas a pensar no utilizador?

imagem_yosemite_privacidade00


Com a chegada do Yosemite, a aplicação Spotlight sofreu uma reformulação. Basicamente esta aplicação indexa todos os ficheiros do seu computador fazendo com que estes sejam localizáveis através de palavras-chave. No entanto a novidade é o facto de que essas palavras-chave são automaticamente enviadas para Apple que em seguida as partilha com o motor de pesquisa Microsoft Bing.

Segundo a empresa esta partilha acontece para que seja possível melhorar a precisão do Spotlight. Além disso, sempre que utiliza essa aplicação, é também enviada para a Apple a sua localização aproximada, caso tenha a funcionalidade “Serviço de localização” activa.

imagem_yosemite_privacidade01

Esta é uma funcionalidade que pode ser desactivada, no entanto a Apple terá sempre acesso a uma localização aproximada, consultando para isso o endereço de IP do seu computador.

Segundo a Apple os utilizadores podem impedir que as suas palavras-chave sejam enviadas sendo necessário para isso apenas desactivar a opção “Sugestões do Spotlight”.

imagem_yosemite_privacidade02

No entanto com todo o alarido em torno da privacidade dos utilizadores, que se tem gerado à volta das maiores empresas de tecnologia em todo o mundo, os utilizadores podem não perceber muito bem que informações estão a ser recolhidas e armazenadas pela empresa, o que pode gerar alguma desconfiança.

imagem_yosemite_privacidade03

Esta questão, como podemos ver aqui,  surgiu depois do engenheiro de software e CEO da empresa Plausible Labs, Landon Fuller ter feito uma pesquisa sobre as conexões de rede efectuadas pelo mais recente sistema operativo da Apple.

Com esta pesquisa Fuller encontrou factos bastante interessantes e que ao mesmo tempo podem preocupar os utilizadores. Segundo Fuller quando o utilizador selecciona a opção “Acerca deste Mac” por exemplo, mesmo que tenha a opção de partilha de dados analíticos desactivada, esses dados são enviados automaticamente para os servidores da Apple.

imagem_yosemite_privacidade04

Como se devem lembrar também, a Apple apresentou nos seus novos produtos um novo motor de pesquisa, o DuckDuckGo, que segundo a gigante de Cupertino, esta aplicação permitiria aos utilizadores navegar na internet com a máxima privacidade. Situação agora contrariada por Fuller, que afirma que qualquer pesquisa efectuada no DuckDuckGo é partilhada com a empresa, mesmo que tenha a opção “Sugestões Spotlight” desactivada.

imagem_yosemite_privacidade06

Para finalizar Fuller afirma ainda que quando a aplicação Mail é configurada com um novo endereço de e-mail, automaticamente esse domínio é enviado para os servidores da Apple,

“Mac OS X sempre respeitou a privacidade do usuário por padrão, e Mac OS X Yosemite deveria fazer o mesmo”

Landon Fuller, engenheiro de software e CEO da empresa Plausible Labs

Para os utilizadores que não pretendam ver as suas informações partilhadas, Fuller aconselha a desactivação de 3 serviços, são eles o “Sugestões do Spotlight”, “Marcadores e histórico” e “Pesquisas do Bing”.

imagem_yosemite_privacidade07

Fuller entretanto criou ainda um script em Python que desactiva todas estas opções automaticamente. Assim, a questão que passa na cabeça de cada utilizador do novo OS X é se estará devidamente acautelada a privacidade dos utilizadores e se a segurança desses dados está também a salvo de alguns ataques que temos visto nos últimos tempos.

Quanto à Apple, ainda não houve qualquer esclarecimento sobre esta situação.

A Apple a entretanto reagiu sobre as Sugestões Spotlight ao site iMore, declarando que a empresa está “absolutamente comprometida” na protecção da privacidade do utilizador e que o Sugestões Spotlight Suggestions minimiza as informações que são enviadas para a Apple.

“Estamos absolutamente comprometidos na protecção da privacidade dos nossos utilizadores e desenvolvemos direitos de privacidade dentro dos nosso produtos”

…disse a Apple ao iMore.

“Para o Sugestões Spotlight minimizamos a quantidade de informação enviada para a Apple. A Apple não retém o endereço de IP dos dispositivos dos utilizadores. O Spotlight mascara a localização nos dispositivos para que nunca envie a localização exacta à Apple. O Spotlight não utiliza identificação persistente,  assim o histórico de pesquisa de um utilizador não poderá ser recriado pela Apple ou por alguém. Os dispositivos Apple usam temporariamente sessões com ID anónimo num período até 15 minutos, depois o ID é descartado.

“Nós também trabalhamos próximos da Microsoft para proteger a privacidade dos utilizadores. We also worked closely with Microsoft to protect our users’ privacy. A Apple so encaminha normalmente termos pesquisados ​​e informações de localização apenas ao  nível da localização da cidade para o Bing. A Microsoft não armazena consultas de pesquisa ou recebe endereços IP dos utilizadores.”O utilizador também pode facilmente optar por desligar o Sugestões Spotlight, Bing ou os Serviços de Localização para Spotlight”.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Soares
    Hugo Soares

    É sempre bom estarmos informados destas coisas.
    Bom trabalho pplware.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Concordo. Onde se está seguro disso é apenas no linux e em alguns androids, infelizmente…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Realmente foste buscar o melhor exemplo não haja dúvida. Se tivesses ficado pelo Linux tinha sido melhor !

        1. Avatar de Ricardo Santos
          Ricardo Santos

          Ele estava a ser sarcástico…

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            O Ubuntu Scopes quando indexam os teus ficheiros do computador, não enviam esses dados para a Canonical ou para terceiros. Existe também uma protecção para impedir que scopes fornecidos por terceiros o possam fazer. Um scope tem permissão para aceder ao computador ou para aceder a net, não pode ter permissão para aceder a ambos.

      2. Avatar de Filipe Sintra
        Filipe Sintra

        Exato os androids lool está-se mesmo a ver…

      3. Avatar de Hugo Soares
        Hugo Soares

        Seguro do quê? Da nossa confidencialidade e apenas no Linux e Android? Não te iludas.Já estivemos bem melhor…

        Basta uma simples pesquisa no Google para estarmos a partilhar informações sem saber.

        Com o Google Analytics consegues traçar um perfil do visitante “tipo” que visitam o teu site, os seus interesses por área de negócio, geografia, idade, etc. De onde achas que são recolhidos esses dados?

        Não te iludas.

      4. Avatar de Filipe
        Filipe

        Eu disse alguns androids, não todos. O Cyanogenmod não tem, pelo menos aparentemente, recolha de informação pessoal. Nem vem com o gapps se não quiseres. Podes usar qualquer store, qualquer browser, qualquer serviço de pesquisa sem teres que chegar perto da Google.

        Em relação ao Linux, é OBVIO que eu não estava a falar do Ubuntu, procurem por distros que sigam a verdadeira filosofia do Linux. Podem começar pelo Debian.

        Tudo depende das escolhas que fazem, se usarem um debian com o tor browser e um duckduckgo search engine, não é provável que recolham informações tuas…

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Esqueçam o duckduckgo, não estava a falar deste na surface web

  2. Avatar de Filipe Sintra
    Filipe Sintra

    E o Android acham que protege?! Como é óbvio a Google tem parcerias com a NSA e afins mas cada um usa o que quer.

    Eu uso Apple porque tem qualidade e é bom baste ver pelos materiais em metal. Um dia todos os equipamentos serão assim, até lá a Apple manda!

  3. Avatar de JJ

    Toda informação que passa pela Internet nunca terá 100% de privacidade. Não importa o SO/Programas que se utilize.

    As vezes acaba-se por perder mais tento neste tipo de questões, no que em outras que seriam mais úteis para todos.

    1. Avatar de David
      David

      +1

      Por mim…é-me igual…nao tenho nada a esconder! Contudo o que não gosto mesmo nada, é das publicidades em todo o lado que se navegue, somos obrigados a levar com publicidade…isso é que devia haver um pouco de regulamentação, pq as vezes é em exagero…e então nos videos…e pior ºe que em algum videos, até há de x em x minutos publicidade…enfim…

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Lá está, o facto de dizeres que não tens nada a esconder não significa que mais dia menos dia não venhas a ser prejudicado direta ou indiretamente, com o teu consentimento ou não, com o teu conhecimento ou nem por isso!

    2. Avatar de Mota
      Mota

      +2

      O Melhor comentário aqui. 😉

      Estas pessoas tem a ilusão de “Se o teu é diferente do meu, é pq o teu não presta”

      Mas eles acham mesmo que a Apple tá protegida?! se tiver que bater com alguma informação acerca de utilizadores para as entendidades competentes bate e mais nada. Same com o Google.

    3. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Não sabia que os teus ficheiros pessoais equivalia à internet.

  4. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    A Apple informa, nas letras que quase nenhum de nós lê, que são enviados dados das escolhas do spotlight suggestions para a Apple e que os dados de localização são partilhados com o Microsoft Bing.
    Nas definições do spotlight, carreguem em “About Spotlight Suggestions & Privacy”.
    Quanto ao About This Mac e cliente Mail, aí talvez a conversa seja diferente…

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      O envio do domínio no cliente Mail deverá ser para a Apple dar as definições do servidor de mail, caso tenha – isto é algo que foi introduzido algumas versões atrás. E convenhamos enviar o domínio do servidor, é preciso muita imaginação para que isso possa ser por algum motivo “nefasto”
      O About this Mac tem a ver com suporte, se se ler o log o que indica é ligação ao suporte da Apple, e o facto é que esta aplicação tem serviços de suporte associados.
      O que eu não entendo é como é que este “analista” lança esta confusão toda sobre o Yosemite depois de algumas horas a olhar para o Yosemite (o próprio diz isso), mas na sua análise não se dá ao trabalho de comparar com o que já era feito anteriormente.

      A única coisa que difere é com o Spotlight!
      Pode-se criticar a Apple por ter o serviço de pesquisa na internet activo inicialmente, mas lendo a informação dada pela Apple, o facto é que a pesquisa é muito mais anónima do que uma pesquisa directamente no motor de busca!

  5. Avatar de Mike
    Mike

    Práticas desta natureza, são simplesmente um abuso, ponto. Principalmente quando é feito de forma camuflada. Se estas empresas desenvolvem software de forma a ser utilizável por um ser humano comum sem grandes conhecimentos de informática, e depois lhe colocam spyware, subentende-se que essas mesmas pessoas não estão aptas a aperceberem-se dos riscos que correm, tornando-se um alvo fácil. Comentário do género “compra um nokia 3310” também são perfeitamente dispensáveis. O facto de Apple, Microsoft, Google e Canonical estarem todos a enveredarem pelo mesmo caminho, não justifica a prática nem a torna menos criminosa, com o argumento de que “todos fazem e não há alternativas”. Posso falar-lhe que, pessoalmente, deixei de usar serviços google, serviços microsoft, telemóvel uso um daqueles baratinhos com FirefoxOS, e sistemas operativos por enquanto uso Ubuntu, apenas por enquanto. Já chega de fazer as pessoas de tolas, mas é importante que essas mesmas pessoas, o mercado, exija melhores produtos onde seja assegurada a sua privacidade, pelo menos os serviços e produtos que sejam pagos.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Não há nada de camuflado, a Apple indica que a informação é enviada primeiro para os seus servidores, e que usa somente para melhorar a sugestão de pesquisa. Aliás poucas horas depois de levantada esta tempestade num copo de água, veio a público caracterizar mais os passos dados pelo serviço.

  6. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Leiam os termos e as condições ….
    Ajuda muito …

    Abc

  7. Avatar de André
    André

    E o script é seguro?

  8. Avatar de Nunes
    Nunes

    gostava de entender como é que ainda não actualizaram a notícia mesmo depois de saber que a Apple prestou esclarecimentos no próprio dia!

  9. Avatar de Nunes
    Nunes

    “A Apple a acabou de reagir”
    já reagiu vai fazer 2 dias!

    1. Avatar de Vítor M.

      Foi quando o artigo foi escrito, apenas não era prioritário e só saiu agora. Temos já uns 12 artigos prontos, à espera de agenda, que nem sempre há espaço para os lançar. Nunes, fica tranquilo, não te enerves 😉 A Apple explicou e já lá está a explicação. Podes tranquilamente descansar em paz.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        só desculpas!

        1. Avatar de Vítor M.

          Essa tua perseguição, pronto, não se percebe, mas também já não é nova. Não são desculpas, até porque, se não respeitasse cada um dos nossos visitantes, nem me dava ao trabalho de te responder 🙂 mas achei por bem e porque respeito os visitantes, dar esta pequena explicação e assumir que, como o artigo estava escrito há dias, tinha um “desarranjo” temporal nessa frase que apontaste.

          Fora isso… 😉

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          por essa não estava à espera, incrível!
          O artigo não tinha essa frase quando apareceu aqui no site!
          Por isso essa do desarranjo temporal por estar escrito à dias tem a sua piada

  10. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Por acaso este é um tipo de notícias que me interessa. Quando mete investigadores (uns são, outros nem por isso), são possíveis duas situações:

    – Ou a Apple não tinha explicado (ou tinha explicado pouco) e o investigador avança com questões relevantes – e a Apple explica e, se for o caso, corrige

    – Ou já tinha explicado quanto baste, o investigador pouco adianta, mas a Apple volta a explicar e percebe-se melhor. Acho que a questão do post é deste tipo.

    Toda a questão se enquadra na apresentação, neste caso no Bing, de resultados de pesquisas “orientadas”, em vez de aleatórios, em função das “necessidades” do utilizador – coisa em que a Google é inegavelmente mestra e dá cartas. Não passa disto. Para os resultados serem “orientados”, tem que haver algum tratamento adicional, como seja, combinar a pesquisa com a localização. Pesquisar por “estádio” em Lisboa dá Estádio da Luz enquanto no Porto dá Estádio do Bessa.

    Agora, o que diz a Apple, pode ser entendido entre dois limites: “Olh’a-m’estes, ‘tão-me a q’rer enganar, são iguais ó piores q’ós outros”, ou então, “Falou e disse, é talqualmente assim”. Acho que neste caso é talqualmente como a Apple disse, e o que refere o investigador é alarmista e francamente exagerado, mas não faz mal 🙂

  11. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Acho piada, que ate aqui falam do android.. really?

  12. Avatar de Manuel
    Manuel

    Há com cada um… Tudo serve para sacar umas dentadas no bolo Apple… tristeza…