O Lollipop está finalmente a crescer no ecossistema Android

35 Comentários

O ecossistema Android padece de um mal que a Google tem bem identificado, mas que não controla. A fragmentação e as muitas versões disponíveis são uma das principais causas de problemas e de descontentamento dos utilizadores.

Os números de utilização mostram o Android sempre numa posição de destaque, no mercado, mas infelizmente nunca com as versões mais recentes. O Lollipop, a versão oficial mais recente ainda só têm uma quota de 21%, o que é manifestamente pouco.

lollipop_1

As novas versões do Android têm estado a crescer, de forma lenta, mantendo-se sempre uma presença forte de versões mais antigas. Este é um cenário que se tem visto no Android há bastante tempo e que teima em manter-se de forma firme.

Na mais recente publicação de números de utilização das diferentes versões do Android, publicadas pela Google, a versão KitKat continua a ser a mais usada, com 39,2%

Imediatamente a seguir vem a versão anterior, o Android Jelly Bean, que nas suas diferentes versões soma ainda um valor elevado, de 31.8%.

Qualquer uma destas versões apresenta uma ligeira quebra face ao mês anterior, mas mantendo-se ainda em valores mais altos do que seria esperado.

Quem cresceu, e bem, foi a última versão oficial a chegar ao mercado, o Android Lollipop, que conta já com 21%. O crescimento face ao período passado foi de quase 3%.

lollipop_2

Todas as restantes versões diminuíram a sua presença, com quebras pequenas, mas que dada a sua baixa expressão acabam por ser significativas.

Quem está a crescer neste momento é apenas o Android Lollipop, como seria esperado. Um ano depois de chegar ao mercado as marcas já lançaram as actualizações para os seus equipamentos, nos casos em que apostaram nisso, e os novos equipamentos agora só saem com esta versão.

A comparação com outros sistemas é inevitável e mostra bem a diferença que existe. O controlo das plataformas e dos sistemas que nelas correm acaba por ser benéfico para os utilizadores que assim podem ter de imediato as novas versões, se assim o desejarem.

A Google tem feito trabalhos muito positivos para uniformizar as versões do Android que correm nos dispositivos, mas ainda é pouco, como os números o mostram.

O Android Marshmallow vai chegar em breve e o cenário que temos visto voltará a repetir-se, com esta nova versão a demorar meses até ter uma expressão significativa!

Fonte: Google

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel Martins
    Manuel Martins

    Vamos la falar mal do Android com notícias repetidas que toda a gente já sabe

    1. Avatar de Pedro Simões
      Pedro Simões

      Daqui a pouco quando começar a magia do dia de hoje, eles passam aqui…

  2. Avatar de pedro
    pedro

    tenho varios dispositivos androids, smartphone tablet. um deles sendo o google nexus 7. acontece que aquando a actualizacao do android do 4.4 para o 5.0 o dispositivo ficou super lento, impossivel de manusear com facilidade aconteceu o mesmo com outros smartphones, tendo mesmo de recorrer a um downgrade do nexus. mesmo o samsung s6 que ja tem a versao 5.0 de origem instalada acho que para as caracteristicas que tem a nivel de ram cpu deveria ter um desempenho melhor. por isso digo sera a actualizacao do android positiva??? ajuda em alguma coisa. eu mantenho a versao 4.4 e estou contente com esta versao nao vejo melhorias significativas na 5.0

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Em contrapartida tenho um SonyEricsson Arc S (single-core de 2011 com apenas 512MB de RAM) o qual corre a última versão do Lollipop (5.1.1 através da team LegacyXperia) tão bem quanto correu qualquer outra versão do Android (oficial ou não).

      Uma palavra de força para actualizar: Stagefright.
      E este é só o argumento mais recente, pois há outros tantos antes deste.

      PS: Não sei o que se passou com os Nexus 7, mas esses são conhecidos por ter esses problemas após o upgrade.
      Reconheçamos que a actualização para 5.0 foi “problemática” para todos dispositivos, mas com o 5.1 as coisas finalmente ficaram suaves (para a maioria) tal como estavam no 4.4.

  3. Avatar de pedrostrik
    pedrostrik

    aguardam-se trolls da apple e M$

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Não é preciso trazer areia para a praia…

    2. Avatar de Jorge Gabriel
  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Por muito que me custe dizer isto, a versao 5 do android foi uma das piores que já experimentei…

    Estou verdadeiramente na expectativa que o Android M venha mudar o +panorama actual caso contrario o meu proximo smartphone terá de ser um Windows Phone.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Não mudes, continua no Android porque português gosta é de se queixar em vez de mudar…

      1. Avatar de Pedro Simões
  5. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    A Google bem que podia arranjar um manual para actualizar as roms.

  6. Avatar de Realista
    Realista

    Cresce com as vendas dos novos equipamentos pois não é devido a actualizações como o Windows Phone com certeza!

    1. Avatar de RATM
      RATM

      É o grande problema do Android, demasiada fragmentação, fruto dos milhares de modelos disponíveis e de fabricantes (culpados) que não se dão ao trabalho de dar o devido suporte aos equipamentos. A Google faz a sua parte, fabrica alguns modelos que são muito bons, os outros que façam melhor! Se não gostas não comas, fica lá com o teu Microsoft! Já agora, até há pouco tempo a cota rondava os 5%, acho que é uma melhoria substancial!

    2. Avatar de Jorge Gabriel
      Jorge Gabriel

      Realista as marcas tbm podiam ajudar ao mandar os updates a tempo e horas!
      Eu tenho um pop c7 (7041X) que morreu no 4.2.2 e para ter o sistema mais fluido tive de colocar o sistema de outro modelo tbm pop c7 (7041D) mas mesmo esse não tem mais do que o 4.2.2

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Concordo. A Microsoft também se queixava disso e tentou restringir essa variável…

    3. Avatar de Cap. Kirk
      Cap. Kirk

      Mas aqui é que…
      a) A Apple tem negócio em equipamentos + ecossistema + sistema operativo.
      b) Google tem negócio essencialmente em ecossistema + sistema operativo + equipamentos parcos, linha nexus).
      c) A Microsoft tem o negócio centrado no sistema operativo + equipamentos (parcos: Lumia).
      d) Os fabricantes que utilizam Android (de outrem) tem o negócio centralizado na venda de equipamentos. Nunca irão atualizar os SO dos equipamentos… apenas qb. Quem quiser que compre um novo equipamento.
      A Apple apoia o seu negócio nos três pilares, tem de os manter atualizados.
      A Google essencialmente em dois, pelo que irá se preocupar com dois.
      A Microsoft tem um (Sistema operativo) pelo que pretenderá essencialmente dinamizar tudo o que se relaciona com o sistema operativo. A compatibilidade de APPs é uma decisão estratégica e boa. A linha Lumia acaba por ser um extra, uma ferramenta para dinamizar o WP no mercado. Se os vários fabricantes colocassem equipamentos com WP no mercado, acredito que a Microsoft equacionaria a “paragem” de Lumia.
      Os fabricantes apoiam-se na venda de equipamentos, pelo que não lhes interessa grandemente a disponibilização de versões atualizadas do SO Android, mas sim equipamentos cada vez melhor apetrechados e com especificações muito boas.

      Quem sofre? Essencialmente os consumidores, que compram belos equipamentos dos fabricantes e que nunca irão ser atualizados. O que fazer? É uma verdade de La Palisse. Principalmente, ou mantem o equipamento com o SO desatualizado (ou metem-lhe um rom “de fora”), ou trocam o equipamento por um com um SO diferente ou trocam por um novo equipamento novo dentro do mesmo SO (esta última a preferida dos fabricantes).
      O S6 Edge , IMO, é um equipamento até bonito demais para ser um smartphone. Assim como o Note. No entanto, não duvido que se corressem o iOS ou o Windows, seriam equipamentos com um tempo de vida útil muito dilatado (apoiada pelas atualizações) fabuloso. Mas como a obsolescência programada é um facto para esses senhores, os consumidores é que são prejudicados.

  7. Avatar de Bob
    Bob

    Para muita gente, estes artigos são um pouco de novidade. Nem toda a gente segue sites internacionais 🙂

    Sendo utilizador de Android desde o inicio, concordo que o grande problema é a fragmentação. E adorava ver o problema resolvido, ou bastante melhorado.
    Normalmente, não são as marcas, mas a comunidade que mantém versões para diversos equipamentos, actualizadas o melhor possível. Mas nem sempre optimizadas para dado hardware.
    Nem comprando equipamentos de topo, temos garantias de upgrades rápidos, ou nem que sejam lentos…. e claro, existe descontentamento.

  8. Avatar de Ocg
    Ocg

    Surpreendentemente até um Lenovo tab2 a7 recebeu lollipop

    1. Avatar de Osvander
      Osvander

      Meu sistema operativo é Linux (rpm). Para atualizar o meu LG G3 só pode ser pelo windows, lamentável isso!!

      1. Avatar de Bob
        Bob

        Não dá para por o update num SD card e fazer pelo “recovery mode”?
        Desconheço o modelo……. mas os que tenho costuma dar.

  9. Avatar de Rui C
    Rui C

    O aumento é porque as marcas estão a colocar a versão 5.0 nos equipamentos, de certo que em relação ás actualizações o universo é simplesmente ridículo comprado com outros ecossistemas, por exemplo APPLE!

    1. Avatar de JS
      JS

      Ou a Microsoft.

  10. Avatar de A vocunha
    A vocunha

    Como posso ter o lolipop no meu wiko(gingerbean)??

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Não conheço esse Wiko…. não queres dizer que está a correr o Android Gingerbread?

      Se a marca não tiver esse firmware, só se alguém da comunidade fizer uma rom 🙂

      Procura no google, pelo teu modelo exacto e lolipop, e pesquisa.

    2. Avatar de JS
      JS

      Gingerbean? LOL
      Isso é o quê? Uma mistura de GingerBread e JellyBean?

  11. Avatar de David.pt
    David.pt

    Esta percentagem deve ter crescido desta forma por causa do update da xiaomi para o miui 7

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      (provalvemente desde que saiu que se encontra a crescer..)
      O único problema é que deve sair o 6 antes de atingir sequer metade do mercado, e depois a mesma historia.

      Infelizmente a politica da Google (ok são os fabricantes os culpados) era obrigar os fabricantes a actualizarem os dispositivos num espaço de 6 meses depois de estar cá fora.
      Android até pode ser porreiro, mas peca muito nisto. Tirando 10 (se tanto!) dispositivos no universo Android, o resto leva um update de segurança, e nunca ve os novos SO por vias normais.

      1. Avatar de david.pt
        david.pt

        Não pode obrigar porque trata-se de um Open Source. O que poderia fazer era, nas próximas versões do Android , existir um pacote actualizar no play store que resolvesse todos os problemas de segurança que é o único problema na desfragmentação. É só uma opinião e acredito que seja possível tal e qual é possível por exemplo nas versões do Ubunto Desktop

  12. Avatar de androidnostelefones
    androidnostelefones

    Horrivel o android para telefones. Montes de bugs, muita fragmentação, apps mal construídas, tudo muito complicativo para se aceder a coisas básicas. Ainda ninguem fez um so para telemovel como o amiga workbench :)… Era altura de simplificar tudo cada vez mais dada a enorme capacidade tecnologica existente mas em vez disso optam pelo ‘fancy’. Os smartphones deviam nascer integrados com

  13. Avatar de Andy
    Andy

    O que verifico é que passado quase um ano do lançamento é que o Lollipop começou a ter alguma expressão, mas já aí está a chegar o Marshmallow e novamente vai-se voltar a estaca zero – alias como se passou com o Jellybean e o Kitkat. Sabendo a Google destes dados estatísticos não seria melhor mudar o ciclo de actualizações de 1 para 2 anos? Assim as versões lançadas teriam uma implementação mais sólida e menor seria a fragmentação. No entanto também é verdade que, com a novo política de actualizações que a Google pretende implementar a partir do Marshmallow, as actualizações ao sistema operativo passarão a ser efectuadas através da playstore ou sistemas OTA da propria Google e deixaremos de depender dos fabricantes e operadoras. Estou curioso em ver como irá correr a mudança para o Marshmallow

    1. Avatar de Bob
      Bob

      Também espero que ajude a resolver o problema da fragmentação, e dependência dos fabricantes.
      No mínimo, para updates de segurança para a versão que existe no modelo adquirido.

  14. Avatar de Joao Peixoto
    Joao Peixoto

    sinceramente não sei porque fazem tanta polémica com as versões do android. se não está partido, não mexe…
    lá por 80% dos aparelhos terem kitkat (já ia um) não quer dizer que seja mau. última versão não quer dizer que seja a melhor para um determinado aparelho até pode ser pior. como tenho dito SO deve ser o mais invisivel possível. é uma ponte entre o hardware e o software. desde que existam apps para resolvar os vossos problemas e aumentem a vossa produtividade caso se aplica, em paz. se querem um SO que faça isso tudo de raiz, tem que ir para o BB10.3.2 é o único que pensa nisso. para correrem jogos e apps qualquer um dá para isso. forma de navegar? existem um milhao de skins…se querem versão simples que não é preciso pensar em nada..IOS.