Não compre um Android de 32GB em 2017

66 Comentários

Um novo ano é, para muitos, sinónimo de coisas novas. No segmento da tecnologia serão muitas as novidades, mas certamente que muitos utilizadores terão a ambição de trocar de smartphone já no próximo ano.

Se a sua ideia é comprar um Android de 32GB em 2017, então é melhor pensar duas vezes.

Android-7-0


Ter um smartphone com 32 GB de memória de armazenamento em 2017 será, provavelmente, o mínimo para conseguir ter o sistema operativo e também algumas aplicações instaladas (tal como acontece hoje com os modelos de 16 GB). Apesar de mais caro, os motivos para investir num equipamento com 64 GB são mais que muitos e a verdade é que cada vez precisamos de mais memória de armazenamento nos dispositivos.

Além dos dados, aplicações do sistema, como por exemplo o Google Play Services que pode armazenar cerca de 500 MB, ou por exemplo o Snapchat, Facebook Messenger ou o WhatspApp, que podem armazenar uns bons gigas de informação, há ainda as nossas fotos e vídeos, que cada vez têm mais qualidade, o que significa mais memória de armazenamento ocupada.

memory

A culpa do Android 7.0 Nougat

A culpa de ter que investir num Android de 64GB em 2017 poderá ser também do Android 7.0 Nougat, em especial por causa da alteração do sistema de partições do sistema operativo. Tal só acontecerá em smartphones que venham com o Android 7.0 Nougat de fábrica.

Para ter uma ideia, um Samsung Galaxy S7 que foi lançado com o Android 6.0 Marshmallow e que tem uma memória de 32 GB chega ao utilizador com 7 GB já ocupados por todo o sistema. Caso este smartphone viesse com o Android 7.0 Nougat de origem o sistema ocuparia cerca de 14 GB. Esta discrepância em termos de espaço de armazenamento poderá estar relacionada com a personalização do sistema por parte dos fabricantes mas também pelos seamless updates.

Com o  Android 7.0 Nougat o nosso dispositivo poderá actualizar como um Chromebook com o Chrome OS.  Todo o processo de download e cópia de ficheiros relativos a actualizações é feito em background enquanto o utilizador usa normalmente o dispositivo. Uma vez descarregados os updates, o sistema notifica o utilizador para reiniciar o dispositivos para que estes sejam aplicados. O processo é transparente para o utilizador e até mais rápido. No entanto, a necessidade de ter uma segunda partição significa mais espaço em uso.

Tal não acontece nos Google Pixel em que todo o sistema apenas ocupa 5GB. Mas claro, este smartphone é fabricado pela Google.

Tendo como base estas situações, pense duas vezes na hora de comprar em 2017 um smartphone com apenas 32 GB.

Via AndroidCentral

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Xavier
    Jorge Xavier

    Pedro, 32GB chegam e sobram se tb tiveres um cartão!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, mas se não tiveres? Depois nem tudo dá para passar para o cartão. A diferença de um equipamento de 32GB para 64GB também não é assim muita (não estamos a falar na APple 🙂 )

      1. Avatar de joao magalhaes
        joao magalhaes

        Claro que 32GB chega e sobra, a maioria vem com slot para sd e com tanta escolha no mercado não faz muito sentido comprar um telemóvel sem slot ( excepto Iphone ). O que ocupa mais espaço são fotos, videos e no meu caso jogos e vai tudo para o cartão. Tenho um Z2 com 16GB internos, 10GB utilizados e um cartão de 64GB ( que não está perto de estar cheio ) onde tenho toda a minha musica, fotos, vídeos e jogos, claro que é o telemóvel , não é o meu disco externo ou do pc, o que eu quero dizer com isto é que o telemóvel não é o meu principal armazenamento, não preciso de ter 1 milhão de vídeos armazenados lá.

      2. Avatar de Fábio Magaia
        Fábio Magaia

        Os argumentos contra a compra dum smartphone de 32 GB a partir de amanhã (2017 é já amanhã) não me parecem suficientemente fortes.

      3. Avatar de eachtime
        eachtime

        A partir do Android 6 dá para usar cartão como memória interna por isso não há problema 🙂

        1. Avatar de Vascobgs
          Vascobgs

          Se o fabricante liberar essa função, exemplo são Samsungs e LGs que não permitem isso, mesmo no 6.01 .

        2. Avatar de Paulo
          Paulo

          Isso não é totalmente verdade, depende dos fabricantes. No caso da Sony não é possível.
          Creio que 32 GB continua a ser suficiente, desde que se façam umas limpezas mensais no mínimo.
          Aplicações como o WhatsApp são estúpidas e não incluem uma opção de utilizar o cartão.

    2. Avatar de José Alves
      José Alves

      Temos as clouds .. Já são uma ajuda enorme 🙂

  2. Avatar de censo
    censo

    O pai natal já me resolveu esse problema.

    1. Avatar de Gil
      Gil

      O meu também, um iphone 6s 16gb que chega e sobra mas o lumia tem mais espaço

      1. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        Pagaste o triplo, ou pagou quem te comprou mas levaste o mais barato xddd

      2. Avatar de Phoenix
        Phoenix

        Ahahahahaha o que gastes-te no iphone 6s de 16Gb só para dizer que tens, gastavas num SE de 32Gb….. Daqui a uns meses: “O iphone não presta, tem a memória cheia” ou “Não consigo atualizar o IOS não tenho memória suficiente….”

      3. Avatar de Phoenix
        Phoenix

        O que gastes-te no iphone 6s de 16Gb só para dizer que tens, gastavas num SE de 32Gb….. Daqui a uns meses: “O iphone não presta, tem a memória cheia” ou “Não consigo atualizar o IOS não tenho memória suficiente….”

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      4GB deve ser o bastante.

      1. Avatar de Gil
        Gil

        Em 2017 exige se 8gb ram…adoro ver specs faz me saltar de entusiasmo mas é por sermos geeks que andamos aqui 🙂

        1. Avatar de ja la foste
          ja la foste

          em 2018 exige 32gb ram

  3. Avatar de RenatoNismo
    RenatoNismo

    se comprarmos um android com 4gb, 8gb, 16gb, de certeza que não virá com personalização de partição, nem seamless update, logo menos espaço ocupado e vamos instalar updates à moda antiga, todos esses low-cost trazem slot de micro sd. não há grande stress.

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Mas aqi fala.se em official. Nao concordo muito com o post mas tambem nao discordo porque cada vez mais e mais as aplicaçoes precisam de mais espaço e bem o android anda ainda mais goloso

      1. Avatar de Gil
        Gil

        16gb faco tudo. Google photos, spotify, redes sociais, app running e fitness e apps de gps. Chega e sobra se nao jogares aqueles jogos 3d

        1. Avatar de Dumitru
          Dumitru

          Google photos xdddddd e que tal teres as photos no telemovel? Ahh pois espera…

        2. Avatar de zeon
          zeon

          16GB é pouco. Se para ti chega, parabéns!

        3. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          eu tenho 16gb. e com muitas aplicações instaladas, tenho 3,22gb ocupados dos 12,40gb.

          cartão sd é só multimédia, Samsung Pro 32gb.

          tudo chega e sobra

  4. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    ubuntu phone e o resto é conversa 🙂

    1. Avatar de Pedro S.
      Pedro S.

      Curtia experimentar um! 🙂

    2. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      O sistema ate pode ser fixe, mas as apps é conversa xD

  5. Avatar de Hugo
    Hugo

    Discordo.
    O armazenamento necessário também depende do dispositivo e da sua marca e é , na maior parte das vezes , a própria marca que enche o dispositivo de bloatware (Ex: samsung) e não apenas o sistema.
    No meu caso tenho um oneplus one (modelo 64GB e com android 7.1.1) e o sistema apenas ocupa 1.36GB do armazenamento total sobrando 58.9GB.
    É preciso ter cuidado porque o objetivo das marcas pode ser forçar o utilizador a comprar um modelo com maior armazenamento através do bloatware.

    1. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      assim desta maneira, mudam de marca.. os huawei’s Y300, Y530, Y625, onde a memória interna têm duas partições, 1gb para apps e 3gb para multimédia.. se há slot micro SD para multimédia. pior decisão………

    2. Avatar de Huggo
      Huggo

      Eh vdd… Eu tenho um OnePlus 3t de 128Gb e com memória RAM de 6Gb e uso bem de boa

    3. Avatar de catarina Martins
      catarina Martins

      É isso mesmo . O meu android da Samsung é de 8 GB e tem metade da capacidade afecta ao próprio sistema . Agora só anda a dar-me informação de que está cheio . Também eu já estou cheia dele .
      E é do ano passado . Nem me deixa descarregar um simples joguinho de solitário . E só tenho umas 50 fotos guardadas.

  6. Avatar de Joao
    Joao

    a SAMSUNG não é um bom exemplo para falar de “Espaço de armazenamento” livre. A costumizacao deles é das mais pesadas do mercado.
    32 GB ainda é mais do que suficiente para as utilizações actuais. Além disso apps como o Google Fotos ainda vierem aliviar mais a memória interna dos equipamentos.
    Provavelmente será mais útil investir em memória numa Cloud do que em memória física.

    1. Avatar de joao magalhaes
      joao magalhaes

      Não tenho a certeza mas para as cloud penso que necessitas ter internet, continuo a achar o investimento no cartão de memória 1000x melhor que a cloud, encontras cartões sd uhs bem baratos e no cartão tudo está acessível na hora, apesar de usar a nuvem também ( como backup ) , a minha musica por exemplo está toda no cartão, simples e prático, ligo o leitor, escolho a banda e está a bombar.

      1. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        +1 eu tambem

    2. Avatar de Phoenix
      Phoenix

      Mas aposto que vale bem a pena pois a personalização na nova touchwiz está 5 estrelas….

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    Antes dos 64GB, instalem o Google Photos!

  8. Avatar de batman
    batman

    Meu Lumia 640 tem apenas 8GB de memoria to tentando me sobreviver com ele 😀

    1. Avatar de Napoleon Bonaparte
      Napoleon Bonaparte

      Mas tens a possibilidade de acrescentar um cartão de memória com p máximo de 128Gb! E se fosses pregar para outra?!

    2. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      E depoiso sistema so ocupa 3.5gb enquanto android ocupa muito mais e depois vem as google apps a ocupar ainda mais e ainda a tralha toda instalada por fabricantes

      1. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        se ocupa muito mais, isso é com a samsung e a lindíssima tralha bloatware que as pessoas não sabem fazer escolhas.

        eu tenho Redmi Note 2, tem interface MIUI com milhares de features, apps da xiaomi e google apps. o telemóvel tem 16gb inteiros e 12,40gb para o user, logo 3,6gb ocupados pelo sistema.

        1. Avatar de ja la foste
          ja la foste

          12.4 para o user?

          Eu lembro de ter um S3 na mão (xD) e aquilo de fabrica ja vinha com 11gb ocupados

  9. Avatar de Afonso Mendes
    Afonso Mendes

    O meu Meo Smart A65 já nem tem espaço suficiente para actualizar o Chrome e tem pouca coisa instalada…

  10. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    E eu aqui com o meu velhinho Oneplus One de 64gb, que ainda dá para as curvas…

    1. Avatar de TiagoDM
      TiagoDM

      +1, mandei agora vir um display novo, o velhinho partiu-se, mas hei-de tê-lo ainda por pelo menos dois anos.

  11. Avatar de rlopes
    rlopes

    Tenho um p8 lite de 16gb, com android 6 oficial e não traz 7 ocupados só com sistema e as apps deles. Isto depende muito de modelo para modelo. Não generalizemos. E já agora, facebook e companhia, alguns jogos, algumas apps de produtividade, kodi e spotify e ainda tenho espaço de sobra (claro que os vídeos e as fotos vão para um cartãozinho de 8gb que lá tenho).

  12. Avatar de Pedro Ramos
    Pedro Ramos

    E eu que comprei um Galaxy S6 à pouco mais de um mês… Só tem 32gb, com o android 6.0 já só me resta 1gb de espaço livre e ainda por cima não tem slot para cartão microsd… Já me lixei!

    1. Avatar de Raposao
      Raposao

      Fique tranquilo que você não vai receber o Nougat mesmo, então não terá esse problema.

  13. Avatar de Nuno Maia
    Nuno Maia

    Claro que chega e sobra. Só aqueles que instalam tudo e mais alguma coisa é que têm problemas de espaço!
    Por favor sejam críticos nas aplicações que instalam.

    Feliz 2017 para todos!

  14. Avatar de Hugo Cunha
    Hugo Cunha

    Eu acho o pplware uma fonte muito porreira para a malta aprender e ir se atualizando, mas às vezes tem com cada post..

    1. Avatar de Vítor M.

      Se agradasse a todos… era chato… aborrecido. 😉 Bom Ano.

  15. Avatar de Bravo
    Bravo

    À boa maneira do pplware: “Não compre um Android em 2017” – os 32 GB são só para disfarçar.

  16. Avatar de Daniel
    Daniel

    Há muito tempo que as empresas deveriam garantir os 16, 32 gb…. reais aos clientes, independente dos gigas que o SO ocupa.

  17. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O titulo chamou-me á atenção quando li o conteúdo achei-o completamente descabido.
    Tenho um nexus 5 16GB, e já há bastante tempo que uso Nougat, neste momento estou com a Lineage 14.1 devido a ser das poucas roms que a google câmara funciona. A pesar de o espaço não abundar não sinto diferença nenhuma da Nougat para a Marshmallow, com as mesmas aplicações instaladas.

  18. Avatar de Bruno
    Bruno

    O meu tem 4gb de interno e ainda dá, embora sei que é muito pouco, mas agora dizer que 32 já vão ser baixo isso não faz sentido

  19. Avatar de Ambasse Mecussete Chale
    Ambasse Mecussete Chale

    e verdade e a preca dles de querer fazer o lancamento

  20. Avatar de João Raimundo
    João Raimundo

    Viva a todos, pela primeira vez discordo totalmente com esta informação. A verdade por de trás dos consumos excessivos no espaço de armazenamento para o sistema operativo, e única e exclusivamente culpa do fabricante. Na maior parte dos casos os utilizadores, assim como os terminais necessitam ou tiram partido de todas as funções ( funcionais e desfuncionais ) que um sistema operativo tras. É óbvio que cada vez mais as apps exigem maior capacidade de armazenamento, mas contudo isto será sempre um universo em que todo o software desenvolvido terá como um dos objetivos ser uma aplicação para dispositivos móveis, e não para dispositivos com grande capacidade de armazenamento. Certamente que nem os 128gb ou 256gb do ouro atualmente, iram ser sinônimo de grande capacidade de armazenamento num futuro próximo, mas não acho que os 32gb deixe de ser ideal para compra de um smartphone hoje.
    Só a passada semana recebi a atualização do Nougat no meu X-Force de 32gb é mesmo com uma quantidade generosa de aplicações instaladas sobram uns 12gb sem ter de recorrer ao armazenamento externo. Até já abraço a todos

  21. Avatar de David lourenço
    David lourenço

    Eu ja tenho um equipamento com o android nougat e esse equipamento tem apenas 8 gb de rom…. Esta noticia esta errada pois o sitema apenas oucupa 4.8 gb dos 8

    1. Avatar de ERNANDO ARAUJO MENDES
      ERNANDO ARAUJO MENDES

      Os caras estavam certos, vi o comercial de lançamento do moto x4 ontem e corri pra ser um dos primeiros idiotas a compra lo. 32 GB de ROM e tal, mas ao ligar e configurar, ele mostra 15 GB usados do total de 32.
      Fui verificar e constatei que o Sistema Android usa 13 GB.

      1. Avatar de Luciana
        Luciana

        Pelo menos a Moto permite que vc use o cartão SD como memoria interna, o que já é um avanço e tanto em relação as concorrentes.

  22. Avatar de Helder Vaz
    Helder Vaz

    Para os utilizadores que usam realmente o SMARTPHONE no sentido da palavra… Depois não digam que o PPLWARE não avisou!!!!

  23. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Enquanto isso com um smartphone de 8gb tenho Lineage OS com nougat 7.1 e ainda me deixa mais de 4.5gb livre.
    Tudo depende da quantidade de bloatwares que cada empresa mete no sistema.

  24. Avatar de ERNANDO ARAUJO MENDES
    ERNANDO ARAUJO MENDES

    A profecia se concretizou. Kkkk
    Acabei de comprar o moto x4 lançado ontem e o maldito já veio com 15 GB ocupados do total de 32. Nas configurações constatei que o Sistema Android usa 13 GB.

  25. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Boa noite meu celular era 32 giga j5primer e agora ele foi pra 16 na hora da atualizaçao alguem podeira me ajudar oqie ouve

  26. Avatar de Mara Carvalho
    Mara Carvalho

    Estou na dúvida de compra o J5 Pro com 32 gb de memória ou A5 2016 com 16 GB… Alguém dá um palpite?

  27. Avatar de Osorio
    Osorio

    Eu tenho um com Android 8.0.0 e ocupa 14gb de sistema. tem como “limpar”

  28. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Bom dia pessoal tenho um Samsung note 3 que estava a dar problemas no arranque, eu atualizei o android depois ele reservou 31 gb de espaco para o sistema e toda a minha informacao, o que faco para reaver a minha informacao contida na area reservada??