Foxconn vai substituir todos os trabalhadores por robots

65 Comentários

Há já muito que se fala dos processo de automatização de fábricas e de outros complexos industriais, removendo completamente o factor humano e colocando no seu lugar robots e máquinas.

Se até agora estes eram apenas cenários pensados, a Foxconn prepara-se para fazer essa mudança em todas as suas fábricas da China, tornando-as totalmente operadas por robots.

Foxconn

Segundo informações da própria Foxconn, a empresa chinesa que fabrica a maioria dos componentes para os equipamentos electrónicos que usamos no nosso dia-a-dia, as suas fábricas vão em breve ser totalmente automatizadas, removendo de forma completa o factor humano, sendo assim mais eficientes e autónomas. A empresa tem delineado um plano de 3 fases que vai implementar de forma gradual até atingir de forma plena a sua ideia de equipar as suas fabricas com robots.

O primeiro passo deste plano é a criação de estações individuais que vão tratar das tarefas que os funcionários se recusam fazer ou que estão identificadas como sendo potencialmente perigosas. Na segunda fase deste plano, as linhas de produção vão ser automatizadas, o que permitirá reduzir de forma drástica o número de robots utilizados. Esta automatização vai retirar das linhas os robots que tratavam do trabalho especializado.

Por fim, e na terceira fase, as fábricas vão ser totalmente automatizadas, mantendo-se apenas um número reduzido de pessoas no local, dedicados a tarefas de produção, logística, testes e inspecção.

Foxconn

Segundo a Foxconn, este é um processo que já decorre e algumas das suas fábricas estão já a executar o segundo passo do seu plano e outras estão mesmo a preparar-se para iniciar a terceira fase.

Os robots usados, os Foxbot, são desenvolvidos e produzidos pela própria Foxconn a um ritmo de 10 mil por ano. Para além destes robots, sabe-se que a empresa chinesa está também a criar robots para utilização na indústria médica.

A Foxconn começa assim a implementar um processo que se esperava que acontecesse apenas daqui a alguns anos e que removerá de forma quase total a mão de obra humana dos processos de produção.

via: Digitimes

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim Lérias
    Joaquim Lérias

    Os robots vão comprar produtos fabricados pela Foxconn ? Curioso estarmos a entregar a Terra aos robots e pensarmos enviar humanos para Marte.

    1. Avatar de TrasMontano
      TrasMontano

      +1
      Ironia do destino.

    2. Avatar de Gil Mendes
      Gil Mendes

      Por favor faça duas ou três pesquisas, para saber o que deveria ser o futuro:
      – projeto venus;
      – movimento zeitgeist
      – rendimento basico incondicional

      Lembre-se, todo nós temos um cérebro, uma maravilhosa maquina criativa que deve ser usada para isso mesmo, em processos criativos, em geração de ideias e na resolução de problemas realmente importantes para a nossa raça. Com uma maquina tão maravilhosa acho que não devemos estar a desperdiçar todo este potencial em trabalho repetitivo, stressante e sem interessa para as pessoas, isso é isso mesmo, trabalho para robos.

      Não sei se você sabe, mas a vida dessas pessoas (neste caso, na Foxconn) é extremamente miserável, mal pagos, e dinheiro esse que é para a familia e não para os trabalhares, pois eles nem sequer da fabrica saem, nem sequer ferias têm. Por alguma coisa é que as fabricas estão rodeadas de redes porque os suicídios eram recorrentes. Eu ponho a minha vida em jogo como você não queria realizar aquele trabalho.

      A roborizarão é inevitável, as maquinas em trabalhos repetitivos têm muitas mais vantagens em relação a nós, além disso não se cansam, não se queixam nem fazem greves. Mas isso não pode ser visto como uma coisa ruim, temos é que aproveitar esta situação e tornar-la proveitosa para nós, aproveitar e tornar a nossa qualidade de vida melhor. Mas na forma como estamos a correr isto vai dar asneira, mas o problema não são as maquinas, o problema é o sistema. O sistema não está preparado para o futuro, o sistema e a política só pensam no aqui e no agora e todos os números que apresentam do futuro são fundados na ideia que isto nunca vai mudar. Mas lembrem-se, tudo isto é um sistema dinâmico e não estático, tudo está em constante alteração e nós temos que nos adaptar. Para nossa sorte, já existem alguns países e organizações a prepararem um solução para o futuro e posso dizer que esse futuro é fantástico, quem me dera poder já viver nele.

      Em relação a expansão da humanidade para Marte, é algo necessário. Nós estamos a destruir a Terra a tornar-la inabitável e se de alguma forma podermos ter um plano de fuga ou aliviar ligeiramente a pressão no nosso planeta seria fenomenal. Além disso temos a oportunidade de criar um “civilização” do zero, com um novo paradigma, temos ao nosso dispor o melhor campo de testes de todos, uma planeta inteiro. E através dos resultados obtidos nesses experimentos, podemos adaptar as coisas boas para a nossa casa, o planeta Terra.

      Desculpem o testamento, eu entusiasmo-me com o futuro! xD

      1. Avatar de alienflowerx
        alienflowerx

        e depois dizem que os animais não pensam!!!

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Estamos rodeados de maravilhas… Escravozitos, preparem-se pra próxima onda de agressão por parte das elites…

  3. Avatar de Alex
  4. Avatar de CF
    CF

    E quem fabrica os robots? Outros robots?
    Talvez os homens-robots em que nos tornamos. Sejamos optimistas iremos ter mais tempo para desfrutar desta vida terrena.

  5. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    E quem vai controlar os robots?

    1. Avatar de iFernando
      iFernando

      Os iPhones

  6. Avatar de me and me
    me and me

    Ja começou…
    Matrix ftw.. Ahahaha

    Isto é mau pq a foxcon tem tantos trabalhadores como o número de desempregados em Portugal….

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Eu acho que tem uma parte boa, os suicídios vão diminuir, visto a foxcon ter a maior taxa.

      1. Avatar de ACS
        ACS

        Ou vão aumentar porque o numero de pessoas desempregadas vão aumentar quando todas as fabricas não precisarem mais de trabalhadores. Como vão as pessoas se sustentar?

    2. Avatar de PL
      PL

      Os Robôs não precisam de para para fumar, não tem dores de mãos, pés, estômago, cabeça, etc. e quando avariam vem o técnico e substitui a peça, não precisa de ficar de baixa por 3 meses

      A sério, primeiro querem produtos baratos, depois já querem que seja feito por pessoas … um dos maiores gastos que as empresas têm.

      Ou querem um ou querem outro !!!

      1. Avatar de rogerio
        rogerio

        é uma maneira de ver as coisas…mas ai teremos de mudar o paradigma…as empresas nao terao trabalhadores…e a quem venderao os produtos?! se nao se trabalha nao se ganha, se nao se ganha como comprar seja o que for? estao a produzir para quem?a nao ser, que o paradigma da humanidade mude…ja nao sera trabalhar mas viver toda a gente de subsidios dos estados , estados esses subsidiados pelas empresas, que ja nao gastam com trabalhadores, mas precisam de compradores…da que pensar nao da? eu acho que ninguem pensa sinceramente em nada do que para ai vem…bom ano

        1. Avatar de PL
          PL

          Para esse paradigma existir terias primeiro que acabar com os subsídios.
          Hoje em dia em Portugal e noutros países da Europa ganhas mais por não trabalhar que o contrário.

          Não digo que não concordo contigo mas o trabalho não deixa de existir, simplesmente vai mudando.
          Dissemos exatamente as mesmas expressões quando na década de 90 se massificou os computadores.

          1. Avatar de jalves
            jalves

            So que agora tens fabricas a despedir 99% das pessoas, nos anos 90 tinhas fabricas a despedir 20-30% das pessoas

      2. Avatar de Luís M
        Luís M

        800€ por 1 iphone ou outro de topo é barato?

        1. Avatar de PL
          PL

          Depende da procura, o preço é um resultado de muitas variáveis.

          Se tiveres em conta todas podes achar o contrário.
          Tens noção de que esses 800 inclui IVA que vai para o estado, ou seja todos os portugueses.
          Além do IVA tens de considerar outras taxas e as várias partes envolvidas na distribuição, mais que uma empresa com funcionários para pagar e com perspectiva de lucro, porque uma empresa não existe para ter prejuízo … ou pelo menos não deveria existir.
          Em cima destes custos existe a fábrica e finalmente os componentes.

      3. Avatar de alienflowerx
        alienflowerx

        os robots não precisam de comer

    3. Avatar de David
      David

      Deves estar habituado a ter escravos, é mau acabar com os escravos! O desemprego em portugal só é dramático porque não há apoio social suficiente.

      1. Avatar de PL
        PL

        Na realidade não tenho escravos, até pagamos bem aos colaboradores da minha equipa… não posso falar das outras equipas.
        São valorizados pelo trabalho e é reconhecido os esforços … contudo produtividade é exigida e quando não existe o desemprego é a solução.

        Discordo com o teu comentário (aliás de todo o post, mostras um pouco de amargura e vontade de ver apenas o teu umbigo) , não acho que seja preciso mais apoio social, pelo o contrário, deveria haver menos e com regras mais claras.
        O apoio social é dado com o esforço e com os resultados de quem trabalha e vê retirado do seu salário perto de 28% para suportar uma seguridade social.
        Em vez de melhor saúde e reforma, quem trabalha vê a idade de reforma a aumentar, a necessidade de recorrer a seguros particular para assegurar uma assistência mais efeciente para si e seus filhos.
        E tudo em nome de assegurar um sistema social decadente e condenado a partida.
        Se tiveres menos de 30 anos, arriscas mesmo a não ter reforma.

        Mas enfim, são opiniões e respeito que vejas a vida dessa forma.

  7. Avatar de T0PL0ser
    T0PL0ser

    E tudo devido ao Capitalismo. Vamos fazer o quê, nós seres humanos? Limitarmo-nos a ser meros espetadores do fim da humanidade, meros escravos da ganancia alheia? Qual a finalidade da massa humana?
    ps- informaticos e programadores, nao façam muita festa, a inteligencia virtual em breve suplantara a nossa e nao mais sera preciso progradores, as maquinas passaram a ser automonas, regindo-se pelo seu direito a viver, matarao tantos humanos qto puderem e por fim irao guardar alguns exemplares em ZOOS

    1. Avatar de coelhinho
      coelhinho

      Andas a ver muitos filmes

  8. Avatar de jaquim
    jaquim

    Se o custo de operar um robô na China deve ser mais ou menos o custo de operar um robô em qualquer outra parte do mundo, basta agora comprar robôs à China para fazer produtos made in Europe ou USA (para a Apple por exemplo) e assim recuperar aqueles postos de trabalho todos que os chineses lhes roubaram xD ! Oh, wait… Bem… Pelo menos o PIB é recuperável O Trump vai conseguir finalmente recuperar as fábricas da Apple de volta para a América

  9. Avatar de jaquim
    jaquim

    Se o custo energético de operar um robô na China ou em qualquer parte do mundo deve ser mais ou menos o mesmo, talvez o Donald Trump consiga finalmente levar de volta aos EUA as fábricas da Apple xD

  10. Avatar de José Luis
    José Luis

    Quando isso ocorrer, empresas e fábricas de má fé como estás devem ser boicotadas e seus produtos recusados, pois muito se fala em meio ambiente, mas esquecem-se que o homem faz parte desse meio e sem trabalho não há dignidade. Assim como só compram celulose de empresas que cultivam formas sustentáveis, empresas como estás devem ser excluídas da sociedade….pois não pensam em dividir lucros com a população e sim apenas com seus poucos e já ricos acionistas.

    1. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      é por isso que temos de acabar com a carne á nossa mesa

  11. Avatar de Vítor Rodrigues
    Vítor Rodrigues

    Depois que é que vai comprar os os produtos, os robots. Daqui a alguns tempo vamos ter que aprendes a saber que são as empresas que só tem robots na sua produção para lhes dizer a eles que vendam os produtos aos robots.
    Triste visão desses empresários.

  12. Avatar de oscarwyze
    oscarwyze

    Alguém já viu o filme Wall-E? Os humanos já nem sabiam andar nem pensar. Que futuro nos espera?

    1. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      Não é futuro é presente
      todos andam a dormir agarrados aos telemóveis
      CASE CLOSED

  13. Avatar de Joao Rodrigues
    Joao Rodrigues

    quando a foxcon tiver a linha toda automatizada deixa de fazer sentido assemblar na china.
    as empresas mandam produzir lá por causa da mão de obra barata. se não é preciso mão de obra, tanto faz assemblar na china como na Europa ou amarica, os robots não cobram salario.
    enfim, caminhamos para um mundo de alguns milhares de ricos e milhões de pobres

    1. Avatar de Joao Rodrigues
      Joao Rodrigues

      errata: amarica, leia-se América

    2. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      A MAIOR ARMA DE DESTRUIÇÃO MACIÇA , ESTÁ AS NOSSAS MESAS TODOS OS DIAS .
      CHAMA-SE DESNUTRIÇÃO
      PORQUE ISSO DEIXA TODOS DOENTES DE CORPO E MENTE (LITERALMENTE)
      AS PORCARIAS PROCESSADAS QUE COMEMOS E NÃO DEVEMOS , PORQUE ISSO PARA O CORPO É UM E.T COMPLETAMENTE DESPROVIDO DAQUILO QUE O CORPO REALMENTE PRECISA , 103 NUTRIENTES
      SE NÃO OS INGEREM NAQUILO QUE DEVIAM COMER (NUTRIENTES) ESTÃO TODOS CONDENADOS
      NINGUEM SAI DESSA SEM PAGAR A CONTA
      ELIMINEM O FLUOR DAS VOSSAS VIDAS PORQUE ISSO DEIXA-OS SUBMISSOS AO (MATRIX)
      SÃO COMO UMA ESPECIE DE ZOOMBIES QUE PASSAM O DIA DE CABEÇA DOBRADA A OLHAR PARA UM MUNDO ELETRONICO CHEIO DE PORCARIA QUE LHES ALIMENTA O CEREBRO O DIA INTEIRO TODOS OS DIAS , CLARO QUE TAMBEM AO VOLANTE , É INACREDITAVEL
      EU SÓ POSSO CONSIDERAR ISSO COMO UMA COISA ,EPIDEMIA.

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    Em vez de criarem mão de obra humana e barata que a China bem precisa , cada vez mais vão retirar postos de trabalho e a porcaria dos governos nada fazem .

  15. Avatar de Flin
    Flin

    O importante é não automatizam os Uber senão os taxistas partem isto tudo . É a vida, todos somos afetados pela evolução e temos que nos adaptar.

    1. Avatar de Ricardo Silva
      Ricardo Silva

      Concordo que temos de nos adaptar, porém “se os robots tomarem conta de tudo”, e não sobrar trabalho nem nada para os Humanos, vamos adaptar-nos a quê?
      Cumps 😉

  16. Avatar de MárioM
    MárioM

    O Próximo passo será os Robots comprarem e usarem os Smartphones.

  17. Avatar de Fábio Magaia
    Fábio Magaia

    Será uma mais valia pra a empresa, assim ela poupará milhões em salários, mas, por outro lado prejudicará os actuais funcionários e os profissionais dessa área que verão a oferta de emprego cada vez mais reduzida.
    Chegará uma época em que os robots serão elegíveis a Presidente da República. 🙂 ‘_’

  18. Avatar de Luis Cardoso
    Luis Cardoso

    E os Robots pagam impostos? E o estado recebe que impostos’ Como passa a pagar os encargos com os desempregados? caminhamos rapidamente para um excesso de população sem ocupação. Tal e qual quando da 1 guerra mundial, quando isso acontecer temos uma nova guerra à escala mundial pois será preciso diminuir a população em excesso. Outro resultado disso, uma população cada vez mais pobre e sem recursos e uma minoria cada vez mais rica, as desigualdades cada vez serão maiores, nada de bom se adivinha para os humanos.

    1. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      Quando isso acontecer???????
      o meu amigo deve andar muito de cabeça baixa no facebook
      lá está , estamos em plena terceira guerra e ainda falam no futuro.
      é hoje meu amigo
      trate da sua saude porque essa é a maior arma que tem contra os illuminati
      que não tem tempo para a saude
      um dia
      vai ter de arranjar tempo para a doença
      tempo e dinheiro para encher os bolsos a eles todos que vos vendem a tal comida processada
      já percebeu a jogada da redução populacional ou não

  19. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Olha que cena espetacular. Viva a tecnologia. Ao que isto esta se a tornar. O homem aos poucos está a destruir tudo o que foi criado. Gosto de tecnologia, mas à coisas que tem limite está é uma delas.

    1. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      PORQUE É QUE NÃO VIVEM , SÓ !

  20. Avatar de Roger
    Roger

    Façam filhos, façam, para aumentar a quantidade de gente desnecessaria e que sera preciso abater.

  21. Avatar de Kim
    Kim

    Muito bem! Nós o patronato começamos a depender cada vez menos dos calaceiros dos trabalhadores. Uma nova ordem vai ser instaurada, não vamos precisar de nenhum trabalhador, nem empregadas domesticas, nem jardineiros nem limpadores da piscina, nada. Os trabalhadores vão todos para a rua.

  22. Avatar de mike
    mike

    continuem a comprar os produtos da crApple…

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      O que é que a Foxconn tem a ver com a Apple ? A Foxconn também faz para os outros …

    2. Avatar de alienflowerx
      alienflowerx

      pois a apple não presta , todos os outros é que são bons
      tristeza.

  23. Avatar de Zenfone 2
    Zenfone 2

    Quando o dinheiro começar a faltar para a tecnologia, estes robots, vão começar a produzir farinha.

    Bom Ano para todos.

  24. Avatar de Rui
    Rui

    Boa ideia, depois vão vender os produtos a quem? Aos desempregados? Ou aos Robots? Só vêem cifrões à frente dos olhos, mas um dia vão espetar-se com estrondo contra a parede!

  25. Avatar de JMAbreu
    JMAbreu

    Bem já estou a prever o futuro após robots. Estes vão substituir o Homem. o Homem cria os robots e futuramente os robots criam outros robots, e a segurança social vai criar robots para dar mais saúde aos robots. Tenho dito.

  26. Avatar de MáqueGaiver
    MáqueGaiver

    Realmente estas noticias começam a fazer muito sentido, empresas que dispensam humanos para os subsistuirem por robos, ok tudo bem, depois vão vender os produtos a quem? aos trabalhadores desempregados não deve ser.

  27. Avatar de luis santos
    luis santos

    Podiam começar pelo estado … Ah a substituir o governo e principalmente a banca uns I7 com 4 GB ram .. Bastava para o que fazem .

  28. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    Então e os sindicatos!!!…

  29. Avatar de DVEL
    DVEL

    Não gostei de ler a notícia mas gostei dos comentários, alguns sérios, e outros carregados de ironia. O sistema, a organização das sociedades é isto mesmo. As pessoas, a maioria esmagadora das pessoas, nem capacidade tem para criticar isto e, aqui é que está o perigo. As pessoas o que querem é que os produtos surjam em abundância e baratos. No entanto, eu, concordo plenamente que a raça humana vai sofrer muito com isto, desde logo ao nível do desemprego. Possivelmente os governos terão de tomar medidas no sentido de tributar essas mesmas empresas para depois subsidiar os desempregados. Mas é uma bolo de neve que está a crescer. O excesso de população que habita o planeta será regularizado pelo excesso de automação.

  30. Avatar de Zenfone 2
    Zenfone 2

    Ainda há um tempo atrás li que a Toyota ia substituir os robôs por pessoas por problemas de qualidade. É verdade que as maquinas trabalham sempre ao mesmo ritimo, mas quando o produto sai mal, a maioria das vezes se não são as pessoas a detetar vai tudo pro lixo.

  31. Avatar de David
    David

    Finalmente o inicio do fim da escravidão humana e uma oportunidade para a revolução espiritual, novos seres humanos virão enquanto as gerações actuais continuarão a estranhar, duvidar e até com saudades de serem escravos ou de serem donos de escravos invocando esta como a unica maneira do ser humano existir na terra, muitos destes vão apoiar movimentos politicos tipo trump na tentativa de voltar aos “bons velhos tempos” que nunca foram nem pacificos nem felizes e que condicionaram o verdadeiro potencial humano. Quem não consegue imaginar uma vida sem subjugação ao dinheiro e trabalho percebam que vao ficar obsoletos brevemente e por favor não propaguem as mentiras passadas pelos vossos pais aos vossos filhos.

  32. Avatar de Carlos
    Carlos

    Sem problema, desde que os robos paguem impostos e s. social – e pagam, basta dar essa instrucao.

  33. Avatar de David Costa
    David Costa

    substituam os CEO’s lol 🙂

  34. Avatar de ifernando
    ifernando

    Boa noticia….é que provavelmente as fabricas poderão regressar à Europa e EUA, com operários a ganharem 2 ou 3 KWts por dia 🙂

  35. Avatar de Flin
    Flin

    Até podemos adicionar um bocadinho de potência reativa para curtirem um bocado