Alerta: Milhares de smartphones Xiaomi com falha de segurança

64 Comentários

As falhas de segurança têm estado a atingir todas as plataformas móveis, independentemente do fabricante e do sistema. O mais afectado é, de longe, o Android, em todas as suas variantes.

Uma nova falha, descoberta nos smartphones Xiaomi, permite que qualquer atacante possa correr software remotamente.

Xiaomi

Esta falha está centrada não no Android mas sim na MIUI, a interface que o fabricante chinês criou para os seus smartphones. Segundo os investigadores que a descobriram, se explorada, esta falha permite que qualquer atacante possa executar código remotamente, permitindo a instalação de qualquer aplicação mal intencionada.

O problema está num dos pacotes da MIUI, que trata da parte de estatísticas e que está presente em muitos dos elementos desta interface gráfica. Afecta todas as versões até à 7.2.

Depois de identificado e comunicado o problema à Xiaomi, o mesmo foi corrigido, devendo os utilizadores desta marca actualizar para a mais recente versão da MIUI.

Xiaomi

O problema da Xiaomi não vem sozinho

Mas mesmo esta actualização pode representar um problema. A segurança deste processo está também comprometida, uma vez que não são usados mecanismos seguros, como um simples canal TLS cifrado (HTTPS). Caso um atacante queira, pode facilmente interceptar as actualizações e incluir código seu que, mais uma vez, compromete os Xiaomi.

Este é o mesmo problema que, recentemente, afectou o software de actualização de aplicações de várias marcas de portáteis, que podiam ser facilmente desviados e injectados com código malicioso e que, depois, dariam o controlo das máquinas a qualquer atacante.

Mesmo com este problema, é recomendada a actualização dos smartphones Xiaomi para as versões mais recentes da MIUI para que, assim, fiquem livres desta falha que facilmente os compromete.

A MIUI está já na versão 7.5 e, apesar de nem todos terem acesso a ela, pode também ser usada a versão 7.3, esta sim acessível a todos os modelos e disponível para atualização, o que significa que qualquer smartphone Xiaomi pode ter esta falha resolvida, com uma simples actualização.

Remote Code Execution in Xiaomi MIUI

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CLaudio
    CLaudio

    e ainda andam aqui alguns a dizer que sao bons, meu rico iphone. fiquem la com o vosso octa core de 100euros

    1. Avatar de topogigio
      topogigio

      Se lesses o artigo todo, percebias que mal a falha foi comunicada à Xiaomi foi logo corrigida e a atualização disponibilizada. Por isso sim, neste caso são bons 😉

      1. Avatar de CLaudio
        CLaudio

        onde tens a garantia se acontecer alguma coisa? na china? ahah o iphone n tem dessas coisas e ainda consigo a atencao de toda a gente. meu rico geek tens muito que aprender

        1. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          garantia eu tenho, da europa. *thumbs up

          já que enalteces a garantia do iphone..

          https://www.google.pt/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#safe=off&q=iphone+garantia+recusada

          1. Avatar de Eva Mendes
            Eva Mendes

            Lol, um gajo que entortou o iPhone 6 (não o Plus), e ficou lixado por não lhe darem um novo!

            Garantia é garantia, não é a Santa Casa!

          2. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Eva Mendes
            Porquê que só clicaste no primeiro?

        2. Avatar de charles
          charles

          Jovem, se precisas de um iPhone para teres atenção…
          Bom, nem sei que te diga! Boa sorte para essa tua pseudo vida!
          PS: procura ajuda rápido. A sério.

        3. Avatar de Amilcar Alho
          Amilcar Alho

          “ahah o iphone n tem dessas coisas e ainda consigo a atencao de toda a gente.”
          Com esse comentário confirmaste que és mesmo bicha!

        4. Avatar de Az8teiro
          Az8teiro

          Caro claudio, e onde são feitos os Iphones? na china… na fábrica ao lado da que faz os telemóveis chineses, os samsung e todos os restantes… Isto se não for na mesma fábrica..

          Falhas todos têm, e terão para sempre. A única diferença é a marca e as cores/feitio.

          1. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            O CEO do Alibaba/aliexpress diz que a maior parte dos telemóveis chineses, cópias dos originais (e nao só) são feitos na mesma fábrica, usam os mesmos componentes e materiais, que os telemóveis de marca e originais…

            Além disso afirma ele que alguns telemóveis chineses (e de marca chinesa) cosneguem ter mais qualidade que os telemóveis de grandes arcas, a preços bem mais baixos! (muitas vezes, quase as mesmas especificações, a menos de metade do preço!

    2. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      e são, modelos de 2011 até 2016 como o Xiaomi Mi2 e RedRice até ao actual Mi5 e Mi Max, TODOS ELES com MIUI 8 já com todas as features sem nenhuma falta, então diz lá como é que o iphone de 2011 lida com o iOS actual do iphone 6 ? muito rápido e cheia de features do actual iphone 6 ? 🙂 meu rico RedmiNote2

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        segundo a Xiaomi o modelo mais antigo que irá suportar essa versão é do final de 2012, não de 2011

      2. Avatar de CLaudio
        CLaudio

        tens a nocao que qq iphone de 2011 da um banho de fluidez a qq android de 2016 e que nenhum android tem de forma oficial updates por mais de 6meses

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Tu deves tar é bebado.
          Tenho um Iphone 5 e um S4. O S4 da-lhe baile 🙂
          Smartphones são pra quem sabe e não pra nabos como tu .
          Teres um 3310 ou um Iphone 7 vai dar ao mesmo.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Deve ser deve…

            O iPhone 5 vai receber o iOS 10.

            E o S4? 😀 😀 😀

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            O S4 tem o Cyanogen e sim, dá baile ao 5.

          3. Avatar de RenatoNismo
            RenatoNismo

            e o Mi2 de 2012 e o 1S baixa de gama de 2013 vão receber Miui 8 sem nenhuma degradação de performance nem a falta de features.

        2. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          https://www.youtube.com/watch?v=9OE3jg47cPE

          tens noção de um LG L5 com 800mhz e 512mb por 80€ na altura a rodar fluentemente quanto um iphone 4s de 700€ ?

          tens noção que tenho iphone 3gs com iOS 6.1.6 oferecido e este é terrivelmente lento no appstore e a navegar na net ? isto nem o Sapo a5 que eu tive era assim com uma rom limpa e fluída.

          tens noção que o meu RedmiNote2 de 150€ é quase tão rápido e fluído quanto ao iphone 6 plus de 1000€ ? lol

          1. Avatar de Eva Mendes
            Eva Mendes

            Tens noção que toda a gente sabe que estás a mentir?

            Tens noção que nem toda a gente é parva?

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Só és burro porque queres 🙂
            Ele disse e bem “quase”

        3. Avatar de RenatoNismo
          RenatoNismo

          https://www.youtube.com/watch?v=38OL03HU79Y

          tão fluído quanto o iphone 6, a melhor parte é.. abrir GTA, intenso multitask e depois reabrir o GTA, o iphone reinicia o jogo, já o xiaomi..

          hoje um Redmi Note 2 custa 120€ contra iphone 6 de quase 1000

          se o Redmi Note 2 se situa entre o low e mid, nem queiras saber o top dos tops, o Mi5, não preciso meter o link do vídeo, podes ir lá conferir.

          aceita que dói menos 😉

          1. Avatar de Pauliee
            Pauliee

            O iphone 6 custa 1000em que mundo? A minha namorada conprou um ha meses por 500

          2. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            “aceita que dói menos”

            PRICELESS!

          3. Avatar de Caramelo Voador
            Caramelo Voador

            Podem estar aqui anos a discutir o preço comercial dos telemóveis, mas pesquisem o preço de fabrico dos mesmos. Vão ver que o iPhone não custa assim tanto a ser feito, e por isso, o facto de um custar 120€ e o outro 800€ não quer dizer nada em termos de desempenho. O preço exurbitante do iPhone deve-se ao marketing associado, ponto final. Todo o hardware tem falhas, todo o software tem falhas. Quem tem e quer dar dinheiro por um iPhone, que o faça, quem não quer e prefere um Xiaomi, OnePlus, Samsung e afins, força.
            Estarem aqui a dizer que iPhone é melhor que Xiaomi (ou vice versa), é igual a vir dizer que Justin Bieber é melhor que Pink Floyd (ou vice versa)… gostos são gostos, e não se discutem. Já irrita estarem sempre a ver quem é que a tem maior, sem nada contribuirem para o tópico/notícia em questão…

          4. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            Caramelo… podias ter dado um exemplo melhorzinho no que toca à música.

            Justin Bieber, independente dos gostos, é lixo. Ponto! (grandel lol)

          5. Avatar de Caramelo Voador
            Caramelo Voador

            @Bruno M. Foi um exemplo, como qualquer outro. Há quem goste, há quem odeie. Podia ter dito Madonna e Queen, Iron Maiden e Pantera, Green Day e Faith No more… A questão é que gostos são gostos. Cada um ouve o que quer, e tem o telemóvel que quer. Se não percebeu o que quis dizer…

          6. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            @Caramelo…
            Claro que entendi…. ainda assim repito 😀
            Outro exemplo para além de puto bebe era um melhor exemplo.. lol

            Mas como disse, gostos são gostos. 🙂

            Cumps.

  2. Avatar de CLaudio
    CLaudio

    é o que da comprar chinesisses, para gastar pouco dinheiro compram trampa cheio de lag virus sem seguranca sem garantia..iphone dura 4-5anos da estilo e nunca laga nem da problemas

    1. Avatar de KURT
      KURT

      Não sei se foi o iphone que te provocou esse problema, mas se foi avisa para eu deixar de usar o meu, antes a minha sanidade mental do que o meu estilo…

      1. Avatar de L. Kanbaru
        L. Kanbaru

        Absolutely wrecked

      2. Avatar de Sum Ting Wong
        Sum Ting Wong

        Não amigo KURT, continua a usar o teu iphone a vontade que não te faz mal nenhum. O que esse gajo tem já não é defeito, é feitio.

        1. Avatar de CLaudio
          CLaudio

          um gajo que muda de nicks como tu tem uma moral,

          1. Avatar de Sum Ting Wong
            Sum Ting Wong

            Eu, mudar de nicks? Ahahah então diz quem eu sou. Pois deves de me conhecer melhor que eu me conheço a mim próprio.
            Moral? Para putos sem sono e pouco juízo como tu, tenho que chegue e sobre!

    2. Avatar de topogigio
      topogigio

      Iphone? Aquele smartphone em que um problema de segurança é comunicado e a marca nada faz? Se lesses o artigo antes de comentar percebias que mal foi comunicado à marca, a falha foi logo corrigida e disponibilizada para TODOS os modelos da marca.

      Xiaomi power!

    3. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      e são, modelos de 2011 até 2016 como o Xiaomi Mi2 e RedRice até ao actual Mi5 e Mi Max, TODOS ELES com MIUI 8 já com todas as features sem nenhuma falta, então diz lá como é que o iphone de 2011 lida com o iOS actual do iphone 6 ? muito rápido e cheia de features do actual iphone 6 ? 🙂 meu rico RedmiNote2

      comprei Redmi Note 2 por 150€ e não tenho lag, nem vírus, com segurança e com garantia de 2 anos, a vossa garantia é igual à nossa, é preciso estar bem informado e ter uma mente bem aberta. a china não é a mesma do que era há anos atrás e não foi comprado na efox e afins.

      iphone de 4 a 5 anos, estás a falar de iphone 3gs, 4, 4s e 5 que ficaram piores com o último iOS disponível e não é por acaso que muitas pessoas procuram fazer downgrade. até o Xiaomi Mi2 de 2011 tem o Miui 8 igual ao do Mi5 e está cheia de novidades e a fluidez nem se fala.

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      isso mesmo iphone da estilo
      nada mais…
      e outra coisa o iphone é uma coisa do outro mundo nao tem uma unica falha no SO..

      as vezes gostava de saber em que mundo é que vocês vivem e porque é que passam a vida a defender marcas .. eles estao-vos a pagar é isso ? ou vçês sao aquele tipo de pessoas que adora fazer uma grande publicidade de borla e ainda pagar bem para a poder fazer ?

      Cresçam um bocado e acordem para a vida… cada um compra o que quer e o que pode.. nem todos sao filhos de “gatunos” ( tipo presidentes de bancos ) para poderem comprar telefones de 100€ todos os meses.. ou ferraris … ou mercedes topos de gama…

      para saber falar bem de uma coisa é preciso saber o que se diz.. agora andarem sempre com este tipo de.. sempre a mesma coisa o lag e mais o nao sei o que …
      ja parecem os putos na escola a medir a pilinha…

      Aprendam a ter uma discussão e debater o tema.. e deixam la de medir as pilinhas..
      temos que evoluir e olhar para quem está a nossa frente e nunca para os que passam os anos no atraso de vida…

      1. Avatar de Gabriel
        Gabriel

        Concordo contigo, além do que pouca gente vai ficar tanto tempo com qualquer smartphone a ponto de se orgulhar de garantia ou mesmo durabilidade… esses mercado é só para novidades

      2. Avatar de bq
        bq

        Finalmente alguém que profere um comentário razoável…. chega de comentários pouco cívicos e que nada contribuem para a dignidade de quem os escreve ou do pplware
        assino por baixo e aproveito para subscrever o basta do caramelo

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Não eras tu que tinhas uma namorada pra tocar? põe-te a andar e “tenta” deixar alguém feliz LOL

  4. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Xiaomi grande marca, tenho um telemóvel deles e foi o melhor que comprei até hoje parabéns!

  5. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Weip Claudio tens razao iphone 6 é muito melhor e gastaste mais 1000€
    http://s2.glbimg.com/Txs2_jNbJ0MygFGjKFvgw_ZmddE=/695×0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2014/09/25/entenda-o-bendgate-e-veja-outros-smarts-que-ja-sofreram-o-mesmo-problema-no-passado1.png

    e eu tenho LG G4 é mais enorme do que iphone! mas ja mexi xiaomi é mesmo excelente! ja sabias voces sao burros andas gastar iphone (é uma merda)

  6. Avatar de Eva Mendes
    Eva Mendes

    Ninguém para o CLaudio!

    É isso, Cláudio! Dá-lhes a provar o seu próprio veneno! Só que em vez de mentiras, diz-lhes a verdade!

    1. Avatar de Sum Ting Wong
      Sum Ting Wong

      Pediste algo impossível, ele não acerta uma.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Isso era o que dizia a França de Portugal…

        1. Avatar de Sum Ting Wong
          Sum Ting Wong

          Pois, falam muito e acertam pouco…

    2. Avatar de Forever
      Forever

      Se fosse para ele dizer a verdade não tinha nada para dizer do iPhone,calma que vem ai o 7,ainda não saiu e já dizem que é para esperar pelo 8 ahah

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        E achas isso bem, não é?

        Ainda não sabem o que vai sair, já estão a dizer mal!

        É com cada cromo!

  7. Avatar de Dminister
    Dminister

    Quem diz mal da Xiaomi ou da miui é porque nunca a experimentou ou nunca lhe deu a oportunidade de mostrar o que vale.
    Já tive alguns mi’s e posso dizer que oferece o melhor suporte e a mais estável ROM para todos os terminais que vendem. Não existe melhor comunidade que a da miui.
    Comparar um iPhone de 600€ com um Xiaomi de 200€ e no mínimo ridículo, dois sistema diferentes e dois públicos alvos diferentes.
    Sem querer criticar ninguém, Android é para fans de tecnologia e para quem gosta dela e de desafios, iOS/iphone é mais para pessoas que querem manter algum estatuto(sem querer criticar alguém, considero que a Apple é mais um empresa de publicidade , está é apenas a minha opinião).
    Atenção que adoro o iOS, sem dúvida um dos melhores sistemas operativos, mas prefiro de longe o Android.
    Ja se torna irritante vir aqui ver artigos e notícias e a malta só sabe criticar. Se estão mal, fecham a página que está notícia não é para vocês.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Exacto, como disseste e bem, IOS é um excelente SO, e quem não o admitir está errado.
      Só não uso porque, embora até possa comprar, não faz parte do meu modo de vida gastar mais de 300€ num telefone.
      Já usei Android stock rom, cyanogenmod…e realmente a miui surpreendeu-me pela positiva.
      Actualizacções constantes e funcionalidades realmente úteis.

    2. Avatar de Sum Ting Wong
      Sum Ting Wong

      Mais pessoas precisavam ler isto… E tentar retirar algo daqui. Mas infelizmente os mentecaptos que vêm cá comentar só estão interessados em guerrinhas da treta, e desestabilizar uma das referências de noticias tecnológicas no nosso pais (na minha opinião).

  8. Avatar de Sum Ting Wong
    Sum Ting Wong

    Meu, o que andas a fumar, continua! O mundo precisa de mais gajos mentecaptos como tu.

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Hoje, a namorada “obrigou-me” a ver capas para o iPhone dela numa loja da “Xiaomi” (daquelas que vendem Doogee).

    O gajo que lá estava começou-se logo a espumar da boca quando viu que eu tinha um Apple Watch no pulso. Quer dizer, ficou logo vermelho, e a olhar para mim, parece que tinha visto o diabo.

    Será esta também uma falha de segurança?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O mundo inveja-te LOOOL

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Já devia estar habituado a lidar… se vendem capas…

        1. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          Ironyyyy ironnnyyyyy must be a security breach!! AHAHAHH

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Quando for grande quero ser como tu, e ter um Apple Watch! Não interessa mais nada!

      1. Avatar de winetree
        winetree

        Nunca vais ser grande… 😉

    3. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Acho que a aldrabice nessa historia começou logo na parte da namorada,just saying..

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    lol a 1 mês que já vou na miui 8, e para quem quiser a 7 já vai na 7.5, que não tem este problema que se encontra em versões até a 7.2.

    MIUI é sinonimo de updates 😉

  11. Avatar de David
    David

    de certo que recebo mais updates que qqr tlm no mercado com o meu xiaomi! TODAS AS SEXTAS chove update!

  12. Avatar de Filipe Silva
    Filipe Silva

    Dinheiro para um iPHONE e comprar capas a quem falam mal… xD

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Depois levam a mal quando um gajo diz que andam a escolher o arroz mais barato no supermercado LOL (que não tenho nada contra, quando compro algo também procuro o melhor e ao melhor preço)

    2. Avatar de Nathan
      Nathan

      Essas lojas da “xiaomi” são uma pouca vergonha! São todas falsas!

  13. Avatar de Ana
    Ana

    Boas,
    Não sei se já houve respostas sobre esta questão mas, desde o inicio do ano que o meu Red Mi2 não tem actualizações.
    A última versão Miui é: MIUI 7 6.1.28 | beta e a versão android: 4.4.4 KTU84P
    Como faço para atualizar para o MIUI 8?
    E posso instalar esta versão (https://xiaomi.eu/community/threads/6-7-7-11.32639/) 6.1.28, ou é necessário passar outra? Via updater?