Mais de metade das apps de segurança Android são ineficazes

25 Comentários

A segurança é um tema sensível no Android e que nem sempre é bem tratado. São muitas as falhas descobertas, fruto de utilizações nem sempre recomendadas.

Uma avaliação agora feita revelou que mais de metade das apps de segurança que se encontram na Play Store não são úteis e não protegem os utilizadores.



O estudo da AV-Comparatives testou e avaliou mais de 200 app dedicadas à segurança no Android e descobriu um cenário que não é nada favorável a este sistema operativo e aos utilizadores. Muitas são as apps que prometem proteger os utilizadores e os seus dados e na verdade não fazem nada.

A análise feita revelou que 84 dessas aplicações detetaram mais de 30% das amostras de apps problemáticas e tiveram zero falsos positivos, o que é um bom resultado.

Há ainda 79 apps que detetaram menos de 30% das amostras de apps problemáticas e tiveram elevadas taxas de falsos resultados. É neste campo que os números começam a não ser satisfatórios.

As restantes 41 apps tiveram um comportamento muito mau, tendo bugs e sendo inseguras e ineficazes. De acordo com o relatório da AV-Comparatives, estas apps pareciam ter sido criadas por amadores ou por empresas que não estão focadas nas questões de segurança. Estas apps foram entretanto removidas da loja de aplicações da Google.

Os testes da AV-Comparatives foram realizados usando um sistema automatizado e contra 2000 apps maliciosas conhecidas e 50 apps que se sabem ser seguras. Usou-se um Nexus 5 a correr Android 6.0.1 Marshmallow.

Este é um cenário muito negro para a Google e para o Android, revelando que o controlo das apps na Play Store não é tão firme como seria esperado por todos, levando a que sejam abertas portas para a entrada de problemas e quebras de segurança.

Fonte

Leia também este artigo

Tim Cook explicou porque o iOS é mais seguro que o Android

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pia
    Pia

    Engraçado isso, os usuários de linux adoram dizer que linux é um sistema seguro, que não pega vírus e bla bla bla, no entanto o android é linux e o mesmo pega vírus e malware com uma facilidade… ai ngm toca no assunto android = linux quando o assunto é vírus. Já perceberam?

    1. Avatar de Dan
      Dan

      Android não é tecnicamente Linux. Tem uma base mas não o podes chamar de Linux.

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      Sabemos bem que, qual o S.O. ou plataforma não importa. Quem dá foco aos desenvolvedores de malwares é a percentagem de utilizadores desse ecossistema. No fundo uma estratégia de marketing.

    3. Avatar de Samuel
      Samuel

      Ei!! Pia não podes comparar o incomparável. Diferentes dispositivos e mais o Linux não tem como base o java como o Android.

    4. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      “Mais de metade das apps de segurança Android são ineficazes”
      Se li bem estao a falar das APPS de segurança e nao do SO…
      Se as APP´s sao inseguras e mal contruidas, nisso a Google tem ZERO culpa por mais inseguro que o seu SO fosse. Isto e o mesmo que eu criar uma App para iPhone totalmente insegura e culpo a Apple disso…
      Depois um estudo com um NEXUS 5 (ultima versao para o mesmo Android 7) com uma versao de desatualizada… Ou seja, o 6…
      Logo isto mostra que e um estudo de treta, se nao porque nao usaram o oreo para o teste? Porque ja nao dava para falar mal nao é?
      E aqui nao e defender A ou B, mas é injusto como se fosse um teste de segurança de iPhone 6 com iOS 7 e dizer que o sistema da Apple ainda tem muitos bugs em aberto que nao foram resolvidos nesta versao desatualizada. Mais um pouco usavam o Kitkat ou ate a versao 1.0 do android…

  2. Avatar de pedro
    pedro

    A segurança eficaz do Android implicaria efeitos negativos no objetivo para que a google desenvolveu o Android… Dar um SO de borla aos fabricantes para estes colocarem e venderem com equipamentos novos, enquanto a google ganha com a cusquice dos dados pessoais. Por isso será sempre um sistema fragmentado, para obrigar a comprar equipamentos novos com periodicidade reduzida e encher o bolso dos fabricantes nos segmentos alto, médio e baixo que querem é vender , enquanto que o seu so é amplamente difundido e a recolha de dados também.

    1. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      A Apple faz essa recolha de dados tambem nao te preocupes… Pagas e bem para ser espiado…
      Ja na Google sabes que tens serviços a custo ZERO em troca de publicidade.
      E se duvidares do que digo da Apple, pensa o escandalo nao a muito tempo da tua localizaçao ser enviada para a Apple mesmo quando o proibias…
      Alias, hoje em dia continuas a ser espiado por onde andas… A info esta no teu tlm e a Apple diz que nao a recolhe… Se nao a recolhe para os servidores porque deixa no equipamento sem dar utilidade? Basta pensar…

  3. Avatar de censo
    censo

    Seria bom perceber de que segurança estamos a falar, quantos casos existem e que danos foram efetivamente provocados.

  4. Avatar de Helder
    Helder

    Android é para aqueles que acham que “só acontece aos outros”, e que “ninguém quer saber da minha vida”.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      E a Apple é para aqueles que precisam de andar com um telemóvel caro para levantar o seu ego, pois não possuem nenhum. Faz lembrar alguém, não faz?

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Se tu o dizes…

        1. Avatar de Eduardo Miguel
          Eduardo Miguel

          achas que a tua maçã é santa ? achas que não tens backdoors a comer a tua maçazinha?
          ahh pois não se fala tanto porque o código é fechadinho, que é para ninguém andar a ver o que “os grandes inovadores da tecnologia” fazem sem se saber.
          Tal como aquela treta de por o telemóvel lento, pensa o que ainda não se saberá.

    2. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Android é para quem quiser ter.

    3. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      Helder nao venhas para aqui esconder o teu amor secreto pela Google…
      Alguem usava o serviço DNS deles e esse alguem es tu…
      Para quem diz que a Google é o diabo… Tens que te dicidir… 😉

  5. Avatar de Pedro_lopes36
    Pedro_lopes36

    Android != segurança
    Só um louco é que coloca num android dados importantes.
    Android só serve para as crianças brincarem , nada mais.

    1. Avatar de Pedro Pinto
      Pedro Pinto

      Nem pra isso serve!
      Jogos pra crianças em que aparece pornografia nos anúncios…

      1. Avatar de Pedro Cascão
        Pedro Cascão

        E agora o problema é do Android… Lol. É a mesma coisa que dizer que o Facebook tem muitas informações minhas e a culpa é do Windows

      2. Avatar de Hugo Cunha
        Hugo Cunha

        A publicidade normalmente é endereçada com base no que o utilizador navega. Se aparece publicidade desse estilo a culpa não é do Android de certeza.

    2. Avatar de LR
      LR

      É sempre um prazer ver alguém com tanta sabedoria. Ilumina-nos, ó Mestre!!!

    3. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      Exacto! Nao sei como ainda nao me assaltaram a casa! Como tenho 3 androids corro risco de vida!
      Devo mudar para Iphones! Assim a Apple sabe onde estou sempre! E sempre fico mais seguro com um SO que se entra apenas usando o user “root” sem password! E como tudo que e da Apple custa muito mais que a concorrencia, ando sempre de carteira vazia!Assim o ladrao nao tem que me atacar!
      Boa Apple! Sempre a zelar pela minha seguranca e carteira! (modo ironico on)

  6. Avatar de Samuel
    Samuel

    hahaha!! Google Play services for Instant Apps tem segundo a Sophos má reputação.
    Mandem a este estudo para o lixo como e que uma app de nome Ajuda (manual do smart tem má reputação)

  7. Avatar de jorge
    jorge

    Pois o android tem má reputação em relação a segurança
    Nao se a google tem noção disso

    1. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      Exacto… Tal como o IOS 8 hoje em dia. Tal como o Nexus 5 levou actualização para o Android 7 e nao usaram, vamos testar o iphone 6 com ios 8 e depois falamos… Alias, basta ver as ultimas falhas criticas de segurança do iOS…

  8. Avatar de Enfim...
    Enfim…

    “Usou-se um Nexus 5 a correr Android 6.0.1 Marshmallow.”
    Espera… Nao estamos em 2018? Ja nao saiu o 7.0 e o 8.0? E nao esta para sair o 9.0? Ou sou eu que imagino coisas?
    PS: Para os isheep´s tenho uma coisa a dizer. Uma coisa e virem dizer que a maioria dos smartphones nao estao actualizados, outra e dizer que uma versao antiga do SO nao e segura hoje em dia.
    Se pegares e fizeres um estudo com um iphone com IOS 7 ou 8 vais ver que tambem em nada e seguro. E ja para nao falar do iMac que ainda e menos seguro desatualizado.

    Querem fazer estudos reais peguem no android nougat ou no Oreo. Depois critiquem as marcas nao actualizarem, mas peguem num SO actualizado. O windows XP tambem e inseguro hoje em dia porque nunca mais foi actualizado. Ate porque o proprio nexus 5 o ultimo SO e o 7 e nao o 6… logo da para ver a intençao de manchar imagem