Mais uma empresa de smartphones pode ser banida nos EUA! OnePlus vai ser investigada

23 Comentários

Numa reviravolta surpreendente, dois membros da Câmara dos Representantes dos EUA estão a pedir ao Departamento do Comércio que investigue a OnePlus. Na base deste pedido estão preocupações de que os smartphones da marca estejam a enviar dados de utilizadores para servidores na China sem permissão.

OnePlus EUA investigada smartphones

O deputado John Moolenaar, republicano do Michigan, e o deputado Raja Krishnamoorthi, democrata do Illinois, levantaram preocupações. Estas surgem com base numa análise recente fornecida ao Comité Seletivo da Câmara sobre o Partido Comunista Chinês. Segundo a informação, a análise sugere que os dispositivos OnePlus podem recolher e transmitir grandes quantidades de dados de utilizadores para servidores localizados na China.

Isto pode incluir informações pessoais sensíveis e pode estar a acontecer sem o conhecimento ou consentimento do utilizador. Os legisladores estão a pedir ao Departamento do Comércio que considere a inclusão da OnePlus na Lista de Entidades dos EUA.

Esta lista limita o acesso das empresas a tecnologias fabricadas nos EUA e já incluiu outras empresas chinesas, como a Huawei, a DJI e a ByteDance, empresa-mãe do TikTok. A inclusão na lista imporia restrições à OnePlus e à sua capacidade de fazer negócios com empresas americanas. Até à data, o Departamento do Comércio não forneceu mais informações, e a OnePlus também não emitiu uma declaração pública abordando estas alegações.

OnePlus EUA investigada smartphones

Embora a OnePlus tenha construído uma reputação em mercados como os EUA e a Europa por oferecer smartphones de alta especificação a preços competitivos, as suas raízes chinesas continuam a chamar a atenção no meio de crescentes preocupações com a privacidade de dados e a influência estrangeira.

Esta situação reflete investigações e ações anteriores tomadas pelo governo dos EUA contra empresas tecnológicas chinesas que se acredita representarem riscos para a segurança nacional, como aconteceu com a Huawei. Os parlamentares de ambos os partidos têm levantado cada vez mais questões sobre a forma como as empresas tecnológicas internacionais recolhem, armazenam e partilham dados dos utilizadores, especialmente se estas empresas estiverem sujeitas a regulamentos de governos estrangeiros.

Ainda não é claro se o Departamento do Comércio irá avançar com uma investigação, mas o pedido de Moolenaar e Krishnamoorthi destaca a crescente preocupação em Washington sobre a privacidade e a segurança digital.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    A seguir é a Xiaomi.
    Uma por uma, à medida que vão vendendo mais, vai acontecendo esta palhaçada.

    Aos anos que digo isto….

    1. Avatar de saposomapuhc
      saposomapuhc

      A oneplus vende mais que a xiaomi em que planeta?

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        sapo, o que quis dizer é que paulatinamente todas as marcas Chinesas de referência, Huawei, Xiaomi, OnePlus, Oppo, Vivo… serão sancionadas.

        Porquê?
        Porque os seus produtos são cada vez melhores e rivalizam com as marcas ocidentais custando metade do preço ou algo parecido.
        Veja o caso da Xiaomi e da Oneplus e diga lá que ao longo dos anos os respectivos produtos não têm tido um salto brutal de qualidade e design.
        Claro que têm e isto mete medo a muita gente.

        Resultado? Sanções, porque fazem isto e aquilo.
        Só que não vai dar em nada.

        A seu tempo todas as marcas Chinesas passarão a usar o HarmonyOS Next por receio que possam ficar sem os serviços Google.
        Passarão tb a usar chips Chineses pelo motivo de lhes serem barradas as vendas de Qualcomm de topo a qualquer momento.

        Portanto, para quê ficar dependente?
        Hora de mudar…

        1. Avatar de saposomapuhc
          saposomapuhc

          Ok, sim então e a tua solução é o quê? Comprar a maçã?

          Eu hei-de continuar a comprar xiaomi e nothing e seja quem for, até porque a xiaomi acho que vai entrar no harmonyOS next já para o ano…

          1. Avatar de Rui Almeida
            Rui Almeida

            “…até porque a xiaomi acho que vai entrar no harmonyOS next já para o ano…” Andais muito enganados. Esse vosso”tiro” saiu completamente ao lado. Completamente.

          2. Avatar de saposomapuhc
            saposomapuhc

            https://www.huaweicentral.com/xiaomi-will-release-an-app-with-native-harmonyos-support/

            Adoro quando malta do nuerte com a mania tenta corrigir quem sabe. HAHAHAHA

        2. Avatar de Rui Almeida
          Rui Almeida

          “A seu tempo todas as marcas Chinesas passarão a usar o HarmonyOS Next por receio que possam ficar sem os serviços Google.” Como ?? A Xiaomi tem o HyperOS, que dentro de algum tempo, será independente dos serviços da Google. Onde é que a Xiaomi vai adoptar um sistema operativo de uma concorrente como é o HarmonyOS da Huawei ?? Nem por sombras !!

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Rui Almeida, em último caso, a Xiaomi faz o que lhe mandarem fazer, se é que me percebe.
            Não é segredo nenhum que a Huawei só não caíu porque o estado Chinês lhe deu a mão.
            É do interesse da China que haja um sistema operativo alternativo ao Android e esse sistema existe e tem um nome, HarmonyOs Next.

            A maneira de fazer esse sistema crescer exponencialmente é unir todas as marcas chinesas em volta desse sistema.
            Deverá ser esse o caminho a seguir.
            Não me parece que o estado tenha interesse em Harmony para uns e Hiper os para outros e sei lá o quê para o resto.
            Tudo unido será a solução.

      2. Avatar de Napoleão Bonaparte
        Napoleão Bonaparte

        Ah! Ah! Ah!
        Impagável…

    2. Avatar de Rui Almeida
      Rui Almeida

      Não se preocupe com a Xiaomi que a Xiaomi não entra nem vai entrar na “lista negra” para os norte-americanos. Pode-se convencer disso. A Xiaomi não terá problemas nenhuns até por também ser uma marca que não tem relevância nos Estados Unidos. Nunca teve, não tem e nem terá, isso toda a gente sabe. Por isso não faz “cócegas” aos norte-americanos.

      1. Avatar de saposomapuhc
        saposomapuhc

        Não tem relevância porque não consegue licenças para vende rlá. Se as tivesse dava cabo do mercado americano em tudo. Até compravam casas pré-fabricadas xiaomi com tudo lá dentro xiaomi de tão malucos que os americanos são. Por isso é que não deixam a xiaomi lá entrar com todas as patentes, mas já se vai vendo um ou outro americano com smartphones xiaomi…

  2. Avatar de Simão
    Simão

    A continuar assim, em breve só se vendem “Maçãs roídas” por aqueles lados ou então vai tudo buscar os velhinhos dos anos 90 que não enviam nada para nenhum lado 😉

    Se quiserem ainda lhes envio Alcatel One Touch Easy, Samsung Mimo, Mini Mimo, NOKIA 3310, Samsung A300, etc…..

    1. Avatar de Hugo caveira
      Hugo caveira

      Iphone e o melhor smartphone do mundo e mais vendido e, portugal e na europa. Ficam melhor

      1. Avatar de Ivo
        Ivo

        Concordo que o iPhone é um excelente smartphone e realmente é um dos mais vendidos, especialmente em Portugal e na Europa. No entanto, gostaria de fazer uma analogia: assim como um Porsche é um carro incrível, isso não significa que todos devem comprar apenas Porsches. O mundo da tecnologia é vasto e oferece uma variedade de marcas e modelos que atendem a diferentes necessidades e orçamentos.
        Nem todos têm a possibilidade de adquirir um iPhone, e é importante reconhecer que existem muitas outras opções disponíveis que podem ser igualmente satisfatórias. Além disso, é normal que todas as marcas enviem dados para seus servidores, incluindo Windows, Google e MAC/ iPhones. Isso faz parte do funcionamento dos dispositivos modernos e da experiência do usuário.
        Acredito que devemos valorizar a diversidade no mercado e considerar o que melhor se adapta às nossas necessidades individuais/orçamentais.

  3. Avatar de Tony
    Tony

    Sem duvida que nenhuma das marcas devia ter acesso a dados sensíveis de utilizadores e ainda os enviar para alguma base de dados em algum lugar remoto num outro pais duvidoso. Mas todas as marcas fazem isso de algum modo, e todos nós podemos ficar expostos a situações desagradáveis, ainda mais com estes recentes conflitos que dividiram o mundo de uma forma não vista há muitos anos. E esses dados vão certamente ser usados de alguma forma para vantagem de quem os tem.

  4. Avatar de nhecos
    nhecos

    Para os utilizadores OnePlus mais antigos isto não é novidade. Já quando usava o OnePlus 5 a história veio a lume. Lembro-me que na altura tive de usar um método qualquer através do adb parar o envio de dados.

  5. Avatar de Ivo
    Ivo

    Segurança Nacional à La Carte! Em mais um episódio da saga “Segurança Nacional ou Preferências Pessoais?”, eis que surge a surpreendente revelação: OnePlus estaria a enviar dados para servidores na China sem o consentimento dos utilizadores. Pasme-se! Só agora é que descobriram isso? Que timing tão… conveniente.

    É comovente ver a súbita preocupação com a privacidade—sobretudo quando aplicada seletivamente, como quem escolhe toppings na pizza. Hoje é OnePlus, amanhã será Xiaomi, Oppo, Nothing… um verdadeiro menu de geopolítica digital.

    E que tal simplificar? Proibir todos os telemóveis fabricados na China de uma só vez. Assim ninguém se cansa a decidir quem é o vilão do dia. Eficiência total, tudo em nome da “segurança nacional”—expressão que, aliás, serve mais como tempero para justificar decisões já cozinhadas há tempos.

    Afinal, por que limitar-se a OnePlus quando há um buffet inteiro à espera?

  6. Avatar de TiagoR
    TiagoR

    Das duas uma ou comem todos muito queijo ou sofrem demência por acaso quem foi que começou a obter dados dos utilizadores ? Relembro, GOOGLE !!

    1. Avatar de Napoleão Bonaparte
      Napoleão Bonaparte

      Obter dados do utilizador?
      A Google?!
      Não! Só se for açambarcar os dados do utilizador, sem qualquer autorização.
      Isso sim, é o que acontece há anos.
      Porque é demasiado forte para ser posta na linha…!

  7. Avatar de Zé Povinho
    Zé Povinho

    Não estou nada preocupado que os chineses saibam que tenho 100 euros no banco.

    1. Avatar de Rui Almeida
      Rui Almeida

      100 ?? Fora o resto. Cala-te boca…

  8. Avatar de Scarlos
    Scarlos

    Então e os carros ? esses então carregados de electronica espiam tudo .

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Sapo, acho que me percebeu mal.
    Eu não compro nada da Apple.
    Não porque o produto não preste, mas porque não gosto do sistema.
    Não gosto, não compro.
    Tive um Aifone e só me restou vendê-lo ao fim de duas semanas.
    Fiquei vacinado.
    Sou,.isso sim, um grande admirador de tudo o que é Huawei.