Por que motivo as pessoas enjoam mais nos carros elétricos?

74 Comentários

Os carros elétricos vão tomando as estradas, com a velocidade da mudança marcada pelos clientes. Entretanto, vão-se descobrindo curiosidades relativamente à mobilidade elétrica, nomeadamente o facto de os passageiros enjoarem mais a bordo de um carro movido a bateria. Qual o motivo?



Enjoar no carro é um problema para muitas pessoas, que se veem indispostas sem sequer precisarem de se aventurar em curvas e contra-curvas.

Curiosamente, este problema parece piorar quando a viagem é feita num carro elétrico. Um número crescente de estudos e de pessoas descobriu que sente mais enjoos ao viajar em veículos eletrificados do que em carros tradicionais a gasolina ou diesel.

 

Já há estudos a explicar o motivo dos enjoos em carros elétricos

O maior enjoo em veículos elétricos pode ser atribuído à falta de experiência prévia, tanto como motorista quanto como passageiro, em que o cérebro não consegue estimar com precisão as forças do movimento porque se baseia na experiência prévia noutros tipos de carros.

Explicou William Emond, estudante de doutoramento que investiga o enjoo em carros na Université de Technologie de Belfort-Montbéliard, em França.

Noruega

Conforme o The Guardian, citando o estudante, embora os elétricos estejam a tornar-se mais populares, os carros a combustão ainda dominam.

Mais do que isso, os condutores têm uma história mais longa com carros a gasolina e, portanto, tiveram mais tempo para se adaptar às suas características específicas.

Se uma pessoa passou a maioria da sua vida a conduzir um carro com motor a combustão, o seu cérebro antecipa a aceleração após a rotação do motor, um aviso de que está prestes a experimentar uma mudança na velocidade. Num carro movido a bateria, o motor elétrico não faz esses ruídos.

A par disso, estudos descobriram ligações entre características específicas comuns aos veículos elétricos e o enjoo:

  • Um estudo de 2020 descobriu que a falta de ruído do motor num veículo elétrico pode ser um fator importante para o aumento da sensação de enjoo;
  • Um estudo de 2024 concluiu que havia fortes correlações entre a gravidade do enjoo e as vibrações dos assentos dos veículos elétricos.

Segundo Emond, “se estamos habituados a viajar em veículos não elétricos, estamos a habituados a compreender o movimento do carro com base em sinais como rotações do motor, vibrações do motor, etc; contudo, viajar num veículo elétrico pela primeira vez é um novo ambiente de movimento para o cérebro, que precisa de adaptação”.

A tecnologia de travagem regenerativa utilizada nos veículos elétricos pode, também, provocar mais enjoo.

Afinal, por resultar numa desaceleração de baixa frequência, o veículo abranda de forma gradual e constante, durante um período relativamente mais longo, em vez de rapidamente ou em impulsos rápidos.

Outro estudo de 2024 sugeriu que este recurso atuava como um dos principais gatilhos do enjoo em veículos elétricos.

Um melhor conhecimento do movimento próprio permite-nos antecipar as forças do movimento, o que é crucial para o enjoo. No entanto, quando as forças do movimento estimadas ou antecipadas pelo cérebro diferem do que é realmente experimentado, o cérebro interpreta essa “incompatibilidade neural” como uma situação de conflito.

Se esse conflito persistir ao longo do tempo, pode ultrapassar um limiar para desencadear reações autónomas do corpo, como sintomas aparentes de enjoo.

Esclareceu William Emond.

 

Incompatibilidade entre os sinais que o cérebro recebe e o movimento do corpo

Acredita-se que o enjoo seja causado por uma incompatibilidade entre vários sinais sensoriais que o cérebro recebe simultaneamente sobre o movimento do corpo.

Especificamente, isso acontece quando o ouvido interno, que ajuda a controlar o equilíbrio, os olhos e o corpo enviam informações contraditórias ao cérebro.

Uma vez que a capacidade de antecipar o movimento de um veículo parece ser parte integrante da experiência do enjoo, as pessoas que estão a conduzir um carro tendem a não sentir os sintomas: sabem o que está por vir.

Noruega

Com cada vez mais veículos elétricos nas estradas, alguns investigadores procuram uma solução para o tipo específico de náusea dos carros, segundo o The Guardian.

Artigos de investigação já sugeriram que os enjoos em veículos elétricos autónomos poderiam ser tratados por via de sinais visuais, como ecrãs interativos e iluminação ambiente, ou vibrações.

A teoria diz que, se o cérebro do passageiro for capaz de antecipar as mudanças de movimento, a sensação de balanço aliviar-se-á.

Foi exatamente neste problema que a Apple se focou para a criação de um recurso de Acessibilidade, lançado em maio de 2024.

Para o passageiro evitar enjoos enquanto utiliza o smartphone, a empresa introduziu a Vehicle Motion Cues (Indicações de movimento do veículo).

Já tinha reparado (ou ouvido testemunhos de) que andar num carro elétrico aumenta a sensação de enjoo?

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cK
    cK

    Eu enjoo mas é ao ver o preço dele face aquilo que valem.

    1. Avatar de Paulo Rodrigues
      Paulo Rodrigues

      +1

    2. Avatar de KingSOL
      KingSOL

      Compra elétricos usados com 5 anos a 10% do preço original. XD

      1. Avatar de JL
        JL

        Onde ? Anda sempre a dizer isso mas não informa as pessoas, portanto só pode estar a inventar.

    3. Avatar de Mais um
      Mais um

      Eu enjoo é naquelas coisas japonesas tipo Qasqai.

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    No caso do condutor é a diferença entre conduzir e ser conduzido. No caso do passageiro é consequência das reacções erráticas do carro elektro.
    Fica claro o porquê do cheiro a vómito nos Uber elektros.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então eles conduzem sozinhos ?

      Reações erráticas ? Só falta dizer que só os eléctricos é que têm travagem se emergência. Looool

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Sim, reações desadequadas por parte do passageiro…tal como o artigo refere.
        Tu e a tua mania de que TUDO é sobre atacar os elétricos não te deixam ver um boi à frente.

        1. Avatar de JL
          JL

          Por acaso ele disse o contrário, são reações do carro.

          Não, o artigo não fala em reações erráticas nem do carro nem do passageiro.

          Tu e a mania de atacar tudo o que é sobre eléctricos e interpretação de Português, não te deixam ver um boi à frente.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            O artigo fala no passageiro…se são erráticas ou não depende do ponto de vista mas se nem era disso que ele estava a falar então nem faz qualquer sentido esta conversa…

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas eu não me referi ao artigo, mas sim ao que o yamahia disse.

            O artigo não fala em nada errático.

            Se não faz sentido reclame com quem a começou.

          3. Avatar de Hugoa
            Hugoa

            Vamos lá ser homenzinhos.
            “Mas eu não me referi ao artigo”
            “Não, o artigo não fala em reações erráticas nem do carro nem do passageiro.”
            Tu referiste, literalmente, o artigo.
            Eu sim, NUNCA disse que o artigo referiu que eram erráticas:
            “se são erráticas ou não depende do ponto de vista” foi o que eu disse.

          4. Avatar de JL
            JL

            Eu referi o artigo, mas ele não fala nisso, não sabe ler ?

            A sua opinião é que depende do ponto de vista, foi isso que perguntei ao Yamahia.

        2. Avatar de Hugo caveira
          Hugo caveira

          Este hugo caveirinha so critica mas não acrescenTa nada…deve ser daquelas minorias que ocupa casas e depois não querem sair….ao menos paga a internet ou também e desviada? Com o ventura na presidencia parasitas como tu vao ter o mesmo destino de uma raca que foi parar ao medio oriente

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Ou ele estava a falar de reações do carro? Nesse caso nem sentido faz a afirmação…

        1. Avatar de JL
          JL

          Tanto estava a falar que falou.

        2. Avatar de Hugo caveira
          Hugo caveira

          A tua afirmacao nem faz sentido, ja pensaste no que andas a fazer a tua vida?

          1. Avatar de JL
            JL

            Faz, no sentido que ele escreveu, lamento que não a tenha entendido.

            A vida não é para ser pensada, é para ser vivida.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Explica-te. Nem escrever consegues moço, quanto mais dar dicas a anónimos lOLOL

          3. Avatar de JL
            JL

            É simples, basta ler o que está escrito.

  3. Avatar de Anung
    Anung

    É quando percebem a porcaria que compraram pelo preço.

    1. Avatar de JL
      JL

      Não podem então comprar carros a combustão com muita potência.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Claro que podem, são os unicos que podemos usar a potência sem preocupações.

        1. Avatar de JL
          JL

          Segundo o artigo não, uma pessoa que nunca tenha andado num, não vai prever as forças envolvidas.

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Fica claro que nunca andaste num carro potente.

  4. Avatar de João
    João

    E a mudança do centro do gravidade e a forma como isso afecta o curvar dos carros? Pergunto porque é precisamente em estradas com curvas que as pessoas enjoam mais.

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu se for a ler ou fixar alguma coisa fico mal desposto seja VE ou não

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Isso acontece-me é a ler os valores de impostos que paguei.

  6. Avatar de FilipeB
    FilipeB

    No meu caso como condutor tenho 0 enjoos.
    Mas já tive queixas de passageiros, e tem a ver com a minha condução. Passei a gostar da aceleração rápida e instantânea, e aparentemente sou o único 😉
    Mas percebo o que é dito no artigo. Como não existe som do motor os passageiros não têm qualquer indicação do que vou fazer ou o que esperar. A condução é muito mais divertida e envolvente pelo que frequentemente ando mais depressa do que devia e faço muitas mais ultrapassagens. Os passageiros no meu carro sofrem um pouco…
    Já com a família conduzo com mais calma e não tenho queixas. Só elogios pelo silêncio.
    Os EV são caros e não são para todos. Mas para quem possa recomendo vivamente, mesmo com os incómodos dos carregamentos em viagens maiores. A condução é muuuuiiiito melhor.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      @FilipeB
      “A condução é muuuiiito melhor”!!!???
      Em que aspecto???
      É que quem perceba o mínimo de dinâmica automóvel, sabe que peso influencia a inércia do mesmo e o que não falta nos carros eléctricos é lastro, por causa das baterias!!!
      A única coisa em que os eléctricos ultrapassam os IE é nas acelerações devido ao binário constante… mas de nada adianta ter muita aceleração, se o carro vai perder a compostura em cada troca de direcção!!! É que condução não são os milhares de videos do YouTube com as acelerações durante 400m…

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        É, a condução é muito melhor principalmente onde andamos a maior parte do tempo que é no transito e na cidade a baixas velocidades. Mas é que não tem comparação sequer e se discordas é porque não sabes conduzir nem sabes o que é conduzir um carro eletrico. Se for numa corrida de automóveis, ok, é mais fixe um carro a combustão sem duvida, mas nem todos somos pilotos, nem todos entramos em corridas diariamente. Eu quando quero andar em corridas pago 20€ e dou 10 voltas de karting que é muito melhor que andar a fazer corridas na rua e já chega bem para ficar com os braços todos doridos

      2. Avatar de JL
        JL

        Um centro de gravidade baixo é o melhor que existe num veiculo.

      3. Avatar de Antonio Vasco
        Antonio Vasco

        Sr. Sérgio, vê se que nunca conduziu um eléctrico, se há coisa em que são bons, para além da aceleração, é nas curvas, devido ao baixo centro de gravidade.
        Mesmo este artigo sobre enjoos admira-me porque a minha filha, que enjoa muito atrás, no BMW diesel, que adorna sempre mais que um eléctrico, não enjoa no Y , de todo.
        Aliás, não me lembro de alguém se queixar de enjoos no electrico, mesmo quando vou para trás os montes

      4. Avatar de FilipeB
        FilipeB

        @Sergio
        A teoria diz-nos isso, mas a prática mostra-me outra coisa!
        Tenho um VE mais leve e baixo (peugeot e208) pelo que não falo por todos os VE, mas o centro de gravidade baixo faz com que nas curvas o raio do carro praticamente não mexa! Parece estar em carris. Aliás, mesmo em dias de vento o carro é super estável.
        A condução é diferente de tudo o que tinha experimentado até à altura. É difícil descrever, mas não é a mesma coisa que conduzir um carro potente a combustão. Nesses carros sentes as engrenagens, as pausas da embraiagem, tens de esperar que o motor te peça a mudança, e quando queres travar tens de usar o travão e novamente a embraiagem.
        Num EV é tudo …… suave. A velocidade aumenta (depressa) sem qualquer barulho, ou pausas. O binário é mesmo forte e parece ser de um carro muito mais potente do que o teu, apenas baixando quando chegas +- aos 100km/h (90% das viagens na cidade). Consegues gerir a velocidade apenas largando o acelerador até praticamente parares. torna-se um jogo passado algum tempo conseguir não usar o travão.
        Portanto, sim, para mim a condução é muito muito melhor.
        Para ti apenas te posso aconselhar conduzir um. Se não gostares não compres!

        P.S.: em relação à minha primeira resposta esqueci-me que o meu VE tem um modo desportivo em que a condução fica um pouco…. nervosa…. A resposta do acelerador é ainda mais rápida, o carro fica mais “solto” e se os pneus tiverem mais carecas ou se existir humidade na estrada se acelerar a fundo as rodas patinam imediatamente. Apenas uso quando quero impressionar os passageiros (com as acelerações) pois mesmo para mim não é muito confortável em cidade. Neste caso admito que alguém possa enjoar rapidamente.

    2. Avatar de KingSOL
      KingSOL

      A sério? Os condutores nunca enjoam.

      1. Avatar de JL
        JL

        Se enjoa é por ter um carro a combustão, livre-se dele.

  7. Avatar de Infinity
    Infinity

    Deve ser pela a asneira que fizeram apos comprar o carro e repararem o € que derreteram

    1. Avatar de JL
      JL

      Asneira não, boa aposta.

      1. Avatar de KingSOL
        KingSOL

        Jogam na desportiva. É para perder 90% do valor em 5 anos. XD

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde estão eles com esse valor ?

      2. Avatar de Infinity
        Infinity

        ahahahah,

  8. Avatar de Filipe
    Filipe

    Em criança sempre enjoei mas viagens de carro, até que descobri que tenho de olhar sempre no horizonte da estrada. Mesmo hoje em dia se for numa viagem de carro/autocarro como passageiro, não posso sequer olhar para o telemóvel, fico logo com tonturas. Tenho de mentalmente saber para onde o veículo vai virar.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Aconteceu-me isso. Demorei 12 anos a descobrir o porquê: a graduação e as medidas, dos óculos, estavam erradas. Tenho miopia e estigmatismo. Quando me passaram a receita, fui a uma óptica, que falhou a tirar a distância pupilar, pois tenho um olho com visão 3% e 75% de estigmatismo. Em vez de compensar isso, ignorou aquele olho. Quando fizeram, as lentes, falhou. Só me surgiam tonturas, nos carros, autocarros e comboios. Daí não perceber. 4-5 anos depois, voltei a mudar de lentes, noutra óptica, voltaram a fazer o mesmo. No início, pareciam resolvido, depois, voltou ao habitual. Na 3 tentativa, a médica suspeitou que havia algo relacionado com o olho direito (o que não serve para nada), passou a receita, com o aviso para medirem a distância, incluindo a informação sobre a lente direita, não ter graduação, por causa do olho não funcionar. E, deixei de ter enjoos e tonturas. Entretanto, a tensão ocular subiu, obrigando a usar gotas, diariamente.

  9. Avatar de nuno ferrao
    nuno ferrao

    electricos?nem velos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então ? Não lhe dão trabalho ?

      1. Avatar de KingSOL
        KingSOL

        Ele não os vê porque muitos elétricos estão abandonados em campos descampados porque não há ninguém que os compre.

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde ? Posso lá ir buscar ?

          Se não há ninguém que os compre, porque está preocupado ?

          1. Avatar de Actarus
            Actarus

            Podes ir buscá-los. Aproveita e fica por lá.

          2. Avatar de JL
            JL

            Onde ? é disso que estou a aguardar.

            Se o local for bom, até posso ficar, mas preciso saber onde.

  10. Avatar de Jonas
    Jonas

    Também foi analisada as radiações eletromagnéticas emitidas pelos veículos? Penso que este assunto é pouco debatido e pode ter influência na saúde humana

    1. Avatar de Mário
      Mário

      O JL vai já dizer que não emitem. É mentira, fake sacrilégio.

      1. Avatar de JL
        JL

        Onde disse isso ? Todos os veículos emitem.

        Lá está você armado em criança.

    2. Avatar de JL
      JL

      Por acaso já foi muito debatido, radiação electromagnética não ionizante não tem influência no corpo humano.

      1. Avatar de Jonas
        Jonas

        Desde que dentro dos limites. Cada carro elétrico vem com informação da quantidade de radiação que emite?

        1. Avatar de JL
          JL

          Não, nem precisa, já que usam equipamentos certificados para estarem dentro dos limites.

  11. Avatar de f242
    f242

    Talvez fosse bom investigarem a sensibilidade de algumas pessoas aos campos eletromagnéticos (CEM) gerados no interior dos VE! Dizem que os VE cumprem os limites legais de CEM, mas o que é certo é que os CEM aumentam de intensidade com a aceleração do veículo, e não temos todos a mesma sensibilidade aos CEM. Apesar de nos afetar a todos!
    O assunto é sério, não é uma curiosidade!

    1. Avatar de JL
      JL

      Já foi investigado, campos electromagnéticos não têm influência no corpo humano.

      1. Avatar de f242
        f242

        Por isso é que foram estabelecidos limites legais (Lei n.º 64/2017 e o Decreto-Lei n.º 108/2018) à exposição à radiação eletromagnética!!! Ou os limites internacionais definidos pelo ICNIRP, IEEE e outras organizações!!!
        É porque não faz mal?! A sério?!
        A radiação eletromagnética emitida pelos VE tem que estar dentro desses limites legais/internacionais.
        A discussão que se tem vindo a levantar é clara. Será que esses limites, fixados faz tempo, permanecem atuais e fazem sentido atualmente?!

        1. Avatar de JL
          JL

          É porque existem pessoas que necessitam de usar equipamentos electrónicos para viver, se esses limites fossem ultrapassados podiam colocar em risco a vida dessas pessoas.

          A discussão não faz sentido, tanto que existem limites e para isso se fazem testes.

          Se não fizessem sentido tinham os aumentado, mas como todos os cardos os cumprem sem problemas, não se vai alterar o que está bem.

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Se estás preocupado com o eletromagnetismo de um motor eletrico, espero que tenhas um chapeu de aluminio cada vez que falas ao telemóvel.

          1. Avatar de JL
            JL

            Estão preocupados com a radiação eletromagnética que está protegida dentro dos vários equipamentos do carro que a produzem, mas depois andam com telemóveis no bolso e nos ouvidos que têm antenas como finalidade dissipar o máximo de radiação eletromagnética para o ambiente, e ainda comem comida aquecida por equipamentos que libertam a mesma radiação concentrada na comida.

            LOOL

  12. Avatar de Andreas Noack
    Andreas Noack

    Não tem nada a ver com a radiação não ionizante. Nada. Zero.

  13. Avatar de Mus
    Mus

    Chassis mal-concebidos, suspensões desadequadas, direções desconectadas das reações condutor/piso e demasiado peso + alturas elevadas e acelerações demasiado rápidas, tudo disfarçado por uma parafernália de electrónica concebida para evitar que um condutor espete o seu bólide de 2500kg, que acelera dos 0-100 km/h em 3 segundo na primeira curva.

    1. Avatar de JL
      JL

      Há cardos desses com 1200 kilos, onde foi buscar os 2500 ?

      Também há a diesel com 2850 kilos, esses também têm esses sintomas ?

      1. Avatar de Mus
        Mus

        Basta verificar tabelas com o peso dos veículos.
        Elétricos – média de 2100 kg:
        – Dos 1050 kg do Dacia Spring aos 4282 kg do GMC Hummer
        Combustão interna – média de 1600 kg:
        – Dos 860 kg do Kia Picanto aos 2674 kg do BMW M60 SUV

        Sabe JL, também acredito que o futuro serão veículos sem motor de combustão, mas acalme-se, não há necessidade de levar estas coisas tão a sério.

        Conduza em segurança e chegue bem ao seu destino!

      2. Avatar de JL
        JL

        Mas nem todos pesam isso, também conheço muitos a combustão com esse peso.

        O Hummer nem sequer é cá vendido, e a média é impossível dar isso, porque são poucas unidades.

        Tem o Range Rover Sport que pesa 2850.

        Também pode meter aí os Hummer a gasolina.

        Eu também, dai as baterias estarem a reduzir de peso.

        Quem levou a sério não fui eu, apenas dei um exemplo.

  14. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Se o problema é potencia a mais metam em ECO, mais um não problema

  15. Avatar de maxim
    maxim

    só compro um elétrico quando puder tirar o regen. se eu quiser travar, faço uso do pedal de travagem. isso é que é a causa do enjoos, ou aceleras ou travas 90% do tempo na cidade

    1. Avatar de JL
      JL

      Todos fazem isso.

  16. Avatar de saposomapuhc
    saposomapuhc

    Acho que o barulho que não ouvem faz mal à cabeça. Voltemos aos fiats 600, esses é que curavam dores de cabeça, então em tuneis era do melhor…

  17. Avatar de Celso
    Celso

    Ridículo esse estudo, tenho carro elétrico há anos e a minha mulher um carro a gasolina. Nunca houve enjoos nos milhares de quilómetros que percorremos com os miúdos. É arranjarem prexteitos para embirrarem com os carros elétricos.

  18. Avatar de Sérgio Gonzaga
    Sérgio Gonzaga

    Eu conduzo Carros desde os 15 anos de idade, hoje tenho 61 anos, e minha filha tem um Carro Elétrico, e as vezes tenho de conduzir ele, e desde da primeira vez que conduzi não me senti bem! Sentia um pequeno enjoo! Agora vi esta reportagem e resolvi comentar o que também sinto! Mas se a viagem for longa a sensação vai passando.

  19. Avatar de DJ
    DJ

    Nunca na minha vida enjoei em viagens de automóvel, nem naquelas nada saudosas viagens para o Algarve (já sou antigo)… O meu cunhado veio todo contente mostrar-me o seu novo BYD, e surpresa, na primeira aceleração vomitei! Enquanto me lembrar, para carros elétricos, estou vacinado.

  20. Avatar de João Paulo
    João Paulo

    Eu tenho de ser estudado…. Tenho carro eléctrico e já andei à pendura e nunca vomitei. Será que tenho algum problema?
    Parece aquelas perguntas da revista “Maria”…