Knock Lock: Bloqueie o seu Android com um duplo toque no ecrã

30 Comentários

Os novos equipamentos Android que têm surgido trazem novas funcionalidades interessantes e que muitos gostavam de ter. Muitas das marcas que lançam esses equipamentos e funcionalidades não abrem a sua utilização a outros modelos, impedindo essa partilha.

Os novos equipamentos LG trouxeram a funcionalidade Knock-ON, que permite ligar e desligar o ecrã do equipamento sem recurso a qualquer botão.

Uma vez que a LG não disponibiliza este software fora da sua gama de equipamentos a comunidade de programadores Android tratou de trazer parte dessas funcionalidades para qualquer Android, com o Knock Lock.

KnockLock_0

Com o Knock Lock vão poder desligar os vossos dispositivos Android com um duplo toque numa zona do ecrã escolherem. Desta forma deixam de precisar de usar o botão de ligar/desligar para essa tarefa.

O Knock Lock implementa apenas parte das funcionalidades que o Knock-ON disponibiliza. As limitações da aplicação são impostas pelos próprios equipamentos e não estão associadas ao software.

Por essas limitações apenas podem desligar os equipamentos e não é possível ligá-los da mesma forma.

A forma de usar o Knock Lock é extremamente simples. Começam por activar a aplicação e depois só precisam de definir dois passos. Qualquer uma destas configurações podem ser alteradas posteriormente.

O primeiro é a localização do sensor virtual que será usado para desligar o ecrã. Podem colocá-lo em qualquer zona do ecrã do vosso Android.

Depois deste passo apenas necessitam de definir o tamanho do sensor, para que este se adapte às vossas necessidades e ao que pretendem.

A partir desse momento podem usar o Knock Lock em qualquer ecrã do Android, quer seja no ecrã principal ou dentro de uma qualquer aplicação.

Devem apenas lembrar-se da posição onde o colocaram e também lembrar-se que essa área não receberá qualquer toque dentro de aplicações. Fica reservada para o Knock Lock.

anterior próxima

Depois de pronto a usar, o Knock Lock pode passar a ser a vossa ferramenta para desligar o vosso Android. Dois toques na área definida e o ecrã do equipamento desliga-se, poupando bateria e estando pronto para ser usado.

Os criadores do Knock Lock garantem que a sua aplicação tem um consumo de energia mínimo, não sendo notada numa utilização normal qualquer diminuição da vida útil da bateria.

Não é a funcionalidades completa que podemos encontrar na LG e nos seus equipamentos, mas implementa já uma parte importante da mesma.

Facilitem a utilização do vosso Android e instalem o Knock Lock. Dois toques e ele desliga-se, sem complicações ou qualquer botão!

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 4.0+
Download: Knock Lock
Homepage: Knock Lock

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DC
    DC

    O que eu gostava mesmo era de ter algo do género “tap to wake” mas, como diz no artigo, provavelmente essa função é limitada pelo hardware.

    1. Avatar de Mapb
      1. Avatar de RSousa
        RSousa

        DC, eu tenho a app Gravity Screen, procura no Google Play. Não funciona com “tap to wake”, mas basta passar a mão pelo sensor de proximidade e o tlm liga-se. Tem também outras funcionalidades, como por exemplo, tirá-lo do bolso e ele liga-se sozinho 🙂 E não notei qualquer gasto de bateria a mais com esta app.

        Em relação a bloquear sem botões físicos, uso o Widget “Lock Screen App”, também na Play.

        1. Avatar de Vitor Afonso
          Vitor Afonso

          O próprio Gravity Screen tem widgets que bloqueia logo. Mas prefiro o telemóvel bloquear-se sozinho após rodar para o meter no bolso ehehe

          1. Avatar de RSousa
            RSousa

            Exacto, é tb como tenho configurado, mas no caso de ter o telemovel em cima da mesa, o lock screen app, dá muito jeito também, eu pelo menos uso sempre

      2. Avatar de DC
        DC

        Tenho o primo que não faz dessas coisas xD

        Penso que alguns Lumia também fazem isso. Não é particularmente importante mas é uma feature engraçada.

      3. Avatar de OPPO
        OPPO

        OPPO Find 5 😀

      4. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        LG G2???? até parece….

        É limitado por software na maioria dos casos, basta um kernel e já tens isso, T2W S2W por ai fora.

        Já tive no meu N4, que não vem de origem com isso.

        1. Avatar de António Marques
          António Marques

          exactamente ! Eu no meu LG Optimus G tenho estas funções…

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Uma coisa é teres a funcionalidade, outra coisa é a optimização do hardware para que essa funcionalidade não gaste bateria. Portanto, LG G2! O telemóvel com melhor optimização de bateria do mercado!

          1. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Nos outros telefones, através do kernel o impacto na bateria é mínimo, o da LG deve ser mais ou menos o mesmo

            P.ex: o slide 2 wake quando se desliza o dedo de lado a lado, por software é possivel saber que houve uma interrupção no touch naqueles pontos especificos

            Gostava de saber até que ponto o LG G2 é diferente, até porque muitos outros modelos antigos vao receber essa funcionalidade

          2. Avatar de Pedro
            Pedro

            Controlar isso através apenas do kernel, sem controlador de hardware, requer das duas uma: ou ter o clock do processador um multiplicador acima quando está em idle (p.ex.: 400mHz em vez de 200mHz), para ser suficiente para estar à escuta do double-tap e manter as funcionalidades normais de telefone ou então manter o multiplicador do processador e ficar sujeito à possibilidade de não ser suficiente, resultando em tentativas falhadas de acordar o dispositivo. Ora, se é utilizada a primeira estratégia, o consumo da bateria irá duplicar em idle. Utilizando um controlador de hardware, o double-tap com o ecrã desligado não passa sequer pelo processador, é interpretado da mesma forma que o botão de Power, com consumo quase nulo e é enviado um sinal de acordar como acontece com o botão de Power.

          3. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            obrigado @ Pedro

            No entanto quando tinha um kernel com essa feature, por si só não fazia nada, tinha que ter uma aplicação, ainda tinha underclock e undervolt e mesmo assim o S2W funcionava bem e o consumo nem se notava. Eu penso que a novidade da LG foi poder ter um código de desbloueio através dos knocks.

            estou à procura da explicação do funcionamento a nivel de hardware do G2 mas ainda não encontrei

    2. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      OPPO Find 5

    3. Avatar de irlm
      irlm

      tipo windows phone?

      1. Avatar de MM
        MM

        Além do tap to wake dos WP, ainda há o glance screen que é muito útil também (não precisamos de “acordar” o telemóvel para aceder a notificações básicas).

      2. Avatar de NewJ
        NewJ

        Isso não é característica de windowsPhone mas sim de Lumias wp8, tenho um htc wp8 e um Lumia e apenas o Lumia tem essa funcionalidade, assim como o glance screen.

    4. Avatar de Vitor
      Vitor

      Gravity screen on/off faz isso e muito mais. Basta passar o dedo pelo sensor de luz por exemplo e o ecrã desbloqueia, ao tirar do bolso, se quiseres também desbloqueia automaticamente, até desbloqueia ao pegares nele.

      Dá aqui uma olhadela: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.plexnor.gravityscreenofffree

      1. Avatar de DC
        DC

        O Gravity é porreiro mas já testei uma vez e pareceu-me ainda pouco preciso, tanto despertava quando não queria como não despertava quando queria. Mas talvez seja hora de lhe dar uma segunda oportunidade.

        1. Avatar de Vitor Afonso
          Vitor Afonso

          Tens que ter a certeza que não tens nenhum task killer ou algo do género a bloqueá-lo.
          No meu xperia T tive que o excluir do modo Stamina (modo de poupança de energia)que fazia que passados cerca de 2 minutos com o ecã apagado o modo Stamina bloqueava a app .

  2. Avatar de Peter
    Peter

    Excelente! 🙂

  3. Avatar de Abílio
    Abílio

    Então e ter algo assim:

    https://play.google.com/store/apps/details?id=kennethcheng.com.lockscreen.free

    Não chega?

    Há Kernel no XDA que faz “double tap to wake”, pelo menos para o meu Nexus 4, resto de máquinas com Andoid não conheço o suficiente.

  4. Avatar de PAULO ROBERTO MATOS SILVA
    PAULO ROBERTO MATOS SILVA

    existe para ios alguma alternativa?

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      Sim se tens jailbreak.
      Activator é uma maravilha e há o quicklock que é uma APP simples, mas só no Cydia…

  5. Avatar de Lazim
    Lazim

    Qual o modelo desse HUAWEI? Gostei deste. 🙂

  6. Avatar de João Silva
    João Silva

    Quem tiver o Nova Launcher versão paga, existe uma secção na qual podemos definir gestos para activar algum comando ou executar algum programa, como por exemplo o double tap.
    Para reproduzir o Knock-off da LG basta instalar uma qualquer app de desligar o ecra e programar o gesto no Nova Launcher para executar essa app de desligar o ecra.

  7. Avatar de Vasco
    Vasco

    No meu caso não sinto grande necessidade em ter uma aplicação que bloqueie o ecra uma vez que o simples temporizador automatico para desligar é suficiente. Parece-me mais util no entanto. a funcionalidade de ligar o ecra sem carregar em teclas. Felizmente o Moto x traz isso de origem e para ligar basta tocar-lhe. Como um dos 8 processadores é dedicado a linguagem contextual nem se nota o uso de bateria.

  8. Avatar de easynote
    easynote

    O Oppo find5 já tem isto a algum tempo, não é novidade 🙂

    Double-tap para bloquiar no Home e double-tap para desbloquiar no ecra 🙂

  9. Avatar de Bruno
    Bruno

    Ótima função, pois evita o desgaste de ficar a todo momento apertando o botão para ativar o aparelho sempre que queremos utilizá-lo. Infelizmente modelos Xperia não trazem recurso similar. Não confio em aplicativos de terceiros. Alguém pode ajudar neste quesito? Onde encontro app confiável? Grato.

  10. Avatar de Augusto Estteves
    Augusto Estteves

    tenho um MI 4i Xiaiomi
    a dois dias bloqueou parte tatil do ecram, não consigo ligar telefone ou digitalizar códigos de segurança.
    alguma sugestão pf?