O browser mais odiado da Internet teve finalmente o seu fim!

28 Comentários

Ontem foi o último dia que a Microsoft forneceu suporte a um dos seus mais bem sucedidos sistemas operativos de sempre.

O fim do Windows XP marca o fim de uma era e também o fim de um sistema que muitos mantiveram a funcionar e que era suficientemente estável e seguro para ser usado no dia-a-dia.

Mas o que muitos deixaram passar ao lado foi outro fim, e este muito mais feliz e esperado! O fim do Windows XP trouxe também o fim do browser mais odiado de sempre da Internet, o Internet Explorer 6!

ie_6_1

O Internet Explorer 6 surgiu em 2001 com a chegada do Windows XP. Este foi o browser mais usado durante anos a fio e também o que mais utilizadores cativou, numa altura em que as alternativas eram ainda escassas e a Internet não estava massificada da forma como hoje a conhecemos.

Mas para além de ser um dos browsers mais usados, ainda hoje tem uma elevada quota de mercado, o Internet Explorer 6 foi também um dos browsers que mais problemas de segurança apresentaram ao longo dos anos.

Depois de ter começado a descontinuar este browser, não apenas com o lançamento de novas versões, mas também com o anunciado fim do suporte para este ano, foi agora finalmente terminada a sua existência e suporte, junto do Windows XP e do Office 2003.

Várias foram as campanhas lançadas para terminar com o Internet Explorer 6, muitas delas vindas de dentro da própria Microsoft, que pretendia a todo o custo terminar com este browser e fazer os utilizadores avançarem para versões mais recentes e com muitas mais funcionalidades, mas a verdade é que o IE6 continuou firme na sua quota de utilizadores.

A Microsoft sempre esteve consciente das vulnerabilidades deste browser e sempre tentou que os utilizadores abandonassem a sua utilização, mas vários factores impediram essa mudança, acabando por esta surgir, mas para outros browsers.

Foi aliás a má prestação do IE6 que levou à rápida adopção do Firefox e do Chrome como browsers alternativos e mais capazes que o browser da Microsoft.

Mas depois de todas as tentativas mal sucedidas para erradicar o Internet Explorer 6, deixa de haver razão para a sua continuidade e os utilizadores têm mesmo de mudar para versões mais recentes ou procurar outros browsers alternativos.

O fim do suporte ao XP trouxe também o fim do suporte ao IE6 e a partir de agora este é um browser inseguro e sujeito a problemas e vulnerabilidades de segurança.

Está finalmente morto o browser mais odiado da Internet. O Internet Explorer 6 terminou a sua vida útil e todos temos a agradecer por isso, salvaguardando que foi um dos browsers mais usados e que ajudou de forma grande a expandir a Internet e a massificar a sua utilização!

Homepage: ie6death.com

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BigLord
    BigLord

    Esse penúltimo parágrafo… está a insinuar que antes do dia 8 o IE6 era um browser seguro? 😛

    1. Avatar de Anderson
      Anderson

      Hahaha, dei uma risada quando li esse parágrafo também.

    2. Avatar de Joaomont
      Joaomont

      Acho que já nem dá para ganhar mais vunerabilidades…

  2. Avatar de João Reis
    João Reis

    Os fabricantes de Virus informáticos deviam por uma velinha por este Browser.

    Muitas alegrias e informações financeiras receberam à custa deste browser.

    1. Avatar de José Chula
      José Chula

      Muito Bom!!
      Grande Comentário!!

  3. Avatar de irlm
    irlm

    Também foi anunciado fim de suporte do Microsoft Office 2003 e ninguém fala dele.

  4. Avatar de El Rei Catarino IV
    El Rei Catarino IV

    O IE6 é o browser mais odiado??????
    Porquê ???

    1. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      Pergunte a um programador web e será saudado com uma cara de quem viu o seu pior medo! Ou horror 😀

  5. Avatar de Shikai
    Shikai

    Na minha modesta opiniao o Internet Explorer 7 foi uma fonte de problema bem maior que o Internet Explorer 6
    Que jeito dava quando acedemos remotamente a uma maquina onde o user logado não é administrador, e fazemos aquele “Run as” no Internet Explorer 6 e no endereço colocamos “D:\”… é mel
    Algumas empresas passaram mesmo do 6 para o 8
    Em relação a falhas de segurança todos têm :p

  6. Avatar de Yuri
    Yuri

    Apetece-me correr pela rua abaixo, só de cinto e óculos de sol.

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Acho que é uma grande atitude! É um momento de alegria!!
      Se for no Porto, diz onde é, para eu poder filmar esse fantástico evento!

  7. Avatar de navyseal
    navyseal

    E eu a pensar que era mesmo o Internet Explorer que tinha ido à vida definitivamente, afinal é só uma das suas versões já ultrapassada.

  8. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Foi um dos browsers mais inovadores de sempre. Devia era ter morrido a seu tempo e não morreu.. :-\ Esse foi o problema.

    1. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      Pelo o que entendo o browser não morreu de repente porque foram criadas muitas infrastruturas á volta dele. Penso que tal seja devido ás HTA ( http://en.wikipedia.org/wiki/HTML_Application ) que acredito terem tido maior expressão no IE6. Á falta de alternativas pelo Chrome e Firefox na altura e também acredito que por questões de compatabilidade e custo nas actualizações das ditas infrasstructuras ninguém considerou a sério actualizar; “Se funciona não mexe”.

      Eu não acredito que tenha sido tão inovador assim… Trouxe as HTA’s e o facto de ser um browser a vir por defeito no sistema operativo ( também não havia muita alternativa ).

      O que me fez odiar esse browser foi descobrir que quando tentava abrir no Firefox ( um browser que seguia padrões HTML da altura ) um site, este não funcionava, porque a tecnologia em uso e o “page rendering” era manhoso ( por exemplo para tirar espaços no final de uma célula de uma tabela, tinha que colar o texto ao final do código de fecho ) o que deu os seus problemas. Porque será que muitos sites diziam “Compatível com MSIE 6 ou superior” ? 😀

  9. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Boas,pois,ficou sofrendo ligado á máquina…

    1. Avatar de José Leite
      José Leite

      Ah,ah,ah. 🙂 🙂 🙂

  10. Avatar de superneo
    superneo

    Linux para computadores cheios de virus com a saída do xp

  11. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    O próximo browser mais odiado será o Internet Explorer 8.

  12. Avatar de pixar
    pixar

    Quanto a mim, o XP e o IE6 continuarão a ser usados mais alguns tempos. O facto de não haver atualizações, não impede de usar. Se as pessoas ainda não se aperceberam o quanto o IE6 é vulnerável, também não estão preocupadas com as atualizações. Em resumo, enquanto o PC não morrer, as pessoas vão usar o XP e continuar a usar o IE6 (se for esse o caso).

    1. Avatar de Mário Silva
      Mário Silva

      Por essa ordem de ideias ainda muitos estariam a usar o Windows 95…

      1. Avatar de Xis
        Xis

        Eu concordo com o Pixar. Muitas pessoas nem dão atenção às actualizações, outras nem sabem que elas existem. E ainda há aqueles que reclamam: “Fogo, sempre a dizer que tem de actualizar e reiniciar, que seca…” esses ainda vão ficar melhor com o fim das actualizações.
        Em relação à tua resposta, não faz o mínimo sentido dizeres isso. Duvido que ainda exista alguma máquina que trouxesse o Windows 95 ainda a ser utilizada.
        Da mesma forma que o Windows 95 e 98 foram caindo à medida que as máquinas que os corriam foram “morrendo”, acredito que ainda vamos ver o Windows XP por aí durante um par de anos, se não for mais…

        1. Avatar de Paulo Jorge
          Paulo Jorge

          O meu XP ainda vai funcar durante uns belos anos, corre num P4 a 2.4 com 2GB DDR2 e uma Radeon HD2600 com 512mb AGP Pro é um maquinão para aqueles jogos mais saudosos… para todos os outros existe sempre o outro i7 🙂

      2. Avatar de pixar
        pixar

        Eu não estou a defender que isso aconteça. É apenas uma realidade. Ainda hoje me pediram para reparar uma portátil com 8 anos a correr o XP. Isso inclui um disco novo (ou usado). Naturalmente vai continuar com o XP.

  13. Avatar de tiago
    tiago

    Para hoje o Chrome e o Firefox serem bons, alguem tinha que ser mau… era o IE6!

    Mas todos trabalharam com ele!

  14. Avatar de Darrell
    Darrell

    Para ser sincero, as ultimas versões do Internet Explorar não estavam más de todo. Independentemente dos problemas comuns que sempre teve, as ultimas versões são dos browsers que melhor aceitam javascript.

  15. Avatar de André Ferreira
    André Ferreira

    Eu sugeria que a Microsoft terminasse o suporte de todos os IE à excepção do 10/11.
    Qualquer máquina suporta o IE10/11. E nao me venham dizer que o IE8/9 suporta HTML5 que eu provo o contrário.

  16. Avatar de Cardoso

    Qual o problema de maquinas com 8 ou mais anos?
    tenho servidores linux que as maquinas têm 10 anos e aindacumprem as suas funções sem problemas…..
    o PC que estou a escrever é um portátil com 8 anos e ainda vai durar mais 8!
    E sim ainda tenho um portátil ( da IBM ) que veio a rolar com com win 95 , e esta prefeitamente funcional arrumado na parteleira mas a funcionar!
    Acredito que um dia ainda vai valer alguns bons “cobres”!