Tenha o modo “Não incomodar durante a condução” em qualquer Android

9 Comentários

Todos sabem que a utilização de smartphones durante a condução é uma situação que deve ser evitada a todo o custo. Para além dos problemas legais, o mais importante é mesmo a perda de atenção na estrada e do ambiente que nos circunda.

O iOS e o Android, nas mais recentes versões, têm mecanismos para criar modos de “Não incomodar durante a condução”, algo que as versões mais antigas não têm. Isso pode ser agora contornado de forma simples.

Driving Detective Android conduzir Não incomodar durante a condução

O modo “Não incomodar durante a condução” é uma forma simples que os sistemas operativos móveis oferecem para proteger os utilizadores de si mesmos. Ao detetarem que o utilizador está a conduzir, bloqueiam a apresentação de notificações e, em alguns casos, até respondem por estes, indicando a sua situação.

Claro que esta melhoria está apenas presente nas mais recentes versões do iOS e do Android, o que é um problema, em especial no último. Para todos os que querem esta funcionalidade e têm uma versão de Android mais antiga, existe agora o Driving Detective.

Driving Detective Android conduzir Não incomodar durante a condução

Esta é uma app muito simples, mas, ao mesmo tempo, muito útil. Para conseguir criar modo “Não incomodar durante a condução” faz uso do modo Não incomodar para criar um perfil que é ativado sempre que é detetado que o smartphone está num carro em movimento.

Por estar integrado com o Modo Não Incomodar, o Driving Detective permite configurar que tipo de notificações são ou não apresentadas e de que forma estas interagem com o utilizador.

Driving Detective Android conduzir Não incomodar durante a condução

A única condicionante do Driving Detective é que não está integrado com os sistemas disponíveis nos automóveis e, por isso, poderá ser ativado quando estamos no lugar do passageiro ou nos transportes públicos, podendo, no entanto, ser desligado nestes momentos.

O Driving Detective não é uma solução perfeita, mas consegue dar uma camada de segurança muito grande aos condutores, afastando-os da tentação de ver e responder às notificações que recebem quando estão a conduzir.

As vantagens do “Não incomodar durante a condução”

iPhone: Opção “Não incomodar durante a condução” é bem vista pelos seguros

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Bom dia
    Tentei instalar tenho a versão Android 7.0 Huawei P9 e diz não ser possível instalar para esta versão ? Podem ajudar.
    Obrigado

  2. Avatar de Rui Csta
    Rui Csta

    Há muito tempo que o modo “Aviao” desliga comunicações. Assim, não há telefonemas, sms ou net que distraiam.

  3. Avatar de McGoms
    McGoms

    ‘Modo de Condução’ uma opção à muito existente no universo Windows Mobile.. e porque ninguém fala?

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    “O iOS e o Android, nas mais recentes versões (…)”

    Uma funcionalidade que existe(ia) nos Windows Phone desde 2014. Ao contrário do que o Nutella diz, faz falta um terceiro Player no mercado …

  5. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Para quem usa o Android Auto (e certamente o Apple CarPlay), mal se entra no carro, o Android Auto ”inibe” a tela do Android, com um logo gigante onde o objetivo é não poderes fazer nada no telemóvel, nem aceder ao menu ou notificações, e o que tiveres a fazer fazes no sistema interligado ao carro com Android Auto. E isto sim é seguro porque nem há informações visuais no ecra do telemóvel, sons ou sequer possibilidade de o usar normalmente. Fica como que ”desabilitado”.

  6. Avatar de João Dias
    João Dias

    Boas.

    Tenho o Android 8.1.

    Onde é que está essa opção?

  7. Avatar de Canteiro
    Canteiro

    Já ouviram falar de autocontrole? Isso é para quem não resiste a tentações.

    1. Avatar de Luis Borges
  8. Avatar de Rui
    Rui

    O Win 10 Mobile já tem essa opção desde o seu lançamento.
    Android sempre a inovar, lol.