Terão as chamadas da inteligência artificial da Google sido verdadeiras?

33 Comentários

A Google surpreendeu tudo e todos quando apresentou recentemente a sua nova ferramenta, o Google Duplex. No entanto, várias dúvidas têm surgido sobre a veracidade das conversas telefónicas. Será que foi tudo uma representação?

google-assistant

Durante o Google I/O, a gigante americana surpreendeu o mundo quando apresentou o Google Duplex, uma nova funcionalidade da sua assistente pessoal que lhe permitia fazer chamadas como se de um humano se tratasse.

Esta inovação fez com que a Google recebesse vários elogios, sendo, no entanto, também considerada uma evolução assustadora.

Embora este seja um passo importante na evolução da inteligência artificial, têm surgido algumas dúvidas sobre a veracidade das chamadas apresentadas na conferência.

google duplex

Google Duplex – Chamada verdadeira ou encenada?

Na apresentação do novo Google Duplex, Sundar Pichai anunciou uma nova funcionalidade que permitia à inteligência artificial fazer chamadas como se de um humano se tratasse, para agendar compromissos. No final foram apresentados alguns exemplos.

No entanto, segundo a opinião do website Axios, as chamadas poderão ter sido editadas. Para esta afirmação, a publicação realça o facto da pessoa do cabeleireiro ou do restaurante nunca se ter identificado ou ao negócio, como é habitual. Além disso, não existe nas gravações nenhum ruído de fundo, levando a crer que o ambiente foi preparado.

google duplex

Por último, em nenhuma das situações a outra pessoa pediu um contacto ou qualquer outra informação sobre o cliente.

De forma a obter uma declaração da Google, foi pedido a um responsável se podia identificar as empresas para onde as chamadas foram feitas, sendo o pedido negado mesmo com a promessa de não ser divulgado. Além disso, foi ainda questionado se o vídeo tinha sido editado ou cortado para retirar o nome de pessoas ou negócios, sem que obtivesse também resposta.

google assistant 2

Embora seja muito provável que a assistente virtual da Google se comporte como anunciado, parece que a marca americana seguiu também a tendência de outras marcas ao anunciar exemplos reais quando, na verdade, estes são editados.

Com esta estratégia as marcas tentam reforçar o efeito de surpresa e inovação do produto, mostrando resultados fantásticos, mas deixa sempre a pergunta: Vale a pena mostrar resultados diferentes do que o utilizador irá realmente experienciar?

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Claro que foi editado, e não , não é positivo serem apresentados resultados que não coincidam com a experiência real que os utilizadores terão , quanto a Google não estou muito satisfeito com a sua decisão de não incluírem o Português Europeu no seu assistente, não tenho nada contra o Português do Brasil , mas mais uma vez a nossa experiência com este idioma não resulta, ou melhor resulta em erros consecutivos de entendimento do assistente, neste momento estou a usar o idioma Inglês .

    1. Avatar de joão pereira
      joão pereira

      Preferiria que tivesse a língua suméria.

      1. Avatar de David
        David

        Essa é utilizada em outras atividades mais eruditas.

  2. Avatar de David
    David

    Afinal é sempre se admite que o quê anda a ser vendido é uma falsidade é possível mas não existe ,tudo na chamada AI é a banha da cobra,desde o nome as suas aplicações,e chamar isto de evolução só pode partir de pessoas que acham que o filme player One é um futuro perfeito…O mundo moderno passou-se completamente.

  3. Avatar de Redin
    Redin

    É um espécie de Mockup embora apresentada como estando já a funcionar. Quebra expectativas a um publico consumidor perante uma atitude pouco transparente mas aos olhos de potenciais investidores será um ponto forte.
    Levanta suspeitas, como é óbvio depois de tanta perfeição.

  4. Avatar de LG
    LG

    Claro que são editadas… As questões e resultados da Siri nos keynotes também são editadas… O que interessa dps é que funcione…

    1. Avatar de joão pereira
      joão pereira

      Só quero mesmo é NÃO funcione.

    2. Avatar de IDC
      IDC

      Ah sim, ai que giro 😉
      Reproduz num iPhone a ver se não obtens a mesma coisa.

      Neste caso os especialistas e blogues engoliram e divulgaram a patranha todinhos.

      Não vale a pena vir com agora com o “claro que sim, porque os outros fazem o mesmo”.

      1. Avatar de Enfim...
        Enfim…

        Claro que sim..
        Mas se replicares a letra o que eles disseram…
        Mau era se nao fosse assim…
        Ate porque e suposto cortar o e nao falar no que da de mal…

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Não vale a pena estares para aí com tretas.

          Diz aí o que é que a Apple anunciou na Siri que não está a funcionar.

          Eu ofereço-me para replicar sem ser à letra.

          Estes fanboys…

          1. Avatar de Enfim...
            Enfim…

            Fan boys?
            Fala o anti Google que no fundo adora a Google so que tem que elevar a sua amada Apple…
            Eu? Faz uma busca no Google e esse teu amigo diz-te aos pontapes

  5. Avatar de Ramirez
    Ramirez

    Acho normal haver edição nem que seja para ocultar o nome da pessoa que atender e do estabelecimento. Quanto ao ruido penso que no segundo exemplo (restaurante) ouve-se claramente ruido de fundo.
    Como ja foi dito aqui, o que interessa é o resultado final e que funcione para o consumidor.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      As únicas “questões éticas” são as da Google de anunciar uma treta que não está pronta que não funciona, só para gerar manchetes nos jornais (inclusive financeiros) que não têm.

      1. Avatar de David
        David

        Tudo direitinho este mundo virtual.

      2. Avatar de Enfim...
        Enfim…

        Exacto… tipo faceid… ah espera… nao é da Google!

      3. Avatar de Enfim...
        Enfim…

        So uma nota..
        O faceid (um dos muitos exemplos, podes pegar tambem na coluna “inteligente” que tem varias funções mas que so estarão disponíveis no futuro… mas a mesma ja foi lançada…) foi lancado e viu-se o “terminado que estava…
        Mas a Google e que é ma porque, na tua boca apenas, diz que o produto esta terminado mas nao o lançou…
        Fazes rir com o teu Ati-Google… mas a Google sabe que usas e adoras os produtos deles… mas xiu… e um segredo nosso

  6. Avatar de Mentecaptor
    Mentecaptor

    Se em vez de editarem tivessem repetido tantas vezes quantas as necessárias para chegarem a uma única vez satisfatória e a apresentarem tinha feito alguma diferença?

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Nem a repetir 500 vezes…

      A assistente deles falha a fazer coisas básicas quanto mais isto…

      1. Avatar de Mentecaptor
        Mentecaptor

        Estamos a falar de uma coisa nova, de um produto ainda não lançado, portanto não fazes ideia do que falha ou não. Tenho a certeza que o comportamento é o mostrado naquelas condições, escolhidas propositadamente para não falhar, portanto ao final de algumas repetições acabaria por se encontrar uma situação ideal, ou perto que corresse desta maneira.

        1. Avatar de Helder
          Helder

          A Google apresentou-o como se fosse algo que estivesse pronto.

          1. Avatar de Enfim...
            Enfim…

            Exacto..
            E a tua amada Apple nunca fez o mesmo e depois quando sai afinal esta em beta…
            Helder so uma questao?
            Ja foi lancado para tu usares? Nao pois nao? Entao so fala quando lancarem. Ai podes dizer que consideram o produto terminado.

      2. Avatar de Enfim...
        Enfim…

        Exacto…
        Ja a siri em apresentações e tudo muito bonito, mas na realidade do mundo de smartphones e a mais “burra”… ate mesmo fora do mundo de smartphones…
        Mas nas apresentacoes e um espetaculo… (como tudo na tua rica empresa Apple… o faceid funciona que e um espetaculo… so bugs… e super seguro… viuse… ate na apresentação falhou de tao beta que e)

  7. Avatar de Enfim...
    Enfim…

    Mas calma ai…
    Ate agora estava tudo com medo com as questoes eticas, que deviamos saber quando recebessemos uma chamada destas e bla bla… Agora que essa paneleirice nao pegou veem por em causa o que estavam tanto com medo…
    Enfim… paranoia das pessoas…
    E sobre editar ou nao todos fazem.
    Mas vejam a coisa pela positiva… se forem falsas toda a paneleirice da etica ja nao se aplica e tudo passou por palhaco!
    Enfim…

    1. Avatar de David
      David

      As questões éticas eram e são sobre a desumanizar as relações humanas,de transformar as relações humanas em algo do passado ,bem como uma gigantesca quantidade de emprego s que se perde, bem como ,todos os problemas de personalidade que se origina apartir de uma destruição da interação humana analógica,estamos a querer um mundo onde as pessoas tem um grave problema de interação e de personalidade onde estão a seguir modelos de comportamento de programação da TV e acham que é normal ser como o cheldon do big bag ,e acham um sonho viver num mundo como o player One,estamos perante a transformação de problemas de personalidade em algo que se quer normalizar.

      1. Avatar de Enfim...
        Enfim…

        Sobre os empregos que se perdem… isso nao precisas da tecnologia que o proprio capitalismo trata disso..
        Basta o trabalho em excesso de muitos que dava para por uns tantos outros la…
        Sobre razoes eticas concordo e discordo contigo.
        Existia o medo enorme em volta do google glasses e a privacidade… qualquer um hoje em dia tem.um drone, uma câmara no telemovel, uma go pro… e ninguem se chateia com isso…
        Em relacao a isto a histeria e de o robot nao se identificar como tal… tao so e tao estupido quanto isto…
        Ha coisas mais assustadoras que isto no mundo e achamos normal…
        A sophia (sim a do meo) ja e cidada neste mundo (tem bi na arabia saudita) e ninguem liga a isso. A empresa que a criou, quer fazer ela parecer humana… ninguem fica histérico porque?
        Esta tudo com medo que o robot faca o que humano faz hoje ao fazer-se passar por quem nao é?
        Vamos nos deixar de coisas e vamos focar no que importa…

        1. Avatar de David
          David

          Boas,a questão de emprego e realmente muito mais complexa e tem mais ver com modelos sócias,mas na sua análise acaba por dizer que existe sim um problema mas que como as pessoas não ligam oi têm essa percepção que não ligam visto a forte campanha
          De propaganda,isso de achar que todos nós achamos isto normal é não queremos saber não é verdade ,existe sim um grande grupo que se preocupa é que está a mudar para estilos de vida mais naturais, e existe sim muitos que têm nojo da Sofia é que olham para àquilo como um coisa ridcicula o sonho louco molhado de um nerdrs alienados,oue está a dizer é que engrenagem já está em movimento por isso vamos até onde der, isso é no mínimo perigoso esperamos que não seja trágico,e acho que ninguém gosta de ser enganado .

          1. Avatar de David
            David

            Já agora o que é que importa,pelo que dizes não é nada porque o que estás a dizer é que as pessoas estão tão alienados é tão egocêntricos que já não querem saber ,ainda bem que não é assim, existe um grupo silêncioso que nunca tem acesso ao comunicação social mas que está sim muito preocupado e que quer saber do que se passa é não acha nada disto normal.O que estás a falar e das massas mas essas sempre foram vítimas de propaganda e alienação a famosa animal farm,mas a natureza permite sempre a alteração incontrolável das massas elas são sempre mais complexas do que se pensa,todos os sistemas complexos são vulneráveis ao inesperado.

  8. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Jamais iam apresentar num evento, algo com nomes de cabeleireiros ou restaurantes.. Isso era fazer publicidade gratuita. Acredito que tenham sido editadas ou mesmo combinadas com as entidades para nao divulgarem quem sao nem pedirem dados na chamada.
    Não se vê mal algum nisso. Possivelmente para terem apresentado estas chamadas ja tiveram de pedir autorização à pessoa ”do outro lado” se poderiam partilhar a sua voz e dialogo de uma chamada que por norma é sempre privada.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Isso, fugir da questao…

  9. Avatar de Joel Carlos
    Joel Carlos

    “Por último, em nenhuma das situações a outra pessoa pediu um contacto ou qualquer outra informação sobre o cliente.”
    Pergunta o nome da gaja que vai cortar o cabelo. Credivel a meu ver.

  10. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    No final de 2015 tive um problema com o pagamento de aplicações na Windows Store, ainda no tempo do WP e liguei para a linha de apoio, o qual fui atendido em português do Brasil. A triagem inicial pareceu-me algo muito similar ao que a Google apresentou. A voz era feminina não parecia humana pois era algo automática mas também não transparecia ser de uma gravação ou máquina pois ouviu o meu relato e respondeo às minhas questões encaminhando-me para um assistente, onde aí sim tenho a certeza que era humano.
    Com isto, parece-me muito plausivel que a Microsoft estivesse a testar algo semelhante e muito eficaz, à altura através do suporte telefónico. É Isto foi antes da cortana!

    1. Avatar de Eduardo Ribeiro
      Eduardo Ribeiro

      A Microsoft utiliza sintetizadores de voz para triagem nos seus Call Centers e tradução em directo para o atendimento pelo operadores para a língua mais próxima do utilizador desde 2014. Em 2014 fui atendido por um assistente da Microsoft Holanda que me atendeu em Português do Brasil (mas com uma articulação de palavras pouco correcta) e no final questionei o operador sobre a probabilidade de ter sido atendido por um operador português ao que me indicou precisamente que ele era alemão e que a chamada era traduzida on the fly e que a triagem era feita por um IVR de voz em várias línguas com Ai integrada… portanto sim a MS já usa isto (talvez não tão polido) há alguns anos

      1. Avatar de António Mendes
        António Mendes

        Obrigado pelo esclarecimento!