Google perderá 800 milhões de utilizadores com uma Huawei sem Android

43 Comentários

É o pior cenário possível para a Huawei, mas também trará consequências negativas para a Google. Ainda no rescaldo da inclusão da empresa chinesa na lista negra dos Estados Unidos, a mesma já se está a preparar uma alternativa para os seus smartphones Android. Entretanto, já temos um plano B, bem como um sério aviso!

Para Ren Zhengfei, fundador da empresa, a Google sofrerá bastante com o “adeus” à Huawei.

Huawei Google smartphones Android

Entretanto, já numa nota positiva, ficamos a saber que a Micron reatou as relações comerciais com a fabricante chinesa. De igual modo, também a Microsoft e a Intel garantiram atualizações para os computadores portáteis da empresa. Agora, o CEO da empresa realçou grandes implicações, negativas, para a própria Google.

Ren Zhengfei, CEO da Huawei, deixou um aviso à Google

Em entrevista à CNBC, o executivo mostrou-se mais confiante após a última ocasião em que admitiu uma quebra de 60% nas vendas de smartphones Android nos mercados internacionais. Agora, o CEO da Huawei aponta algumas consequências negativas da ordem executiva assinada por Donald Trump.

Ao propósito, recordamos a pressão colocada pela Qualcomm, bem como pela Intel junto das autoridades competentes. Ambas as tecnológicas norte-americanas visavam um reatar das relações comerciais com a gigante chinesa cerca de um mês após a entrada em vigor do bloqueio unilateral.

De igual modo, também a Google estará ciente que um corte total com a Huawei pode trazer consequências indesejáveis. Aliás, recordamos que esta mesma empresa já havia alertado a administração Trump para a existência de riscos diretos para a segurança dos Estados Unidos da América. Agora, a Huawei toca na ferida.

A Huawei garante a manutenção dos seus smartphones Android

Com os seus atuais smartphones Android a terem atualizações e suporte garantido, as dúvidas pairam sobre as futuras gerações. Para tal, a fabricante tem o seu próprio sistema operativo que, além de compatível com as aplicações para Android, poderá negar à Google uma grande base de utilizadores e potenciais clientes.

Assim, Ren Zhengfei colocou um sério aviso a Donald Trump. Caso este mantenha a Huawei na lista negra – do departamento de comércio dos EUA – será a Google quem mais perderá. De acordo com o CEO, nesse cenário a empresa será forçada a lançar o seu próprio sistema operativo e fazer séria concorrência à Google.

Ainda que o impacto imediato seja francamente negativo para a Huawei, a empresa sobreviverá. Aliás, a sua escala transcende em muito o mercado mobile, com um estudo a apontar a escala da empresa como principal ameaça real. Ao propósito, recordamos a sua enorme presença no mercado de redes e telecomunicações.

A Google pode perder até 800 milhões de utilizadores” –  Ren Zhengfei

A Huawei e a Google sempre conseguiram sintonizar os seus interesses, portanto, se não pudermos utilizar o ecossistema da Google, eles irão perder entre 700 a 800 milhões de utilizadores, afirmou Zhengfei.

As suas declarações não são desprovidas de fundamento. Veja-se que a Huawei é atualmente a 2.ª maior fabricante mundial de smartphones – dados IDC. Ao mesmo tempo, contrariando a crispação internacional, na China os seus smartphones Android são mais procurados do que nunca e assim se deverão manter.

Portanto, se toda esta massa de smartphones Android passar a utilizar um sistema operativo rival, a Google sentirá tal impacto. Já, por outro lado, o número indicado por Zhengfei pode estar um pouco inflacionado, mas não muito. Veja-se que até 31 de maio de 2019 a Huawei vendeu mais de 100 milhões de smartphones Android.

 

Recordamos ainda que, para 2019, o objetivo inicial da empresa era vender 250 milhões de smartphones Android. No entanto, esta meta foi, entretanto, ajustada, refletindo as consequências do bloqueio imposto pelos EUA. Mesmo assim, com o ano a meio, a tecnológica chinesa pode efetivamente chegar aos 200 milhões.

Se tudo falhar, a Huawei tem alternativas ao Android da Google

De acordo com os vários relatos até ao momento, o Hongmeng OS será lançado primeiramente na China, com o intuito de testar a reação do público. Aliás, este sistema chegará aos utilizadores ainda em 2019, já de acordo com relatos prévios. Já, por outro lado, aos mercados internacionais poderá chegar o Ark OS.

Apontamos ainda a possibilidade de a alternativa ao Android da Google passar pela Rússia. Mais concretamente, por uma versão modificada do sistema operativo Sailfish OS. Para já, tal é apenas uma hipótese, sendo ainda assim plausível.

Já, por fim, a Huawei terá ainda que colmatar a ausência da Google Play Store e tal passará pela sua própria loja de aplicações. Algo que já está presente, ainda que com pouco destaque, nos seus atuais smartphones Android. Na equação está ainda a portuguesa Aptoide, ainda que a sua escolha seja improvável.

Terá Ren Zhengfei razão nas suas afirmações em relação à Google?

 

Huawei: sem o Android da Google, a solução pode passar pela Rússia

 

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Cunha
    Jorge Cunha

    A Huawei não pode é estar à espera que as coisas se resolvam do lado dos EUA/Google! Tem é de ir para a frente com o seu OS, que segundo dizem é compatível com as aplicações android. É uma boa altura para a Huawei se associar à Aptoid e esta avançar com força contra o monopólio da Google na Store Android

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Era uma vez o android!

  2. Avatar de s_junior
    s_junior

    Não acredito que a HW se vai safar com o seu próprio OS.
    Imagem um telemóvel Android sem App Americanas.
    Deixei o WP por falta de updates, bateria viciada e falta de Apps. Tenho um P20 e começo a acreditar que vou passar pelo mesmo….

    1. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      ou vai buscar ainda mais clientes. O WP é otra historia acho que não havia muito interesse de parte da MS

    2. Avatar de k
      k

      Ainda recentemente uma cliente me trouxe um aparelho huawei comprado a uns meses que acabou de ficar sem a playstore e o youtube deixou de funcionar. Nada a fazer. Nem sei como ela vai fazer agora, se calhar devolve-lo? Nem sei se sequer pode devolver por o aparelho ter perdido funções que existiam quando ela o comprou e agora não tem. Tipo, não é uma avaria mas deveria poder faze-lo..

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Muito estranho, primeiro relato que vejo de isso acontecer…a própria Huawei indica que quem comprou tem sempre o seu suporte e acesso a actualizações. Tenho Huawei à anos e uso os serviços da Google diariamente sem qualquer problema!
        Se calhar um reset de fábrica e voltar a actualizar a ver se acontece o mesmo.

    3. Avatar de Danilo
      Danilo

      Deixa de ser burro, iOS não tem google mas é a marca mais valiosa do mundo.
      O fato de não ter google não significa que nadas podes usar dele.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Ele pode ser burro, mas pelo menos sabe que iOS tem google.

        1. Avatar de Danilo
          Danilo

          Tem, mas não da forma que é o Android.

  3. Avatar de Marco
    Marco

    A mim não me perderá como cliente decerteza enquanto os produtos mantiverem a qualidade de construção, software/OS (atualizações), design (embora este último seja relativo mas falo na minha opinião) que têm. Em relação ao OS tenho a expectatíva se perder o Android terá uma alternativa igual ou melhor não digo no imediato, mas a médio/longo prazo bem desenvolvido será outro OS de qualidade que o mercado terá, mas o futuro o dirá!

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Sem a loja de aplicações da Google, com toda a certeza que a maior parte dos clientes irá simplesmente mudar de smartphone para outra marca que não tenha esse problema, a menos que a Huawei arranje uma loja de aplicações similar se não até melhor ao que a Google já fornece.

    1. Avatar de Jajao
      Jajao

      https://f-droid.org/pt_BR/packages/com.github.yeriomin.yalpstore/

      Yalp store! É o que eu uso em alternativa no meu sailfish!

    2. Avatar de Danilo
      Danilo

      Yalp Store e Aurora Store são clones da Google Play Store.
      ApkPure, Uptodown, Aptoide, F-Droid são alternativas a Google Play Store.
      MicroG é uma tecnologia open-source que substitui todos os serviços do Google, principalmente o Google Play Services.
      E se realmente a pessoa não quiser usar nada do Google, será uma bela opção esse Ark OS.
      Lembre-se que diferente do fracassado do Windows Phone, o Ark OS tem base no AOSP, compatibilidade 100% com o Android by Google.

      1. Avatar de JV
        JV

        Claro Danilo. A tua vizinha que não percebe nada de telemóveis quer mesmo saber disso. E como ela, centenas de milhões de outros clientes.

        1. Avatar de Danilo
          Danilo

          Quem sabe usar Google, sabe procurar alternativas. Se a pessoa é incapaz de fazer isso, não deve usar smartphones.

  5. Avatar de João Coelho
    João Coelho

    Conforme já aqui comentei, os EUA vão perder a liderança tecnológica! Nos bastidores já está em crise por esta altura! Tudo isto é bom para todos os demais!

    1. Avatar de Joselito
      Joselito

      Esses comediantes de hoje em dia….

  6. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    A Google não quer saber. Gostam de ser rasgados pelo homem da peruca laranja.

  7. Avatar de Jonas
    Jonas

    SEREI FIEL A HUAWEI CUSTE O QUE CUSTAR ESSA SACANAGEM AMERICANA A MIM NÃO ME CONVENCE…

  8. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    O que eu mais desejo, é que a huawei faça falência, estes tugas de merda so sabem criticar os usa por ter feito o que fez a huawei, mas nenhum critica tudo quanto china proibe ao ocidente, nem tudo quanto ela fabrica sem licenças, querem é tudo gratis, vao trabalhar sem malandros.

    1. Avatar de Maria
      Maria

      Tuga… és um bom exemplo… Acorda para a vida… E deves ter idade para não passares a vida agarrado a um telele.

  9. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Até a microsoft lhe deveria cortar todos os windows.

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Só um grande problema para ti!! Tu o que tens vem da China excepto os OS.

    2. Avatar de Samuel
      Samuel

      Só um grande problema para ti!! Tu o que tens vem da China excepto os OS.

    3. Avatar de Danilo
      Danilo

      Poderiam usar o Deepin como sistema operacional para computadores. Ele já é um sucesso enorme no Oriente. Imagina uma empresa do porte da Huawei popularizando-o no ocidente?

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        O Linux tem um 0.65% do Mercado na China. Nao chamaria a isso um sucesso enorme

        1. Avatar de Danilo
          Danilo

          O Deepin nasceu no Oriente e faz sim sucesso, a nível de distro Linux. Se uma marca grande com a Huawei começasse a usar o marketing e sua popularidade, poderia fazer esse número bater com o macOS (~10%).
          O problema do Linux no desktop é falta de marketing e o estigma negativo de que Linux é “difícil”, “só pra hackers” e “desenvolvedores” ainda paira na cabeça pequena do povo.

  10. Avatar de Vitor
    Vitor

    Para mim em termos de “espionagem” China e USA são precisamente a mesma coisa…o “problema” é que os “gringos” estavam habituados a atuarem sózinhos nesse domínio e não querem “concorrência”! Se a Huawei lançar o seu SO e tiver hipótese de trocar o Android pelo seu SO serei dos primeiros a faze-lo…

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Este comentário fez-me rir. Este salta dos “gringos” espiões para os “comunas” espiões e vai a saltar de felicidade. Há com cada um…

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        O meu comentário só pode fazer rir quem não o consegue compreender…e pela tua resposta além de não o compreenderes nem sequer consegues uma resposta coerente e escrita em Português que alguém compreenda!

  11. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    A Tugolandia é dos paises mais atrasados do mundo, é dos paises mais corruptos do mundo, é um país de 3º mundo, e ainda consegue ser dos países mais endividados do mundo, 5º lugar, vejam so a competencia das faculdades da tugolandia, demontram a categoria da formaçao das pessoas, baixa qualidade na formaçao.

    1. Avatar de HLAM
      HLAM

      Tudo bem… Tudo a ver com a noticia.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Sr jorge podes difamar o povo português mas isso é só inveja, todos os países têm os seus problemas. Baixa qualidade???? Ahahah. Se calhar aqui a baixa qualidade és mesmo tu. Microsoft, huawei, seja que marca ou impresa, seja que país, precisam todos uns dos outros. Aqui a questão é :os estados unidos bloquearam a huawei por espionagem, mas não te esqueças que todos os países o fazem. Não podes ter uma mente tão retrogada, e andar a difamar os pessoas ou países. Tens que crescer mais intelectualmente e pensar bem no que dizes. Podes criticar seja o que for vivemos numa democracia mas não podes ofender com opiniões da treta.

  12. Avatar de pretor
    pretor

    Jorginho Gomes, get a life…

  13. Avatar de Soldado Mor
    Soldado Mor

    Porque as coisas eram assim tão directas, a maioria de utilizadores que querem Android certamente vão optar por telemóveis Android samsung e outras marcas que tenham Android.

  14. Avatar de Maria
    Maria

    Basta olhar para ti.
    Se gostas ds cheirar o rabiosque do Trump de graça vai para lá… ops não podes… és um latino, daqueles básicos que para o Trump nem para limpar um wc de americano serves… também te deves ir brozear para a praia, para seres ainda mais latino.
    ah ah ah um latino básico a defender alguém que é superior a ele e que olha para ele como lixo. Só mesmo em Tugal ah ah ah

    1. Avatar de Joselito
      Joselito

      Olha o preconceito… Esse site já teve utilizadores melhores!

      1. Avatar de Maria
        Maria

        Estava a ser ironica com o Jorge Gomas… este é de uma incongruência andante de 2 pernas. Como é que latinos ou mulheres defendem aquele narcisista básico e bacoco, não se entende ah ah ah

        1. Avatar de Joselito
          Joselito

          Ironica? Estas a ser preconceituosa, engana-te com as desculpas do narcisismo!

  15. Avatar de Joselito
    Joselito

    Não faz diferença para o Google, uns chineses há mais ou não! Eles não rendiam nenhum centavo, tudo era open, e não usavam nenhuma aplicação rentável do ocidente mesmo!

    1. Avatar de met
      met

      A China é o mercado com maior crescimento do mundo.
      Estamos a falar de um país com mais de 15 % da população mundial, em que o poder de compra da população anda a aumentar, ao contrário do que acontece na Europa onde que estagnou para uns e desceu para outros.
      Dizer que não interessa é de uma ignorância atroz.

      1. Avatar de Joselito
        Joselito

        Que piada, desde quando chinês pode comprar alguma coisa?, ou têm dinheiro? Agora o governo chinês sim, quando decidem o que o povo pode ou não receber, mas como disse, não faz diferença, ainda mais com a hw e xiaomi entregando cópias mais baratas e que são monitoradas facilmente pelo governo genocida!