Huawei: o futuro continua incerto para os seus smartphones Android

10 Comentários

A Huawei pode retomar as relações comerciais com as empresas norte-americanas como, por exemplo, a Google. Pelo menos em parte, uma vez que continuam a existir restrições e contornos dúbios. Assim, continuam a pairar nuvens de incerteza sob o futuro dos seus smartphones Android.

Entretanto, vimos a Huawei a acelerar o desenvolvimento do seu substituto para o sistema Android.

Huawei smartphones Android Google


A agravante de maio último levou a Huawei a encarar como real um dos piores cenários possíveis. Um novo paradigma em que todo o seu setor mobile teria de ser profundamente reajustado ao nível basilar do sistema operativo. Isto é, a empresa teria que encontrar um substituto para o Android da Google.

A Huawei retoma as operações com a Google

Ainda que a decisão de Donald Trump seja extremamente salutar para a Huawei, existem ainda algumas condições, ou melhor, exceções ao levantamento da restrição. Ao propósito, relembramos que as palavras do presidente norte-americano foram as seguintes:

A Huawei pode voltar a vender equipamentos onde não existir um risco potencial para a segurança nacional.

Aqui vemos uma enorme área cinzenta, uma angustiante imprecisão. Mas, quem é que determinará o que são equipamentos de risco? Ou o que são áreas de risco para a segurança nacional? E que empresas estarão dentro, ou fora, deste espaço não delineado de quarentena tecnológica?  Até ao momento subsistem as dúvidas.

Perante tal postura, a Huawei mantém-se sabiamente cautelosa. Uma empresa não pode operar com tamanho grau de incerteza e isto aplica-se aos seus smartphones Android. Ainda que os atuais estejam perfeitamente seguros, com atualizações garantidas pela Google, esta certeza não estende aos futuros produtos.

E os seus futuros smartphones Android?

Em boa verdade, apelida-los de smartphones Android pode, em si, ser uma incúria. Perante o atual status quo a empresa mantém uma postura de desconfiança, tal como avança Tim Danks, o vice-presidente da Huawei para gestão de risco e relações com parceiros comerciais. Ao propósito, o executivo mantém-se apreensivo.

Danks acabou por essencialmente não dar uma resposta concreta. Isto é, não nos deu uma informação segura quanto ao futuro da sua empresa e das relações com a Google. Daí se pode aferir que a utilização do Android, bem como de todos os serviços da Google continua a ser uma possibilidade, e não a desejada certeza.

Ainda que as imprecisões iniciais já fossem conhecidas, a postura da Huawei reflete agora isso mesmo. Com o setor mobile a representar mais de metade da fonte de receita para a tecnológica, a mesma tem que se precaver perante este cenário dúbio. Portanto, a hipótese de ficarmos a conhecer o Ark OS continua a ser plausível.

Neste momento, nem mesmo o responsável máximo pelo Concelho Económico Nacional dos EUA, Larry Kudlow, foi capaz de fornecer uma resposta concreta. No entanto, esta fonte colocou a sua tónica no facto de a Huawei não ter recebido uma “amnistia geral”. Ao mesmo tempo, nas entrelinhas, colocou vários cenários.

Licenças especiais atribuídas à Huawei?

Entre eles o mais provável é a concessão de licenças especiais à Huawei. Isto é, vários salvo-condutos para que esta possa negociar com a Google e demais empresas. Um desfecho que asseguraria assim toda uma futura geração de smartphones Android. Mesmo assim, para já ainda não temos certezas.

Em síntese, para além da possibilidade de utilizar o Android AOSP, de fonte aberta e disponível em todo o mundo, a Huawei deverá usufruir de uma licença para tirar proveito de todos os serviços Google. Desse modo a empresa teria novamente acesso ao Maps, Gmail, bem como aos demais produtos da empresa americana.

Já, numa última nota, até ao momento nem mesmo a Google comentou o caso, cimentando assim a perceção geral de incerteza.

Acabou a Guerra? Trump anuncia fim de bloqueio à Huawei

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kan
    Kan

    bem…nao uso huawei, mas deve ser igual quem tem windows phone, a partir do ano que vem nada vai funcionar, nem atualizar mais.

    enfim, meus pessames a quem tem.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Eu tenho um P20 e não estou minimamente preocupado…as empresas dos USA nunca iriam perder um mercado de cerca de 2 biliões de consumidores como a China e os seus “satelites”! E quanto ao Windows Phone…continuo com um Lumia 950 a funcionar de forma perfeita e sem qualquer problema.Faltam apps? Existe uma “coisa” chamada browser que funciona sempre sem qualquer complicação…

      1. Avatar de Simão
        Simão

        Uso o Lumia 930 e também funciona bem, mas no fim de semana passado o instagram deixou de dar, mas pelo brouwser continuo a usar.
        Ontem foi a app do messenger que deixou e dar a avisou que não vai dar mais.
        Há que ver se arranjo solução pois esta uso bastante com colegas e grupos de amigos.
        De resto por agora está tudo bem apesar de ter que começar a pensar em arranjar outra “coisa” qualquer 😛

    2. Avatar de gemario
      gemario

      Eu tenho um Huawei e estou muito preocupado em como arranjar um Mate 20 PRO barato mesmo,mesmo barato, tal é a minha preocupação.

    3. Avatar de Paolo
      Paolo

      Não usas, pena, não tens o prazer de usar! 🙂
      os teus “pessames”… enfim pro ano que vem já quero ter outro smartphone 🙂
      …mas não vai a acontecer nada disso, e será que não estamos todos (bem, quase todos hehe) a ficar fartos do android?!
      …não seria o momento de começarem a aparecer outras alternativas?
      o windows phone devia voltar, seria o meu próximo OS. 😉

  2. Avatar de Samuel
    Samuel

    Os meus pêsames vão para a Google e as companhias americanas.

  3. Avatar de rgj
    rgj

    Acabo por não ter pena nenhuma da Huawei! Uma empresa que só se preocupa em lançar produtos novos como pão quente e se esquece dos produtos com menos de 1 ano de lançamento, só tem o que merece! Comprei um tablet Huawei passado meio ano do lançamento, e até à data recebi apenas 1 no máximo 2 atualizações de segurança, nunca chegando a sair da versão 7 do Android!! Entrei em contacto com o pós venda e a resposta foi “para já não estão previstas atualizações para o equipamento”… Estou a falar de um Media Pad 10 Lite que custou cerca de 300€.. Huawei nunca mais! Podem falir que não me faz diferença nenhuma!

    1. Avatar de gemario
      gemario

      Não chores porque eu Tenho uma Tablet Samsung S2 (500€) só com 1 ano e Update de Android. só recebeu 1 passou para a versão 7 mais nada.
      Como vês não é só a Huawei.

      1. Avatar de rgj
        rgj

        Compreendo, mas a Samsung também não é exemplo para ninguém.. Cumprimentos

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Eu vinha de topos de gama Samsung e posso dizer que enquanto a politica de atualizações se manter, embora não se deva nunca dizer nunca mas neste caso arrisco dizer nunca mais e aliado a este ponto o facto de estar muito satisfeito com a Huawei ainda mais reforça a minha ideia! Troquei pelo P20 e posso dizer que tive tantas ou mais atualizações em 9 meses que em 6 anos e meio entre o S4 e o S6, a nivél de tablet então recebi para já o dobro das atualizações a vontade em 7 meses no meu Mediapad 5, que em 5 anos de Tab 4 portanto só posso dizer bem da Huawei nesse e em todos os outros pontos, e estar muito satisfeito mesmo e sem dúvida fiquei cliente e é para manter a opção Huawei em futuro! Samsung só mesmo o Gear S3 Frontier que até agora impecavél e me parece a melhor opção a nivél de smartwaches, dado que permite atender chamadas e por exemplo os da Huawei entre outros não, de resto Samsung é distância.