Huawei sancionou funcionários que utilizaram iPhone no Twitter

20 Comentários

Publicar informações de uma marca com equipamentos da concorrência não é propriamente novidade no mundo online. No início de dezembro de 2018, a Samsung destacou o Note9 no Twitter, sendo que a publicação foi feita com um iPhone da Apple.

No final do ano aconteceu algo idêntico, mas por parte de Huawei. Na conta oficial da rede social Twitter da empresa foi publicada uma mensagem de boas festas a partir de um iPhone! A Huawei vai sancionar dois funcionários.

MateBook X Pro Huawei aposta portátil topo


A situação é caricato e no caso da Huawei já teve consequências. De acordo com uma nota interna da empresa, a Huawei informou que irá despromover um dos funcionários e reduzir o seu salário, enquanto o segundo não poderá ser promovido este ano.

De referir que a publicação que indicava ter sido enviada por um iPhone foi rapidamente removida da conta de Twitter da Huawei. No entanto, a imagem do tweet circulou imediatamente na internet, em especial nas redes sociais.

O erro, segundo é explicado na nota interna da empresa chinesa, deveu-se a membros da empresa subsidiária de marketing Sapient. Segundo o referido, a equipa desta empresa não se conseguiu ligar à VPN  para realizar a publicação. Para contornar tal problema, os funcionários utilizaram os seus telemóveis com um cartão SIM de Hong Kong, que lhes permitiu assim aceder à rede social e fazer a respetiva publicação.

O vice-presidente da empresa e diretor do conselho de administração, Chen Lifang, terá referido inclusive que o incidente “causou danos à marca Huawei”, uma vez que a empresa chinesa está em “competição com a Apple” ao nível das vendas.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LA
    LA

    Que desculpa mais esfarrapada…

    1. Avatar de JJ_
      JJ_

      Faz todo o sentido.
      Estamos a falar de um canal oficial de uma marca, que usou a marca concorrente para comunicar.
      O problema aqui não é usar produtos de outra marca, é deixar o registo que isso é feito num canal oficial.

      Isto é o mesmo de uma empresa que venda MEO, no escritório até pode ter instalado NOS, mas não pode dizer isso aos clientes. Porque se o fizer vai perder credibilidade.

      1. Avatar de Jorge Ribeiro
        Jorge Ribeiro

        Continua a ser ridiculo o que fizeram aos funcionários.
        Podem ter errado, mas só erra quem trabalha.
        Estar a fazer o que fizeram aos trabalhadores não se faz.
        Eles não perderam qualquer valor com isto.
        Uma coisa é avisar e dizer para ter mais atenção, outra é despromover a pessoa e por a mesma a receber menos.
        Só mostra que a companhia já só se preocupa com valores e nada mais!

        1. Avatar de Mf3rRo
          Mf3rRo

          Não concordo contigo, mesmo sendo uma empresa subsidiada, tem de haver profissionalismo, se no twitter fica registado a marca do telemóvel, não achas que fazer publicidade de uma marca com outra do mesmo ramo, não é falta de profissionalismo, sendo o trabalho deles de marketing?

          Eu sei que o português funciona assim: “fiz me###a da grossa com consequências ou não, que se lixe, pode ser que a próxima não o faça, deixa andar, estou a lixar-me”….

          Alguma coisa tem de mudar nem que seja a atitude, não achas?

          Aposto contigo, para o ano quando estes dois trabalhadores forem outra vez promovidos, nunca mais vão repetir o feito. 🙂

        2. Avatar de Ricardo Almeida
          Ricardo Almeida

          Discordo desta opinião. Pessoas cuja função é promover a marca não podem falhar de uma forma tão básica como esta. Não é uma questão de valores, é uma questão de falta de profissionalismo. Sou consultor de IT e se cometo erros graves que chegam aos clientes finais em produção aceito que me seja feito o mesmo.

        3. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Vamos imaginar que vao comprar um Mercedes e o vendedor conduz um BMW.
          Vamos a uma loja Apple e os funcionário utilizam Android.
          Vamos ao escritório Super Bock e o pessoal está a beber Sagres.

          Penso que ficava um pouco mal.

          1. Avatar de José Monte
            José Monte

            Bem visto

  2. Avatar de Mickaël Gomes
    Mickaël Gomes

    Quem trabalhar na Huawei, terão que usar Huawei.

    1. Avatar de Falcão Azul
      Falcão Azul

      Claro,é evidente.

  3. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    Aí se vê a democracia da china, coitados metem pena, cada usa aquilo que mais gosta.

    1. Avatar de Mf3rRo
      Mf3rRo

      E usam… A huawei não é contra isso… É somente contra de se fazer um anuncio Huawei com um iphone e toda as pessoas poderem ver isso.
      Na minha pequeninha opinião, é falta de profissionalismo… Quase igual á sua, que só se dá ao trabalho de ler o titulo e não o post todo… :p

  4. Avatar de Jorge Gomes
    Jorge Gomes

    O grande problema é a inveja, o telemovel mais desejado do mundo é sem duvida o iphone, so é pena ele ser tao caro, como todos os produtos da apple.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Samsung galaxy S10 sem dúvida.

  5. Avatar de BOX
    BOX

    E os trabalhadores da autoeuropa que andam de clio ou de fiat punto terão estas consequencias?

    1. Avatar de Mf3rRo
      Mf3rRo

      Se fizerem um anuncio do carro da marca (VW) e aparecerem de clio ou fiat no anuncio, como é este o caso, sim, deviam ter consequências… Leia o posto todo, se faz favor, antes de escrever… zzzz

  6. Avatar de Crow-
    Crow-

    É notório que a grande maioria das pessoas que comentou esta noticia só leu o título ou então não percebe português.
    A Huawei não sancionou funcionários que usem a título pessoal smartphones de outras marcas. Apenas vai sancionar funcionários que no decorrer da sua atividade profissional usaram dispositivos não autorizados, de marcas concorrentes, para exercer ações de publicidade à própria marca.

  7. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    Que vergonha !! A Huawei fez muito bem.Que 2 parvalhões.