Huawei e Honor irão deixar de disponibilizar código de desbloqueio do bootloader

25 Comentários

Até agora, a Huawei era uma das marcas que fornecia livremente aos seus utilizadores o código de bootloader caso o pedissem.

No entanto, após um aviso no seu website, a marca chinesa anunciou que iria deixar de cumprir esta procedimento.

huawei mate 10 lite

Para os utilizadores e programadores que gostam de alterar recoverys e ROMs dos seus smartphones, a Huawei era uma das marcas que permitia facilmente este procedimento.

Aqueles que o pretendessem receber o seu código, bastava aceder à página criada para o efeito e requisitar o envio dos dados para o seu smartphone.

Huawei Mate 10 pro - 15

No entanto, há algumas semanas, a página desapareceu sem aviso prévio, embora ainda permitisse que os códigos fossem pedidos através do Google Docs, sendo os códigos entregues normalmente.

Depois de algumas semanas com este novo funcionamento, a Huawei cortou mesmo a possibilidade de pedir os códigos de desbloqueio. Através numa mensagem na página de desbloqueio e numa publicação no fórum XDA, a marca chinesa anunciou que irá deixar de fornecer estes códigos para novos modelos, Huawei e Honor, e que, os modelos antigos têm agora 60 dias para pedir o desbloqueio, ficando impossibilitados de o solicitar depois desse prazo.

Nas  suas declarações, a marca chinesa refere que esta decisão pretende melhorar a experiência do utilizador e evitar os problemas causados pelo flashar de ROMs, uma justificação algo insuficiente visto que só pedia o desbloqueio do bootloader quem realmente pretendia fazer estas alterações.

Esta é uma má notícia para a comunidade que via agora na Huawei uma grande aliada. A marca chinesa tinha começado a facilitar o acesso a diverso conteúdo que permitiram um grande desenvolvimento da comunidade nos últimos tempos, embora agora pareça voltar a dificultar esta evolução.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Djoje
    Djoje

    Sim sim … Querem é vender mais quando um telefone deixar de ter update e assim a malta não pode por um custom rom.

    1. Avatar de bom senso
      bom senso

      com as protecções de segurança no smartphones que cada vez são mais, é natural que esta situação um dia tinha de acontecer, os fabricantes a deixar de dar acesso ao bootloader , e com isto avizinha-se o fim das custom rom’s, um dos maiores e mais conhecidos o “chainfire” já deslargou a comunidade ao fim destes anos todos a ajudar a desbloquear os bootloader de inumeros smartphones e melhorias em n custom’s rom’s, mas com a evolução das protecções de segurança, já á muito que isto algum dia viria a ser uma realidade…

      1. Avatar de André Fontes
        André Fontes

        Santa ignorancia… Só pontapés ao lado.

        1. Avatar de Kim braguilha
          Kim braguilha

          Fdx podes crer

  2. Avatar de Hugo Freitas
    Hugo Freitas

    O meu do trabalho é um Huawei e era uma coisa q achava positiva no tm, apesar de não ter feito unlock (por não ser meu). Para mim (e qq geek) será certamente um ponto negativo quando chegar a opção de compra.

  3. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Estava a pensar fazer Root ao meu Huawei Mate 10 Pro… LOL
    E agora? Alguém saberá com fazer?

  4. Avatar de nobodyAtall
    nobodyAtall

    Cheira me que querem proteger alguma partição (A.I. maybe?) nós próximos equipamentos.

  5. Avatar de Marco
    Marco

    Mas ainda podemos pedir ou já desapareceu de vez? O meu ainda é relativamente recente, mas queria ter a opção do desbloqueio num futuro muito próximo! Ainda posso pedir para quando decidir desbloquear?

    1. Avatar de ivan
      ivan

      pede que eu para um colega meu para lhe por uma custom rom ainda deram por isso nao custa tentar e desbloquear para um futuro ao menos ficas com ele ja pronto

      1. Avatar de Marco
        Marco

        “The form Bootloader Unlock Code Request is no longer accepting responses.”

        O google docs já não funciona, onde pediste?

        1. Avatar de ivan
          ivan

          nao fui eu que pedi foi o meu colega eu posso lhe perguntar se ainda esta disponivel e deixo aqui caso me diga e ainda esteja a dar

          1. Avatar de Marco
            Marco

            Agradecia imenso 😉

          2. Avatar de Jika
            Jika

            Através da linha de apoio ao cliente 800 100 066 pedir informações.

            Ou sendo mais direto através do mail

            mobile.pt@mail01.huawei.com

            Enviar com o assunto

            Bootloader Unlock Code

            Com os seguintes dados

            IMEI

            Serial Numbers

            Produto ID

            O Product ID e o Serial Number podem ser obtido marcando no telefone a seguinte combinação

            *#*#1357946#*#*

    2. Avatar de ivan
      ivan

      Falei com ele disse que mandou mail ao suporte da Huawei da Irlanda porque leu que eram dos poucos ou únicos que ainda forneciam. Tenta também

  6. Avatar de André Fontes
    André Fontes

    Era de esperar e havia malta na XDA que já sabia como andavam as coisas, a Huawei enviou algumas dev units do Honor V10 e entregou 1 source code para um único modelo (existem 3) e apenas correspondente ao Android 8.0, código esse que estava completamente bugado no V10, mas funcionava perfeitamente no Mate 10 por isso pelo menos 4 devs deixaram de fazer custom kernels, para além disso começaram a excluir devs do Discord que foi criado para todos os devs com dev units sem qualquer motivo e no qual está muita gente da XDA.
    O responsável pelo programa de recrutamento passou a mensagem no dia 6 de Abril de que iriam enviar o source code de mais modelos para os devs no espaço de uma semana, até hoje… Perante isto era de esperar que algo do género estivesse para acontecer.

    1. Avatar de Batata
      Batata

      Li mo XDA que já está a activo até ao fim do ano .

  7. Avatar de cfbs
    cfbs

    Para quem ainda quer pedir, alguem sabe como fazer?

  8. Avatar de Joao Cardoso
    Joao Cardoso

    Fácil, mais 2 marcas que risco na compra de um telemóvel..

    1. Avatar de carlos fernandes
      carlos fernandes

      só assim é que apendem …

      1. Avatar de bom senso
        bom senso

        aprendem o quê??? o pessoal que recorre a costum rom’s é uma pequena minuria face aos milhares que só usam a rom stock, logo esta situação não vai aquecer nem arrefecer, as empresas não vão perder rigorosamente nada… e muitas outras irão pelo mesmo caminho…

  9. Avatar de bom senso
    bom senso

    aprendem o quê o pessoal que recorre a rom’s costum é uma gota no oceano comparado com aqueles que usam o telefone inteiramente stock, por isso esta situação para eles não vai aquecer nem arrefecer…

  10. Avatar de Bruno
    Bruno

    A mim tb não aquece nem arrefece.

  11. Avatar de Fábio Belo
    Fábio Belo

    Tendo os códigos e os equipamentos com garantia a marca não invalida a garantia de fábrica?!

    1. Avatar de Jika
      Jika

      Só o facto de pedires os códigos, já perdes o direito a garantia. Mesmo que não faças o desbloqueio.

  12. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Comprar uma peça de hardware que estará para sempre limitada e que nunca será na verdade minha? não obrigado.
    Se todos os portateis vendidos apenas corressem windows 7, sem possibilidade de formatar, actualizar, meter o 10, ou o xp, ou o linux queria ver