Huawei assina acordo com a Rússia para a implementação do 5G

9 Comentários

A Huawei firmou uma parceria estratégica para auxiliar a Rússia a desenvolver a sua infraestrutura de redes 5G. A tecnológica chinesa estreita assim relações com o governo de Putin e a operadora MTS para dotar o país da próxima geração de redes, preparando-o para o futuro das telecomunicações.

O acordo coloca assim a tecnológica chinesa e a nação russa na linha da frente do 5G.

Huawei Rússia redes 5G


A parceria foi firmada por Guo Ping, atual presidente do conselho de administração da tecnológica chinesa e pelo responsável máximo pela MTS, Alexei Kornya. O entendimento foi assinado no Kremlin na última quarta-feira (5) e contou com a presença dos respetivos chefes de estado, na imagem.

Huawei firma parceria com a Rússia para o desenvolvimento do 5G

Com efeito, foi sob o olhar atento de Xi Jinping e Vladimir Putin que se assinou este novo protocolo de colaboração. “Ambos os parceiros acrescentam ímpeto estratégico à cooperação entre as duas principais empresas. Por conseguinte, construímos as fundações para a implementação das redes 5G na Rússia.

As declarações de Kornya expressam o entusiasmo perante a colaboração com a Huawei e a sua operadora. Além disso, é feita a promessa que todos os esforços serão colocados para que as infraestruturas de redes 5G não tardem em crescer na Rússia.

Já, por sua vez, Guo afirmou que a Huawei tem mais de 16 mil patentes em torno das redes 5G. Desse modo, é um dos parceiros estratégicos mais bem preparados em todo o mundo. Assim sendo, com a porta fechada nos Estados Unidos da América, é na Rússia que a tecnológica encontra novas oportunidades.

A Huawei tem mais de 16 mil patentes envolvendo redes 5G

O entendimento surge no primeiro de três dias em que Xi Jinping dedicará à Rússia, tal como avança a BBC. Foi, além de estratégico, um entendimento simbólico. Sobretudo quando a Huawei é cada vez mais acossada nos Estados Unidos da América. Ao propósito, ainda hoje vimos novos desenvolvimentos.

Relembramos a ordem executiva, assinada por Donald Trump em maio último. Fruto desta decisão, as empresas norte-americanas foram impedidas de encetar qualquer relação comercial com a Huawei. Ao mesmo tempo, a tecnológica passou a versar da lista negra dos Estados Unidos.

Em causa estão os alegados laços estreitos entre a Huawei e o governo da China.

Huawei: próximos smartphones chegarão sem o Facebook e WhatsApp

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SAND0KAN 1513
    SAND0KAN 1513

    Excelente artigo, espero que o 5G venha revolucionar a internet movel com tarifarios bons. 30 euros por mes com trafego ilimitado era bom

  2. Avatar de Olhos azuis
    Olhos azuis

    Bem feita para o Trumpbotas

  3. Avatar de Miguel Silva
    Miguel Silva

    Pra que 5G na Russia? 70% da população russa compra smartphone de gama baixa a rasca. E ainda por cima numa “internet” que é bastante censurada. Os russos querem é condiçoes basicas nao 5G.

    1. Avatar de Felipe Cardoso
      Felipe Cardoso

      +1

    2. Avatar de simples
      simples

      Talvez faça sentido entender o tamanho do pais que fala.
      Em moscovo, o sinal é bem melhor que qualquer zona de portugal, e por menos de 20eur tens tarifarios ilimitados de 4g.
      Falar de internet movel quando portugal é a vergonha que é, é ironico. um pais tão pequeno, com cobertura tão ridiculamente má e preços ridiculamente altos.

  4. Avatar de Vera Lucia
    Vera Lucia

    Agora a UE só tem que decidir se está com a CH e RS ou com os yankies. Acho que deveria ter isto em consideração nas negociações das tarifas que o yankie more quer aplicar à UE. Se forem aplicadas tarifas deve virar-se para este lado do atlantico.

    1. Avatar de Nothing to!
      Nothing to!

      A UE tem a Ericsson es nokia. Não precisamos de estar nem com os Yankees nem com os chineses 😉

  5. Avatar de SAND0KAN 1513
    SAND0KAN 1513

    Excelente artigo

  6. Avatar de MMM
    MMM

    Bom artigo, mas merece aprofundar 2 pontos:

    1. O título deveria ser “Huawei firma parceria com a Rússia para o desenvolvimento do 5G”. O que assinaram foi o mesmo que fizeram com a MEO, uma carta de intenções de cooperação sob forte pressão política. Não é um contrato nem acordo comercial e aparece 2 dias depois da primeira vídeo chamada em 5G na Rússia, feita entre a MTS/Rostelecom e a Nokia:
    https://www.telecompaper.com/news/megafon-rostelecom-nokia-perform-international-video-call-on-5g-network–1295751

    2. A Huawei não tem 16.000 patentes, mas sim cerca de 1.600, muitas delas sobre o mesmo tópico (dividem um assunto em várias partes para submeterem mais contribuições e patentes, fica bem nas estatística e acordos FRAND).
    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.iplytics.com/wp-content/uploads/2019/01/Who-Leads-the-5G-Patent-Race_2019.pdf&ved=2ahUKEwiSis-T4driAhXB8uAKHXeZCnkQFjALegQIARAB&usg=AOvVaw2iGnKu6aRAY3osI0ZwAP6H&cshid=1560027050289

    A Huawei tem uma força de trabalho incrível, fruto da lei laboral chinesa e da cultura do 996, mas mesmo assim não está à frente da concorrência como quer fazer parecer. No limite, chegaram ao mesmo nível.