Huawei: a queda anunciada que pode arrastar o mercado de smartphones

50 Comentários

Os desaires da Huawei podem afetar todo o mercado de smartphones e provocar mais um ano de contração no volume de vendas. Segundo os dados da agência Canalys, ainda que a Samsung, Apple e Xiaomi venham a repartir entre si uma boa fatia outrora pertencente à Huawei, o mercado, como um todo, ficará mais pobre.

Embora a própria Huawei já admita uma queda nos próximos trimestres, pode não ser a única a derrapar!

Samsung Apple Huawei Xiaomi smartphones


Fruto da desgastante guerra económica entre os Estados Unidos da América e a China, assunto inegavelmente exaustivo, as consequências de tal já se fazem sentir a vários níveis. A primeira das quais, sendo o medo que já grassa entre os consumidores para com os smartphones Android desta empresa, mas há mais riscos latentes.

Samsung, Apple e Xiaomi vão crescer

Enquanto isso, o mercado deverá contrair. Estas são as primeiras previsões apontadas pela agência de análise de mercado. Embora a Huawei seja a principal visada, as ondas de medo têm um enorme potencial para desacelerar o mercado dos smartphones, tudo isto desde a ordem executiva assinada por Trump a 15 de maio.

Anteriormente, vimos também a fabricante Huawei a reajustar as suas previsões de crescimento. Ainda que a meta anterior fosse ultrapassagem a Samsung até ao final de 2019, ou em 2020, o objetivo acaba agora por ser adiado por tempo indefinido. Para Canalys, reina agora a incerteza em todo o mercado mobile.

Ainda que seja impossível prever com exatidão o comportamento do mercado e dos consumidores, a Canalys já delineou as suas previsões. Nesse sentido, vemos um prognóstico novamente negativo para o ano de 2019, com a recuperação a ocorrer apenas em 2020. Entretanto, o mercado de smartphones cairá 3,1%.

A incerteza em torno dos smartphones Huawei

O mesmo pode ser dito quanto às consequências a longo prazo para todo o mercado de smartphones. Ainda assim, a Canalys é veemente no seu prognóstico negativo, esperando novos desenvolvimentos infelizes, não só para a Huawei. Entretanto, o mercado deverá contrair e voltarão a vender-se menos dispositivos móveis.

É uma tendência alarmante para um mercado que até há bem poucos anos vinha a crescer ininterruptamente desde os primórdios do telemóvel inteligente. Daqui em diante, existem boas notícias para a Samsung, Apple e Xiaomi, três fabricantes agora livres. Três empresas que aproveitarão o infortúnio da chinesa Huawei.

Huawei perde o interesse do público e dá lugar à Samsung e Xiaomi

O mercado, como um todo, começou a abrandar já em finais de 2017. Contudo, seria em 2018 que o abrandamento foi mais significativo. Para tal, várias agências de análise de mercado apontaram uma miríade de razões, salientando-se, sobretudo, a falta de inovação. O repetir de uma fórmula, ano após ano.

Nem o 5G, nem os smartphones dobráveis…

Foram colocadas grandes esperanças nestes dois vetores. No entanto, o primeiro está ainda a dar os primeiros passos e, mais uma vez, com a Huawei fora de jogo, o padrão de redes 5G pode demorar mais alguns anos até se tornar comum junto dos consumidores.

Enquanto isso, os smartphones dobráveis parecem ter-se esfumado do mercado logo após a sua apresentação no início de 2019. Ainda que o Huawei Mate X continue a estar previsto para a Europa, o terminal pode sofrer juntamente com a marca. Já, por sua vez, o Samsung Galaxy Fold voltou para os laboratórios da Samsung.

Em síntese, foram duas “inovações” um tanto quanto forçadas. Como resultado, a agência Canalys estima que só a partir de 2020 é que estes fatores abonarão o mercado. Entretanto, ambas as tecnologias carecem de implementação e aperfeiçoamento, respetivamente.

2020 será o ano da recuperação

Ainda que 2019 possa trazer uma nova queda para o mercado de smartphones. Em grande parte com as vendas da Huawei revistas em baixa, a Apple, Samsung e Xiaomi capitalizarão com o azar alheio. Já, a partir de 2020, com o amadurecimento do 5G e, quiçá, também dos dobráveis, o mercado recuperará.

Por fim, este ano a Canalys prevê a venda de 1,35 mil milhões de smartphones. Já para 2020, está previsto um crescimento de 3,4% no volume de vendas, traduzindo-se em 1,39 mil milhões de unidades vendidas. Por sua vez, em 2018 o mercado mobile contraiu 4,5% de acordo com os dados desta agência.

Em jeito de nota de rodapé, a Canalys alerta para o caráter volátil do atual enquadramento de mercado. As suas cifras podem mudar consideravelmente de acordo com as decisões estratégicas e políticas.

Leia mais…

Huawei terá abrandado produção de smartphones até resolver o problema com os EUA

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Olhos azuis
    Olhos azuis

    Eu NUNCA irei comprar um iphone, é muito caro para a minha carteira, um telemóvel de 150 euros de 3 em 3 anos chega

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      O meu redmi 4 prime custou 130 e estou mais que contente e ja passou 4 anos
      Problema e ja nao haver roms oficiais mas isso e o menos
      Creio que aguente mais 2 anos ate precisar de trocar por outro

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        4 anos??? O Redmi 4 Prime começou a ser vendido nos finais de 2016…

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Lá vou ter de deixar a Huawei e voltar ao número um mundial de vendas, Samsung.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Só deixas porque queres. Eles não irão desaparecer certamente.

    2. Avatar de Darkever
      Darkever

      Começo A achar que vou fazer o mesmo…

    3. Avatar de Samuel
      Samuel

      A próxima a cair é a Apple

    4. Avatar de Mário
      Mário

      gostei da afirmação. “Os eropeus tem apple e samsung…”

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Se achas que a concorrência não potencia o desenvolvimento…és ignorante. Basicamente é isso. Não sei como dizer por outras palavras.

    1. Avatar de Pinheiro
      Pinheiro

      Concordo plenamente.

    2. Avatar de Pinheiro
      Pinheiro

      O mister Hugo tem toda a razão.

    3. Avatar de JungIe boarder
      JungIe boarder

      Concorrencia entre androids ha muita, para Apple não são concorrentes pois huawei é chinoca e fraca apenas para patos sem guito como tu. Baixa a bolinha hugo, um desempregado como tu a viver em casa dos papas devia ter vergonha.

      1. Avatar de Curioso
        Curioso

        Andas a comer arroz e salsicha durante 4 anos para andares a passear uma maçã meia comida e chamas os outros de pato

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Nem todos que têm Huawei são tesos… Eu tenho um, que me foi oferecido, mas como não gosto de smartphones – mantenho-me fiel ao meu V3 Motorola – mas não vejo qual o problema em se ter um gadget destes…
        Caro, “quem se gaba do que tem, ou muito fala, ou muito deve”… Se ganha bem, parabéns, mas como é que o Jungle sabe quanto ganham os outros?

      3. Avatar de Daniel
        Daniel

        PS : o próprio Android serve de concorrência para o iOS… Basta que veja que, quanto mais sofisticação houver nas apps Android, mais vontade a Apple vai ter em evoluir

    4. Avatar de Mário
      Mário

      em nenhum lado do artigo vi referencia ao gosto pessoal do sr. Jungle boarder. Não entendo o devido comentário.

  4. Avatar de Alberto
    Alberto

    Se a china retalia e corta relações com empresas americanas todos os telefones de empresas chinesas deixam de poder aceder ao Google (entre outras)?
    E se deixam de fabricar componentes?
    Preparem-se para comprar telefones a 3000.00 €

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A China tem mais a perder que os EUA, porque eles dependem dessas marcas todas para produzir os equipamentos. Uma retaliação faria com que a Foxconn e outras deslocassem produção para países como Vietname ou Índia, e a China ficaria no lodo. Aliás, a Foxconn já mudou linhas de produção para a Índia como forma de evitar tarifas no próximo Iphone.

      1. Avatar de Pedro Silva
        Pedro Silva

        Meu caro daqui até terem linhas de produção a funcionar como na China estavam desgraçados…

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Já têm.

          Abc

      2. Avatar de Samuel
        Samuel

        A China tem mais a perder onde!? Se a China quiser manda a economia global para o alho pois basta começar a vender a dívida dos EUA que ela tem.

        1. Avatar de Tonho
          Tonho

          Nem mais…

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    tira as palas

  6. Avatar de Henrique
    Henrique

    Poderiam indicar que na rede 5G estão a Nokia e a Ericsson, onde poderão abocanhar os projetos da Huawei.
    E o mal é que somente indicam três fabricantes que poderão beneficiar com este jogo, e as outras?

  7. Avatar de Miguel Matos
    Miguel Matos

    Guerra é guerra, sem grandes concorrências não há grandes fabricantes.
    Agora o que estou assistindo é um ego entre nações que lideram a economia mundial.
    Agora estou para ver o que irá acontecer quando Pequim fechar a entrada dos iPhones na China e para não esquecer que os principais matérias que compõe os equipamentos estão na China e pior que isso, as patentes de extração dos materiais pertencem à China.
    Resumindo, vai haver uma inflação nos preços dos produtos eletrônicos mundiais. Pois é tudo feito na China .
    A Europa entregou toda indústria de transformação à China.
    Agora só vejo uma solução e que passa pela Ásia também, a solução dá-se pelo nome de Índia.
    Huawei acabar, não acredito, acredito mais em mudança de país sede e um novo nome e logotipo.
    Tal como aconteceu com a Google quando reestruturou os seus quadros, continuou como Google, mas com patente Alphabet.

  8. Avatar de Fulano
    Fulano

    Eatas empresas Americanas gosram muito de anunciar coisas que raramente acertam. Na Europa a Huawei não está a sofrer como o texto diz e na Asia foi ZERO o impacto nas vendas. Austrália, Alemanha, Reino Unido, Rússia, Itália e muitos mais Países na Europa continuam a importar tecnologia 5g da Huawei a bom ritmo e as vendas de telefones depois das notícias de que estavam em queda não se têm visto, tendo em conta o pânico inicial criado. Certo é que apenas aqueles que acreditam nesta mirabolante tentativa dos EUA de acabar com a Huawei vão na “istória” que os Chineses andam a espiar, quando de facto andam a tentar a todo o custo fazer esquecer o que a NSA, CIA E FBI têm feito nas ultimas décadas…

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Só sabe falar das agências americanas por que apenas elas são perseguidas por todos! Sabe lá você o que fazem os chineses e outros! Andavam os alemães muito ofendidos por terem sabido que eram espiados e eis que formam pouco tempo depois denunciados por também eles espiarem quem os espiava! Por que não fala da tecnologia e informação roubada “as toneladas”! Não há Snowden ‘s nem Assange’s chineses – nem podiam que eram logo mortos – como também não há com os russos! è tudo muito cheio de moral e ética quando se fala dos Ocidente e em particular dos americanos, mas o mesmo grau de exigências nunca vi fazerem aos outros! Mal estariam os americanos se não recolhessem informação e mesmo assim, é o que se vê, pois desde os planos para a bomba atómica até às mais recentes descobertas e investigações são sempre e continuamente espiados e roubados!

      1. Avatar de An tonio
        An tonio

        Que confusao reina na sua cabeça. Com que então os americanos investigam e depois são roubados?
        Sabe por acaso quem construiu a tecnologia espacial americana? Olhe foi um nazi capturado.
        Sabe de que pais era Einstein?Nicola Tesla ?
        Esqueca os americanos como todos os povos sabem aproveitar os creditos alheios.
        Agora nao duvide que espiam bem mais os americanos que os chineses ou russos, e nao afirme que nao existem snowden’s chineses ou russos porque os americanos estao a certificar-se que tambem por lá nao vao existir mais snowden’s.

        Moral é coisa que nao existe na Russia na China mas tambem na America, na realidade poucos paises no mundo tem moral e etica,

        Nao se sinta virgem ofendida a defender os americanos que eles nao merecem e tambem nao precisam

    2. Avatar de Luís Pacheco
      Luís Pacheco

      Acho que tens razão em muita coisa, excepto que na Europa a Huawei não está a sofrer? Mas que raio… Andamos a ler fontes diferentes

  9. Avatar de Guito
    Guito

    Ignorante… Os iPhone são basicamente fabricados na China… Basta eles retaliarem e quero ver depois o que compras e a que preço.

  10. Avatar de Diniz
    Diniz

    Quando a América se sente ultrapassada faz isto, provoca a confusão.

  11. Avatar de Antero Ferreira
    Antero Ferreira

    Não tenho medo e vou continuar a confiar e comprar HUAWEI….

  12. Avatar de Sergio
    Sergio

    E como o mercado és só tu, tá tudo dito…

  13. Avatar de Buckethead
    Buckethead

    Tenho Huawei P9 logo desde que saíu. Estou super satisfeito. Com esta história toda do boicote e tal o meu próximo telefone será… Huawei. De preferência o P30Pro. Adoro coisas boicotadas… Que querem? sou do contra…

  14. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Ainda bem para si .E se a ignorância paga-se imposto ,nem em 2 vidas pagava as suas dividas

  15. Avatar de EvoX
    EvoX

    Com a brincadeira do Trampa não é só a Huawei a sair prejudicada, onde trabalho produzimos muito material pra grandes companhias como Intel, amd, GF e as encomendas já baixaram muito, ele pensa que prejudica a china mas vai prejudicar companhias a nivel mundial

  16. Avatar de sakura
    sakura

    O comportamento da trump.google é inaceitável….
    queriam vender + Pixel s … ?
    A MS continua a vender W10 e suporte a Huawei mesmo em contra do trump…. i love GnuMsLinux

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Mais um fan boi da Apple comida que não sabe nada. Se a ignorância é a burrice pagasse imposto o que tu terias de pagar dava para pagar a dívidas de Portugal.

    2. Avatar de Maria
      Maria

      Não usas iphone de certeza. Iphone é para pessoas ecléticas, não básicos trolls para gerar comentários. Vai para a rua ver tipos e tipas giros, falar, engatar, beber um copo. Deixa de estar agarrado ao telemovel, pareces daqueles inadaptados sem nada para dizer escondidos atrás de um teclado eh eh

    3. Avatar de Luís Pacheco
      Luís Pacheco

      A Google? Mas será que as pessoas não sabem ler? É só procurar um bocado para perceber que a Google NÃO PODE ir contra o que Trump assinou. É só ler um pouco para além dos títulos.

  17. Avatar de Victor Santos
    Victor Santos

    Falar da América de Trump, é falar de #¿$?%!¡, e eu peço desculpa, mas só falo de #¿$?%!¡ qd estou distraído.

  18. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    depois de me teres chamado de palerma,
    olha bem à tua volta aqui 😉

  19. Avatar de MarioM
    MarioM

    Lixo comandado pelo trumpas

  20. Avatar de Djspawn
    Djspawn

    Huawei is the best ❤️❤️❤️❤️❤️

  21. Avatar de sakura
    sakura

    para tua info o proximo S.O. da Ms vai ser linux base….(ARM)
    a apple vai usar Z shell Zsh como ArchLinux Lol.
    o S.O. mais uzado no mundo é Linux.
    e usas o software da apple onde? no teu carro em uma unidade fabril na tua tv? pois…. e se o “chulo” te leva 30% pq não deixas de ser a sua puta.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Eu, por acaso, gosto de Linux… Quer experimentar vir dar – me “uns abanões”? É que desconfio que o Jungle um misto entre “troll” e valentão de “monitor”…

  22. Avatar de DanyRod
    DanyRod

    Na minha terra, havia um homem que dizia ter tanto dinheiro, que o banco já não lhe aceitava mais para depósito, porque já lá não cabia… Quando morreu, e os filhos foram ao banco, tinha 20 e poucos euros, nem para pagar o caixão serviu…
    Cheira-me que este Jungle boarder deve ser a mesma treta… Fala muito… Um troll dos pequeninos… E ainda por cima, sem educação..

  23. Avatar de Filipe Marques
    Filipe Marques

    Tantas ofertas no mercado, se houver quebra melhor, preços mais baixos na venda final. Eu cá já é o segundo telemóvel chinês a comprar, o primeiros um elepjone s8 durou 4 anos sem problema, e ainda lá está vídeo partido. Agora um umidigi z2 pro