Há cada vez mais utilizadores a mudar do Android para iOS

283 Comentários

A guerra entre o Android e o iOS não é nova e tem seguidores fervorosos em ambos os lados. Mas muitos utilizadores são imunes a estes conflitos e escolhem os seus smartphones com base nas suas características, provas dadas de bom desempenho, autonomia, entre outros fatores.

Um estudo recente veio revelar algo que muitos já notaram: há cada vez mais utilizadores a mudar de um dispositivo Android para um iPhone.

Android iPhone

É normal a migração de utilizadores entre sistema operativo e até entre marcas. Faz parte do mercado e das ofertas que as empresas conseguem disponibilizar. O Android tem-se conseguido manter no topo das preferências, mas este cenário está a mudar, com uma nova onda de migração para o iOS presente nos iPhones.

A nova mudança do Android para o iPhone

Esta conclusão partiu de um estudo feito pelo Consumer Intelligence Research Partners, que concluiu que os utilizadores estão a mudar a sua escolha e a voltar a preferir a oferta da Apple no campo dos smartphones.

Em concreto, este estudo mostrou que 20% com novos utilizadores de iPhone, que fizeram a mudança no último trimestre, vieram de equipamentos Android, sendo que o maior investimento foi feito nos iPhone 7 e 7 Plus. Este valor é um claro crescimento face aos 17% que foram registados no trimestre anterior.

Esta nova leva de migrantes mostra que a confiança nos produtos Apple e no iPhone está novamente em alta, o que pode ser um excelente presságio para o lançamento do próximo iPhone.

A mudança dentro do ecossistema Apple

Para além da migração vinda do Android, o estudo do Consumer Intelligence Research Partners revelou ainda que mesmo dentro do universo Apple há mudanças.

Se até agora o modelo mais usado era o iPhone 6S, no entanto, a escolha atual está a recair sobre os modelos mais recentes, iPhone 7 e iPhone 7 Plus. Estes dois representaram 81% dos novos dispositivos comprados neste trimestre.

Há ainda um movimento interessante que mostra que a escolha da Apple em dotar os modelos Plus com funcionalidades exclusivas foi acertada. Tanto o iPhone 6s Plus como o iPhone 7 Plus foram os que mais cresceram (10%), saltando dos 32% para os 42%, respetivamente.

Este é um cenário excelente para a Apple e para a chegada do iPhone 8. Há uma grande confiança dos consumidores na marca e uma expectativa grande no que este novo modelo vai trazer de novidades.

Fonte CIRP

 

Leia também:

O Windows Phone morreu, quem o afirma é a Kantar

Comentários

283

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Napoleon Bonaparte
    Napoleon Bonaparte

    Eu também não.
    Agora tenho um OP3T e estou muito satisfeito com a mudança.

    1. Avatar de Hélder
      Hélder

      A valorização excessiva que uma marca, que lança 2 telemóveis novos a cada ano. Num universo com mais de 50 marcas e pelo menos 500 modelos, lançados todos os anos, o que não falta é um enorme leque de escolhas. Já tive o iPhone 5, depois mudei para o Sony Xperia Z e o ano passado adquiri um S7 egde. Não vejo nenhuma vantagem nos iPhone em relação ao Android. Está cada vez melhor as funcionalidades que existem desde a versão 7 no Android. Tirem as palas e descubram que há muitos bons telemóveis de várias marcas.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Sim, porque lançar uns 300 telemóveis por dia, é sinal de qualidade!

        Enfim, deixo isto…

        https://youtu.be/ZBdRAdSosv4

        Digam-me que Android é capaz de fazer isto, em real time, com esta qualidade…

        1. Avatar de Goncalo Pinto
          Goncalo Pinto

          Acho que vi isto ha muito tempo numa coisa chamada Pokemon Go.
          No que toca a qualidade, nao vas por ai, ja vi demos de AR com muito melhor qualidade, mas vou deixar a tua curiosidade e sedenta necessidade de justificacoes fazerem o resto e te despertarem o interesse suficiente para pesquisares e descobrires por ti.
          Essa coisa redonda que tem dois suportes laterais para os oculos de sol, e ostenta um ornamento chamado penteado, na verdade tem um papel muito mais importante que esses, tem uma coisa dentro que se chama “Cerebro”, que por palavras curtas, e o nosso “patrao”, ele organiza tudo, toma as decisoes, controla tudo, mas o problema e que o “patrao” por vezes nao passa de um “ptrao a moda antiga”, acomoda-se, nao respeita nada nem ninguem porque julga-se muito importante e que sabe tudo, no entanto o mundo desenvolve-se e adapta-se, e esse tal “patrao” tende a ficar para tras e perder gradualmente “o barco” se nao arregacar as mangas e sair para ver o mundo ca fora e aprender com ele.
          Entao, faz um favor ao teu “patrao”, mostra-lhe o mundo.

          1. Avatar de Helder
            Helder

            Lol, Pokémon go…

            Totalmente comparável!

        2. Avatar de Renato Nismo
          Renato Nismo

          vais pôr cotas com capacidades só para monotasking (que é o bom para iOS) a usar essa realidade virtual.

          respondendo à tua pergunta: Asus Zenfone AR, e nem gosto nada da marca. ainda há dezenas de apps augmented reality para android.

          1. Avatar de Helder
            Helder

            Ó inteligente, mas quem te disse que o iOS é monotasking?

            Tenho pena de pessoas que nunca utilizaram iOS. É como as pessoas que vivem nos montes e nunca viram o mar!

            O zenfone não faz isto, nem perto! E usa chips da Apple (PrimeSense)

        3. Avatar de K
          K

          Se “faz ou não faz” é uma questão de boa vontade e se é comercializável, hoje em dia. Tem 0 a ver com a qualidade do telefone.

          Tudo que um iPhone faz, por uma questão de hardware, o Android também pode fazer porque em norma o hardware até é melhor no Android. O resto é software e isso, se valer a pena, acaba por acontecer. E isto tudo é irrelevante para a qualidade de um telefone.

        4. Avatar de Zéi
          Zéi

          Nem com um PC quanto mais com um Android, mas deixa estar o pessoal não gosta de ouvir as verdades.
          Isto é pessoal que nunca mexeu num equipamento Apple, senão chegavam á mesma conclusão que nós já chegamos: não faz sentido nenhum existir outras marcas.

    2. Avatar de Futrica
      Futrica

      Pois eu tb mudei de ios para android e tenho tb 1 OP3T. super satisfeito

  2. Avatar de Joaozinjo
    Joaozinjo

    Eu mudei porque finalmente sei o que é ter um device fluido seguro e com updates . Já nem falo da qualidade sas apps que é tremendamente superior até nas gratuitas

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Pois mas ficas limitado em algumas coisas já reparaste? um android de 700€ nao é fluido e nao tem updates? nao é seguro?

      1. Avatar de rodrigojds
        rodrigojds

        Pessoalmente nao dava 700 euros por um telemovel. Comprei o meu 6s (em 2a mao) por €300 e isso ja foi a esticar.

        E nas apps vejo grande diferenca! Por examplo uso o Duolingo diariamente e no iphone tem mais funcionalidades do que no meu outro android.

        1. Avatar de Goncalo Pinto
          Goncalo Pinto

          As duas limitacoes mais enervantes e que ate metem nojo e a incapacidade de ser ligar um iPhone a qualquer computador sem ter de se instalar o iTunes, a segunda e nao ter a capacidade de poder transferir qualquer tipo de ficheiro entre o iPhone e outro dispositivo.
          Para mim estes sao as maiores e mais vergonhosas limitacoes do IPhonem e o motivos pelos quais nao consegui aguentar mais de 2 meses com o meu primeiro, unico e ultimo iPhone, e o ter vendido por 250 euros 2 meses depois de o ter adquirido (nao tive coragem de vender uma “coisa daquelas” por mais que isso, preferi perder dinheiro a sentir-me como um chulo).

          1. Avatar de Wooden
            Wooden

            Na enventualidade de teres tido efectivamente um iPhone, acho que não o exploraste o suficiente. O que dizes que não é possível fazer, pode-se fazer e muito mais. Google it!

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            Também não tens a capacidade para ligar um Android a qualquer computador sem ter que instalar software. O que tu tens é a facilidade de não necessitar de instalar software no Windows.

      2. Avatar de Helder
        Helder

        Não, não é fluido, em tem updates.

        Nem os Pixel têm!

        1. Avatar de Celso
          Celso

          Neste momento estou a utilizar um Nexus 6P com a última beta do Android 8.0 e o patch de segurança mais recente instalados.

          E está bem fluído…

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Ai sim? Então diz-me como está audio via bluetooth Muhahahaha…

            https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/android/nexus-6p-5x-na-usar-novidade-android-8/

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Tem agora. Espera pelo ano que vem.

          3. Avatar de Celso
            Celso

            @Miguel
            O bluetooth está excelente! Já tive situações em que estava a conduzir e atendi chamadas no meu Huawei Watch. Ouvia-se perfeitamente dos 2 lados da linha.

            E, só para informação, o iPhone também não suporta AptX.

            @Sujeito
            Updates de features vamos ver até quando, mas updates de segurança terá pelo menos até ao final de 2018.

          4. Avatar de Helder
            Helder

            “O iPhone não suporta AptX”, pois, nem os nexus, NENHUM, nem Pixel.

            O iPhone não suporta aptX, porque é da Qualcomm, que é do Android, o suporte suporta AAC, que é standard industrial.

          5. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Celso, assim como os Android não suportam audio bluetooth com compressão AAC.

          6. Avatar de Celso
            Celso

            @Bruno
            Os iPhones utilizam um protocolo proprietário da Apple, correcto?

          7. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Celso, o aptX também faz parte dum “protocolo” audio proprietário, não é um standard das normas bluetooth. Se falas duma opção proprietária então terás que olhar para outras que possam existir!

          8. Avatar de Celso
            Celso

            @Bruno.
            Calma, só estava perguntar porque queria mesmo saber! 😉

            Eu sei que o AptX foi desenvolvido pela Qualcomm. Aliás uma das teorias que circula é a que a Google não quer pagar a licença à Qualcomm para colocar o protocolo nos 6P.

        2. Avatar de 1558_1444
          1558_1444

          E o fanboy que nao viesse comentar

      3. Avatar de jonas
        jonas

        Limitado a que mesmo? So se for a Net que as operadoras oferecem LOL Porque de resto não vejo limitação nenhuma… ha espera, deves te estar a referir aos widgets lool Lembro me da ultima vez que tive um android a primeiro coisa que fiz foi tirar essa tralha do ecra lol
        isso de estar limitado ja nao existe é conversa…

    2. Avatar de 1904_3526
      1904_3526

      Isso é porque tinhas um telemóvel de 20€….

    3. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Na qualidade das apps, sem dúvida que a as da App Store são muito superiores às da Playstore, principalmente nas muitas apps exclusivas, que nem existem na Playstore. Como tenho as duas plataformas, iOS e Android, realmente é pena a loja da Google não ter o conteúdo de apps da App Store. Para mim a única vantagem do Android é ser mais personalizável. Dá para “kitar”, uma espécie de tunning a nível de interface gráfica. Tirando isso a nível de boas apps, não tem nada a ver. Além de no iOS poder ter todos os serviços Apple, Google, Microsoft, etc.

      1. Avatar de Tiago Marques
        Tiago Marques

        Apps do ios que nao existem na play store?? só se for as da apple
        Qualquer programador preferia desenvolver para a App Store em vez da Google Play, pagar 99$ por ano em vez de 25$ o resgisto, atingir apenas 10% dos utilizadores em vez dos 88%, ter que aprender swift e objective-c em vez do java que representa uma popularidade bem superior à swift e objective-c juntas, já para nao falar que o android-studio está presente no linux, mac e windows e o xcode apenas para o mac.

        1. Avatar de Tiago Silva
          Tiago Silva

          E a parte do retorno não interessa? É que o retorno para o programador de uma app na App Store é superior à da Google Play!

          1. Avatar de Tiago Marques
            Tiago Marques

            Depende do tipo de app que queiras fazer. Por exemplo a app do youtube dá muito mais retorno à google no android do que no ios.

        2. Avatar de Wooden
          Wooden

          Isso é tudo muito bonito mas a realidade é que a App Store é mais rentavel do que a Play Store.

        3. Avatar de Helder
          Helder

          Ahahaha!

          Esse Tiago Marques não sabe no que se está a meter…

          https://www.appannie.com/en/insights/market-data/google-apple-app-stores-q2-2017/

          Há mais utilizadores Android, mas utilizadores pagantes, o iOS bate o Android para o DOBRO!

          Os utilizadores Android não têm cartão de crédito, interessa-te muito ter mais utilizadores, se não pagam!

          Swift e Java?

          Eu conheço as duas, prefiro programar Swift todos os dias que Java!

          Java é uma bodega, tanto que ficaram todos contentes quando a Google anunciou que ia adoptar Kotlin, que não é metade do que o Swift é!

          1. Avatar de Celso
            Celso

            Do teu link:

            “On iOS, China remains the largest market for growth in consumer spend.”

            A Play Store não existe na China. De facto a própria App Annie previu no início deste ano que a soma do revenue da Playstore com as restantes lojas de apps Android iria ultrapassar já este ano o da App Store.

            E estes números não contemplam o dinheiro gerado pelos anúncios, de onde provem a maior parte da receita.

          2. Avatar de Tiago Marques
            Tiago Marques

            Google maior empresa de publicidade?? Será que esses utilizadores sao o publico alvo da google??

          3. Avatar de João Amaral
            João Amaral

            Helder, és um triste. Podes não gostar de Java, mas daí até ser uma bodega mostra bem a tua ignorância. Se fosses um programador bom, se tivesses já muitos anos a programar em diferentes linguagens, não classificavas Java como uma bodega.

          4. Avatar de Helder
            Helder

            Quem não sabe mais, acha o Java grande coisa…

        4. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Isso é o que tu achas. Muita gente prefere programar para iOS.

        5. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          @ Tiago Marques
          Para te responder às apps exclusivas da App Store. Lê os meus comentários com o mesmo Nick neste artigo.

          https://pplware.sitedev.pt/apple/programa-troca-baterias-iphone-6/

          Já ficas com uma ideia de que as apps exclusivas que existem na App Store,que nem em sonhos existem na Playstore Claro que algumas são da Apple.
          Uma que não mencionei. Work Flow. Simplesmente brutal.
          Não conheces o mundo Apple.

      2. Avatar de Celso
        Celso

        Honestamente, essa da qualidade das apps não me convence.

        Tenho de momento um iPhone 7+ e um Nexus 6P e em 90% dos casos as diferenças nas apps entre Android e iOS resumem-se ao design, onde em Android cada vez mais impera o Material Design.

        De resto, em termos de funcionalidades são equivalentes.

        Quanto aos exclusivos, estes são cada vez mais uma raridade. Pode sair uma app nova hoje em iOS, mas daqui por 1 mês, o mais tardar, também sai em Android.

        E também existem bastantes apps exclusivas Android, de facto, segundo alguns estudos, a Play Store tem, neste momento, mais de 1 milhão de apps que a App Store:

        https://42matters.com/stats

        Claro que muitas são lixo, mas na App Store também existem aos montes.

        A única área onde, IMHO, ainda existe alguma diferença é nos jogos.

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          @Celso
          A questão não é só a qualidade. Isso é o menos. A questão é os exclusivos da App Store, que nunca chegaram à Playstore, nem vão chegar. Não falo de jogos ou outras apps e é verdade o que dizes, com o tempo chegam ao Android.
          Lê os meus comentários neste artigo. Já ficas com uma pequena ideia de apps exclusivas que não vão chegar ao Android.

          https://pplware.sitedev.pt/apple/programa-troca-baterias-iphone-6/

          Na questão das funcionalidades, nas mesmas apps também concordo contigo. Podem diferir na interface gráfica, mas fazem o mesmo.

          O pessoal desconhece muito o mundo Apple.

    4. Avatar de Sim sim
      Sim sim

      Tretas, conheço quem tem iPhone e é um arrastão a abrir o Facebook entre outras apps… Sim, estivemos a comparar
      Mas sim, quem tem iPhone nunca vai admitir que é mau, mesmo que seja péssimo
      Conheço um gajo que tem Mac e deu mais de mil e quinhentos euros por ele, é péssimo para jogar e em vez de admitir que é mau para jogar não, diz antes que foi feito para trabalhar e não para jogar
      No entanto no meu Windows jogo e trabalho sem qualquer tipo de problema e não foi tão caro como o dele… Ele fica irritado quando lhe digo isso, ahahah

      1. Avatar de Joao Zinco
        Joao Zinco

        Ninguem compra mac se o foco for jogos. Mas em tudo o resto o windows e um mar de problemas que n valem a pena enquanto que em mac tudo funciona.

        1. Avatar de Sim sim
          Sim sim

          Claro, por isso é que quando ele precisa de trabalhar em ilustrator vem pedir o meu PC, ahahah
          Ele já viu que Windows é muito melhor, só não muda porque é casmurro, tal como a maior parte das pessoas que entraram nesse ecossistema

      2. Avatar de rodrigojds
        rodrigojds

        mas toda a gente sabe que os macs nao sao para jogar!!
        Quem quer jogar que compre um PC

      3. Avatar de Renato Nismo
        Renato Nismo

        e é isto. já para não falar das coisas básicas que queremos fazer e o mais complicado é no ecossistema da apple, como a mudança de nome dos álbuns e mover fotos de um para outro no iphone e transferir a multimédia inteira para o pc com windows por cabo.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          mudança de nome dos álbuns e mover fotos de um para outro no iphone?

          1. Avatar de Vítor M.

            Fazes isso com uma perna às costas e há muito tempo 😉 mas é preciso conhecer o iOS… e não, não precisa de rolo para tirar fotografias mas já teve rolo da câmara 😀

          2. Avatar de Renato Nismo
            Renato Nismo

            Vítor, isto é mentira há 1 ano e meio.
            então o iphone 5s da patroa de há 1 ano e meio, andei às voltas daquilo no gallery durante horas.
            no final, ela comprou cabo próprio para ligar ao pc, depois itunes para copiar tudo para pc e dava erro, windows explorer não mostrava galeria completa,
            saquei o iExplorer e instalei no pc, já consegui aceder aos files do iphone e aquilo tinha centenas de pastas, coisa mais desorganizada que vi na vida.
            ia no final do 2º dia com mais de 10gb de toda a galeria para o pc.
            depois disso, ela comprou S7 Edge.
            até hoje ZERO de complicações com esse android.

          3. Avatar de Vítor M.

            Não sei do que falas (mas pode haver aí um qualquer problema). Nunca tive qualquer problemas desses e tenho um vasto leque de dispositivos Apple, incluíndo praticamente todos os iPhones. Nunca tive tal problema e a cada iPhone configurado o mais simples é ir ao iCloud e descarregar o backup e está tudo lám, desde um documento a uma qualquer foto, passando pelas contas de mail até ás apps. Nada falta quando é bem feito e bem feito é com um simples clique na opção cópia para o iCloud.

          4. Avatar de Renato Nismo
            Renato Nismo

            com esse S7 em poucos minutos transferir fotos para outros álbuns, criar álbuns novos, renomear etc.
            porque isso é tudo importantíssimo para o trabalho dela, o iphone não permitia isso.
            até dumbphone existe opção de criar, renomear e transferir para outros álbuns, enfim.

          5. Avatar de Vítor M.

            O que é que não permite? É que não sei mesmo o que não permite, tenho tudo o que preciso e não vejo o que não seja permitido. Eu tenho álbuns com os meus PDFs, docs, tenho acesso a um explorador onde estão várias plataformas, posso renomear ficheiros, pastas. Não sei mesmo do que falas. Desconfio que não fazes ideia de como usar um iOS. Porque é tão simples usar o iOS, mas tão simples….

          6. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Renato Nismo, Lá porque tu não dás conta do recado não quer dizer que a aplicação não tem funcionalidade para mudar nomes de álbuns e mudar fotos entre álbuns!
            https://www.igeeksblog.com/how-to-change-the-name-of-a-photo-album-in-iphoneipad/
            https://www.imore.com/how-organize-photos-and-videos-albums-your-iphone-or-ipad
            https://iphonephotographyschool.com/iphone-photo-albums/

          7. Avatar de Renato Nismo
            Renato Nismo

            e então vejo que agora com novos iOS já é possível fazer mudanças nos álbuns, aquele iOS daquela época não era possível fazer nada disso, e explorei cada opção de menu relacionado a gallery por muito tempo. os tutoriais que mandaram, o visual do iOS não era assim.
            o trabalho e a vida pessoal de todos não têm nenhum ecossistema da Apple, era tudo windows de pc, porque senão teria facilitado tudo, quem tem windows, pelos vistos, lixa-se com dispositivos móveis da apple. já bastou ter instalado tantas apps da apple para windows, já para não falar da má optimização e não cumpriam o dever, no meu i7 e ssd 850 pro.. lol
            mas deixa para lá, o que foi complicado, hoje com novo iOS já trouxe essa feature, que talvez tenha sido a mais pedida..

          8. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Renato Nismo, o que eu vejo é que não fazes a mínima ideia da realidade do iOS e mesmo assim insistes nas mesmas ideias erradas!
            As funcionalidades de mudar nome de álbuns, criar novos álbuns, mudar fotos entre álbuns, etc, já existem há muito tempo na aplicação de fotos do iOS, antes sequer de existir o iPhone 5s e o iOS 7, e o processo era muito idêntico ao actual!
            exemplos:
            https://appotography.com/2012/08/07/how-to-create-photo-albums-directly-on-the-iphone/
            https://www.youtube.com/watch?v=okm1uo55Tr8

      4. Avatar de Daniel
        Daniel

        O teu Windows aguenta o dia inteiro com a bateria? Consegues trabalhar nele de modo fluído sem recorrer a acessórios externos? (Rato, por exemplo) Tem um bom ecrã para trabalhar fora de casa? É confortável a utilizar em espaços públicos? (por exemplo, silencioso)

        Se respondeste sim a todas estas perguntas, então o preço do teu Windows deve ter rondado o mesmo do do Mac.
        O desempenho do computador, principalmente de um laptop, não é tudo. Para uma pessoa que realmente precisa de um portátil, estas coisas que referi são bastante importantes.

      5. Avatar de Wooden
        Wooden

        iPhone lento a abrir apps? qual é o modelo?

        Se o teu amigo queria uma maquina para jogos que comprasse uma consola ou um PC, nunca um Mac. No entanto o Mac do teu amigo está milhas à frente do teu PC em tudo o resto.

        1. Avatar de Sim sim
          Sim sim

          iPhone 6s, não é assim tão antigo para ser um arrastão

          Claro, por isso é que quando ele precisa de trabalhar em ilustrator vem pedir o meu PC, ahahah

          1. Avatar de Vítor M.

            Normalmente ele trabalha illustrator no iPhone 6s? Eu sabia que aquilo era um maquinão, mas não sabia que era tanto!

          2. Avatar de Wooden
            Wooden

            Eu tenho um iPhone 6S e de arrastão tem ZERO. Essa conversa pode resultar com outros, mas para quem conhece sabe que estás a inventar… LOL

          3. Avatar de Nitro
            Nitro

            Eh! Eh! Eh!
            Uma máquina bem versatil, esse 6S…

      6. Avatar de dianamant
        dianamant

        O teu amigo esta certo. Eu tenho um mac e nao estou nada arrependida. E sim, o mac foi feito para trabalho e nao para jogar. Quando comprei o meu disseram me precisamente isso. E ja tive muitos pcs e sem duvida o mac é dos melhores. É um pc muito rapido. Nao me arrependo nada de o ter comprado.

  3. Avatar de João Santos
    João Santos

    Treta!

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Está resolvido!

  4. Avatar de LG
    LG

    “20% com novos utilizadores de iPhone, que fizeram a mudança no último trimestre, vieram de equipamentos Android”

    Ou estou a entender mal a frase, ou esses 20% são muito baixos. Se 99% do mercado é dominado por Android e iOS, então o mais provavel alguém ser novo no iPhone veio quase certamente do Android… 20% é um número baixo… os restantes 80% que não eram Androids eram quê? Blackberry?

    Não será os 20% que passaram ao -último iPhone-?

    1. Avatar de Vítor M.

      Na imagem tens lá o suporte à restante informação. Dos milhões de unidades vendidas do iPhone 7 e iPhone 7 Plus, conforme está no PDF consideradas no estudo, 20% vieram diretamente da plataforma Android. O que é um incremento, segundo eles, em relação aos anos anteriores. Os outros 80% estão divididos por novos utilizadores, blackberry, iPhones mais antigos, etc…

      1. Avatar de Welldone
        Welldone

        Sabes que há quem tenha os dois equipamentos

        1. Avatar de Vítor M.

          Eu tenho, gosto dos dois sistemas operativos. Mas isso não quer dizer que não tenham valorizado o iOS ao terem adquirido pela primeira vez.

  5. Avatar de Miguel Pinto
    Miguel Pinto

    ios o melhor

  6. Avatar de Samuel Pires
    Samuel Pires

    Falta um estudo que analise o contrário.

    1. Avatar de Vítor M.

      Da passagem de utilizadores do iPhone para modelos de topo como o Note 7, S7, Pixel, etc…?

        1. Avatar de Vítor M.

          Esses estudo podem existir, contudo e dada a diversidade e falta de objectividade dos milhares de fabricantes no que toca a colecionar esses dados dificilmente conseguirás resultados fiáveis.

          Tipo, as marcas Gradiente, Positivo, BlackBerry Limited, DataWind, Alcatel, BBK, Coolpad, Cubot, Gfive, Gionee, Haier, Hisense, Honor, Huawei, Konka, LeEco, Lenovo, Meizu, Motorola Mobilitym, Ningbo Bird, OnePlus, Oppo, Smartisan, TCL Corporation, Technology Happy Life, Vivo, Vsun, Wasam, Xiaomi, Zopo Mobile, ZTE, ZUK Mobile, Jablotron, Verzo, Jolla, Nokia Corporation, HMD Global, Archos, Groupe, Bull, MobiWire, Wiko, AEG, Gigaset, Grundig Mobile, Medion, TechniSat, Telefunken, Tiptel, MLS, CREO, Celkon, iball, Intex Technologies, Karbonn Mobiles, Lava International, LYF, Micromax Informatics, Onida Electronics, Ringing Bells, Spice Digital, Videocon, Xolo, YU,, Televentures, Nexian, Evercoss, MITO, Polytron, Advan, Brondi, NGM, Olivetti, Onda Mobile Communication, Fujitsu, Kyocera, NEC-Casio(NEC/Casio/Hitachi), Panasonic, Sansui, Sharp, Sony, DoCoMo, Just5, M Dot, Ninetology, Kyoto Electronics, Lanix, Zonda, Fairphone John’s Phone, Philips, Koryolink[citation needed], QMobile, Voice Mobile, Cosmic Technologies, Starmobile, Solid Group, Topstrasse Global, Kruger&Matz, Manta Multimedia, myPhone, Allview, Evolio, E-Boda, Beeline, Explay, Gresso, Highscreen, Megafon, MTS, RoverPC, teXet, Sitronics, Yotaphone KT Tech, LG, Pantech, Samsung ,GeeksPhone, Doro, Handheld Group, Acer, Asus, BenQ, DBTel, Dopod, Foxconn, Gigabyte Technology, HTC, AIS, DTAC, True, Wellcom, I-Mobile, EvertekTunisie, Aselsan, Vestel, Thuraya, Binatone, Bullitt Group, Kazam, Marshall Amplification, Vodafone, Wileyfox, BLU Products, Caterpillar, Firefly, Garmin, Google, HP, InFocus, InfoSonics[2], Microsoft Mobile, Obi Worldphone, Nextbit… conseguirão recolher e dar valores correctos sobre quem sai e entre no seu produto?

          Quantas destas marcas conhecias, 10, 20?

          Por isso tem de haver uma recolha com base noutros parâmetros que não seja um conjunto de dados dependentes destas marcas.

      1. Avatar de JMM
        JMM

        Falta é saber quantos desses vieram de S7 para iPhone e quantos vieram de telefones de 100 Euros…

        1. Avatar de JMM
          JMM

          Comparar um equipamento com um Sistema Operativo é errado logo à partida, os dados nunca serão fiáveis…

          É o mesmo que fazer um estudo que compara o OSX a correr num MacBook de 3000 Euros com o Windows ou Linux em equipamentos onde a média de custo deve andar nos 400/500 Euros.

          Há dúvidas que TODOS os donos de um Netbook de 300 Euros preferiam mudar para o MacBook de 3000?

        2. Avatar de Vítor M.

          Esses dados são possíveis saber da plataforma, já do modelo… tens ideia de quantas marcas de smartphones Android existem?

          1. Avatar de JMM
            JMM

            Então não comparem o que não é possível comparar, como forma de validar o que não é possível validar.

          2. Avatar de Vítor M.

            Mas quem está a comparara não e´a empresa e eles comparam e apresentam o que podem validar. Por isso é que está apresentado algo que eles podem validar. Olha aqui: http://bit.ly/2vbepkO há números que sustentam as avaliações de mercado, há empresas que tratam disso.

  7. Avatar de Passaláqua
    Passaláqua

    Não tenho iphone porque é caro para mim e também nunca comprei topos de gama, por isso só posso dizer mal dos Androids de gama média/baixa. Por norma são instáveis, apresentam specs acima da média que depois esbarram num som fraquinho ou em freezes, ou simplesmente não recebem chamadas sem se reiniciar. Enfim, aspectos a melhorar. Claro que se passarem de um android fraco para um iphone de 800€ vão notar a diferença.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Um iPhone de 800€?

      Não precisas de comprar um iPhone de 800€, um iPhone SE pode-se arranjar por 300 e poucos euros, sem armazéns e chinas e outras manhas, loja física com garantia em Portugal.

      E a fluidez está lá toda, estabilidade, qualidade, updates, segurança, tudo!

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Por 300€ compras um Samsung Galaxy A3 2017 muito melhor que o iPhone SE. Resistente a água e com updates.

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Melhor em?

          1. Avatar de Rafael
            Rafael

            Melhor em tudo mesmo, mesmo com um sistema operativo muito mais completo como o Android e nao um sistema operativo de calculadora

          2. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Rafael, podias ter dados alguns exemplos, mas a gama média da Samsung?? A alta ainda que não vá..

            Sistema operativo mais completo?? Como utilizador de Android desde a pré história, perdi uma ou outra funcionalidade, mas sabes o que ganhei? tempo, porque algumas coisas não faziam me falta nenhuma, e como gosto de andar a testar coisas, perdia tempo com isso, de resto, o que necessito agora faço com maior facilidade e rapidez

          3. Avatar de Rafael
            Rafael

            Maior facilidade e rapidez? Estás muito enganado quanto ao Android porque basta um bom launcher como o Evie que é muito mais rapido que o iOS, ja tive os dois e sei do que falo! Chamas rapidez a não ser permitido sobrepor aplicações ou dividir o ecra? Estás a ver um video e queres responder as mensagens do messenger tens de fechar uma aplicação e abrir a outra e voltar a fazer o mesmo, enquanto isso perdes o video e para o som, chamas a isso rapidez?

          4. Avatar de Rafael
            Rafael

            A apple está a perder muito terreno em relação ao Android que está sempre a evoluir, quem diz que o iOS é melhor são pessoas que não usam android ha 2 ou 3 anos e eram androids fracos, e nesses anos o android evoluiu muito enquanto apple se manteve mais ou menos igual. Porque quem tem um android recente acima de 300€ e sabe tirar partido dele nunca mais quer voltar para a apple!

          5. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            @Rafael
            Para dizeres que o Android é que tem evoluído, e o iOS mantém-se basicamente igual, vê se bem que não conheces quase nada do mundo Apple. Uso os dois sistemas, e acho precisamente o contrário. O iOS tem evoluído e muito. A malta que critica é a que só conheceu iPhones antigos com as versões antigas, e a partir daí entrou essa ideia ridícula. Quanto ao Android, as melhorias que noto têm a ver com o melhoramento do funcionamento do sistema. Eu pelo menos noto. Nesse quesito o iOS está muito à frente do Android, e dificilmente o Android conseguirá lá chegar, nem se compara. Para lá chegar a Google terá de tomar medidas bem diferentes das atuais. Quanto ao ser melhor, isso é sempre relativo. Por vezes são gostos, e necessidades de cada um.
            Apple perder terreno para o Android? Lol
            Então como é que a maior empresa de tecnologia do mundo, perde terreno para um sistema operativo? Explica essa que não percebi.
            Conheces aquela publicidade duma operadora de telecomunicações que atua em Portugal? Acredita que a realidade é o contrário do que dizes. Quem muda para a Apple muda de vez. Lol
            O números têm mostrado isso.

        2. Avatar de Renato Nismo
          Renato Nismo

          Rafael, eu acho samsung baixa e intermédia uma treta.
          por 300€ tens o Mi Max 2 que é melhor em tudo. ou por metade do preço arranjas o 4x que talvez é melhor em tudo.
          ou então o 4x de 130€ no gearbest talvez é bem equiparável ao Galaxy A7 na casa dos 500€

          1. Avatar de Rafael
            Rafael

            baixa gama sim é uma treta, a média nao é bem assim. Pode ser pior que um smpartphone chines em termos de specs, mas o desempenho e a usabilidade acaba por ser muito superior. Há pormenores que fazem toda a diferença, as specs não e tudo acredita. Por exemplo comprando o A7 com o MI Max 2 o A7 é superior no ecra AMOLED com muito mais qualidade e permite ver melhor ao sol, é resistente a agua e pó com IP68, vais ter rede em sitios que com o Xiaomi não tens, é mais leve e mais compacto, tens impressão digital á a frente e não traseira o que torna muito mais prático, até a cara da samsung consegue ter as suas vantagens apesar de menos MPs. É tudo uma questão das necessidades de cada um, mas não sejam fanboys de smartphones chineses.

    2. Avatar de Sim sim
      Sim sim

      Sim, como o nosso amigo Hélder disse, por 300€ tens um arrastão nas mãos

    3. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      podes falar mal dos androids porque baixa e média gama muitos compram Galaxy J.

      há muitas lojas nacionais revendedoras, o melhor é na Smartandsun, loja nacional, 2 anos de garantia, preço quase igual a gearbest, e ainda oferecem capa e película.
      compras um Xiaomi:
      Redmi Note 4x
      Mi 5/s
      Mi Max 2
      Mi6

      com o hardware que estes telemóveis têm e ao preço que estão, são equiparáveis a outros androids da marca samsung que custam 2 ou 3x mais. e para iphones custam 4 ou 5x mais caros e o desempenho é igual. o Mi5 dá cabo do iphone 6, o Mi6 dá cabo do iphone 7, isto na comparação lado a lado no youtube, e apenas custam mais de metade, dá vontade de rir.

      a xiaomi é a marca cada vez mais popular e o nível de satisfação é maior, preço de low-end e specs de intermédio/topo, eu aconselho esta marca há mais de 2 anos a várias pessoas e até hoje eles ainda estão a usar e estão contentes, quando tinham outros topos de gama e iphones, despacharam-nos cedo, com xiaomi não tão cedo.. 😉

      eu falava mal do android, mas agora com xiaomi que actualiza todos os telemóveis lançados desde 2012 para MIUI9, e não os deixam uma arrastadeira como a Apple faz nos iphone 4 e 5 a rodar último iOS, o meu é o Redmi Note 2 e nem vou mudar tão cedo.

      ps. não ligues ao hélder, pouco ele sabe.

  8. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Parei de ler aqui: “Mas muitos utilizadores são imunes a estes conflitos e escolhem os seus smartphones ao saber de vários fatores.”, pois nesta frase disseste tudo!
    Para quê fomentar estas guerrinhas?
    Cada qual escolhe o que precisa, o que gosta e o que pode pagar.

  9. Avatar de Nuno
    Nuno

    Se um Iphone 7 custasse 200€, eu nao o comprava!! quanto mais a custar 700€… Só um cego compra um Iphone, anda tudo louco?! as limitaçoes que tem são incrivelmente descabidas, caiem no ridiculo, sejamos serios, todos os smartphones fazem e recebem chamadas/sms, todos eles dão para a internet e tiram fotos, uns com melhor qualidade outros com pior, mas agora o iphone nao tem um miserio radio, nao da para levar cartoes SD, para la colocar qualquer coisa é sempre um monte de problemas, nao havendo net nao dá quase para nada, se encravar nem da para tirar a bateria, nao me digam que nao encravam, porque as vezes tb acontece e depois como é? deixasse a bateria acabar para o telm reiniciar? até um android de 100€ dá para fazer isto tudo e ainda ha malta que compara?? o iphone podem ser bons de construçao, bonitos de design, tb ha androids bonitos e bons de construçao pelo mesmo preço do iphone.. sejamos de uma vez por todas honestos das comparaçoes, o iphone tem limitações gritantes, caso um dia deixe de as ter, ai sim… pelo mesmo preço podemos nao ter um android melhor, mas até lá, sao uma treta pegada, um snobismo desmedido, uma moda sem razao de ser…. fazemos a comparaçao com os carros, alguma vez um fiat ou marca de menor dimensao, tem “mais” opçoes que um mercedes ou bmw?? é a mesma coisa que comprar um bmw sem GPS e um fiat ter GPS.. mas esta tudo doido??

    1. Avatar de Cunha
      Cunha

      Pra que tirar bateria quando O iPhone da pra reiniciar através do pressionar de 2 teclas .

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Andas muito desatualizado quanto aos androids, já são poucos que sai a bateria.

    2. Avatar de luis
      luis

      Boas
      A maior parte das pessoas só conhecem a iphone e Android, mas de marcas esquece, compram um com Android de 1 ou 2 gigas de RAM de 100 ou 200€ e depois dizem que não presta , aí mudam pro iPhone com 3 e 4 gigas de RAM fica 300€ de segunda mão ou um novo que vai prós 600 ou 800€ é que vais ter de pagar tudo o que instalado, Android com 300 marcas o iPhone talvez com 2

      1. Avatar de Wooden
        Wooden

        iPhone com 4Gb de Ram? Já existe?… LOL
        Pagar tudo o que é instalado? LOL

        1. Avatar de Nitro
          Nitro

          Sim, é o que há-de chegar este verão…

        2. Avatar de Nitroglycerine
          Nitroglycerine

          Esse é o segredo da profecia auto-realizadora: falas e ages como se assim fosse e nessa sequência a realidade acaba por dar-te razão.
          É uma teoria muito conhecida na area da reconomia.

    3. Avatar de Wooden
      Wooden

      Que comentário espectacular… LOL Vê-se mesmo que não percebes nada do que estás a falar 🙂

  10. Avatar de Jota
    Jota

    … e vice-versa!

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    Mas a quota de mercado do Android continua a aumentar. Estranho.

    1. Avatar de LG
      LG

      Conclusão: Há cada vez mais utilizadores a mudar do Android para iPhone porque há cada vez mais utilizadores Android na estatística absoluta 😉

      Aquela minoria que deixou Android, respresenta 20% no novo iPhone eheh

      Se há cada vez mais Android face ao iOS, imagina a quantia de pessoal que abandona iOS e muda para Android…

      1. Avatar de Vítor M.

        Disparate 😀 as duas plataformas estão a crescer, como já demos conta, face a que outras estão a perder, como é o caso do Windows Phone, BlackBerry, Tizen, entre outras. Contudo, o artigo refere os milhões de novos iPhones 7 e iPhones 7 Plus e lembrem-se que tem a ver com o fator Note 7 😉

        1. Avatar de LG
          LG

          Duvido que o Note 7 explica este crescimento. Pode ter tido uma influência mínima indireta por ter manchado a marca durante uns meses.

          A gama Note da Samsung tem um público álvo a parte do concorrente principal do iPhone que é a gama S.

          Quem comprou um iPhone em troca do falhanço do Note 7 é porque em primeiro lugar não precisava da gama Note (ou nem sabia porquê o queria)…

          1. Avatar de Vítor M.

            Lembra-te que na altura, principalmente n os Estados Unidos e na China, foi um fator importante e que deu vantagem à Apple. Viste ali a apresentação de resultados do quarto trimestre da Apple?

          2. Avatar de Goncalo Pinto
            Goncalo Pinto

            O Note 7 teve imenso peso nesta tendencia, mas vamos ver como o mercado ira reagir com o aparecimento do Note 8.

          3. Avatar de Martins
            Martins

            Tenho de dar razao ao Vitor M.
            Vim agora de Londres, deixei-a invadida de chineses que fotografam tudo e mais alguma coisa. Tudo tem iphones e topos de gama da samsung. Quando digo tudo, digo tudo. Numa amostra geral de todas as idades e pelos variados locais nunca vi uma concentraçai tao grande dessas marcas. Nao vi um xiaomi, nao vi um huawei (aqui estranhei), nao vi um blaboo ou dodge ou com nome parecido, e apenas vi um 640xl branco (o meu). Mas pronto fiquei feliz porque um puto com menos de trinta anos que eu quando viu o meu pobre 640xl a filmar uma viagem de barco fez fixe, mas acho que foi apenas para ficar bem no filme lol

        2. Avatar de LR
          LR

          Desculpa a pergunta, Vitor, mas sem querer entrar em discussões inúteis, disparate porquê? A questão é válida: quantos utilizdores iOS mudaram para Android? Com base no que dizes acima, e bem, é impossivel saber, já que havia que recolher dados de n marcas, o que se torna impraticavel. Mas com ambas as plataformas a crescer, é irrefletido não considerar que há uma migração de iOS para Android. Qual a porcentagem, não se sabe, mas não será baixa. E porque é que insinuas que os utilizadores do Note 7 migraram todos para iOS? Há algum dado que o demonstre? E sobre os milhões de iPhone 7 e 7Plus, usando de novo o que escreveste mais acima, com todas as marcas que há, quantos milhões de Android foram vendidos no mesmo periodo? Atenção, não me refiro a terminais da marca A, B ou C, refiro-me a SO Android. Devem ser números interessantes.

          1. Avatar de Vítor M.

            Vamos nos cingir a este estudo, ele além de ter uma amostragem nos Estados Unidos, revela um pouco dos restantes dados do mercado, como o grande sucesso da Apple nos últimos trimestres do ano passo e inicio deste em vendas do iPhone 7 e iPhone 7 Plus, bateu inclusive recordes nalgumas rubricas, depois o caso do Note 7 que veio trazer algum ascendente à Apple nos 6 meses seguintes após o estrondo das baterias, também todo este hype do novo iPhone que tem aumentado a visibilidade da empresa e… tudo isso facilmente justifica a subida deste segmento. A Kantar tem isso até em números país a país e mostra uma subida no Estado Unidos do iOS e uma descida do Android num trimestre passado deste ano. Acho curioso quando perguntam se há algum dado que mostre isto ou aquilo depois de tantos artigos colocados na imprensa ao longo de quase um ano com tanta informação, tantos estudos de mercado 😉

        3. Avatar de luis
          luis

          Desculpa essas marcas estão em falência

          1. Avatar de Vítor M.

            Não, olha que os smartwatches Tizen estão a ganhar terreno 😉 por exemplo, sabias? E o Windows 10 Mobile, com uma política diferente, ainda vai dar cartas.

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Uma coisa é a quota de mercado de vendas de aparelhos novos outra coisa é número de utilizadores de cada plataforma.
        Há todos os anos utilizadores que compram o seu primeiro smartphone, há novos utilizadores que vêm de outras plataformas (fora do Android e iOS), e as vendas são também uma função do ritmo de troca de aparelhos.

  12. Avatar de 1904_3526
    1904_3526

    Mais um “estudo”….
    Por outro lado, o Android continua a ver crescer o número de utilizadores.

      1. Avatar de Zéi
        Zéi

        Ámen a isso, todos os dias digo isso aos meus colegas que utilizam Android

        1. Avatar de Celso
          Celso

          Dás-te ao trabalho de defender a Apple todos os dias?

          Mas tu tens acções?

          1. Avatar de Vítor M.

            Isso queria ele… óh pá e eu… já viste a rentabilidade dos títulos 😀

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Eu se fosse a ti não comentava mais LOL
          Já deste a entender que não deveria existir concorrência à Apple e os restantes comentários não te estão propriamente a favorecer.
          Basicamente neste momento o nome “Zéi” é sinónimo de “não levar a sério”. Pensa bem no que vais dizer a seguir ou escolhe um novo nick pra enterrar 🙂

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        É suposto a tua resposta o estar relacionada com o comentário principal?

      3. Avatar de LR
        LR

        O que tem uma coisa a ver com a outra?

      4. Avatar de Luís Nabais
        Luís Nabais

        Não podes comparar 1 empresa mais valiosa, quando é a única contra todas as outras somadas a vender variantes duma alternativa.

        O mundo Android não é só a Google. Se somares as empresas todas que vendem telemóveis com Android, mesmo que só os departamentos de Android, verás que somadas valem mais do que a Apple, no departamento iOS.
        Essa sim, seria a comparação lógica e directa.

  13. Avatar de Vsousa
    Vsousa

    Quando o Iphone fizer alguma coisa que o meu Android chinês não faça, quando for dual-sim, tiver carregamento rápido e a bateria durar um dia eu penso em mudar tambem.

    1. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      Mesmo assim nao compensa, muito do que consegues fazer com o Android nao o consegues fazer com o iPhone por ser extremamente limitado.

      1. Avatar de Vítor M.

        Exatamente o quê? Esse muito tem a ver com que funcionalidades que podes fazer num lado e não no outro?

        1. Avatar de fernandes
          fernandes

          Basta usar iphone como eu usei um iphone 7 e agora uso android e estou muito melhor servido. Só não sabe as limitações quem não quem quer ver. Eu como informático e user bastante extremo posso dar um exemplo apenas, se não a lista era gigante. Como faço mirroring sem uma apple tv com a minha smart tv da lg com o iphone? É que com o meu Sony basta carregar numa tecla e já esta.

        2. Avatar de Vsousa
          Vsousa

          -Pode ter dois cartões
          -Pode ter carregamento rápido
          -Pode ter bateria para o dia todo
          E se tiver um Chinês como o meu (Xiaomi):
          -Pode clonar aplicações
          -Pode definir tarefas automáticas
          -Pode dividir o telemovel em dois espaços distintos
          -Não vai ter problemas de compatibilidade com outros dispositivos (Excepto Apple)
          Isto são só coisas uteis, penso que haja mais, acho estranho um telemovel nesse patamar de preço ter essas limitações todas e ainda ser adorado mas… cada um sabe de si!

        3. Avatar de João Tavares
          João Tavares

          Uma coisa tão simples como meter uma música como toque no iphone é necessário usar uma aplicação….

          1. Avatar de Vítor M.

            Não, basta usar o AirDrop, por exemplo. Depende onde a queres meter 😉 Se a queres meter. O sistema de organização da Apple, que é substancialmente melhor que o da Google no que toca ao iTunes (por isso a Google foi atrás e criou o Google Music, onde vende também ebooks, etc…) exige uma mecânica própria. Quem tem mac não precisa de grandes exigências, o macOS faz isso de forma simples e no iPhone depois tudo, por questões de sincronização, funciona de forma perfeita. Por isso é simples fazer um backup e restauro, já não se pode dizer o mesmo num Android. Depois num Android usas um cartão SD, a Apple prefere a cloud e é para lá que todos estão a migrar. Então, na cloud consegues criar pastas e colocar lá as tuas músicas e não necessitas de ter uma app para isso, uma app tipo iTunes. Podes usar o AirDrop e colocar nessa pasta a música, por exemplo.

            Depois, um dia, fazes um restauro e com o iCloud, sim até isso fica sincronizado. É uma vantagem grande deste ecossistema. Tem algumas desvantagens, mas no somatório é o mais vantajoso para quem usa mais que um dispositivo no ecossistema.

          2. Avatar de Amilcar Alho
            Amilcar Alho

            Até te engasgas Vitor “melhor que o da Google noq ue toca ao iTunes”…!
            Bebe um copinho de água que isso passa.

          3. Avatar de Vítor M.

            Hahaha obrigado pelo reparo 😉 e bebo claro, apareces e bebemos os dois? 😀

          4. Avatar de Amilcar Alho
            Amilcar Alho

            ‘Bora! 😉
            Abraço e tudo bom.

          5. Avatar de Daniel
            Daniel

            O mesmo se diz do Android em equipamentos não-Windows. É preciso ter aplicação third party que é horrível de utilizar.
            Não é por funcionar nativamente no Windows que funciona nos outros.

        4. Avatar de André
          André

          No outro dia pedi ao meu primo para me mandar um link de uma página do facebook, qual não foi o meu espanto ao ele dizer que não conseguia, mais tarde quando estive fui confirmar e realmente no iphone não tem essa opção de copiar o link
          E já agora, deixe-me enviar-llhe aqui uma imagem do meu android para o seu iphone por bluetooth…ahh pois é, o seu sistema está limitado

          1. Avatar de Vítor M.

            Isso é uma treta 😀 porque se há alguma limitação numa funcionalidade de uma app, tem a ver com quem fez essa app. Neste caso é com o facebook. Ora vai lá ao teu Android e tenta abrir o Facetime.

            Mas agora a questão de enviar uma foto. Eu consigo enviar uma foto por mail, por AirDrop, por BT, por WiFi e tu? Quantas formas consegues? Tenta por AirDrop. Aaa espera, não sabes o que isso é… e AirPlay? Não venhas dizer que também não tens AirPrint? Bom, ter tens algo parecido, só não sabes é que muitas vezes não tens acessível…

            Quem diz que o iOS é limitado é porque tem limitações no que toca a conhecer o iOS 😉

          2. Avatar de André
            André

            Vítor M. o senhor acabou de me dar razão quando você disse “Bom, ter tens algo parecido”, exato, tenho algo parecido, porque o android não está limitado, quem está é o ios como você sabe e muito bem, se há opcões que um tem e o outro não, o que não tem é sempre o iphone.

          3. Avatar de Vítor M.

            Não te dou razão porque não conheces o iOS, logo se vê quando dizes que é limitado, só diz que é limitado quem tem limitações no conhecimento desse sistema operativo. Tu não conheces. Ainda é dos que diz que um iPhone não consegue passar para outro uma fotografia ou uma música. Tem lá santa paciência. 🙂

          4. Avatar de André
            André

            ervilhoid, então copia o link de uma página de perfil do facebook

          5. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            André, tens razão, pensei página mesmo, pelo que vi, é para prevenir que se obtenha o link do id da pessoa, em Android é diferente?

        5. Avatar de Tiago Marques
          Tiago Marques

          Por exemplo usar o android para instalar alguma distro ou ate mesmo o windows, correr duas aplicações ao mesmo tempo, usar o android como servidor, personalizar(icons, launcher,rom), usar widgets, remover qualquer aplicação…

          1. Avatar de Vítor M.

            Podes fazer isso tudo no iOS. Umas coisas com JB e outras sem. Duas apps ao mesmo tempo faço isso com facilidade no iOS, por norma no iPad tenho o mail aberto e o browser ou qualquer outra app do lado esquerdo a correr lado a lado. Arrasto, largo, copio, colo. Tudo o resto que falas, há anos que existe para iOS no mundo JB… há anos. Remover qualquer app? Há anos que podes fazer isso e mais, grande parte das novidades que tens hoje no Android, apareceram nos repositórios Cydia muito antes. 😉 e mais, além disso tudo, tens no iOS coisas que fazes e que no Android não consegues. Repara só o sistema iCloud da APple leva-te tudo de uma vez para a cloud e repõe sem teres de andar a sincronizar app a app, desde contactos, músicas, fotos, vídeos, playlists, apps, documentos, e muito mais. No android sincronizar isso tudo… já tem de ser passito a passito 😉 e depois depende da versão que tens, do fabricante e do dispositivo 😉

            E mais… no iOS tens o melhor que a Google faz, o melhor que a Microsoft faz e o melhor que a Apple faz…. já no inverso… não é assim 😀

            Vejo, contudo, uma grande vantagem no Android e por isso é que também uso Android 😉

          2. Avatar de Helder
            Helder

            Sim, e isso contribui em quê para a minha vida?

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Helder, por incrível que te possa parecer contribui mais do que qualquer um dos teus comentários.

        6. Avatar de Adamastor
          Adamastor

          Escolher que aplicaçao quero usar como pré-definição para o mail.

          1. Avatar de Vítor M.

            Instalas a app e usas a que queres. Abres a app que queres para usares o mail. nada mais fácil. Muitas pessoas no iOS usam apps de terceiros para substituir as apps nativas. Eu por exemplo uso a app Google Maps em vez do mapas da Apple. Embora que depois de ter desaparecido o suporte para Apple Watch… estou a considerar voltar ao Mapas.

          2. Avatar de Adamastor
            Adamastor

            Obrigado, mas essa volta conheço eu bem. Eu queria mesmo era escolher as minhas apps pré-definidas sem imposição do fabricante… possibilidade que outras plataformas me oferecem.

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Por experiência própria, com um SE tens bateria para um dia, não tem carregamento rápido mas é impressionante o tempo de carregamento

  14. Avatar de bikes
    bikes

    porque será??

  15. Avatar de Zeca
    Zeca

    Em Portugal vejo muita gente com um iphone na mesa e sem dinheiro para comer

    1. Avatar de José
      José

      Portugueses sem comer? Se há gente que só pensa no tacho são os portugueses! Isso de não comer para exibir é um mito, pois então não veríamos os equipamentos de topo esgotarem, esgotarem os concertos e bilhetes de festivais onde se come e bebe à farta, não se viam as praias cheias, voos para zonas turísticas internas e externas e hotéis esgotados muito antes da época, os centros comerciais nas épocas de festivas cheios e à “pinha” sem espaço para para andar nem estacionar. Pode acontecer isso num ou outro caso, mas já andei pela Europa quase toda, e conheço pouco povos tão votados à comida e boa vida como os portugueses e ganham mal, imagino se ganhassem bem, porque a poupança essa sim, é zero! O tacho é que nunca falta, e nem o petisco!

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Enganas-te. Recordo-me, há coisa de uns 2/3 anos, em conversa com a minha gestora de conta, de haver muita (mesmo muita) gente a pedir micro-créditos (entenda-se, até 1000 euros a pagar a 12 ou 24 meses) para aquisição de telemóveis. Muitas desses pessoas conseguiam aprovações aos créditos por estarem efectivas, no entanto, estavam a receber o ordenado mínimo nacional. Efectivamente paga-se pouco por mês, mas com o ordenado mínimo… Um esforço desses para um telemóvel? Só para exibir? Sinceramente…

      2. Avatar de Nitro
        Nitro

        Verdade! Gastam tudo em copos e mulheres. E as mulheres gastam tudo em lojas e topos de gama! O outro adiantado mental tinha razão. Verdade?

    2. Avatar de Francisco silva
      Francisco silva

      Vejo igual em muitos lugares, é um desfile enorme, nesse momento uso OnePlus 5 , e tenho OnePlus 3, e estou muito contente. Mas passarela é passarela, passa fome , mas tem Apple.

  16. Avatar de Zéi
    Zéi

    E deveriam mudar todos e acabar de vez com os outros sistemas. O ideal ter uma plataforma única a nível mundial

    1. Avatar de Vítor M.

      Disparate…. o iOS nos ºultimos anos tem crescido muito graças ao que o Android tem obrigado com funcionalidades de grande qualidade.

      1. Avatar de lolipop
        lolipop

        Como por exemplo forçar devs Android a melhorar as apps ou não aparecem nos rankings(salvo erro). Competição é boa eu gosto imenso do Android mas iOS melhorou imenso nos últimos anos e está deveras um grande OS. Questão de preferência ambos OS são bons.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sem dúvida que são, eu então depois do kitkat passei a gostar muito de usar android e hoje gosto da forma como está a evoluir e como está a forçar a Apple a sair da sombra da bananeira.

  17. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    Estes números só por si não valem muito para o foco do artigo enquanto não fizerem o estudo inverso. Os que passam de iPhone para Android e aí sim fazer a comparação.

    1. Avatar de Vítor M.

      O estudo tem a ver com os milhões de iPhone 7 e iPhone 7 Plus vendidos e de onde vieram esses novos consumidores. Note-se que era esperado este incremento face ao que aconteceu ano passado com o Note 7, foi desde essa altura esperado que muita gente, desiludida com o que se passou, passasse para o novo iPhone e os dados dão conta disso.

      Contudo, este fluxo migratório poderá ter este ano um novo argumento, o facto da Apple poder surpreender com o iPhone 8 (se conseguir claro), embora que temos dentro de dias o Nota 8 a sair. Claro que não está em causa o consumidor que tem por hábito adquirir equipamentos entrada de gama e média gama, estes que fazem estes fluxos são mais os que apostam anualmente nos topos de gama, são, contudo, milhões de utilizadores.

      1. Avatar de Adamastor
        Adamastor

        Vitor, o que estes comentários querem dizer é que as afirmações no artigo não fazem sentido. Em primeiro lugar, sem informar quanto vendeu o iPhone em junho de 2016 e em junho de 2017, o aumento da percentagem por si só não significa que houve um aumento absoluto do número de pessoas a migrar de Android para iOS. Se o Iphone em junho de 2016 vendeu 100 milhões (estou a mandar ao ar, não conheço os números) e em junho de 2017 vendeu 85 milhões, então houve em ambos os casos 17 milhões a migrar. O artigo devia ser mais claro nestes valores para se perceber realmente a dimensão dos números, visto que percentagens dizem pouco e são muito duvidosas.

        Por outro lado, sem dizer quantas pessoas é que migraram no mesmo período de iPhone para Android, não podem dizer que a preferência global dos utilizadores está a mudar ou que existe uma onda que está a retirar utilizadores ao android.

        A única coisa que se exige ao Pplware, pela dimensão que tem, é mais rigor.

        1. Avatar de Vítor M.

          As vendas do iPhone 7 e iPhone 7 Plus ajudaram a Apple a bater o recorde de vendas num trimestre, no último de 2016, onde foi anunciado um número de 78.3 milhões de iPhones vendidos. A dimensão do pplware permite que todos este dados estejam já expostos, o que é verdade, eles não caíram de pára-quedas não os mandamos para ar, estão publicados atenção 😉 se não os conheces isso já é outro assunto, mas não foi por falta de informação de nossa parte, o desconhecimento não é fruto da falta de informação, mas sim por falta de empenho em conhecer a informação da parte de quem a desconhece. Atenção a isso 😉

          Depois e tal como refere no texto e bem, o estudo foi de uma entidade acreditada para o fazer e o relatório está lá para quem o quiser consultar. O facto de não quererem acreditar… ó, a crença é de cada um. Mas a informação está lá.

          1. Avatar de Adamastor
            Adamastor

            Eu nao duvido do crescimento dos numeros da Apple, digo que para o artigo ser mais esclarecedor esses números deviam ser expostos.

            Mas por alguma razão o meu penúltimo parágrafo foi ignorado, isto porque claramente o market share tem aumentado para o Android, o que deita abaixo as declarações de movimento migratório em sentido único.

            Por último, a entidade acreditada no seu relatório não tira muitas das conclusões que o pplware retirou. Apenas dizem que é importante para a Apple que continue a garantir que haja uma fatia importante de novos utilizadores. Não refere nada sobre nenhuma migração nem quotas de mercado.

          2. Avatar de Vítor M.

            Não é verdade, estão lá as conclusões no relatório: “The good news for Apple is that relative to earlier quarters, they attracted a higher percentage of iPhone buyers from Android phones,” added Lowitz. “In the past three quarters before the June 2017 quarter, Android owners had represented 14% to 17% of iPhone buyers. With lengthening upgrade cycles and a growing percentage of owners with the most recently released models, continued platform switching will be important to the success of the next iPhones.”

            Podias ter isso lá ler assim evitavas ter de ser eu a mostrar-te isso, não achas? Porra.

          3. Avatar de Adamastor
            Adamastor

            Vitor, é preciso é saber discutir educadamente com as pessoas. Eu li o artigo e o que diz lá é só uma parte do que diz o pplware. O pplware tira conclusões que não estão lá.

          4. Avatar de Vítor M.

            Educadamente disse-te que as conclusões estão na citação que referi. E mais, além disso, o relatório fala também fala nos resultados das vendas da Apple, que está também no artigo linkado para o relatório onde refere o salto nas vendas do iPhone 7 e iPhone 7 Plus que estão intimamente ligados a estes números apresentados. Não é ao acaso o que é dito, tem como base as declarações do relatório.

          5. Avatar de Adamastor
            Adamastor

            Mas em momento nenhum refere uma migração ou alteração de preferência de Android para iOS. Provavelmente o movimento em sentido contrário é igualmente grande, mas em momento nenhum esse factor (ou o factor do aumento de quota de mercado de Android) é tido em conta para o pplware referir que existe uma alteração na preferência global dos utilizadores. Existe uma alteração na preferência, mas apenas para os que mudam de plataforma. Não existe nada que faça crer numa perda de terreno do Android.

          6. Avatar de Vítor M.

            Essa alteração global está lá linkada no artigo da Kantar como podes ver aqui: http://bit.ly/2vbepkO podes ver que nos Estados Unidos o android perdeu terreno. Essa do “não existe nada”…. é uma coisa muito empírica.

      2. Avatar de Mike775
        Mike775

        *correção. Adquiridos entre Abril e Junho de 2017

      3. Avatar de Patricia Yeld
        Patricia Yeld

        Nesse caso, penso que seria importante saber, para deixar claro, se este estudo se refere a todo o mundo ou a um mercado específico.

        No caso de ser um estudo feito nos USA então é um estudo falacioso uma vez que o iOS é forte, mas na Europa e nos continentes Sul Americano e Asiático a coisa muda de figura podendo assim influenciar a percentagem apresentada,

        1. Avatar de Vítor M.

          São estudo em mercado preponderantes. Claro que é um estudo que pode não refletir o mundo, também não refere isso no artigo, o artigo está somente restrito ao estudo feito pela entidade naquele cenário, naquela amostragem. Pese o facto que, por exemplo no RU, a Apple cresceu à conta do WP e nos EUA cresceu um pouco também à conta do Android, isto no mercado em geral e não em termos de amostra, como podemos ver aqui: http://bit.ly/2vbepkO

    2. Avatar de Rafael
      Rafael

      Eu passei de iPhone para Android e foi a melhor coisa que fiz, o IOS é doentio

  18. Avatar de bruno santos
    bruno santos

    apple ca em casa só oferecido, é uma marca demasiado cara para o que oferece, é como as marcas de automoveis premium

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Concordo inteiramente contigo.

    2. Avatar de rodrigojds
      rodrigojds

      compra em 2a mao e deixa de ser tao cara.

  19. Avatar de Tiago Marques
    Tiago Marques

    Android para iphone?? nao devia ser android para ios??
    E os do iOS para android??
    “O Android tem-se conseguido manter no topo das preferências, mas este cenário está a mudar, com uma nova onda de migração para o iPhone e o iOS” iOS e iphone?? será que pela primeira vez o ios crescer face ao android??
    Sim segurança é com a apple, tem o mac server que até hoje ninguem toca naquilo, já para nao falar dos
    vários serviços “hackeados”

    1. Avatar de lolipop
      lolipop

      penso que se referem de telemóveis android para iphones

  20. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    são os dois bons mas o iphone e melhor contra fatos não a argumentos

    1. Avatar de Nitro
      Nitro

      Há sim!
      Eh! Eh! Eh!

  21. Avatar de Shikai
    Shikai

    Conheço muita gente que fez o caminho contrario e sem exageros nenhuma que tenha mudado de Android para iPhone
    Nos tempos que correm no meu circulo de amigos acho que só conheço uma pessoa com iPhone (diria que a uns 3 anos seria 60 – 40)
    2016Q4 81.4% 18.2% 0.2% 0.2%
    2017Q1 85.0% 14.7% 0.1% 0.1%
    Fonte: http://www.idc.com/promo/smartphone-market-share/os

  22. Avatar de Mambo
    Mambo

    Apesar de ser interessante saber que 20% dos novos Iphones são vendidos a antigos donos de Android… Isso pode dizer muito pouco! Afinal à mais utilizadores a mudar de IOS para Android ou de Android para IOS? E em percentagem de todos os dispositivos Android e IOS, qual tem maior significado? Sem essas comparações é difícil avaliar o significado destes números.

    1. Avatar de Vítor M.

      Tem a ver com os milhões de iPhones 7 e iPhones 7 Plus vendidos. 20% dos novos iPhones vendidos foram para utilizadores que vieram do Android oq ue é um caso importante que vem fazer crescer o iOS, como se viu há dias na apresentação dos valores de cada SO no mundo.

  23. Avatar de Tiago Sagradas
    Tiago Sagradas

    Contra Factos ñ há argumentos.

  24. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não compreendo os pressupostos do gráfico mas atendendo que o domínio Android / IOS tem vindo a crescer à custa de outros sistema operativos da Blackberry/Windows Phone/ Outros não é natural que os novos utilizadores tenham que vir necessariamente do Android ?

    Aliás quando o domínio do IOS / Android for absoluto apenas poderemos ter 2 categorias de novos utilizadores ou vieram do campo oposto ou têm o primeiro telemóvel.

    Como alguém disse para se poder concluir que o Iphone está mais atrativo do que o Android era preciso fazer a comparação inversa.

    A minha experiência que não vale de nada demonstra precisamente o contrário, conheço algumas pessoas que mudaram de Iphone para Android e nenhuma que fez o caminho inverso. Se bem que o normal é a malta não mudar muito de sistema.

    1. Avatar de Vítor M.

      Há dias estive3 dias no Marés Vivas, em Gaia, e fiquei intrigado com o que vi face ao que por vezes se lê. Naquela hora em que a malta levanta o smartphone para filmar e fotografar, dos milhares que lá estavam e do que eu conseguia ver (estava num plano favorável) posso afirmar que grande parte daquele público jovem e menos jovem usava iPhone, eu diria que 60% (se não mais) eram iPhones. O que em Portugal é uma amostragem “engraçada” mas que não é, tendo o sitio e o evento em causa, uma amostragem que seja demonstrativa de um todo, mas foi curioso ver isso.

  25. Avatar de João Torres
    João Torres

    Devo ser mesmo um “elefante branco” pois fiz exatamente o contrário. Migrei do iPhone para Android e…… hoje estou mais do que satisfeito com a mudança. Não tenciono voltar para iPhone.

    1. Avatar de Vítor M.

      Fizeste bem, é a pluralidade de critérios. Uma medida nunca serviu a todos e ainda bem que assim é. Há muita gente que fez o mesmo que tu. É normal.

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Isso mesmo! Inteiramente de acordo.

  26. Avatar de F. F
    F. F

    Muito bom… Portanto o iOS e o Windows Phone num ano perderam 4% de quota de mercado, e o Android ganhou.. Mas ha cada vez mais gente a mudar de Android para iOS? Então para onde foram os 4% a menos que sairam do iOS para Android?
    Noticias ao estilo BGR.com.
    iOS leva clientes do Android, mas Android ganha cada vez mais quota de mercado e o iOS estagna ou desce. Claro que num mercado ou outro, principalmente nos EUA é normal que o iOS domine, é a terra preferencial da Apple… Mas a nível mundial a história é tão outra que a Apple já é ultrapassada por várias marcas chinesas com meia duzia de anos de mercado.

    1. Avatar de Vítor M.

      E ler? Se lesses é que ra, diz lá? 😀 repara que se está a falar nos milhões de iPhones 7 e iPhones 7 Plus vendidos. Ora lê 😉

      Acho que em todos os comentários te tenho sugerido isso, acho que era top que desses conta desse teu erro… não ler. Vá lá, lê….

  27. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Só se for nos Estados Unidos… Aqui em Portugal a ganhar 500eur não vejo isso a acontecer… Acima de tudo tudo se resume ao preço….

  28. Avatar de Afonso Dias
    Afonso Dias

    Eu paro de ler estas argumentações quando alguém diz que “quem tem mac não precisa de grandes exigências”. Clássico na Apple, queres tudo lindinho e sincronizado? Simples, compra o iPhone, o Mac, o Ipod e o Ipad.

    São escolhas. Já tive alguns iPhones e no final de contas volto sempre a Android. E neste momento um “simples” Xiaomi faz tudo por muito menos valor.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não dizem que a Xiaomi é a Apple chinesa 😉

    2. Avatar de Francisco silva
      Francisco silva

      Concordo, Xiaomi , oneplus e outros

  29. Avatar de Vsousa
    Vsousa

    O mais engraçado é ver a maior parte dos utilizadores do Iphone, que para qualquer tarefa banal dão um nó no cérebro, é muito intuitivo o IOS, até para ligar a uma rede WI-Fi demora mais. O IOS não está muito adequado para o nosso mercado, Aquilo funciona bem dentro do seu eco-sistema, a maioria dos utilizadores compra apenas o Iphone por causa do “Swag” e nem sabe trabalhar com aquilo, depois chegam ao trabalho onde têm PC´s Windows e andam sempre a chorar porque não conseguem isto e aquilo, porque compraram um telemovel cheio de estilo e não sabem trabalhar com ele… Até doi!

    1. Avatar de Vítor M.

      Bem pelo contrario. Nos últimos anos o Android tem melhorado muito, mas para cada tarefa o Android exige mais menus que o iOS, nem se compara. o iOS tem uma organização mais interessante, pese o facto do Android 7 estar já muito bom. Por exemplo, o iOS 11 traz uma série de funcionalidades que vão facilitar muito até na partilha e segurança das ligações WiFi. Em termos de encriptação de dados, no iOS é uma obrigatoriedade e no que toca à segurança em si o Touch ID foi uma inovação iOS (pese o facto de não ter sido a Apple a inventar a impressão digital mas foi quem aperfeiçoou até voltar a ser o sistema mais fiável) e que hoje é o melhor dispositivo de segurança dos smartphones.

      Depois, um dos grandes trunfos é sem dúvida a Store, onde a Apple tem a sua grande mais valia, o Apple Pay que deu ideias a todos os outros players e um vasto número de tendências que a Apple continua a criar. Contudo, temos de ver que o Android, mais concretamente a Google e a Microsoft, têm forçado a Apple a correr atrás do mercado e com isso quem ganha é o utilizador 😉 ainda bem que assim é. O Google Maps está fantástico e temos sempre esse opção, além do Mapas Apple (são duas fantásticas opções). Sim há depois tudo o resto.

      O mal é falares sem ter conhecimento de causa. Isso é que é pior. Com o Windows tens ferramentas para gerir um dispositivo Apple, depois a própria Microsoft está a migrar todas as suas principais ferramentas para macOS e iOS, repara na qualidade do Office para iOS 😉 mas isso já testaste? Posto que não.

      Até doí é haver utilizadores que não sabem usar, mas isso acontece em todos os sistemas e para isso estamos cá para ajudar.

      1. Avatar de Vsousa
        Vsousa

        Vitor apenas constatei factos!! Tenho aqui no trabalho varios colegas com Iphone e aquilo que eu disse em cima é a realidade da maior parte dos utilizadores de IOS que conheço!! Andam sempre a chorar porque não conseguem fazer isto ou aquilo, e não é porque não seja possivel, mas por falta de conhecimento, muita coisa que se faz no android no ios tambem se faz mas é um bocado mais dificil… Compram telefones só pelo logotipo e depois não têm a minima noção de como aquilo funciona… Mas o que me faz não ser adepto do IOS, (alem do preço) é o facto de que só tira proveito total do equipamento quem tiver dentro do eco-sistema apple, com Mac´s e afins, e isso é uma realidade cara e não está ao alcance de todos, nem todos querem. Com um android faz-se tudo de qualquer maneira e feitio, para alem de que é inegavel o facto de não ter dual-sim é um ponto negativo e pesa muito! Outro fator pelo que eu vejo aqui é a autonomia dos Iphones, os meus colegas estão sempre ligados á corrente e só fazem chamadas e navegam nas redes sociais!! Ou seja o Iphone pode ser muito bom, mas pelos €€ a que são vendidos tinha a obrigação de ser muito melhor!! Se bem que os Androids de topo a meu ver tambem estão muito inflacionados!!

        1. Avatar de Vítor M.

          A realidade que conheço é diferente. Quem tem iPhone tem aquilo, funciona, não se preocupa com atualizações, não se preocupa com as apps, aquilo liga ao computador, pede tudo com simplicidade, seja uma compra, seja uma cópia de segurança, cada vez as pessoas estão mais ligadas à cloud, às apps via streaming, t~em um equipamento que dura 3, 4 anos sem stress e no final ainda o colocam à venda porque há sempre mercado para um iPhone com 3 ou 4 anos.

          Em termos de autonomia… desde a vinda do iPhone 6 e do iOS 8 que está ao nível dos demais. Então no iPhone 7 com iOS 10 a coisa está muito muito boa.

          Se os equipamentos estiverem dentro do ecossistema Apple (Mac, iPad, iCloud, iTunes, Apple Store, iOS) então é TOP. Não há nada que não se consiga fazer com isso tudo sem sair de dentro do sistema. Claro é caro, mas ao longo dos anos, torna-se barato.

          Há dias um colega fotografo dizia-me que tinha ainda um MacBook Pro de 2011 que mudou o disco paras um SSD e colocou 8GB de RAM. Na altura deu perto de 2500 euros pelo computador e ainda tem mais uns anos com a máquina porque ficou muito rápida e recebeu a ultima versão do macOS. Segundo ele, terá máquina à vontade para chegar e passar abril ou maio de 2018, altura em que fará 7 anos que tem o mac. É fazer as contas.

          1. Avatar de Vsousa
            Vsousa

            Quem tem android, aquilo tambem funciona, as atualizações dependem dos fabricantes (infelizmente), não podemos é comparar um android de 100€ com um iphone, isso não é justo.
            Em relação a copias de segurança e clouds ainda á muita gente que não está familiarizada com isso e há bons serviços para isso no Android, tive há bem pouco tempo a explicar a um utilizador de iphone como guardar as fotos na cloud porque o iphone 6 existe só com 16GB… No android podes ter um cartão de memória, e ultimamente nem é preciso porque agora muitos modelos trazem 64 e até 128GB de memoria interna como o meu! Quanto a fazer contas se o meu durar dois anos posso comprar outro pelo mesmo valor para outros dois anos e ainda não chega para comprar um Iphone novo e tenho um Telefone dual-sim, com carregamento rápido, com 128GB de memoria interna, e que faz tudo bem e rápido, por agora. E alem disso nem todos o Iphones duram 3 ou 4 anos, conheço um iphone 6s que crasha todos os dias e a bateria dura 5 horas, e um outro que mal se desliga do carregador vai abaixo porque diz que não tem bateria…

          2. Avatar de Vítor M.

            Isso da cloud é simples no iPhone, ele nas configurações iniciais basta fazer Seguinte, Seguinte, Seguinte depois de introduzir o Apple ID e ele fica com a automatização feita. Depois, com as apps Dropbox, Google Fotos, entre muitos outros serviços, podes automatizar isso e os 16GB servem perfeitamente. mas também é verdade que as pessoas gostam de fazer vídeo e fotografia no iPhone, por algum motivo esta é a câmaras mais populares na comunidade do Flickr.

          3. Avatar de Sim sim
            Sim sim

            2500€ em 2011 e já precisou de mudar o disco e meter mais RAM? Ridículo

          4. Avatar de Vítor M.

            Não sabes oq ue dizes… até porque ele fez um pequeno update de 4 para 8 e trocou o HDD de 500GB para um SSD de 500GB, normal tendo em conta os anos da máquina. Mas como não sabes o que dizes, só te limitaste a dizer nada neste comentário 😉

          5. Avatar de André
            André

            Em 2010 fui para a faculdade e precisei de comprar um portátil, dei 700€ por um asus, o qual esteve nas minhas mãos até dezembro do ano passado, ele avariou e só avariou essa única vez em dezembro do ano passado, avariou porque o deixei cair e o disco foi mais ou menos à vida, umas vezes dava e outras vezes não
            Com isso aproveitei para o vender, mas com disco “novo” (tirei de um disco externo que já tinha aí aos anos e que já não usava) e ficou impecável, conheço bem o sujeito a quem o vendi e ainda está a funcionar muito bem, até hoje ainda não me reclamou de nada.
            Aproveitei para comprar um portátil novo, dei 800€.
            Conclusão, em 7 anos não gastei 2500€ mas sim 1300€ (tendo em conta que vendi o asus por 200€) em portáteis e no final das contas ainda sou mais feliz que do que o senhor vítor, aprenda que eu não duro sempre.

          6. Avatar de Vítor M.

            Se eu mentir assim como tu… até diria que 700 euros foi um preço caro.

          7. Avatar de Wooden
            Wooden

            @Vitor M, MBP de 2011 a custar 2500€??? Eu tenho um desse ano e custou metade!!! Neste momento tem um SSD de 500Gb e 8 Gb de ram e está para as curvas. Custo do upgrade foram cerca de 250€

          8. Avatar de Vítor M.

            Foi desse valor o upgrade… ou dentro disso. A compra ficou perto dos 2500.

            MacBook Pro 15″ 2011
            2.2GHz Quad Core i7 CPU
            500GB 5400 rpm hard drive
            4GB RAM at 1333MHz
            Intel HD 3000 GPU & AMD Radeon HD 6750M with 1GB VRAM
            Configuração CTO com alteração de ecrã/Antiglare

            Se conseguires citação para esta máquina com preços da altura, verás que pouco sobrou dos 2500.

          9. Avatar de Wooden
            Wooden

            Eu tenho um A1278, MBP 13, vinha com 4Gb de RAM e 320Gb de disco. Se não me engano foram 1250€ou 1300€ pelo meu. Não tinha idea que a diferença para os MBP 15 fosse tão grande…

            De qualquer forma, com o upgrade de ram e disco, fica melhor que muitos vendidos novos actualmente.

          10. Avatar de Vítor M.

            Por isso refiro que é máquina para durar mais uns anos e o preço torna-se “barato” em comparação com os “PCs” sem ser Apple.

  30. Avatar de JMM
    JMM

    Configurem várias contas de email (Gmail, Exchange, etc) num iPhone e depois tentem adicionar um contacto e sincronizá-lo especificamente com o livro de endereço de uma delas…

    1. Avatar de Vítor M.

      Podes fazer isso facilmente, até tens uma app que faz isso. Se usares o iCloud, nem precisas de mais nada, tens sempre os contactos sincronizados e num precisas sequer de os andar a mudar manualmente, eles passam de dispositivo para dispositivo via cloud. Se tiveres várias contas, o que é uma situação plausível se usares vários sistemas operativos, com uma simples app, sincronizas automaticamente em todos os sistemas.

      1. Avatar de JMM
        JMM

        Pois, no Android não preciso de apps nem de contas de iCloud, só preciso de dizer em que livro de endereços quero gravar o contacto, ponto.

        Há contactos que quero na minha conta de Gmail pessoal, há contactos que quero no Exchange profissional e pode ainda haver mais contactos que quero noutra conta qualquer… não tem anda a ver com dispositivos, se um dos utilizadores de 65 anos a quem dou suporte em IT e telecomunicações me vier perguntar como se faz, é MUITO mais simples no Android.

        Isto para contrariar a ideia que em IOS é tudo mais prático e directo… mentira, em Android tudo é mais flexível e simples, sem estar dependente de iClouds e iTunes e Airdrop e etc e etc.

        1. Avatar de Vítor M.

          Agora formata o smartphone e só com a introdução do teu endereço da conta Google importa tudo, sem teres de instalar mais nada, desde documentos, fotografias, músicas, aplicações, contactos, contas de mail…. é que só o iOS permite isso 😉

          1. Avatar de Vsousa
            Vsousa

            Já tiveste algum Xiaomi? Eu tenho um e a mi cloud tambem restaura tudo.

          2. Avatar de Vítor M.

            Porque razão chama à Xiaomi a Apple chinesa? Ora pensa 😉

          3. Avatar de Vsousa
            Vsousa

            Pois realmente deve ser mesmo a Apple chinesa! com a vantagem (pra mim) de ser baseado em Android. Exprimentei e agora não quero outra coisa é o melhor telemóvel que tive até agora funciona tudo com uma facilidade espetacular e tem funções e utilidades que nunca mais acabam!! E por um preço canhão!!

          4. Avatar de Vítor M.

            Sem dúvida que é uma grande marca, como a Huawei por exemplo, que seguiu um caminho igualmente bem pensado.

          5. Avatar de Nuno
            Nuno

            Mas se o Xiomi faz, um android normal tambem faz, nao é limitaçao coisa nenhuma do SO android. Eu até desconfio que o meu android faz exactamente isso e mesmo que nao fizesse, é tudo programavel, agora limitações fisicas nao ha nada a fazer com o iphone tem!

          6. Avatar de Vítor M.

            Quais limitações físicas?

  31. Avatar de Joao Zinco
    Joao Zinco

    Costumo dizer que quem tem iphone tem tudo, sou padre e isto revolucionou a forma de informar os fiéis.

  32. Avatar de JoMa
    JoMa

    Nem defendo IOS nem Android. O que me parecer é que este suposto estudo veio que nem cereja em cima do bolo para a Apple. Seria encomendado?
    Gostava de poder ser um desses que mudam. Não propriamente para comprar um Iphone mas porque isso significaria que “andava a nadar” em dinheiro

  33. Avatar de Sergio Mira
    Sergio Mira

    Olá, Pedro!

    Excelente artigo e muito relevante!
    Contudo, sugiro mudar o título para “Há cada vez mais utilizadores de telemóveis Android a mudar para iPhones”. Porque Android é o Sistema Operativo e não o aparelho, como iPhone o é.

    🙂

    No mais, a estatística também não me reflete. Acabo de adquirir um Google pixel, que não é fabricado no Brasil, mas é um excelente aparelho com a melhor experiência Android atualmente!

    Abraço!

    1. Avatar de Peter
      Peter

      “Há cada vez mais utilizadores de telemóveis Android a mudar para IOS”

  34. Avatar de Nuno
    Nuno

    Caro Vitor M.

    A limitaçao do Iphone é ao nivel do hardware, ao nivel de software e apps, com mais ou menos dificuldade ambos conseguem fazer tudo o que o outro faz. Temos de comparar coisas pelo mesmo, iphone vs android em equipamento pelo mesmo preço, isto tambem, porque nao existem iphones a 100€ e por 100€ consigo ter um android a fazer coisas que um iphone de 700€ nao faz… aqui é que é gritante as limitaçoes do “super” iphone VS um android de 100€. Ha coisas que o iphone ate faz se tiver JB, em comparaçao com android sem estar rooted… deve-se comparar iphone JB VS android rooted. Agora dual sim, radio, cartoes SD, bateria amovivel… nao ha volta a dar, nem discussao possivel, o Iphone, apple, simplesmente nao tem, agora nem jack para phones… enfim, sao bonitos, robustos, bem construidos, mas limitados! Eu dou 300€ por um android e nao dava 200€ por um iphone, como dou 10 mil euros por um bmw com 10 anos e nao dou 10 mil euros por 1 carro novo da tanga, mas isso sao outros 500.

    1. Avatar de Vítor M.

      Isso é conversa fiada. Um iPhone tem um sistema operativo de tal forma afinado que não precisa de mais hardware do que aquele que traz. Não vamos esquecer a qualidade da programação que está por trás do iOS, por isso não necessita de mais. Por algum motivo a Google ao longo dos anos tem melhorado consideravelmente o Android nesse nível, porque o consumo de rAM é tal que por isso um equipamento Android com 4GB de RAM pode ser um arrastão.

      Se o sistema operativo for bem desenvolvido, nada mais é necessário do quer o necessário, por isso a Apple tem sempre um hardware de acordo com o seu SO. É uma vantagem.

      Essa avaliação que fa não tem qualquer sentido, se ler bem até vai achar incongruências no que diz. Compre um Android de 100 euros e queira fazer dele um topo de gama 🙂

      Como quer comprar um iPhone por 200 euros se não há nenhum?

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Caro Vitor M.

        Nao fuja à questao, um equipamento sem radio, sem bateria amovivel, sem suporte para cartoes SD e sem dual sim, nunca poderá ser o melhor smartphone do mundo! mesmo que o IOS seja superior ao Android, o que é sempre discutivel, nunca vai compensar a falta destes 4 recursos que lhe falei. um android de 100€ nao é pior 7x que um iphone de 700€.. quando me referi ao iphone de 200€, era no sentido que nem mesmo que custassem 200€ eu nao compraria, custando 700€ muito menos, até vou mais longe, se me derem um Iphone eu meto-o logo a venda. Agora se o Iphone um dia tiver todos estes recursos… ai a conversa ja seria outra, ai sim seria uma boa “máquina”!

        1. Avatar de Vítor M.

          O meu tem rádio… o teu não tem? Desculpa lá, mas estás enganado. Bateria amovível? Isso á tão 2010… cada vez há menos equipamentos com isso, para quê remover a bateria?

          Depois cartão SD? Eu tenho uma cloud com 2TB e 7GB de dados no cartão, além de praticamente estar quase sempre debaixo de WiFi… para que quero ter além dos 128GB do iPhone, um cartão SD? Um iPhone tem pelo menos 4 anos sempre com atualizações e com uma boa vida. Se dividires 800 euros por 4 dará 200 euros por ano. Tu gastas mais, compras todos os anos um Android de 230 euros porque de ano para ano ele ou não funciona, ou fica lento, ou partiu. Essa é a realidade. No final de 4 anos, colocas o iPhone à venda por 200 euros, e ainda o vais vender. Repara há 4 anos atrás saiu o 5S, ainda há à venda iPhone 5 S por 200 euros. Por isso, como vês… qual fugir qual carapuça 😉

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Caro Vitor M.

            O seu deve ser único com rádio entao, fizeram um só para si. Bateria amovivel é sempre uma mais valia e nao o contrário, ou a bateria dos Iphone é eterna?? e nunca avaria? nem vicia? olha que isto, querem la ver que ter bateria amovivel, substituível, é mau? LOL
            Tem a “cloud” como qualquer android user tem, mas ha um detalhe, e se nao tiveres internet?? LOL ou achas que teras sempre internet em todo lado e nunca te vai falhar? e mesmo que estejas quase sempre debaixo wifi, todas as pessoas achas que estao? O android pode partir, um iphone é inquebrável?? um iphone dura 4 anos, um android nao pode durar porque raio?? fica lento?? bem esta é de rir, vai perdendo specs pelo caminho com a idade??

            Que gargalhadas já me fizeste dar agora! Nao seja tendencioso… a meu ver com o tempo a politica da apple terá de mudar… ou perde o comboio e nao aprenderam com a historia dos MAC… que tiveram de mudar os processadores e adaptar-se ao mundo e nao o mundo adaptar-se a eles..

            Todos os seus argumentos caiem por terra e expliquei 1 por 1 acima. Espero que me aprove esta minha resposta, para os demais lerem!

          2. Avatar de Vítor M.

            Lá está, rádio basta descarregar uma app. Mas que raio de pergunta é essa? 😀 cada vez mais tu deixas de ter o recetor de rádio dentro dos dispositivos, cada vez está tudo mais streaming. Estamos em 2010? Que raio de pergunta!!! A seguir não me perguntes se a máquina tem rolo, por amor de Deus!!!!

            Há malta que por ser tão desinformada do mundo Apple só diz disparates.

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            Caro Vitor M.

            Haja paciência… Mas se o Iphone é tao bom, porque tem de estar sempre dependente de outras coisas, como a internet?!?! Eu tambem bem sei que existe uma app para radio, mas acha que é a mesma coisa??? Voce se calhar ja deve andar de carro electrico ou ainda está em 2010?? LOL

          4. Avatar de Vítor M.

            Dependente da Internet? Tem alturas que sim… Eu se quero ouvir música uso o espaço que tenho em offline do Spotify e não preciso de Internet. Rádio? Ouvir rádio ouço, ligo a app e pronto. Mas quando vai ao email, espera pelo pombo correio? Ou pelo carteiro que lhe traz a carta em papel?

            Ainda não o percebi meu caro. Essa do rádio é estranha. E sim, hoje em dia eu uso constantemente Internet e cada vez mais. É mais ou menos como a energia. Há uns séculos alguém dizia como o Nuno diz… mas da energia, quando usavam uma vela para iluminar. Agora é mais ou menos a mesma coisa mas com a Internet 😉 LOL

          5. Avatar de Nuno
            Nuno

            Caro Vitor M.

            Acho que nao vale a pena, mais cego é quem nao quer ver. Voce sem internet consegue ouvir radio?? Voce argumenta com permissas totalmente invalidas, a internet é a muleta do iphone, sem ela, é um caco. Um android sem internet ainda é aparelho. E voce dá como adquirido que tem sempre internet e em todo lado, só mesmo na sua cabeça. Uma coisa é voce gostar mais de iphone, eu de android etc, outra é ver os factos. O tempo vai dizer se a apple nao vai mudar a sua politica, nao é sustentavel a politica deles, pura e simplesmente, alias pense la bem, nos anos 80 porque os macintosh começaram o seu declinio?? e o que tiveram de fazer?? tiveram de se adaptar ao mundo e nao o contrario. Pense nisso.

          6. Avatar de Vítor M.

            Pois, mas além de cego alguns são duros de ouvido. Sem energia consegues telefonar? O conceito é igual, para que raio quer um dispositivo sem os necessários suportes? Para que raio quero eu o rádio?

            Depois mistura alhos com bugalhos… mistura rádio com iPhone, passa para macintosh… e declínio de quem? Não percebo, a empresa fatura cada ano mais, coloca produtos num segmento onde só há uma marca, ela própria, faz as tendências e até tem uma rádio (sabia?) e fala em declínio?

            Vamos ser honestos e ficar pelos dados que temos em discussão.

          7. Avatar de Wooden
            Wooden

            Oh Nuno, experimenta ouvir a radio comercial ou outra fora de Portugal, como fazes? Internet

            E receber um e-mail? Internet

            O que não falta por aí são androids sem rádio, sem bateria amovível, e sem cartão SD. Mais, os dual sim actuais são dual sim mas só se nao tiverem cartão SD lá enfiado.

            Que tretas de desculpas… já agora digam também que não tem flash! Ah, o Android também já aboliu! LOL

            Porque não reclamam da falta de actualizações gritante nos Androids????

      2. Avatar de Tiago Marques
        Tiago Marques

        java e swift/objective-c, o java ao contrario do swift e objective-c roda em todos os sistemas operativos e todas as arquiteturas com o mesmo codigo, para que isso aconteca o java teve que ser uma linguagem intrepretada em vez de compilada, como o swift e objective-c o que faz com que o java tenha consumos de ram enormes e seja mais lento.
        Compara android vs ios em jogos, onde sao escritos em c ou c++, ambos devem usar o GCC, o android usa o Vulkan por defeito e o ios usa o openGl ES.
        http://i.imgur.com/uibZdu1.png

        1. Avatar de Vítor M.

          Repara quer ao correres os testes de velocidade a maioria dos jogos abre e corre mais fluídos num iPhone de ultima geração que num dispositivo Android de última geração. Porque será?

          1. Avatar de Tiago Marques
            Tiago Marques

            Os dispositivos android por norma têm sd-card, quem é que nao mete jogos para o sd-card por serem pesados?? quando carregas o jogo demora bem mais tempo a carregar do que se fosse na memoria interna. Compara por exemplo iniciar o linux numa pen vs iniciar pelo disco interno.

          2. Avatar de Vítor M.

            Logo aí perdeste a qualidade de uma experiência de utilização. De que valeu ter um jogo todo xpto se depois o vais meter num cartão barato que não te dá a qualidade que podes ter? Não achas?

  35. Avatar de Hugo
    Hugo

    O que isto mostra é que há cada vez mais endividados, isso sim

  36. Avatar de jorge
    jorge

    fazem bem o iphone é um smartphone bom e com todos os tipos de proteçao disponiveis (capas ,etc)
    ja para samsung nem vale a pena comentar…….. 🙁
    mas tb nao vale a pena comparar um iphone com um android de 40 euros
    claro que o android domina o mercado
    comparaçao desnecessaria

  37. Avatar de Tiago Órfão
    Tiago Órfão

    A bem da verdade isto não é digno de grande registo. Este valor ao longo dos anos tem sido cíclico, mas estável sempre à volta da mesma percentagem, aliás vendo os dados relativos a Março 2013 e 2014 é notório que já nessa altura este trimestre (Março) também andava à volta dos 20%, sendo que normalmente aumenta em Junho e depois desce bastante em Setembro.

    Tendo em consideração que cada vez menos e menos das alternativas ao iPhone são outros sistemas que não Android, o facto de esta percentagem não aumentar significativamente ao longo dos anos até indica que a esmagadora maioria dos utilizadores continuam a manter-se muito fiéis ao Android, possivelmente até mais do que antes. E isso faz todo o sentido, por que a realidade é que do ponto de vista do consumidor, não se perde mesmo nada na prática estando num sistema ou no outro.

    1. Avatar de Tiago Órfão
      Tiago Órfão

      Para reforçar o ponto: convém explicar que a razão pela qual aumenta em junho e desce no fim do ano está relacionada precisamente com o facto de serem aqueles que já tem iphone os responsaveis pela maluqueira de compras quando os novos modelos iPhone são lançados. Enquanto que quem tem android e muda para iphone é mais provavel que o faça noutras alturas do ano e não necessariamente para o último modelo.

      Sendo o lançamento de iphones novos em contra-ciclo relativamente a alguns dos flagships mais importantes de android, seria mais relevante fazer esta comparação com o mesmo trimestre do ano passado, e aí a diferença é estatisticamente irrelevante há alguns anos. Estranho a CIRP não ter isso no PDF uma vez que têm esse dado no report de há seis meses atrás: http://files.constantcontact.com/150f9af2201/0f2beb96-71b4-4101-bd61-d1d11c78a3f9.pdf

      Adicionalmente a mesma empresa já fez um estudo em 2015 a mostrar também outra coisa que eu tinha dito: a lealdade dos utilizadores Android é idêntica à do iOS: http://files.ctctcdn.com/150f9af2201/58d772d4-9581-40af-8f51-74442c2ceb10.pdf

      Outro estudo que comprova o mesmo: https://www.ericsson.com/assets/local/news/2016/03/ericsson-mobility-report-nov-2015.pdf
      Capítulo Smartphone switching patterns

      Perante estes dados torna-se evidente o cuidade que é necessário com as leituras que se retiram das estatísticas. Na realidade não há até ver uma mudança de facto no estado do mercado há uns bons 4, 5 anos, pelo que o título desta notícia é, no mínimo, enganador. “Lies, Damned Lies and Statistics”

      1. Avatar de Vítor M.

        Só a questão que não estamos em 2015 mas sim em 2017 e há alguns fenómenos que podem explicar certas alterações comportamentais. Um dos quais tem a ver com o caso do flagship da Samsung, o Note7. Depois, o estudo está em linha de concordância com os dados quer de vendas do iPhone 7 e iPhone 7 Plus quer do próprio mercado Apple, que bateu até recordes nalgumas rubricas. Além disso, como há dados estatísticos que comprovam, no mercado norte americano, há uma subida da Apple e uma ligeira descida do Android, oq ue também vem em linha de conta desse estudo, visto ter sido feito nos EUA. Por isso, mais que ler as estatísticas de forma simplista e isolada confrontando com anos anteriores que não explicam a realidade, é importante enquadrar no momento atual. Se uma estatística da mesma empresa é válida para justificar algo num argumento já não o é num segundo momento? 😉 Estanho verdade?

  38. Avatar de juq1
    juq1

    Por acaso a minha experiencia é o oposto.
    Conheço mais pessoas que tiveram iphones e mudaram para android, do que o contrario.
    A maioria das vezes a razão é a mesma. O preço não justica a compra, muitos deles querem as funcionalidades que existem na maoria dos devices, (o serviço telefonico de chamadas e sms, fotos, e internet) o resto é extra e como disse para mt das pessoas que eu conhecia com iphone nao justifica o acrescimo de 300/400€ em relação a um bom Android.

    ja agora como nota a maioria deles trocou para Xiaomi, e Huawei

    1. Avatar de rodrigojds
      rodrigojds

      Se essas pessoas so queriam o telemovel para fazer chamadas, sms, fotos, etc pq ‘e que foram comprar um telemovel tao caro como o iphone?
      Essa troca de iphone para android nao tem nada a ver com o iphone em si mas sim as pessoas que compraram por vaidade.

      1. Avatar de Vítor M.

        No passado até te dava razão, era muita vaidade. Hoje já não, hoje é longevidade, é ter um smartphone bom, que não dá problemas e que tem tudo o que as pessoas precisam. Além de ter um look moderno das suas apps, que tem valor no mercado dos usados, etc…

        1. Avatar de Celso
          Celso

          Um “look moderno” das apps é relativo e uma questão de gosto.

          Nas apps Android impera o Material Design da Google. Pode não se gostar, mas não é por isso que é menos moderno. 🙂

          E também não faltam smartphones Android que não dão problemas. Bugs e situações pontuais existem, é claro, mas existem em todas as plataformas.

          1. Avatar de Vítor M.

            Certo, mas isso nada tem a ver com vaidade 😉

      2. Avatar de Nitro
        Nitro

        Óbvio!
        Não era o telemóvel que não servia para eles. Eles é que não serviam para o telemóvel!
        Esses equipamentos não devem ser para qualquer um…!

  39. Avatar de Ed
    Ed

    Migrei para Android é estou mais satisfeito, a segurança é forte no IOS que não dá pra fazer muita coisa. Já o Android é seguro sim e tu podes fazer muito mais com um aparelho Android.

  40. Avatar de GM
    GM

    Eu, apesar de todas as considerações acima descritas, mantenho-me no deserto. Pode ser casmurrice, burrisse, ou outra isse qualquer. W10m. E não mudo. Considero muito mais intuitivo que qualquer um dos outros , os gigantes. iOS nunca utilizei em tm, salvo em iPAD ocasionalmente, mas do muito pouco contacto, detestei. Android, fui utilizador na V. 2.3.1, e não ficaram saudades, salvo a questão da criação de pastas e guardar arquivos, coisa que não conseguia fazer com o substituto LUMIA625 + W8/8.1. Agora, com W10m, é uma festa. O 950XL parece um tablet, de bolso. Até funciona com rato e teclado bt. Apenas peca a questão das apps e da W store. Enquanto o tm durar, que é novo, é a máquina de eleição. Depois logo se vê. De qq modo, não confio em nenhum dos 3 sistemas para determinadas situações, como aceder à banca online. Considero os 3 sistemas demasiado vulneráveis. Pode ser da idade, quem sabe….

  41. Avatar de julinhe
    julinhe

    cá em casa fomos 3 que fizemos a mudança grandes vantagens na fiabilidade e qualidade dos aparelhos e das apps, já não falando que agora comunicamos todos com o imessage que é sem duvida a melhor app de mensagens que alguma vez utilizamos, o facetime tambem é exelente. Só encontro um inconveniente nesta mudança, os iphones são mais carotes o que quer dizer já não vamos trocar de telemóvel ano sim ano sim como antes, mas por outro lado talvez não venhamos a sentir essa necessidade.

  42. Avatar de V. T.
    V. T.

    Este estudo foi feito onde? Nos EUA só pode!

  43. Avatar de rodrigojds
    rodrigojds

    Vou falar na minha experiencia.
    Desde que me envolvi no mundo Apple ano passado posso confirmar que nao ha nada melhor. Sou dono dum Macbook pro 2014, iphone 6s, apple tv, apple watch e um ipad mini. E ha coisas que faco agora com um simples toque que nunca conseguiria fazer no mundo android e/ou windows.
    Continuo a ter um telemovel android que uso como backup para os meus outros numeros e se quiser usar um PC uso o da minha esposa. Mas depois de conhecer o ecosistema Apple nao regressaria voluntariamente ao Android/Windows.

    Mas a verdade ‘e que so me envolvi no mundo Apple desde que comecei a trabalhar no Reino Unido e de ter um ordenado comfortavel. Sou o tipo de pessoa que compra td em segunda mao e se consigo poupar 5 euros aqui ou ali faco sem problemas.
    Nao consigo perceber as pessoas com ordenados menores a comprarem produtos da Apple e ainda por cima novos!

  44. Avatar de josé almeida
    josé almeida

    Mais uma Mentira!!! Não será ao contrário? Viva a publicidade desastrosa…A apple está desesperada! Meninos e graúdos, andam distraídos?

    1. Avatar de Vítor M.

      Sem dúvida. Caiu na rua das amarguras.

      Apple’s second quarterly report shows its cash hoard has hit $256.8 billion.

      Apple Park is the future headquarters of Apple Inc. in Cupertino, California. Cost ≈ USD 5 billion (the land cost was estimated at $160 million).

      Tech juggernaut Apple, Inc. will report third quarter fiscal 2017 earnings results on August 1. AAPL stock has been on fire this year, rising more than 30% year to date.

      Pobre Apple…

  45. Avatar de luis
    luis

    Uma pergunta é se a iCloud pifar como é??

    1. Avatar de Vítor M.

      É mais ou menos como se a Google pifar e ficarmos sem mail e sem meia internet ou se a EDP pifar e ficarmos sem energia… é a mesma cena. Ficamos a olhar para as mãos.

  46. Avatar de Joysé batuko
    Joysé batuko

    Digam-me só uma coisa, porque pagar mais por hardware com especificações que são uma anedota? Os hexacores já existem à 2 anos, os ecrãs OLED nem se fala, câmara de 20MP já o meu Xperia tem à 3 anos, memória de alta banda já está presente à algum tempo em outras marcas, resolução 4K, etc… A resposta é sempre a mesma como o IOS é levezinho não precisamos de muito poder.. Tenham juízo, dar 800 euros por tecnologia obsoleta é obra

    1. Avatar de rodrigojds
      rodrigojds

      Qq pessoa que percebe de fotografia sabe que maior numero de pixeis nao quer dizer melhor fotos.
      Ter o melhor hardware sem ter o software optimizado como acontece em todos os telemoveis android nao vale tanto como queres fazer parecer.

    1. Avatar de Vítor M.

      Verdade, depois a Apple vendeu, sozinha, uma única empresa, perto de 80 milhões de unidades 😉 que o valor mais baixo dessas unidades ronda os 500 euros face a centenas de dispositivos android que tens desde os 40 euros até aos 1200 euros… ou mais. Grande parte do mercado android consome equipamentos de entrada e media gama. Esse resultado e vista essa tabela, mostra um crescimento do iOS de 14% para 17%, nesse último período. Valores de crescimento e número de equipamentos vendidos, aliados a outros factores, como o problema do Note 7, explicam este tais 20% de utilizadores que vieram para as contas do iPhone 7 e iPhone 7 Plus. Não precisa não senhor de qualquer legenda.

      1. Avatar de Zenfone 2
        Zenfone 2

        Vítor, a Toyota também é a marca que mais vende e existem outras opções melhores e piores. é tudo uma questão de gostos.

      2. Avatar de Vitor
        Vitor

        Pelos vistos precisa de legenda 😉 Fala-se em alhos, responde em bugalhos. Euros??? La deste uns valores de números vendidos falando do Note 7 mas em nada altera a supremacia do Android 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          Em nada mesmo. Não se está a falar na supremacia, isso é bugalhos, o assunto é sobre alhos. 😉

  47. Avatar de Miguel
    Miguel

    Segundo a segunda imagem, o estudo é apenas associado aos estados unidos certo!?

    Não há nada em relação à portugal, europa ou mesmo mundial?

  48. Avatar de Pedro
    Pedro

    Sempre fui utilizador Apple até ao iPhone 6plus. Depois comprei um xiaomi 5s e agora aguardo o xiaomi 6. Bem uma coisa temos de dizer a verdade o sistema iOS é bem mais fiável e estável que o android reconheço que sim. Mudei por discordar de várias limitações a nível de sistema e também pelo preço apresentado pelos iPhones estarem demasiado inflacionados pois por metade do preço a telefone que lhe fazem frente isso não tenho dúvidas. A nível profissional tbm me fez mudar para android pois várias app que uso diariamente no iOS não existiam. Uma guerra sem fim iOS vs android.

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      A Xiaomi não tem Android puro. A experiência em Android puro é muito diferente da oferecida pela Xiaomi – atenção que não considero Xiaomi mau, antes pelo contrário.

      Ambos os sistemas (Android e iOS) têm as suas vantagens e inconvenientes. É tudo uma questão de preferência pessoal e escolha.

  49. Avatar de Márcio Graveto
    Márcio Graveto

    Comprei androids top de gama e depois metam na os Iphones ao lado a ver, nunca na vida o Iphone chega de perto a comunidade android, podem passar anos nunca consegue ultrapassar

  50. Avatar de Vlad
    Vlad

    Estranho é os números da IDC mostrarem o contrário, mesmo a própria Apple quando mostrou as suas últimas contas teve uma queda no número de vendas dos iPhones. Portanto conclui-se que ou este estudo é referente a um país ou conjunto de países em particular, ou então contradiz a realidade.

  51. Avatar de Inteligência Cibernética
    Inteligência Cibernética

    Android Sempre Sera meu preferido?

  52. Avatar de Sandro de Castro
    Sandro de Castro

    Boas, o que realmente falta, é um novo sistema, um sistema que seja melhor que o Android e IOS… Assim acabava-se com esta treta toda…lol

  53. Avatar de Peter
    Peter

    Comigo foi ao contrário. Como não sou “normal” e não faço parte dos números e estatísticas, é igual ao litro…

  54. Avatar de Teoria da Conspiração
    Teoria da Conspiração

    Não tive paciência para ler todos os comentários, mas algo me chamou a a tenção como o último parágrafo: “Este é um cenário excelente para a Apple e para a chegada do iPhone 8. Há uma grande confiança dos consumidores na marca e uma expectativa grande no que este novo modelo vai trazer de novidades.” Agora pergunto: Porque será que estes estudos aparecem nesta altura em que está para sair um novo modelo do iPhone? Será coincidência? Hummm … talvez sim talvez não…

  55. Avatar de Remo
    Remo

    Mas esta gente esta toda doida. Primeiro ponto. Uso os dois sistemas. Android no telefone e IOS no tablet. O IOS esta a anos luz no que toca a integração, funcionalidades e multitasking. Chega a ser ridiculo. Ex: nem botao retroceder aquela treta tem. E depois cadaapp mete o botão onde quer e é quando mete.

  56. Avatar de JCBastos Portela
    JCBastos Portela

    Este estudo não tem grande significado. E usa uma técnica de manipulação de dados muito comum, mas muito simples de identificar. Ninguém reparou que nunca é mostrado o número de mudanças de IOS para Android? O número até pode ser maior, o que iria mostrar que afinal as conclusões aqui tiradas são falsas.

    1. Avatar de Vítor M.

      A empresa enganou-se nalgum calculo? É que ali eles dizem ter dados da amostragem. não há nada que enganar, no inquérito é só colocar a cruzinha e depois contar.

  57. Avatar de Mike
    Mike

    Logicamente a Apple avança mais lentamente, são menos pessoas a trabalhar, e aproveita as criaçoes alheias. São bons equipamentos mas o 7plus é um tijolo ao lado de outros q custam os mesmos 200€ a fabricar. Finalmente trouxe altifalantes stereo para um dispositivo multimedia mas continua a ter faltas comparando com outras marcas. Uma q ja nao prescindo é ter bateria para umas horas em carregamentos de 10 minutos.