Nexus 6P e 5X não vão poder usar uma novidade do Android 8

31 Comentários

Os últimos Nexus que a Google colocou no mercado estão ainda a receber atualizações do Android, se bem que algumas funcionalidades demoram a chegar.

A mais recente versão, o Android 8, tem algumas novidades que aparentemente não vão conseguir ser usadas por estes dois telefones da Google.

Nexus Android 8

Os Nexus 6P e 5X parece que estão limitados em algumas das funcionalidades do Android 8. Apesar de terem acesso às versões de testes desta nova versão do Android, há quem se esteja a queixar de algumas lacunas.

Em concreto, estes dois modelos parecem estar a não conseguir usar a transmissão de áudio via Bluetooth AptX, uma das novidades desta versão. Estes novos protocolos da Qualcomm permitem que a transmissão de áudio seja feita com uma muito menor latência, o que permite uma melhor qualidade de áudio.

A certeza da inexistência do suporte para este novo protocolo veio da própria Google, quando um dos utilizadores das versões teste questionou a Google. A resposta foi direta e concreta, sendo a falha marcada com um “Won’t Fix” e uma mensagem a indicar que esta novidade não seria suportada.

Nexus Android 8

Esta inexistência de suporte é estranhada por muitos, porque outros smartphones com chipsets iguais têm suportes para Bluetooth AptX.

Não é a primeira vez que a Google deixa estes dois smartphones de fora das novidades do Android. Já antes o Nexus 6P ficou durante algum tempo sem suporte para gestos no sensor de impressões digitais, algo que a Google acabou por inverter.

Com o Android 8 esperado para o final do verão, há ainda tempo para a Google tentar reverter esta situação e, caso haja suporte, trazer para os Nexus o Bluetooth AptX.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joel Reis
  2. Avatar de Vagner Gonçalves Pereira
    Vagner Gonçalves Pereira

    De qualquer jeito essa função não fará falta pois pouca gente precisará de utilizar essa função.

    1. Avatar de André
      André

      Sim, mas isso não interessa. Compras um telemóvel e passado um ano já há funções que a Google corta.

      1. Avatar de ekx
        1. Avatar de André
          André

          1 ano e tal… Foi lançado em Outubro de 2015, portanto ainda não fez os 2 anos.
          WOW, GRANDE DIFERENÇA!!! LOL digo eu.

          1. Avatar de Steve John
            Steve John

            E já foi lançada a nova versão do Android por acaso?
            WOW, POR ACASO NÃO!!! LOL

          2. Avatar de André
            André

            Por acaso já! Caso não saibas o Android 7.0 foi lançado no último ano.

        2. Avatar de gonçalo
          gonçalo

          Até aos 23meses é um ano!

          1. Avatar de Killer
            Killer

            Até ao 9,9 é 9 pergunta aos alunos portugueses se é assim.. Sendo assim a garantia é um processo estranho, 2 anos e afinal de um dia para o outro passa de um ano a não ter garantia..

      2. Avatar de Gaius Baltar
        Gaius Baltar

        A Google não cortou nenhuma função, apenas não disponibilizou uma função nova, presente em outros dispositivos. O aparelho continua a ter as mesmas funções que tinha quando foi adquirido.

  3. Avatar de Renato Nismo
    Renato Nismo

    por isso.. muitos que já tiveram telemóveis da google, hoje usam One Plus.

    1. Avatar de João
      João

      A Oneplus está igual ou pior… Não vá por aí

      1. Avatar de K
        K

        Dos telefones que ainda suportam, ainda não cortaram nenhuma função. Claro que houve o caso do op2 (o Google fez o mesmo com um Nexus) mas daí para frente tem se portado bem. E depois eles não querem saber se usas ROMs alteradas, root, etc. Portanto estamos a vontade para mudar de rom ou alterar algo que não agrade. A única coisa que não agrada recentemente na oneplus é o preço do 5.

      2. Avatar de Ole
        Ole

        João
        Nada disso. A OnePlus está bem e recomenda-se.

    2. Avatar de André
      André

      A OnePlus já foi melhor do que é hoje (falo por experiência própria)… Comprei o OnePlus 3 no dia em que foi anunciado e passado 6 meses lançam outro telemóvel (senti-me enganado). Agora com o lançamento do OnePlus 5, há funções no Oxygen OS que (para já) não vou ter no meu OnePlus 3. Não faz sentido.

      1. Avatar de K
        K

        Também tenho um 3. Que funções existem no 5 que não há no 3? Dúvida honesta.

        1. Avatar de André
          André

          O OP5 tem mais funções de gestos quando o ecrã está desligado, tem o reading mode, tem uma opção para definires uma vibração personalizada e penso que há mais que eu não me lembro agora.
          E tudo isto podia ser feito no OP3/3T.

      2. Avatar de The Onee
        The Onee

        Que funções?

    3. Avatar de M.A.
      M.A.

      Meu caso, up 🙂

  4. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    E assim a google diz como dizem muitos. Comprem os novos modelos. O mundo da palhaçada dos smartphones

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Isso acontece na Google como noutras marcas. Na Google deviam tentar combater isso ao máximo para tentarem dar o exemplo e cativar os clientes. No meu caso aconteceu com o iOS 8 -> 9 tinha o iPhone 6 e achei espectacular a criação do trackpad em cima do teclado para percorrer o texto nas versões beta do iOS. No final de contas apenas introduziram isso nas versões com 3D Touch. E a mesma situação aconteceu com o iOS 10 com a funcionalidade de levantar para acordar (raise to wake) o iPhone 6 seria muito bem capaz de reproduzir essa funcionalidade mas decidiram introduzir apenas para o 6S e superiores. Claro que isto leva as pessoas ou a adquirir outro a fugir para outra marca.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Se necessita de 3D touch como é que querias que funcionasse no iPhone 6?
      Já pensaste que para haver Raise to wake no iPhone 6 isso teria um impacto superior no consumo do que nos aparelhos mais novos?

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Ninguém iria comprar um modelo novo por essas duas funções. E não funcionam no teu por motivos válidos.

      Que perseguição.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Nexus 5X and Nexus 6P do not officially support aptX and aptX HD!!!
    Mas…
    Unofficially, though, it’s possible to get it working on these devices. In fact, there is already a Magisk module available for the Nexus 6P that enables support for aptX. Head over to the official thread for more details on enabling aptX on the Nexus 6P.

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    E ainda se queixam que a microsoft em 2017 deixou de dar suporte a telefones de 2012 com 512mb de ram… LOL

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ahh e quem queria updates no android era só com os Nexus LLLOOOLLL

      1. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Mas para é que queres os updates? Só se for daqueles tipo IOS que saem de 2 em 2 meses para corrigir problemas que supostamente não existem. 3 anos com um Z2 e não sinto falta nenhuma de updates. Eu ligo os meus phones ao telemovel através de NFC e a qualidade de som que tenho chega e sobra. Musica toda num sd ( que para mim é o que interessa ) disponivel em qualquer lugar, o resto é redes sociais, email e mais meia duzia de coisas, mas isto sou eu e a maioria dos utilizadores.

  8. Avatar de Tiago Pereira
    Tiago Pereira

    Se as limitações forem hardware é lógico que não se tenho funcionalidades X ou y, isso que por exemplo falam de gestos no ecrã tem a ver com o hardware por o touch consegue ficar activo sem fazer drain de bateria.
    Um exemplo o ok Google do nexus 5 não funcionava com o ecrã desligado e isso já veio no nexus 6, Vamos vaiar a Google por que não aplicou isso no nexus 5 também? O problema era hardware. O hardware define os limites

  9. Avatar de gonçalo
    gonçalo

    Isto não faz A google está a trata mal os seus fan. A google está abandonar o seu sistema movel! LOL

  10. Avatar de Sad...
    Sad…

    Ainda vao dizer por ai que a google vai acabar com o Android, tal como fazem com o Windows 10 Mobile.
    LOL

  11. Avatar de Nunes
    Nunes

    Tá na hora de mudar pra iPhone