gTasks – Google Tasks no seu Android

21 Comentários

O sistema operativo que a Google lançou para o mercado de dispositivos móveis, o Android,  foi criado para orbitar em torno dos serviços desta. As principais aplicações que o acompanham implementam os serviços Web da Google, mas de forma optimizada.

Uma das funcionalidades que a Google se esqueceu de incluir foi uma forma de termos a nossas tarefas integradas numa aplicação. Conseguia assim potenciar uma ferramenta que pode ser de muita utilidade. Mas felizmente alguém pegou nesta ideia e criou uma ferramenta, o gTasks, com que conseguimos gerir a nossa lista de tarefas.


O gTasks permite que mantenhamos a nossa lista de tarefas sincronizada com a que é disponibilizada na interface do Gmail. Desta forma conseguimos ter a nossa lista de tarefas sempre no nosso telefone e caso adicionemos alguma no telefone ou na página web.

No entanto a versão gratuita desta ferramenta não tem um sincronismo automatizado. Sempre que temos uma nova nota vamos ter de manualmente forçar a sincronização entre o telefone e a Google. Esta funcionalidade está guardada para quem comprar a versão completa da ferramenta.

Mas como a equipa que a desenvolveu é simpática permite que tenhamos por 30 dias esta funcionalidade disponível. Após esse período o sincronismo tem de ser feito de forma manual. Ainda assim esta ferramenta consegue ser bastante útil.

A interface principal do gTasks é extremamente simples, mostrando apenas as notas que temos e a primeira linha de cada uma. Caso pretendam podem alterar a ordem pela qual as notas são presentadas, podendo escolher as opções: data de criação, data de expiração da nota ou alfabeticamente (título).

A criação de novas notas (ou tarefas) é extremamente simples. Basta que chamemos o menu da janela principal e escolhamos a opção Add task. Será aberta uma nova nota e ai podemos incluir o que pretendemos. O título, a data em que deve expirar e o texto da nota é o necessário para que a criemos.

As opções do gTasks assentam maioritariamente nas configurações de sincronização e na fonte a utilizar no texto mostrado nas notas. Existe ainda a possibilidade de alterarmos as credenciais de acesso.

Caso queiram experimentar esta aplicação basta que apontem o vosso leitor de códigos QR para a imagem abaixo e serão encaminhados para a aplicação no Android Market. Se preferirem podem pesquisar no Market por gtask.

Esta é sem dúvida uma aplicação que vem colmatar uma falha que a Google tem no Android. Integra-se de forma correcta com as restantes aplicações existentes. Pena é a limitação que a versão gratuita tem e que nos obriga a fazermos manualmente a sincronização das notas.

Homepage: gTasks

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JDurão
    JDurão

    Cada vez gosto mais do meu HTC Hero! 😀

    Muito bom post!
    Obrigado

    1. Avatar de tagus
      tagus

      Eu tb adoro o meu… mas aidna vou adorar mais quando sair o rom 2.1 q eles andam a anunciar à meio ano!!!

      1. Avatar de tymonn
        tymonn

        Ja ROOTavas isso 🙂

        nao ha nada como o meu cyanogen 5.0.7 🙂

        tenho HTC MAGIC

        1. Avatar de Chavinhas
          Chavinhas

          foi anunciado o 2.2 para G1 😀

          ou seja, Magic vai ter o 2.2

          1. Avatar de jpng81
            jpng81

            Bem espero que que tambem saia alguma actualização para o TMN A1, se nao vendo logo a porcaria do telemovel, dassss.

          2. Avatar de tymonn
            tymonn

            esse telemóvel estava-se mesmo a ver 😛 a minha namorada queria comprar mas eu disselhe logo, tudo o que nao for G1, magic ou nexus (e o desire vai andando) nao vao ter updates tao cedo, nem vao ser alvo de modding

          3. Avatar de jpng81
            jpng81

            Se assim for p….. que os pariu mais á tmn e a huawei. dass com telemóveis ao preço que são e com sistema operativo á borla fazem com que um smartphone custe tanto ou mais que um netbook a Htc que va mas roubar para outro lado.

          4. Avatar de tymonn
            tymonn

            HTC roubar? xD
            isso nao é HTC 😛

  2. Avatar de jpng81
    jpng81

    já uso á uns dias esta app, muito boa, por acaso é verdade uma funcionalidade do google que já poderia vir com o android.

  3. Avatar de Bruno Bernardino

    Ja uso esta aplicação há vários meses, inclusive comprei-a na AndroidAppStore (e ajudei na tradução oficial da mesma, por isso se tiverem sugestões podem indicar-me), e posso dizer que vale mesmo a pena.

    Ah, eu sei que existem textos que ainda não estão traduzidos na versão disponível, mas na próxima actualização já deverão estar.

    1. Avatar de nuno
      nuno

      é possível ter duas contas google?

    2. Avatar de nuno
      nuno

      a ideia era partilhar tarefas com outro utilizador.

  4. Avatar de Hardcore
    Hardcore

    Boas!
    Comprei a dias um Desire e estou bastante satisfeito com este SO, devo dizer que fui utilizador de WM durante mais de 5 anos.
    Requer alguma habituação do inicio, devido aos “vicios” que se criam com o WM mas nada que não se aprenda rapido.

    Abraço!

  5. Avatar de Focus
    Focus

    Estou fantasiado com o meu Liquid!
    Alguem tem algum?

    abraço

  6. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    IPHONE POWAH 🙂

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      vai-te catar, iphone não é pra aqui chamado, dasss

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        ele é que começou 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 lollol 😛

  7. Avatar de Hugo Calazans
    Hugo Calazans

    Vocês já tentaram acessar a página do Google Taks dedicada ao Android? Acho que ela atende a todas as nossas necessidades.
    https://mail.google.com/tasks/android

    Fonte: http://lifehacker.com/5530596/google-tasks-has-a-mobile-page-for-android

  8. Avatar de BM
    BM

    Não sei porque aquela task “Ganhar o euro Milhões” nunca vai ser ‘completada’ 😛

  9. Avatar de André
    André

    É possivel sincronizar as tarefas do gTasks do IPhone com as tarefas do Microsoft Outlook? como?