Google vai mudar as regras de actualizações com o Android M

57 Comentários

O Android M deverá ser apresentado no final deste mês na conferência I/O da Google. Ainda pouco se sabe sobre esta nova versão do Android, mas é quase certo que as novidades se vão centrar na melhoria deste sistema e em torná-lo mais estável.

Algo que se começa a falar, e que possivelmente chegará com o Android M, é uma alteração das regras da Google para a disponibilização de actualizações para os seus equipamentos.

Os prazos vão ser alargados e passam a existir actualizações que contemplam apenas a resolução de problemas de segurança no Android.

nexus_actualizacao_1

Para tentar resolver o eterno problema da fragmentação do Android a Google implementou regras que ditam que os seus dispositivos têm garantidas pelo menos 18 meses de actualizações do sistema operativo e aconselham todas as marcas que usam o Android a fazerem o mesmo.

Esta política não tem sido seguida e o mais recente exemplo veio com a chegada do Lollipop. Poucos são os fabricantes que já conseguiram disponibilizar esta nova versão do Android para os seus equipamentos e o mais provável é que nunca venham a disponibilizar.

Mas a Google gosta de dar o exemplo e pode estar a preparar-se para alterar as suas próprias regras, alargando os tempos de suporte e criando uma nova categoria de actualizações, as de segurança. Estas regras são, infelizmente, garantidas apenas para os equipamentos Nexus da Google.

As mudanças que se esperam vir a surgir com a chegada do Android M vão dar 2 anos de actualizações garantidas, ao contrário dos 18 meses actuais, e passam a existir actualizações de segurança, que vão existir durante 3 anos após o início da comercialização dos dispositivos.

Uma medida alternativa irá garantir que vão existir actualizações de segurança por 18 meses após a data de venda do dispositivo pela Google Store/Play Store. Aplicar-se-á a que se prolongar por mais tempo.

nexus_actualizacao_2

Esta mudança vai acontecer já com o Android M, que deverá deixar de fora o Nexus 4 e eventualmente o Nexus 10. Estes dispositivos foram colocados à venda na Play Store em 2012 e por isso ficam já de fora das actualizações programadas.

Subsiste a dúvida se o Nexus 7 de 2012, que está na mesma categoria dos equipamentos anteriores, mas que a Google deverá também deixar cair. A utilização do Lollipop neste equipamento foi uma aposta da Google, mas que não deverá estar a correr como pretendido.

Mas mesmo ficando de fora a possibilidade de instalar o Android M estes dispositivos vão continuar a receber as actualizações de segurança, por estarem ainda dentro do período de “garantia” dos três anos.

A garantia de actualizações e de novas versões do Android é uma das razões que levam os consumidores a preferir o Android e a Google sabe aproveitá-la a seu favor.

Esta é uma mudança de regras que vem beneficiar os utilizadores dos dispositivos Nexus, mas que a Google gostaria de ver alargada a todas as marcas que usam o Android como sistema operativo base.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Quado sair quero experimentar o WP 10,vou por o Android de lado!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Passado 1 dia voltas ao Android, já o mesmo paleio com o corrente sistema operativo da Microsoft, tudo ia mudar. Quando saiu foi a desilusão e os números falam por si!

      1. Avatar de Proud Troll
        Proud Troll

        Não vês que ele é um astroturfer da m$ pago para criar um hype a um SO que não vende nada.

        Como é que explicas que em cada notícia de telelés que sai, há sempre um exército de pessoal a vangloriar o WP/W10M?

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Porque quem tem WP normalmente não tem problemas para estar a falar mal..

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Tu não deves saber do que falas, com certeza! Utilizei Android durante anos e estava satisfeito, tinha de estar, também não havia mais nada; depois surgiu o Windows Phone e mantive-me bastante tempo com o Android devido às criticas que via em relação a esse sistema prematuro, mas quando mudei para windows phone nunca mais quis voltar ao Android nem senti qualquer necessidade de o fazer 🙂
        Há pontos negativos no Windows Phone? Há, como em todos os outros sistemas, porque nenhum é perfeito; podes argumentar dizendo que o windows Phone não tem uma paleta de aplicações como o Android e IOS, tal como todos os que nunca usaram ou não gostam de Windows Phone, mas eu digo-te que não tem nem precisa, tendo em conta que tem as necessárias enquanto que o Android e IOS tem imensas e que a maior parte é lixo!

        “Quando saiu foi a desilusão e os números falam por si!” Se queremos falar de números ao menos falemos como deve de ser, e para isso tens de dizer “…os números falavam por si!” porque é normal que quando uma coisa é recente o número de utilizadores seja baixo mas olhemos para o presente e para o futuro, o número de utilizadores do Windows Phone é cada vez mais elevado e com a futura saída do Windows Phone 10 podes ter a certeza que os números vão continuar a subir a pique, tirando aquelas exceções que usam Andoid e IOS que nunca experimentaram e não querem experimentar o Windows Phone porque estão orgulhosos pelo sistema operativo que carregam nas mãos, e depois vai-se a ver, olhando, por exemplo, para alguns amigos meus, nem é preciso olhar para muitos, basta para dois, enquanto eu faço o que tenho a fazer no Lumia com a maior fluidez e rapidez um está a limpar caches de memória, outro está a reiniciar o seu telemóvel para que possa efetuar a chamada interrompida!

      3. Avatar de Realista
        Realista

        Eu tenho um Windows Phone 8.1 e já não volto para Android e os seus bugs…

      4. Avatar de Mikes
        Mikes

        Há mais de 2 anos com WP! Android jamais.

    2. Avatar de Douglas soares
      Douglas soares

      Estou há dez meses feliz com WP.

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Para mim o sistema android tem um grande, enorme falhanço, o pouco espaço para instalação de aplicaçoes!!! os equipamentos tem uma memória interna e outra para programas, sendo a memoria para programas incrivelemente pequena, simplesmente ridiculo…

    1. Avatar de Nuno Goncalves
      Nuno Goncalves

      Concordo ctg. Mas há solução pra isso. O meu tem 16gb e apenas 1 GB para apps internas e 4 GB pra dados das apps. Com root, link2sd e uma partição no cartão de memória em ext4 resolve tudo… Mas, fica mais lento no acesso à app.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      E isso é problema do Android? Arranja um telemóvel em condições.
      O meu tlm por exemplo, tem 32GB de memória interna, e trazia apenas 1.5GB para aplicações. Instalei uma nova ROM, que trazia um script para redimensionar as partições de memória, e fiquei com 2.5GB para aplicações. Por isso, só depende das marcas, não é problema nenhum do Android.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Rui, claro que é problema do Android… não é por falta de hardware que ele tem pouco espaço para aplicaçoes, mas sim do próprio SO. Tens 32GB de memória interna e agora tens 2,5gb para aplicaçoes, mas isso cabe na cabeça de alguém?? devias de ter toda a memoria interna disponivel para tudo.

        1. Avatar de rb
          rb

          O meu OnePlus de 64gb, tem o mesmo espaço para aplicações… Comprem telefones em condições.

      2. Avatar de censo
        censo

        E depois dizem mal do windows…

      3. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        ??? Quê ???

        Tens um telemovel com 32GB e só tens 2.5GB para apps?!??? E ainda vanglorias-te por isso?

      4. Avatar de Joaquim Xavier
        Joaquim Xavier

        Rui, desculpa que te diga mas claro que é um problema do Android.
        Mesmo tu, com o tal telemóvel em condições com os tais 32 GB de storage tens de lhe colocar uma ROM custom e, ainda assim, só ficas com 2,5 GB de espaço disponível para aplicações. E dizes que isso não é um problema do Android? Só podes estar a brincar.
        Tens 32 GB de RAM dos quais só podes usar 2,5 GB para aplicações e achas bom? LOL
        A esse nível o Android tem uma grave lacuna quando comparado com o Windows Phone.

        1. Avatar de António Sousa
          António Sousa

          32 GB de Ram onde, diz-me que estou interessadissimo nesse telemóvel.

        2. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          Oneplusone 64gb e não tem limite de apps a não ser a própria capasidade do aparelho, já vou nos 6gb… Problema do Android não é de certeza.

      5. Avatar de Mikes
        Mikes

        Como é que de 32GB só se fica com 1.5GB?

    3. Avatar de António Sousa
      António Sousa

      O meu equipamento tem 64Gb, chega???

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Mas se for android, para aplicaçoes, nao tens 64gb disponiveis certamente…

        1. Avatar de António Sousa
          António Sousa

          Unified Partition scheme for storage. Sabes o que é?? se não sabes google it, antes de te armares em sabe tudo, e que android não presta 😉

        2. Avatar de Nuno Paulo
          Nuno Paulo

          Eu tenho um android com 16GB de memória interna, e tenho os 16GB disponíveis para as aplicações. Não fiz alterações nenhumas.

      2. Avatar de Joaquim Xavier
        Joaquim Xavier

        Até podes ter 1 TB de RAM.
        A questão \ problema é intrinseca ao Android e tem a ver com o particionamento que é feito do “internal storage”, no teu caso os 64 GB.
        Enquanto o Android particionar esse espaço como faz actualmente não há volta a dar. Claro que se pode “rootear” o telemóvel, pôr-lhe uma ROM toda XPTO que permita reparticionar, fazer um par de botas no entretanto…
        Mas quantas são as pessoas que conseguem fazer isso? Para todas as outras pessoas vai sempre ser necessário desinstalar aplicações para instalar outras.

        1. Avatar de Mr.Antunes
          Mr.Antunes

          Problema do Android? Desde quando?

          Se compram dispositivos com preços mais em conta, devem ter em conta que estes têm chips de memória mais em conta, logo de forma a terem um rendimento/velocidades em conta, as MARCAS são obrigadas a definir uma partição de sistema mais em conta, senão fica demasiado visível as limitações IO dos chipsets de memória que usaram.

          PS: Nesta posta, quando falo de memória não tem nada a ver com RAM… 😉

    4. Avatar de Claudio
      Claudio

      Nuno, o sistema operacional Android puro ocupa apenas, em média (dependendo da versão ou do build) entre 2.5Gb e 3Gb da memória interna do dispositivo.

      Qualquer espaço adicional utilizado se deve a aplicações pré-instaladas (pacote Google, por exemplo) e adições ou aplicações do fabricante ou da operadora de telefonia.

      Como exemplo, eu tenho um tablet executando um mod do Cyanogen + Google Apps, com uma memória interna de 16Gb e 12.8Gb livres disponíveis para aplicações.

      Como estão dizendo seus colegas, escolha seu aparelho com mais cuidado a esse detalhe, que parece ser importante para você. No entanto, esse não é um problema do sistema operativo.

  3. Avatar de nm
    nm

    Eu já uso o WP desde a 8, e se continuar com o nível de fluidez com que já habituou os clientes, continuo nos lumia. A rapidez com que se fazem as tarefas normais de um telefone não tem nada a ver com androis os apples. Depois de experimentarem não querem outra coisa.
    Embora a google não seja parva de todo o alargarem os updates sempre é visto como bemvindo para fandroids, sempre foi uma coisa que me irritou solenemente. Compras um device com a 4, e com sorte só actualiza para a 4.2…

    1. Avatar de Ricardo Apple
      Ricardo Apple

      Se a google nao lancar as apps para o W10 espero que nos pcs a microsoft nao permita a instalacao do chrome e servicos da google..era ver a google a tremer por todos os lados

      1. Avatar de rand
        rand

        Mas isso seria concorrência desleal! 😉

        1. Avatar de Ricardo Apple
          Ricardo Apple

          a microsoft lancou as suas apps para android, porque a google n faz o mesmo? Eles tao se a marimbar para o android, querem e as suas apps com ads a render…tanto é que as apps para IOS sao superiores a do android.

          1. Avatar de Claudio
            Claudio

            Porque o número extremamente reduzido de usuários do Windows Phone simplesmente não compensa o esforço.

            A Google provê o sistema iOS com seus aplicativos atualizados. Mas para o WP não vale a pena.

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Pelo facto de as operadoras terem feito o que querem em relação aos updates, este é o meu ultimo android. Aguardo impaciente pela saída de um microsoft com windows 10 mobile.

  5. Avatar de jpng81
    jpng81

    Espero que isto venha para melhorar, é que não sei o que lhes deu para tentarem enfiar android 5.1.1 numa nexus7 2012, a tablet fica inutilizável.
    E agora que fiz downgrade para a versão 4.4.3 deveria haver opção para desactivar notificações para passar para uma nova versão.

    1. Avatar de António Sousa
      António Sousa

      tenho um Nexus 7 2012 e tive o problema de lentidão com o Android 5.1.1, para resolver entras no recovery mode e fazes um wipe ao Cache, após isso o meu tablet funciona lindamente.

  6. Avatar de SSilva
    SSilva

    *Off-Topic*

    Já tenho a versão android oficial 5.0.2 para o Xperia Z (C6603) que saiu à 3 dias e já tenho utilizado por 2 dias. Funciona lindamente e está muito mais rápido. Se alguém quiser ter já essa versão sem esperar muito tempo pelas versões da MEO, Vodafone e NOS posso dizer como fazer 😉

    1. Avatar de lp032
      lp032

      Onde conseguiste arranjar?
      Já procurei e não arranjo.

  7. Avatar de Nuno
    Nuno

    Rui, claro que é problema do Android… não é por falta de hardware que ele tem pouco espaço para aplicaçoes, mas sim do próprio SO. Tens 32GB de memória interna e agora tens 2,5gb para aplicaçoes, mas isso cabe na cabeça de alguém?? devias de ter toda a memoria interna disponivel para tudo.

    1. Avatar de Jose Pereira
      Jose Pereira

      Eu tenho um Samsung Galaxy Note 2 de 16 Gb que é um tlm de 2012, claro que 5,54Gb são para o Sistema (coisa da Samsung), logo sobram 10.56Gb , e posso dizer que tenho 101 aplicações com um total de 5.5Gb… e enquanto tiver espaço disponível instalo até perfazer os 10,56Gb…
      Telemóvel como veio de origem sem alterações ou root, apenas foi actualizado para o Android 4.4.2 pela Samsung.
      Portanto o problema não é do Android.

  8. Avatar de Nuno Goncalves
    Nuno Goncalves

    A Samsung então ta tramada. Só faz atualizações aos teleles de topo.

  9. Avatar de Ricardo Apple
    Ricardo Apple

    o W10 vai destronar o android e concorrer com a apple, respeito a Apple pois respeita os consumidores, google jamais e androids com lag ainda pior

    1. Avatar de SF
      SF

      Segundo o teu pensamento se tu fosses um smartphone serias um dispositivo Android de 80€, com esse lago cerebral não Enganas ninguém.

  10. Avatar de rand
    rand

    A Google devia era começar a forçar os fabricantes e operadoras a não por lixo nos smartphones

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tenho um Nexus 7 2012 e posso dizer que estava realmente muito mau com o Lollipop. Mas agora com o 5.1.1 parece outro. Mesmo que a Google deixe de o actualizar o xda resolve o problema. É a vantagem de ter um Nexus.

  12. Avatar de Oton
    Oton

    Bem, viabilidade técnica há para resolver problemas de atualização e disponibilidade de memória para apps. O que não há é interesse em fazê-lo. A opção dos fabricantes é dispor de um novo dispositivo… atualização não dá lucro

  13. Avatar de Valter
    Valter

    Eu li direito? “A garantia de actualizações e de novas versões do Android é uma das razões que levam os consumidores a preferir o Android e a Google sabe aproveitá-la a seu favor.”, é para rir não é?, kkkk.

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Realmente, deve ser uma piada.

    2. Avatar de Claudio
      Claudio

      Creio que o autor estava a falar dos telemóveis que estão sob responsabilidade da empresa, como as linhas Nexus, Silver e One.

  14. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Escrevi um comentário mas sumiu-se, por isso reproduzo outro anterior:

    Para os que dizem que a Apple não inventa nada – uma que dava bastante jeito ao pessoal do Android 🙂

    Mas primeiro uma para chatear o pessoal da Samsung – o Galaxy S3 já não teve direito a atualização para o Android 5.0.

    Já o IPhone 4s que é uns meses mais velho, teve direito a atualização para o iOS 8 e vai ter para o iOS 9, como outros equipamentos baseados no chip A5.

    O que a Apple vai fazer é criar um “core” (núcleo central) do IOS 9, para todos os equipamentos, A5 e posteriores, e incluir adicionalmente, ou não, em cada um, certas funcionalidades, dependendo da capacidade do hardware.

    Isto já aconteceu com a introdução do Siri no iOS 6, que deixou o 3Gs de fora (actualizou para o iOS 6, mas sem o Siri). Não foi nenhuma maldade da Apple simplesmente a tecnologia de cancelamento de ruído no microfone não estava a altura de uma utilização com qualidade. O Siri não percebia o que se lhe dizia, como se pode comprovar usando no 3Gs uma app de “voice dictation”.

    Com isto, a Apple ganha fidelização dos clientes, ao contrários dos do Android que se sentem abandonados.

    http://www.fool.com/investing/general/2015/05/24/1-awesome-way-apple-inc-is-building-customer-loyal.aspx

    1. Avatar de Mr.Antunes
      Mr.Antunes

      Deve ter sido por causa do copy/paste 😛

      Ao fim ao cabo isto tudo é um negócio, a Apple sempre teve maiores margens os outros tiveram de usar todas as artimanhas possíveis para subirem as deles 😉
      Agora entre Benfica e Porto, sou tendencialmente mais benfiquista 😛

    2. Avatar de Malamen
      Malamen

      A minha esposa tem um Galaxy S3 com o Lollipop 5.1.1 e está rápido como nunca esteve…

      E agora? Devo ir fazer queixa à polícia?

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Que rom cozinhaste? É estável?

    3. Avatar de LP
      LP

      Chegou o mr. off-topic 😀

  15. Avatar de Daniel Moreira
    Daniel Moreira

    o sistema android deve possuir maior capacidade de armazenamento interno, principalmente para a instalacao de aplicativos.

    1. Avatar de Claudio
      Claudio

      Estás a falar dos aparelhos, suponho, não do sistema.

  16. Avatar de Luis
    Luis

    Ainda bem ke ha liberdade de escolha! Android…WP…iOS…que cada um use aquele que quiser e sintam-se felizes com a escolha! Cresçam um bocadinho e parem com este “o meu é mlhr que o teu”. Tens Android/WP/iOS e sentes-te satisfeito? Optimo! Pensem assim: o meu SO faz aquilo que eu quero, quando quero e preciso! E sejam felizes com isso 😉

    1. Avatar de Jose Pereira
  17. Avatar de Anselmo
    Anselmo

    quando sair quero instalar