O Android M vai chegar já este mês, na conferência I/O da Google

39 Comentários

OS trabalho da Google com o Android não terminaram com o lançamento da versão Lollipop. De imediato começaram a trabalhar na próxima versão, que se chamará Android M, até surgir o nome oficial.

Ainda pouco se sabe sobre esta versão e o que ela trará, mas a notícia é que ela surgirá já no fim deste mês, na conferência anual da Google, a I/O.

android_m_1

A chegada do Android M, um ano depois de ter surgido a versão L, mostra que a Google está a investir muito neste seu sistema operativo e que quer melhorá-lo ainda mais, dotando-o de novas funcionalidades.

Não é oficial a apresentação do Android M na I/O de 2015, mas a informação que constava numa das sessões que estão anunciadas para o evento especificava claramente que um dos temas era o Android M.

Toda essa informação esteve publicada no site dedicado à I/O, que foi actualizado ontem com o que de mais importante decorrerá no evento, revelando um pouco mais do que provavelmente era desejado pela Google.

Android M is bringing the power of Android to all kinds of workplaces. This opens huge new markets for hundreds of millions of devices to workers at small business, deskless workers, logistics and warehousing jobs; all be empowered by adoption of Android devices at Work (Note: This Sandbox talk will be offered twice throughout the event. Check the schedule to confirm timings.)

Algum tempo depois de anunciada esta novidade, de forma indevida, a Google acabaria por retirar a informação do seu site dedicado à I/O, provando que quer manter algum secretismo sobre o Android M.

Mas antes de ser retirada essa informação do site da I/O foi possível obter o texto da sua descrição e também imagens do que este publicado.

android_m_2

Sem qualquer dúvida o Android M será a grane novidade da I/O 2015, mas vão existir outras que vão surgir durante o evento e que são muito interessantes também.

Da avaliação das sessões presentes é provável que a Google insista em tornar as notificações mais inteligentes, optimizando a forma como são apresentadas e informam com os utilizadores.

Há ainda referências claras á utilização da voz para controlar o Android, aumentado a interacção dos utilizadores com o sistema operativo e permitindo que muitas (novas) acções possam ser feitas sem tocar nos dispositivos.

É já no dia 28 deste mês que todas estas novidades vão ser conhecidas e que a Google trará a público o Android M e todas as suas novidades.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Peixinho
    Pedro Peixinho

    Com o Windows 10 a chegar penso que mtos portadores de android irao passar para windows ate porque usam pc em casa com este instalado e esta integrado assim como o iphone no osx. Ja o android apesar de ser um bom SO n tem ecossistema em pc (chrome os ninguem usa, nem a google).

    1. Avatar de Mota
      Mota

      True, conheço casos que compraram WP pq tinham no pc. O importante é ter cada vez mais e melhores S.O. Felizmente temos mercado para isso.

      Pessoalmente prefiro android e windows no pc. Mas obviamente não odeio IOS ou Mac.

    2. Avatar de Paulo Marques
      Paulo Marques

      Verdade o windows para mim tb e melhor. a unica coisa que começo a achar demais e as licensas anuais para o office, nao tarda ate o o windows ira ser anual e se isso acontecer, bye bye Microsoft para mim.

    3. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Sim, mas por exemplo, no Windows 10 a tua possibilidade de sincronizar os ficheiros é com o OneDrive, apenas (pelo menos que eu conheça, poderão haver mais).

      No android podes por a que quiseres, tanto OneDrive, como GDrive, MEGA, Dropbox, etc… No android embora não tenhas um ecossistema definido, tens como criar o teu próprio ecossistema com o teu “set” de apps, não precisas de usar aquela que a marca que proporciona…

      Mas este Windwos 10 parece que vai trazer muitas novidades, estou mesmo ansioso por ver o impacto dele, principalmente no mercado móvel. Ainda por cima com os lançamentos do DX12, .NET open source, Hollowlens e o minecraft, acho que a Microsoft este ano tem muito por onde evoluir e marcar a diferença!

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        No WP podes usar outras clouds além do OneDrive que sincroniza também. 🙂
        Claro, não é nativo no sistema e acaba por ter menos recursos que o OneDrive – além do mais, o OneDrive é das clouds mais avançadas actualmente, portanto, para quê encher o tlm com outras?!

        1. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          Questões de espaço. Tu no MEGA tens 50 GB livres, totalmente encriptadas, não existe outra cloud com esse sistema… Eu por acaso tenho um S2 e ando a pensar trocar, e ou troco pelo Mi4i ou por um dos novos Windows Phones, estou à espera que saia o Windows 10 para ver como ficam 😀

          1. Avatar de Robert Soares
            Robert Soares

            eu tenho 230g no meu one drive lol

          2. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Eu prefiro 25GB do OneDrive do que 50GB no Mega, sendo de quem é. Aquele Kit Dotcom é um trapaceiro de 1ª.

    4. Avatar de LP
      LP

      Lol!
      O chrome é o mais utilizado e por uma grande diferença!
      Usam PC em casa… onde recorrem ao motor de busca da Google, ao Maps da Google, ao Gmail, ao Drive, etc.

  2. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Ainda nem todos tem o 5, ja querem enfiar mais um na rua para fragmentar ainda mais…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Cada um sabe de si eu tenho o 5 mal saiu. Compra uma marca/modelo decente que tenha suporte de varias teams. Equipamentos Google tens logo na hora, e existe muitas outras como xiaomi, etc… que tem suporte de teams que fazem port para o teu equipamento.

      A Google não tem culpa que a marca xpt0 não faça updates, a google tem obrigação de fazer o que esta a fazer que é lançar open source depois cada marca sabe de si!

      1. Avatar de chicosoft
        chicosoft

        Eu sempre tive o 5 desde que saiu… Refiro-me ao universo total de androids

    2. Avatar de Rafael
      Rafael

      Concordo…

      1. Avatar de Ricardo Correia
        Ricardo Correia

        A culpa não é da Google.

        1. Avatar de Filipe Santos
          Filipe Santos

          A culpa também é dos fabricantes sim mas eu tenho um nexus 5 que ainda está com a versão 5.1 e está “C@gado” de erros… Para não falar no memory leak que me tira do sério…

          1. Avatar de Ricardo Correia
            Ricardo Correia

            Essa é a versão final!
            Não há nada que possas fazer em relação a erros.
            Apenas podes esperar por novas versões do Android, como é o caso deste M.

          2. Avatar de Luis Miguel Lopes
            Luis Miguel Lopes

            No 5 não sei mas no Nexus 7 já há o 5.1.1.

        2. Avatar de Anónimo
          Anónimo

          Discordo!

          O Android que os fabricantes têm nos seus dispositivos não é o AOSP, é uma versão licenciada à Google a qual tem termos e condições contratuais (entre as quais a obrigatoriedade de trazer de raiz as apps da Google).
          Depende apenas da Google acrescentar às condições da licença a obrigatoriedade de fornecer actualizações ao SO (seja upgrade do sistema ou, pelo menos, as muito necessárias actualizações de segurança ao core do sistema).

          Mas claro está, o negócio da Google é o Big Data. As aplicações que a Google impõe na sua licença dão-lhes dados pessoais para vender, actualizar o SO não lhes dá nada.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Discordo!

            Asneira atrás de asneira, pensa la um bocadinho o que ia acontecer, se a google obriga-se a samsung a actualizar os galaxy ace? Pois eles em poucos anos iam mandar o android dar uma volta.
            Volta la a pensar o que e que ias fazer se o teu samsung ace funcionasse bem e fosse recebendo novas funções e actualizações, pois não precisavas de comprar o samsung que acabou de sair.
            O objectivo de qualquer industria é gerar lucro, e esta não é excessão.

          2. Avatar de Anónimo
            Anónimo

            Estás a confundir actualizar com fazer upgrade ao SO.
            O fabricante devia ser obrigado a fazer os patches de segurança (mantendo a mesma versão do sistema) quando não pretende corrigir a situação com um upgrade para uma nova versão.

            Onde está o racional para justificar que telemóveis com falhas graves no core do SO (pex. FREAK ou os CVEs da stack de rede), os quais a Google até já corrigiu (não é preciso upgrade, está corrigido na versão do Android que o telemóvel tem), continuem com esses enormes buracos de segurança porque essa actualização nunca foi feita?

            Loucura!
            Não há qualquer justificação para isto, em termos comerciais podem sempre vender o novo modelo com o upgrade ao sistema (sem nunca invalidar que houvessem actualizações de segurança ao core).

          3. Avatar de Mrsz
            Mrsz

            +1

            É a pura realidade, por muito que os fanáticos do costume não queiram ver…

            A Google não quer saber, desde que seja bom que chegue para empresas como a Samsung basearem o touchwizz nele e conseguirem vender em mercados como o americano, já chega, porque o Android, devido à política laxativa da Google, há-de ser sempre o mais barato, e isso é que interessa para milhares de milhões de pessoas…

    3. Avatar de Marc
      Marc

      Esta conferência é orientada a developers é normal…

    4. Avatar de Slyzer
      Slyzer

      o 5 já tinha sido anunciado neste mês do ano passado… a próxima versão vai sair mais ou menos na altura que saiu o 5 (1 ano depois)…

    5. Avatar de Imparcial
      Imparcial

      Mais um pouco informado. Impressionante.

      Então, no teu ponto de vista, a Google deveria deixar de lançar novas versões do Android até a maioria dos equipamentos terem a versão actualizada, é isso? Hmm, vamos lá analisar isso.

      A Samsung tem pelo menos uma centena de modelos de equipamentos e muitos ainda estão nas versões 2.3 ou anteriores do Android. Para actualizar todos (!!!) para a última versão é preciso tempo (e dinheiro) para adaptar (drivers, kernel, touchwiz,…) dos equipamentos por causa dos diferentes hardwares. A coisa agrava-se porque teimam em personalizar o Android (culpa deles!!). Já viste o tempo que se iria demorar? Não é o mesmo que actualizar 4 ou 5 modelos de iPhones!! E só estamos a falar da Samsung.

      Agora vamos juntar todos os restantes fabricantes com os equipamentos na mesma situação. Já viste a quantidade de tempo que o Android ficaria estagnado se a Google tivesse de esperar por todos esses fabricantes? Os dispositivos de que a Google se “preocupa” têm já as versões mais recentes (Os Nexus e os Motorolas). O Nexus 4, p.e, é já bastante antigo mas recebeu a já o Android 5 mas o Galaxy Nexus não tem por opção da Samsung.

      Portanto, a culpa não é da Google nem a Google deve esperar que os fabricantes actualizem os seus dispositivos. Eles estão a fazer o trabalho deles. Os fabricantes é que não.

      Mas claro, iria preferir que todos os dispositivos, na medida do possível, tivessem as versões mais recentes do Android.

  3. Avatar de CALÇA DE LATA
    CALÇA DE LATA

    A Google está a começar a entregar a alma no que diz respeito ao Android.
    Quer dizer, a partir do Jelly Bean, foi sempre a descer…
    O Android L , então é uma verdadeira desgraça.Ainda não conseguiram resolver os problemas do L e já estão a arranjar mais sarna para se coçar…

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      O KitKat foi bastante bom!
      De facto, olhando para o peso do L, não me surpreendia se o KitKat viesse a ganhar o estatuto de “Windows XP dos Androids”.

    2. Avatar de Ricardo Correia
      Ricardo Correia

      Considero o 4.4.4 o melhor até hoje. Não me lembro de qualquer tipo de erros, no meu N5.

      1. Avatar de Tiago Santos
        Tiago Santos

        Exactamente o 4.4.4 no N5 é simplesmente perfeito. Voa e sem nenhum erro. Agora no 5.1 tb já não tenho nenhum erro (apesar de ainda não ser a mesma experiência) mas no 5.0 pensei muitas vezes voltar ao 4.4.4. Acho que a google devia ter tido um pouco mais cuidado. Um gajo sair de um sistema perfeito para os bugs do 5 foi um bocado desilusão.

    3. Avatar de Mota
      Mota

      O L foi mau?! Já trabalhas-te com o Lollipop??

      Eu tenho o L 5.0.2 e tou super contente. Fluido, rápido e bonito. Até o Kitkat é bom.

    4. Avatar de LP
      LP

      Diz quem não sabe…
      O Android tem melhorado tanto em estabilidade/fluidez como consequentemente na sua fatia de mercado. Tenho Android L e ainda não vi desgraça nenhuma… gosto bastante.

  4. Avatar de SSilva
    SSilva

    Android Kitkat; Android L = Lollipop; Android M = Mars ou Marshmallow xD

  5. Avatar de knom
    knom

    eu acho que é errado isso de querer fazer update do software só porque sim é bue podre
    o android 5.x-5.1.1 está cheio de erros e falhas…. a google não pode deixar isto assim
    trazer novas funções sim, mas melhorar a performance e fazer manutenção é ainda melhor

    eu prefiro ficar numa versão estavel e sem problemas do que ter todos os updates e ficar com bugs, lags e erros.. mas isto sou eu que penso de mais….

  6. Avatar de João Grácio
    João Grácio

    Eu penso que a google neste i/o apenas vai mostrar algumas novas features deste Android M e só o deverá lançar em Novembro. (tal e qual como fez com o “L”). Sendo assim as marcas deveriam ter tempo mais que suficiente para se preparar. O mal da fragmentação são as Marcas e não a google. As marcas não querem saber dos seus clientes no longo prazo o que interessa é vender no imediato e além disso ainda colocam uma skins sem sentido.

  7. Avatar de Ivo Curado
    Ivo Curado

    Tenho um OPO com o loriló e até agora está tudo perfeito sem erros nem complicações… Não tenho nada a dizer! Funciona tudo em condições! O pessoal dos OPOs que digam sr não é verdade!:)

    1. Avatar de Tiago Eusébio
      Tiago Eusébio

      Confirmo! 😉

  8. Avatar de Raphael
    Raphael

    Enquanto a google ficar entregando os códigos do S.O para as fabricantes decidirem quando atualizaram os telefones e cheios de skins e coisas sem necessidade o Android corre grande risco com a Microsoft !!

    1. Avatar de pedrostrik
      pedrostrik

      corre risco com a M$ como, ai está a diferença, pois a M$ nunca vai expor o seu codigo, e logo os fabricantes nunca poderão personalizar as suas marcas, e apesar de não gostarmos desta fragmentação do android, é isso que o faz ser um ecossistema rico.
      A monotonia do WP para quem tem ou teve pura e simplesmente enjoa.
      Em relação ao lollipop, o 5.1 ou 5.1.1 está extremamente fluido e rápido, pelo menos no meu nexus 7” 2013, e para mim foi o melhor SO que alguma vez toquei (estou a falar em todas as características).

  9. Avatar de AlexX
    AlexX

    No caso do Android, parece que a estratégia passa por evoluir o SO de forma que o hardware se torne obsoleto para corrê-lo de forma fluída passados os 2 anos de garantia ou o quanto antes (para quem desconhece as alternativas xda). Faz parte do negócio e isto anda tudo ligado…

  10. Avatar de RODRIGO
    RODRIGO

    Pois e android m chegando e o lollipop nem chegou ao meu s4 da tim mas o grande vilao e a tim que nem tem presa em atualizar aparelhos ultrapassados