Google revela o primeiro smartphone Android One

31 Comentários

Com o objectivo de alcançar os mercados emergentes, a Google acaba de anunciar o primeiro smartphone que faz parte do projecto Android One e que terá um preço muito baixo – cerca de 80€. A iniciativa vai arrancar na Índia onde terá como parceiros as empresas Micromax, Spice e a Karbonn.

android_one

A plataforma móvel da Google é inquestionavelmente a mais usada no segmento dos dispositivos móveis. No entanto, a Google já percebeu que uma má experiencia com o seu sistema, especialmente quando este é usado em smartphones baratos e com fraca performance,  pode levar os utilizadores a mudarem para a concorrência.

Em Junho, a Sundar Pichai deu a conhecer o projecto Android One cujo objectivo é oferecer um modelo de referência com suporte contínuo e adequado para dispositivos mais baratos.

Hoje foi apresentado o primeiro equipamento. Trata-se do Spice Android One Dream UNO Mi-498 que vem com um ecrã de 4,5”, CPU MediaTek a 1,3 Ghz, 1GB de RAM e 4 GM de memória de armazenamento interno. O equipamento traz ainda uma câmara frontal de 2 MPX e uma traseira de 5 MPX.

Há ainda a destacar o suporte para dois cartões SIM e rádio FM

spice_00

A Google compromete-se a disponibilizar o software para o dispositivo, assim como as actualizações, processo idêntico ao que acontece com os dispositivos Nexus.

Conheça melhor o projecto Android One

Depois da India, há já informações que os smartphones resultantes do projecto Android One chegarão à Indonésia, Filipinas, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka e Nepal até final do ano. A Google já deu a conhecer que empresas como a HTC, Asus, Acer, Panasonic e Lenovo estão a aderir ao projecto, assim como a Qualcomm.

Homepage: Android One

 

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de helcap06
    helcap06

    mais e mais e mais
    parece chuva de smart phones
    a este ritmo vamos ter muitas cheias

    1. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      A altura da chuva tá a chegar! É normal portanto…

  2. Avatar de ARG
    ARG

    Tudo muito bonito… E isto sim é um smartphone minimamente que se apresente para essa Gama de preços. Não as sucatas que se vêm aí mais caras e com 512mb de RAM. E câmaras de 3 mpx.. E atualizações nulas. E a Google que não venha com tangas de hardware porque as pessoas fogem por causa da política dos fabricantes de preferirem vender novos equipamentos com a última versão do Android do que atualizar os modelos existentes. Ou essas políticas mudam ou todos os dias vamos continuar a ver os sites de classificados invadidos com lixo a vender com um mês de uso. Com caixas e tudo como novo…

    1. Avatar de LP
      LP

      este verão foi um bosta é so a sair terminais

  3. Avatar de Jonathan Fitzgerald
    Jonathan Fitzgerald

    “No entanto, a Google já percebeu que uma má experiência com o seu sistema, especialmente quando este é usado em smartphones baratos e com fraca performance…”

    Eu tinha um Android com hardware equivalente ao iPhone 4S e a performance era atroz! Acabei por ir precisamente para o iPhone 4S há uns meses atrás e nunca mais me queixei a nível de performance. Mais rápido, fluído, sem lag nem stutter, e é MUITO MUITO raro crashar apps.

    Quanto a este, não o comprava. Na altura estava a pensar nos BQ e os esses SOC da MediaTek tinham muitas queixas no que toca ao GPS. 4Gb de disco em Android também acaba por render quase nada de espaço depois :S pelo menos é a minha opinião…

    1. Avatar de liph
      liph

      deverias ter escolhido um smartphone com preço equivalente ao 4S e não com hardware idêntico. O IOS só é usado pela Apple….

      1. Avatar de dbrenha
        dbrenha

        E nexus ou play edition se quisesse updates…
        A ver se pelo menos com este projeto fica resolvido o problema das empresas que não têm dinheiro/paciencia para fazer updates fica resolvido…

        1. Avatar de ze
          ze

          Por muita boa vontade que tenha a Google isto nunca vai acontecer, por causa das drives frameworks.
          Pq o wp só tem snapdragon? e toda a gente tem acesso a versão DP?

      2. Avatar de Jonathan Fitzgerald
        Jonathan Fitzgerald

        Sim, também é uma perspectiva correcta. Por acaso também pensei muito no Nexus 5, mas há uma coisa em que sou um bocado antiquado, que é gostar de comprar numa loja física este tipo de equipamentos (smartphones, tablets, computadores, etc) e comprar cá o Nexus 5 na MEO é pedir para ser roubado. É uma cisma, mas pronto. Até a esse patamar de preço (comprei o 4S numa promoção a 330€) foi o único Android que verdadeiramente me chamou a atenção.

        Ainda assim, a minha experiência prova, pelo menos para mim, um pouco a questão da eficiência na utilização de recursos ser melhor no iOS (derivado do Objective-C).

        Por outro lado, sou um Geek e se tivesse dinheiro tinha os dois porque ambas as plataformas têm coisas interessantes 🙂

        1. Avatar de João Simões

          Só uma nota: Objective-C ou Java em nada está relacionado com a performance das aplicações. Se eu quiser que uma aplicação Java tenha performance aproximada de aplicações pré-compiladas, eu consigo, basta-me compilá-la para a máquina, mas perco a agilidade se quiser executar o código noutro dispositivo.
          É nisso que se baseia o ART, que assim que faz download para o dispositivo, pré-compila a aplicação.

          Se Java fosse um constrangimento, não seria usado tão largamente em servidores Web, principalmente para serviços em tempo real. Claro que existem características do Objective-C que não estão presentes em Java, como um maior controlo na gestão de memória, mas isto é também uma faca de dois gumes, já que fazer poops é bem mais fácil (sim, todos nós sabemos que se soubermos o que fazemos tal não acontece… sure… somos todos máquinas sem falhas…).

          Resumindo, de uma forma geral a performance pouco está relacionada com a linguagem per se, o mais importante é como esta é executada.

          1. Avatar de Fábio Barreiros
            Fábio Barreiros

            @João Simões – Leste-me os pensamentos, estive para escrever algo semelhante mas como achei que ninguém me irei entender fiquei-me pelo “estive”, isto não é uma opinião mas sim um comentário que as pessoas deviam, ler refletir e após isto formar opiniões 😉

    2. Avatar de Runo
      Runo

      Fizeste mal.. eu comprei um BQ e porta-se lindamente. Provavelmente equipara-se a um Iphone5. Isso da performance é subjectivo, depende do dono. tive um android de baixa gama (-150€) e ainda hoje liga bem, animações do android (deslize de ecrãs,etc..) perfeitas. Só fui buscar um BQ porque pronto.. modernices. Já não tinha os requerimentos necessários para mim. tenho gps em 20-30s. Os novos Soc’s mediatek pra já estão bastante optimizados.

  4. Avatar de Marco
    Marco

    Estão num bom caminho com este projecto.
    A ver o que fazem aquelas empresas como a Samsung que tem carradas de smartphones lowcost com péssima qualidade.

    1. Avatar de Fábio Pisco
      Fábio Pisco

      Concordo plenamente, os smartphones da samsung são bons, mas os low cost são um total porcaria….e para low cost são caros -_-‘

  5. Avatar de Marco
    Marco

    Ainda não se queixaram de o céu ser mediatek? Está é provavelmente a melhor jogada da Google, assim garante que a mediatek lance drivers para todas as versões do Android. Assim como tb mostra a muitas marcas que só não tem Android 4.4 pq não querem.

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      E entra em grande num mercado composto por 1.2 mil milhões de pessoas, onde a maior parte é bastante pobre e não tem dinheiro para grandes smartphones.

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Também entra no mercado dos outros 5.8 mil milhões de pessoas que podem não pretender telemóveis excessivamente caros.

  6. Avatar de Telmo
    Telmo

    Boa. Apenas 2 questões: o processador tem quantos núcleos? e há alguma razão para a escolha desses mercados de lançamento?

    1. Avatar de Joaquim Ramos
      Joaquim Ramos

      Por exemplo o meu avô nunca ia comprar um smartphone de 300€+ e sim um a 80€.

      Telemovel bom para empresas… e muito mais!

    2. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      A maior parte da população da Índia é muito pobre. Lançares um telefone destes num país desenvolvido e estarias a lançar só mais um modelo, ao lançar na Índia estás a dar a oportunidade para que quase todos possam ter um smartphone. Ricos e pobres.
      Apesar de 80€ ser um pouco puxado para grande parte dos indianos, uma vez que há muita gente a viver bem abaixo do limiar da pobreza, este valor é acessível à classe média indiana que são uns largos milhões de pessoas.

    3. Avatar de Blop
      Blop

      Vê aqui gsmarena.com/spice_android_one_dream_hits_flipkart_before_its_debut-news-9636.php

  7. Avatar de ze.ccjs
    ze.ccjs

    Acho uma boa ideia!

  8. Avatar de Marco
    Marco

    o que te leva a dizer que tem melhor CPU? o ter mais núcleos?

    Tu vê o que dizes daqui a pouco aparece por aqui a malta do snapdragon…

  9. Avatar de LP
    LP

    Este processador não é de 64 bits…

    1. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      E também não precisa de ser…

  10. Avatar de Luis Gomes

    mas não trabalha a 64 bits logo não presta

    kem é este pokemon?

  11. Avatar de poisé
    poisé

    Na gama de entrada o melhor é optar por Windows Phone, pois recebem todas as atualizações e são fluidos desde do primeiro até ao último. É preferível pagar mais 10€ e levar um Lumia da Microsoft do que pagar por uma marca branca como é aqui o caso.

  12. Avatar de nicotjai
    nicotjai

    Isto é uma boa notícia para os smartphones equipados com processadores Mediatek, pois, têm, rapidamente, acesso aos updates da Google.

  13. Avatar de Francisco Miranda
    Francisco Miranda

    Mas tem que ser