Android One: O projecto que vai ajudar os Androids low-cost

23 Comentários

…e com pouca performance.

A plataforma móvel da Google é inquestionavelmente a mais usada no segmento dos dispositivos móveis. No entanto, a Google já percebeu que uma má experiencia com o seu sistema, especialmente quando este é usado em smartphones baratos e com fraca performance,  pode levar os utilizadores a mudarem para a concorrência.

Foi a pensar nisso e também nos mercados emergentes que a Google anunciou o projecto Android One.

one_003


Foram muitas as novidades apresentadas ontem durante a conferência direccionada para developers da Google,que se realizou em São Francisco (Califórnia). Numa das intervenções, Sundar Pichai deu a conhecer o projecto Android One cujo objectivo é oferecer um modelo de referência com suporte contínuo e adequado para dispositivos mais baratos.

Desde forma fica à partida garantida uma melhor experiência com Android, mesmo quando se trata de dispositivos mais baratos e com menor performance. As marcas apenas que produzam equipamentos low-cost apenas devem adoptar este modelo.

one_001

Pichai referiu ainda que existem já três parceiros que vão inicialmente adoptar esta estratégia, são eles a Spice, Karbon e Micromax. Este programa/estratégia vai iniciar-se na Índia  e como exemplo Pichai destacou o smartphone Dual-Sim da Micromax, com cartão SD, ecrã de 4,5” e rádio FM que custará cerca de S$ 100 (cerca de 75€) e que terá este modelo do referência.

one_002

A Google compromete-se a disponibilizar o software para o dispositivo, assim como as actualizações, processo idêntico ao que acontece com os dispositivos Nexus.

Qual a vossa opinião sobre esta nova estratégia da Google? Será que apenas servirá para os mercados emergentes?

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bernardo Leitão
    Bernardo Leitão

    A Google viu o WP a crescer teve de fazer algo…. Já que perceberam que boicotar o WP como sistema não estava a dar resultados agora vão tentar isto.

      1. Avatar de Pedro Nunes
        Pedro Nunes

        Se estiveres atento ao que o WP tem feito nunca responderias esse lol ^^

        O WP tem garantido updates durante 36 meses em qualquer dispositivo.
        Uma imensidão de apps foi portada para lá e ainda chegam a trabalhar lá melhor que no próprio android.

        Depois tens já rajadas de telemóveis chineses a adoptar o WP e todos eles igualmente com updates.

        Se o android não fizesse nada e mantivesse tudo como tava, havias de ver o que acontecia ao android ^^
        Eu próprio tenho um android low-cost e isto é um atentado ao utilizador, no estado actual em que está o mercado o único que me safaria no android de comprar um WP seria um moto E, e mesmo o moto E não me garante actualizações e estabilidade como tem garantido o WP.

        Tudo o que Bernardo disse é verdade.
        Eu gosto muito da Google, mas eles tem tido politicas vergonhosas contra o WP, aquela historia de o WP não receber apps da Google e estar sempre a boicotar o youtube à Microsoft. WTF.

        Depois vês a Microsoft a lançar o office, launchers, onedrives, e todos os serviços deles para android e nem publicidade tem, enquanto a Google boicota todo o software para lá.

        Esquecendo as marcas que amamos, a Google tem sido uma f.d.p do piorio.

        1. Avatar de zelig
          zelig

          Concordo e tenho confirmado isso mesmo

        2. Avatar de darksantacruz
          darksantacruz

          Assino por debaixo tudo o que disseste. Apenas acrescento que até a Google admite que em low cost o Android não funciona bem mas pelos comentários que vou lendo aqui e noutros sitios de utilizadores tudo funciona às mil maravilhas ou seja até os próprios utilizadores ( alguns claro ) fazem publicidade enganosa :D.

          WP está a tornar-se numa excelente plataforma tanto em low cost como em high cost no futuro será um sério concorrente a Android e IOS.

          1. Avatar de golias17
            golias17

            Não funciona bem em alguns mas desde o ano passado que isso não é culpa da google, a versão mais recente de android funciona bem em toda a gama de devices.

            Tens marcas que comprovam isso como a motorola.

          2. Avatar de Pedro
            Pedro

            Lol, por isso é q a nokia nos ditos low cost prefere android

        3. Avatar de golias17
          golias17

          A microsoft sabe melhor que ninguém que para é morrer.

          Já agora nessa guerra não há santos!
          A realidade do android mudou muito, actualmente o android esta mais protegido contra a fragmentação e as marcas começam a actualizar mais rápido os seus modelos.

          Já agora esse argumento de lançar os serviços deles em android é do melhor.

          Já agora se o wp se tornar relevante o suficiente acredito que vá ter um tratamento semelhante ao ios.

      2. Avatar de João Silva
        João Silva

        Dados do fim do ano 2013: 38 Milhões de users WP8 e 17 Milhões de WP7.x. Total: 50 Milhões. Passados 6 meses não sei se estes valores aumentaram, mas acredito que sim. Não será um nicho de mercado que a Google também quer explorar?

    1. Avatar de lel
      lel

      Não é caso do WP… É caso da concorrência toda. Os Androids mais baratos são uma carga de trabalho por causa da lentidão, então há pessoal que começa a odiar o Android por causa disso e muda para WP ou iOS ou outro qualquer.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Eu acho que quem compra um android low cost é porque nao tem dinheiro para comprar um mais potente quanto mais um iphone…

        1. Avatar de carlos fernandes
          carlos fernandes

          + 1

        2. Avatar de Func_do_Inter_de_Evora
          Func_do_Inter_de_Evora

          Quem compra um Android barato, e se queixa que é lento, é o mesmo que comprar um Fiat e pensar que tem um Ferrari.

          1. Avatar de hey
            hey

            Realmente… a qualidade dos componentes físicos influencia… mas também influencia o facto de a Google não exigir a colocação do sistema operativo original sem modificações… essas poderiam sim, ser feitas, mas como algo que pudesse ser descarregado posteriormente, para assim a pessoa não ficar com um fiat… quanto podia ter um porche. É isso e não terem um suporte de raiz para telemóveis com dois ou mais cartões de telemóvel… é uma porcaria por causa das aplicações que não funcionam bem porque cada fabricante é forçado a fazer a sua implementação.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Essas manias da conspiração, queres saber porque nao uso WP, nao gosto da comunidade, nao gosto dos serviços da windows, poucas apps em comparação ao android e ios, nao gosto da UI nem consigo mudar grande coisa…

      Agora o que eu gosto, tem a nokia como aliado, updates rápidos(e o que se espera de um sistema fechado)

      E em relação ao google nao dar apps a windows!? dunno, mas se da a iOS que é a concorreria directa, não estou a ver o problema de dar ao WP, provavelmente tem a ver com politicas entre as duas empresas, e nao me parece que seja por falta de vontade da google.

      Quanto ao projecto android one, acho mto bem, ver a google a apostar no telemóveis fraquitos, assim nao se ve tanta malta a dizer que o android tem lag, quando andaram a mechar num telemovel da candonga.

      Agora o que ja estou farto de ver e mta dor de cotovelo.. qual e o vosso problema com o android one? 0.o

      Fiquei com o WP we dont care.

  2. Avatar de Luís Aguiar
    Luís Aguiar

    O meu I9000 desespera com o gingerbread e determinadas aplicações, dei 450€ por ele à 4 anos, serviu-me perfeitamente e actualmente ainda funciona, mas é muiiiiitttoooo lento, chega a ser desesperante.

    1. Avatar de golias17
      golias17

      Sei o que isso é tive um, agora tenho um s3.

      Mas com o ritmo da evolução na área mobile não se podia esperar outra coisa. Daqui a uns anos talvez comecem a aguentar mais tempo como os pc actualmente.

      Também temos o project ara como opção.

    2. Avatar de vitor
      vitor

      Aconselho a experimentares a ROM cyanogenmod. O telemovel fica completamente diferente (para melhor, claro)
      Ah e ficas com o 4.4 kikat

      1. Avatar de Azaxel
        Azaxel

        Mas qual ROM… a maioria dos utilizadores não quer andar cá a ver como se coloca, nem a ter o trabalho.

        Para mim foi aí que morreu o Android, não há updates…adeus!
        Quero viver a vida, não quero perder tempo a pesquisar tretas sem jeito nenhum.

  3. Avatar de Nels0n
    Nels0n

    Ate que enfim vejo pessoas a acordar para o wp, o android e o pior SO que existe e os quadcores e 3 gb de ram apenas disfarcam o lag mas n resolvem…para nao falar da google que e um atentado a privacidade e dps ainda faz estas birras com apps para o wp mas para a Apple sao uns vendidos. Ja tive 2 mid ends android ( xperia arc, galaxy nexus) e um high end (galaaxy s4) e todos tem lag, problemas de camera, gps, etc… Larguem o android e obriguem a google a investir num SO mais rapido e fluido como ios ou wp.

    1. Avatar de PorquinhoBranco
      PorquinhoBranco

      Tiveste azar com o teu S4 pa!! De certeza que nao era um daqueles clones chineses??

  4. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    parece o htc nexus one xD

  5. Avatar de DiogoR
    DiogoR

    Pa quem não sabe esse Micromax é Wiko!