Google quer ajudar os condutores e vai transformar o Android numa dashcam

26 Comentários

O Android tem sido usado em muitos contextos, alguns mais complexos ou menos lógicos, mas sempre com boas prestações. É um sistema versátil e que em breve pode ganhar mais uma utilidade. A Google estará a preparar o Android para funcionar como uma dashcam e gravar tudo o que se passa na estrada.

Google quer ajudar os condutores e vai transformar o Android numa dashcam


Google quer melhorar o Android

A Google continua a desenvolver o Android e a dar-lhe novas funcionalidades. Estas nem sempre chegam com o próprio sistema, mas sim de módulos e apps que tem nativas e que o transformam para ser usado em novos cenários.

A mais recente descoberta dentro deste sistema mostra que poderá ser em breve usado como uma câmara para gravar a condução e o que se passa na estrada. Assim, qualquer smartphone poderá ser usado como uma dashcam, para ajudar os condutores.

Android dashcam Google smartphone condutores

O smartphone como uma dashcam

Uma versão da app de segurança pessoal para telefones os Android com a opção que parece fazer esta novidade. Fará parte de um teste interno que foi carregado acidentalmente no Google Play e que assim foi descoberta por quem avalia estas novas versões.

Consegue captar vídeo compactado para poupar espaço e deixa que o ecrã seja desligado ou usada outra app. Podem ser configuradas situações para que a gravação seja iniciada automaticamente e assim não depender do condutor, como o ligar ao carro e captar, ou não o áudio.

Android dashcam Google smartphone condutores

Uma ajuda essencial para os condutores

Estas gravações vão ser apagadas automaticamente após três dias, podendo ser guardadas a qualquer momento e a gravação será interrompida automaticamente ao fim de 24 horas. Assim, os condutores podem controlar de forma fina e todos estes parâmetros ser alterados e adaptados.

Esta poderá ser uma adição que muitos querem para o seu smartphone. Não faltam na Play Store opções para fazer esta função, mas ao estar integrado com o Android poderá explorar ao máximo o que este sistema oferece e assim permitir reciclar um equipamento antigo numa dashcam.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AlexS
    AlexS

    Boa ideia.

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    A ideia pode ser boa, especialmente em caso de acidentes complexos, mas a CNPD como não autoriza este tipo de captação de imagens, normalmente não são aceites em tribunal, e nem as seguradoras garantem a sua aceitação, especialmente quando não lhes convém. Há semelhança do que já acontece noutros países, deveria ser regulamentado o uso das dashcam’s para situações de acidentes ou incidentes de trânsito.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      A CNPD é um organismo com mentalidade retrogada e não adaptada para os dias de hoje em algumas matérias! Acho ridículo as chamadas Dashcams não poderem serem usadas como prova de acidentes ou as camaras residênciais que gravam apenas o limite da propriedade. Estamos num mundo em que o vídeo domina, mas na Tugolandia não pode ser usado como prova…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        É tudo muito bonito exceto quando alguém te incrimina e consegue montar uma cilada através de video-montagem…

        1. Avatar de Blackbit
          Blackbit

          Ora nem mais.
          Ferramentas de video-montagem é coisa que não faltam por aí…

        2. Avatar de TiagoR
          TiagoR

          E as perícias forenses servem para quê ?!

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Existem para serem falsificadas da mesma forma que consegues enganar as perícias forenses a obras de arte…

    2. Avatar de A fortuna
      A fortuna

      A CNPD tal como outras formações em Portugal deviam ser dissolvidas e recriadas (= ANACOM).

      Eu posso estar a filmar um local público (exemplo turismo) mas se o meu Tesla ou num acidente a dashcam gravar um indivíduo a estragar-me o carro, não é aceite em tribunal.

      A mesma regra surreal é a de que se um ladrão roubar menos de uns 500€ não lhe acontece nada e vai para casa. Na família aconteceu de partir lhe um vidro do carro e roubar o auto-rádio (tudo menos de 500€) ou outro caso um smartphone de 350€ e foram à esquadra, registo, casa. Adeus.

      No entanto se eu ficar a dever 1 cêntimo às finanças e não pagar, cai o Carmo e a Trindade.

      Coisas de países de terceiro mundo. Estão preocupados em proteger quem não cumpre e cair em cima de quem paga impostos e rendimentos mínimos… (que se fossem realmente só para quem precisa poderiam receber 4x mais)

      1. Avatar de Carlos Manuel
        Carlos Manuel

        +1

  3. Avatar de Raven
    Raven

    Pessoalmente, acho importante, tal a quantidade de abr0lhos que há na estrada… Será uma salvaguarda! Mas há sempre quem ache que tudo é um direito adquirido e não um privilégio, depois vêm com o argumento das liberdades?! Por isso temos a sociedade que temos! Parecem put0s mimados!

  4. Avatar de RMR
    RMR

    Era uma boa ideia incluir uma nota no artigo a dizer que é ilegal a captação de imagens na via pública.

    1. Avatar de Vítor M.

      É? Mas então as Tvs captam imagem diária, estão a incorrer na ilegalidade? E as câmaras de videovigilância também? E os Tesla? Atenção ao que dizem 😉

      1. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        Por acaso ia referir isso.

      2. Avatar de RMR
        RMR

        As televisões têm licença para isso.
        As camaras de videovigilância apenas podem captar a propriedade privada do dono, se apanhar um pouco de rua para apanhar na totalidade a propriedade privada é aceite, mais que isso não.
        Os Teslas não tenho a certeza se guardam as imagens que captam em PT.

        Mas a lei é clara:
        tendo em conta o art.º 19.º da lei nacional (lei n.º 58/2019, de 8 de agosto) que executa em Portugal o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados: “as câmaras não podem incidir: a) nas vias públicas, propriedades limítrofes ou outros locais que não sejam do domínio exclusivo do responsável, exceto no que seja estritamente necessário para cobrir os acessos ao imóvel”.

      3. Avatar de JP
        JP

        Tirado de um artigo na internet (não sei se posso referir nomes, mas: Exam. Inform.):

        “A lei nacional não permite o uso de soluções como o Sentry Mode, dos carros da Tesla. «É ilícito captar dados pessoais na via pública (matrículas e pessoas) a partir de câmaras instaladas em automóveis», reitera a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).
        Os condutores que usam câmaras integradas em automóveis para gravar vídeos da via pública estão a cometer uma ilegalidade à luz da lei portuguesa, informa a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

        «A lei nacional proíbe expressamente a captação de imagens na via pública para fins de proteção de pessoas e bens (…), sem prejuízo de regimes especiais em que a legislação assim o preveja. Por isso, é ilícito captar dados pessoais na via pública (matrículas e pessoas) a partir de câmaras instaladas em automóveis», informa Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), quando questionada pela Exame Informática sobre a legalidade do uso de câmaras em automóveis.”

        1. Avatar de Vítor M.

          Espera, tu estás a citar a lei, mas que mostra que há exceções. Então pode-se fazer gravação de vídeo na rua, o que não se pode é “captar dados pessoais na via pública…”. Cuidado quando afirmam algumas coisas. O que o RMR disse foi “é ilegal a captação de imagens na via pública.” Não não é. Apenas isso. Agora, que há uma lei para proteção de dados pessoais, sim isso há. Mas isso não impede que se usem câmaras para filmar em espaço público.

          Os Tesla podem usar câmaras? Podem claro, aliás, há um sem números de situações onde as gravações não infringem a lei. Mas não podem captar e usar certas imagens que contemplam certas situações proibidas por lei. Mas a Tesla não está a infringir a lei, cuidado! A Tesla não tem câmaras para filmar pessoas ou matrículas.

          Posso usar uma câmara para vigiar a minha loja? Claro que sim, mas não posso fazer o que a lei proíbe.

    2. Avatar de A fortuna
      A fortuna

      RMR: é legal filmar e fotografar a vida pública desde que seja para fins privados (= turismo, arte, etc).

      Não é legal usar essas imagens para outros fins (salvo licenças especiais como jornalismo, Google Street, etc. )

    3. Avatar de Carlos Manuel
      Carlos Manuel

      O que é ilegal é fotografar pessoas sem conhecimento e/ou autorização delas e depois publicar essas imagens, salvo se “a fotografia de pessoas, dentro das condições previstas no artigo 79.º, n.º 2, do Código Civil, em locais públicos, é livre e não depende de autorização ou consentimento das pessoas fotografadas. A pessoa fotografada não tem, ao contrário do que alguns erroneamente pensam, direito a exigir que o fotógrafo apague a fotografia ou, no caso da fotografia analógica, lhe entregue o rolo”. Fotografar viaturas, por exemplo, é como fotografar frigoríficos, fogões, micro-ondas, ou qualquer utensílio. São apenas objectos.

      “não há nada na lei que proíba publicar matrículas de automóveis. Repetimos: NADA! Essa é outra patologia social de uma sociedade autoólica, ou seja, personificar carros e conferir-lhes direitos de “personalidade”, como se de pessoas se tratassem. Sabemos que vamos dizer uma novidade inusitada para muita gente: um carro é um objecto. Não tem vida, e ao contrário de uma empresa, nem sequer é uma entidade com personalidade jurídica. Ninguém processa um carro quando este causa estragos, processa-se o condutor do mesmo! Como tal não tem direitos, nenhuns mesmo, direitos têm as pessoas, os seus proprietários. (in Passeio Livre)”

      1. Avatar de A fortuna
  5. Avatar de Profeta
    Profeta

    Se esta errado porque nao corrigem ? Pura maldade uma vez mais. Governos nao querem saber de nos para nada.

    1. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      Enganas-te. querem saber e muito, cada vez mais; mesmo que te vejam como um número!

  6. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    E por exemplo nas inspeções?? Há problema ir a dashcam colada no vidro?

  7. Avatar de Ismael G
    Ismael G

    A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) precisa ser instada a mudar as suas ideias. Precisamos de perceber que a Proteção de Dados não é benéfica para ninguém. O uso das imagens de forma indevida deve ser sempre proibida, mas não o uso dessas mesmas imagens para serem usadas de forma testemunhal.

    1. Avatar de pinky
      pinky

      A proteção de dados não é benéfica a ninguém???
      Olha, vê o filme “Snowden” e lembra-te que não é um filme.

  8. Avatar de cuksrc
    cuksrc

    vir aos comentarios tentar perceber se afinal se pode ter dashcam foi o mesmo que não o fazer… tinha a dúvida e continuo com ela lol

  9. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    É um vazio jurídico não é propriamente proibido mas também podem pegar. penso que o mais importante é o uso que se dão as imagens se for para uso próprio não há problema. Afinal quem tem um GPS afixado no vidro do carro é ilegal? Não é….