A Apple também apaga contas inativas do iCloud, até mais rápido que a Google

21 Comentários

A decisão da Google eliminar as contas inativas tem despertado o interesse dos utilizadores. Esta é uma medida impopular, mas na verdade há quem tenha políticas mais agressivas. Falamos da Apple e das contas do iCloud, que podem até ser apagadas mais rápido do que as da Google.

Apple iCloud Google conta inativa

A Apple faz o mesmo que a Google apresentou

Com uma ideia bem definida, a Google quer limitar a existência de contas nos seus serviços que não são usadas. Estas vão passar a ser eliminadas caso deixem de ter acessos, tendo apenas garantida uma janela de tempo máxima de 2 anos. Isso, naturalmente que está a ser mal recebido.

Mas todos os que ficam chocados com esta mudança, devem olhar também para a concorrência e para as suas práticas. O exemplo mais claro vem da Apple e do iCloud, onde as regras são, na verdade, muito mais restritas e limitadas para os utilizadores.

Do que descreve, a Apple tem como limite para as contas do iCloud o período de 1 ano. Ao fim deste tempo de inatividade, o utilizador perde acesso aos seus serviços e até aos seus conteúdos ali presentes. A Apple também pode interromper se existir uma descontinuação geral do Serviço ou de qualquer parte dele.

Apple iCloud Google conta inativa

Qualquer conta inativa por 1 ano vai ser apagada

Outra diferença grande entre a política da Apple e a da Google, no campo das contas e a sua gestão/eliminação, vem dos alertas que vão ser emitidos. A gigante das pesquisas garante no iCloud que enviará vários, a longo do tempo, para alertar. Já a Apple, apenas enviará um email 30 dias antes da conta ser apagada.

A Apple explica que as contas encerradas podem perder o acesso aos serviços ou a parte deles. Isso inclui, entre outros, a Conta, o ID Apple, a conta de e-mail e os seus conteúdos. Além disso, e após um período, a Apple excluirá as informações e dados armazenados na conta iCloud.

Seja em que serviço for, tanto da Apple ou da Google, o ideal é visitar qualquer conta de forma periódica e recorrente. Só assim mantém o acesso refrescado e não corre o risco de estas serem apagadas e os seus conteúdos eliminados, perdendo-se para sempre.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rrrrrrr
    Rrrrrrr

    Isto aplica-se apenas a contas gratuitas? Ou também a contas com subscrição? (Para Google e Apple)

    1. Avatar de Vítor M.

      Gratuitas, se forem as de subscrição, com pacote de armazenamento extra pago, a conta nunca está inativa.

  2. Avatar de V.T.
    V.T.

    Tive a minha conta da Apple inactiva durante quase dez anos… nunca foi apagada!

    1. Avatar de Vítor M.

      Para quem disse que tinha um iPhone X há um ou dois anos… ter a conta inativa durante 10…

      A mentira é muita vezes tão involuntária como a respiração.

      Machado de Assis

      1. Avatar de Matemática não é comigo
        Matemática não é comigo

        Clap clap clap

        Mas num bom provérbio Português

        A mentira tem perna curta.
        Ou
        Apanha-se mais depressa um mentiroso que um coxo.
        Ou
        A mentira é como uma bola de neve, quanto mais rola mais engrossa.
        Ou
        Atrás da mentira, mentira vem.
        Ou
        A corda da mentira é muito curta

        Já não me lembro mais

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim, o VT dá sempre um tiro no pé 😀 quando o assunto são ações nos sistemas operativos Apple. Tanto quer dizer mal que acaba por mostrar que não sabe do assunto. Mas pelo menos gosta de dizer mal da Apple, é um exercício de crítica.

      2. Avatar de V.T.
        V.T.

        Não menti Vitor, só que o teu afã de ires contra mim só porque eu acho que a Samsung é melhor do que a Apple faz com que já nem leias nem interpretes as coisas de maneira correcta.
        E sim, efectivamente tive a minha conta bastante tempo inactiva, pois o meu primeiro smartphone foi um belíssimo iPhone 4S e a partir dai mudei-me para a Samsung e só há três anos adquiri o tal iPhone X e voltei a usar a minha conta antiga e lá estava intacta e por sua vez necessariamente não eliminada… Percebeste? Ou queres que te conte mais algum pormenor?

        1. Avatar de Vítor M.

          Ui!!! Eu não tenho nada contra a Samsung. Já te disse que tenho sempre, repito, SEMPRE, os últimos modelos da Samsung como o meu segundo telefone. Neste momento tenho o S23 Ultra que, em conjunto com o iPhone 14 Pro Max, são os meus equipamentos de trabalho.

          E eu gosto muito da Samsung, da Apple, da Xiaomi…. e não vejo qualquer problema em gostares também. Fazes tu muito bem, aplaudo. Agora, quando falares das coisas tipo “tenho um iPhone X mas o meu iCloud está inativo quase há 10 anos…”… aí, desculpa, tenho de te corrigir porque é uma asneirada de todo o tamanho.

          Já conseguiste instalar no iPhone 4 a última versão do Android? 😉

          Grande abraço meu caro.

          1. Avatar de V.T.
            V.T.

            “Tive” é diferente de tenho, mais uma vez Vitor lê antes de me tentares contrariar sem fundamento! Tive a conta inactiva!
            E nunca foi apagada!
            Está a bombar num iPhone X, o iPhone 14 Pro está com outra conta… Calma Vitor, toma um Rennie e depois respira fundo, vai fazer uma caminhada e comenta. Adoro dar cabo do juízo do Vitor. Como vês, critico a Apple porque a conheço bastante bem, não critico sem fundamentos, como tu fazes em relação à minha pessoa.
            Um abraço!

          2. Avatar de Vítor M.

            Dás nada 😀 aliás, hoje já sabes substancialmente mais da Apple que de Android (calma, não quer dizes que saibas o necessário!!!). O que é bom, apenas tens de desligar o “potenciador de erro”. Fora isso… -> 2

            Todos erram um dia: por descuido, inocência ou maldade.

            William Shakespeare

        2. Avatar de deepturtle
          deepturtle

          V.T., não adianta justificares. Já levaste com o rótulo de mentiroso. LOL

      3. Avatar de KeyboardWarrior
        KeyboardWarrior

        Tão bom 🙂

      4. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        eu tive conta muitos anos e nem iphone tinha.. fiquei com a conta quando testei um iphone e só anos mais tarde é que voltei a user

        1. Avatar de Vítor M.

          Podes ter uma conta iCloud e ser utilizador Windows, por exemplo. E até fazer isso que fizeste, tipo, abrir a conta para testar algo, depois deixar de a usar. São essas que a Apple quer apagar, pois não faz sentido estarem inativas. Assim como está a fazer a Google.

      5. Avatar de Ricardo Fontes
        Ricardo Fontes

        LOL agora esta marretada no @V.T. fez-me lembrar este gif https://media.giphy.com/media/jUwpNzg9IcyrK/giphy.gif

        KAKAKAKKA

  3. Avatar de Joana Alves
    Joana Alves

    Pode ter várias contas icloud. Conheço alguns que metem uma conta nova cada vez que trocam de telemóvel…

    1. Avatar de Vítor M.

      Até se pode fazer outra coisa, que é na conta iCloud criar alias: https://bit.ly/3OiDhPD

      Podemos ter um endereço extra dentro do nosso endereço eletrónico iCloud.

      1. Avatar de Matemática não é comigo
        Matemática não é comigo

        Só podes ter 3 alias não te esqueças disso

      2. Avatar de Joana Alves
        Joana Alves

        Nõa estás a perceber @Víctor M. , essas pessoas que conheço não sabem a pass e não têm paciência em fazer o recover. Criam uma conta nova e pronto. Ou seja, criam novas contas por opção.

        1. Avatar de Vítor M.

          Aa ok, tipo, em vez de a tentar recuperar, abrem um novo. Pois, por isso é que depois existem N deles “abandonados”.