A Google já está a preparar o Android O com muitas novidades

30 Comentários

Depois de ter lançado o Android N, a Google não parou os desenvolvimentos do seu sistema operativo. A versão 7.1.2 está já lançada e especula-se agora o que a próxima versão, o Android O, vai trazer.

As ideias ainda não são muito claras, mas fontes internas à Google revelaram que as mudanças vão ser grandes, trazendo um Android com novidades interessantes.

Android O

Ainda é cedo para se saber ao certo o que a Google tem pensado para a sua próxima versão do Android, mas surgem já informações quase certas do que esta versão poderá trazer. As primeiras novidades oficiais espera-se que surjam na próxima conferência I/O, que decorrerá em maio.

A primeira mudança do Android O deverá ser encontrada nas notificações. A Google irá mudar completamente o sistema atual, trazendo para as aplicações e para os seus ícones alertas mais adaptados. Os alertas vão passar a ter mais informação das aplicações e os ícones vão passar a ter os alertas, bastando ao utilizador olhar para o ecrã para perceber as notificações.

Sobre os ícones das aplicações do Android, aqui ainda se esperam mais novidades. A Google irá lançar os “adaptive icons”, que se pensa ser uma mudança aplicada na informação que estes apresentam, passando a ser dinâmicos e com mais dados.

Android O

Algo que vai chegar com o Android O e que existe já no Android TV é o PiP (picture-in-picture). A barra de cópia vai ser mudada, passando a ser mais inteligente e integrada com o Google Assistant. O “Copy Less” vai copiar antecipadamente a informação mais relevante e aparecer apenas quando for necessária.

Outra área importante que vai ser trabalhada é a das aplicações em segundo plano. Tal como acontece agora com o Chrome e os separadores em segundo plano, também as aplicações vão ter limitações aos recursos que vão poder aceder, conseguindo assim poupar bateria.

É ainda muito cedo para se poder confirmar estas possíveis novidades do Android O, mas é certo que a Google irá procurar torná-lo ainda mais eficiente. Em maio, durante a I/O muitos destes rumores vão ser confirmados.

Via: 9to5Google

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RenatoNismo
    RenatoNismo

    android 5 a 7 é quase todo igual, nunca vi a necessidade de subir a versão.

    saudades dos tempos em que subiam versões quando traziam renovações visuais e algo diferente, como o 2.3 para 4.0/4.1. e quando eram novas versões, mantendo o mesmo look, como o 4.0 até 4.4.

    o marshmallow e nougat, para mim são android 5.2 e 5.3. experiência própria.

    isso tudo é para chegar ao Z num instante e acaba-se os nomes das comidas. deixa de ter piada.

    1. Avatar de Jonas3
      Jonas3

      Estas a anos luz de ter razao. A diferenca do android 5 para o 7 é brutal. Nota.se que nao nao fazes ideia do que falas nem que ja tenhas usado um android 7.

      1. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        já usei o Lollipop, Marshmallow e Nougat, tudo Cyanogenmod e actual LineageOS.

        visualmente são quase todos iguais, muda é o desempenho e autonomia que são cada vez melhores, é totalmente igual do 4.0 até 4.4. para quem já usou todas as versões de android em diferentes telemóveis sabe que tenho razão.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Pois se para ti o que interessa é o visual então as alterações foram minimas, mas se usares o nougat(isto se o teu android te permitir via atualização oficial) saberias que do lollipop para o nougat houve muita coisa que melhorou, e melhorou muito, internamente. E o que faz um dispositivo móvel ser útil é mesmo a produtividade que o mesmo te permite e não se as cores eram amarelas e agora estão azuis. Mas obviamente que cada um tem a sua opinião. (Comentário vindo de alguém que não consegue dispensar o iOS apesar de conhecer a qualidade que o Android está a ganhar)

      1. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        o Nougat é aquilo que o Lollipop deveria ter sido, para mim o L é dos piores, mais uma vez digo, já tive alguns telemóveis e já mexi noutros de pessoas.

    3. Avatar de Mário
      Mário

      Acabam-se os nomes de comidas, passam a ter nomes de bebidas! 😉

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Gostei da ideia!

    4. Avatar de Nildo
      Nildo

      Também não vejo nada significativo nessas versões, não há nada que eu faço hoje que não fazia há uns anos atrás, isso é consumismo puro de sair metendo coisas uma atrás da outra, (soft e hard)tem pessoas que compram um telemóvel novo só porque o atual não saiu atualização, ridículo isso.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Podias ter ficado com o 3210 que continuarias a fazer chamadas com boa qualidade de voz.

    5. Avatar de juq
      juq

      procura pelas diferenças não visuais entre 5 e 6, e 6 e 7 e vais encontrar bastantes coisas 😀

  2. Avatar de Jonas3
    Jonas3

    Falo em usar no dia a dia e nao fazer scroll dos icons 10s e pensar wue esta tudo igual…

  3. Avatar de Nope
    Nope

    A juventude vê o lançamento de uma nova versão do Android na perspectiva do “Ah e tal, a nova versão traz poucas novidades … uns ícones novos, o meu não dá para actualizar, também não faz mal, não perco grande coisa”.
    E ficam todos felizes, os (poucos) que puderam actualizar, os (alguns) que instalam roms e a (larga maioria) que não pode actualizar.
    Deviam preocupar-se era com as correções de vulnerabilidades e de bugs introduzidas em cada nova versão do Android – e que não chegam à larga maioria dos utilizadores.

    1. Avatar de Álvaro Campos
    2. Avatar de kilerpunheta
      kilerpunheta

      normalmente a melhoria é focada em bateria se gastar menos, trazendo melhor desempenho e principalmente melhor segurança!!!!! só que muita gente se esquece que importa mesmo não é desaine!!!

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Para Hater preocupas-te demasiado em tentar compreender os utilizadores Android.
      Isso é que vai pra aí uma azia compadre…

  4. Avatar de jone
    jone

    Boa!
    Finalmente lembraram-se de doces portugueses.
    Este vai chamar-se Android Ovos Moles.

    1. Avatar de PMS
      PMS

      Aveiro ftw 😀 . era top 🙂

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      🙂 🙂 🙂

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    Seria engraçado saber como é que seriam os comentários se isto fosse sobre uma nova versão do iOS.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      ios vai mudando aquilo que é necessário, assim como android, só que vocês desesperam por grandes mudanças visuais, assim como os dispositivos Apple mudam o que é necessário, quando muda acerta e é de vez, eu gosto, não vejo piada de ter uma alteração brutal a cada versão de software e hardware

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Se isto fosse o iOS não seria nisso que a maioria dos comentários estaria centrado

      2. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Concordo.

        Além disso, os geeks adoram quando mudam por mudar, as pessoas normais, detestam quando mudam, só porque sim.

        Alguém se lembra de quando o facebook mudava alguma coisa na interface, era só pessoas a reclamar? Por isso é que eles agora não mudam, e quando mudam, é mesmo pouco de cada vez.

  6. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Com uma versão nova todos os anos ,é uma tristeza que não tenham um pouco mais de imaginação a nível de UI do sistema .Se meterem telemóveis com todas as versões do android um ao lado dos outros ,é difícil perceber qual é qual (no ecrã inicial ).E ainda o nougat não chegou á maioria dos utilizadores ,já vem aí outro a caminho .

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Sim, é uma pouca vergonha que os programadores da Google estejam a trabalhar!

      Funcionário público, você, acertei?

      1. Avatar de Luis Santos
        Luis Santos

        Qual foi o intuito da sua resposta ?
        Não ,não acertou .

  7. Avatar de Hugo
    Hugo

    Ontem recebi o Naugat. em 7 ano com android foi a primeira vez que recebi uam atualização do SO.
    Venha o próximo 🙂

  8. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    Lol, o 7.1 ainda não chegou a 1% dos utilizadores da PlayStore, quanto mais lançar uma versão nova!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Mas faz-te cá uma comichão…

  9. Avatar de João Terra
    João Terra

    isto é muito bonito, mas na prática as marcas não actualizam para a versão mais recente. acho que a Google deveria pegar nas atualizações e ser a própria a lançar os updates para todos os dispositivos. Assim como a Microsoft faz para os seus lumias

    1. Avatar de DR
      DR

      Para isso era preciso não haver tanta variedade nos telemóveis que dispoem do sistema operativo pois cada versão vem em diferentes formatos para diferentes hardwares, entre muitos outros aspectos diferentes