FoxFi – Partilhe a Internet do seu Android (sem root)

28 Comentários

O meu smartphone acompanha-me para quase todo o lado! Através dele estou sempre contactável e além disso ainda me permite aceder comodamente à Internet para estar sempre atento ao Pplware, gerir o e-mail, gerir os meus perfis nas redes sociais, etc. No entanto, há momentos em que transformo o meu smartphone Android num autêntico hotspot Wireless para fornecer Internet a outros dispositivos (ex. PC, iPad, etc). Em 2011, apresentamos aqui um tutorial que ensinava a criar um hotspot portátil wifi, mas o dispositivo teria de ter privilégios de root. Como a grande parte dos utilizadores não tem esse tipo de privilégios nos seus dispositivos, hoje apresentamos uma solução alternativa. Vamos conhecer o Foxfi.

foxit_00

FoxFi é uma fantástica aplicação para Android que permite partilhar facilmente a Internet com outros dispositivos, sem a necessidade de ter privilégios root no Android. A partilha de conectividade pode ser realizada através da interface Wireless (testado em dispositivos Samsung/Motorola/LG e em HTC ja com o Android 4.0) ou então através da interface Bluetooth.

Depois de activar a partilha da Internet, os dispositivos  passam a poder-se ligar à Internet através do dispositivo Android.

foxfi_01

Principais vantagens do FoxFi
  • Não necessita de privilégios de root no dispositivo Android
  • Possibilidade de definir um nome da rede
  • Não é necessário instalar qualquer software adicional nos outros dispositivos
  • Suporte para ligações para iPad, iPhone, iPod, PS3, XBox, WII, etc
  • Suporte para múltiplas ligações ao mesmo tempo
  • Suporte para o protocolo de segurança WPA

Para quem pretenda partilhar facilmente a Internet do seu dispositivo móvel Android, o FoxFi é sem duvida uma solução fantástica. É muito simples de configurar e muito rápida de colocar em funcionamento. Para quem pretender adicionar novas funcionalidades ao FoxFi (ex. notificações de clientes ligados, Proxy Web, suporte para debug, etc), podem proceder à instalação de um Addon do FoxFi (ver aqui).

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 2.2 +
Download: FoxFi [248Kb]

FoxFi_02

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno Coelho aka murder_rabbit
    Bruno Coelho aka murder_rabbit

    O meu smartphone android já faz isso de origem (LG Maximo PRO)não sei se isso acontece só em alguns smartphones

  2. Avatar de Marco
    Marco

    Tenho uma dúvida que ainda não cinsegui esclarecer. Este tipo de programas partilha a ligação Wi-fi, ou só permite partilhar a ligação 3G? É que eu ando à procura de um programa que partilhe a ligação WI-FI de um telemóvel sem usar os dados 3G, isto porque o meu telemóvel com Wi-Fi apanha relativamente bem o sinal numa zona da casa, já o Ipad não detecta a rede. Esta aplicação permite este cenário? Ou não há qualquer possibilidade de um telemóvel fazer a partilha de internet por Wi-Fi?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Marco,

      Pelo que referes, é mesmo esta a aplicação que precisas. Testa e depois dá feedback.

      1. Avatar de RickPinto
        RickPinto

        Acho que o Pedro compreendeu mal…
        O que o Marco quer é partilhar o wi-fi, por wi-fi…

        Isso não é possivel, seria talvez se criasse uma rede ad-hoc.

        Esta app, partilha o 3G por wi-fi.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Ah okok percebi. No entanto esta aplicação também permite criar um hotspot Bluetooth mas também não me parece que partilhe a comunicação Wifi.

          1. Avatar de Mário Cardoso
            Mário Cardoso

            O que o Marco pediu foi precisamente o que eu já tinha pedido noutro artigo 🙂

            Pedro Pinto, importas-te de dar uma olhada neste meu comentário que ficou sem resposta? https://pplware.sitedev.pt/smartphones/android/wifi-tether-for-root-users-o-android-partilha-a-internet/comment-page-1/#comment-556205

            Muito agradecido!

    2. Avatar de carlos
      carlos

      duvido que dê para partilhar a rede wi-fi pois o telemovel ou faz de cliente ou de host, as duas coisas ao mesmo tempo julgo não ser possivel

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Pois, o que queria era uma coisa do género connectify me que existe para o Windows 7, em que podemos partilhar a Internet através de Wi-fi. Já andei à procura mas pelo que li não deve ser possível.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Tecnicamente é possível, não há é aplicação para tal (ainda)…pelo que eu ja procurei

          1. Avatar de Olly
            Olly

            Haver há (http://opengarden.com/), mas apesar das reviews favoráveis ainda não consegui que funcionasse no meu smartphone.
            E não gosto muito das permissões que exige…

  3. Avatar de Eurico Pita
    Eurico Pita

    Boas, ja ha muitos dispositivos android que partilham a net pela rede Wifi, bluethoot, e mesmo pelo cabo de dados. Para verificar se o vosso dispositivo tem essa função é fazer o seguinte: ir a definições > por baixo do parametro “ligaçao de dados” teem ‘mais’ > depois vão a “ponto de accesso e modem”, a partir daí podem escolher o que pretenderem…. Por exemplo se querem partilhar a vossa net 3G com outros dispositivos pelo wifi activam “ponto de accesso móvel”. Podem configurar a rede wifi em “configurar ponto de accesso”.

    Espero ter ajudado
    Eurico Pita

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, uma parte de dispositivos já trazem esta funcionalidade.

      1. Avatar de JHONATAN
        JHONATAN

        ola pedro tudo bem com esse app consigo rotear internet pra minha tv smart

    2. Avatar de Franz

      Esta app parece apenas uma interface para uma funcionalidade que já existe no Android desde o 2.3… nao vi nada de novo :-/

  4. Avatar de Nelson

    Ora nem mais, tem o Ginger no telemovel e o 4.0.3 no tablet e ambos os dois, sem alterações de fábrica e root conseguem fornecer via Wi-Fi a rede 3G.

    Chama-se “Tethering” (podem encontrar indo a Settings > Wireless and network), depois é so activar o Mobile AP…

    Muito útil sem dúvida!!!

    1. Avatar de Nelson

      …… Assim como diz o @Eurico Pita hehehe

  5. Avatar de Paulo Tavares
    Paulo Tavares

    Tentei partilhar o Wifi via Wifi e não deu resultado. O Android reinicializou e bloqueou. Não deve ser tecnicamente possível utilizar uma ligação Wifi para criar um hotpot Wifi.

    Activate WiFi Hotspot
    Starting Hotspot…3
    — Crash!

    1. Avatar de azazel
      azazel

      Boas para responder a ti a a outros com a mesma duvida partilhar wifi via wifi n será possivel ja que não podes ter a placa de rede a ser cliente e host ao mesmo tempo ou 1 coisa ou a outra

  6. Avatar de limat
    limat

    O Tethering nativo do android apenas permite a partilha da rede 3G

  7. Avatar de Paulo Tavares
    Paulo Tavares

    2º Teste no meu Xperia Arc S, e crashou novamente. Desta vez tentei partilhar o 3G.

    Activate WiFi Hotspot
    Starting Hotspot…3
    – Crash!

    1. Avatar de nmsgoncalves
      nmsgoncalves

      Boas Paulo. Eu limito-me a ligar o meu hotspot portátil.
      Tenho o mesmo telefone e funciona às mil maravilhas. OU tentou usar este método descrito no tópico?

  8. Avatar de Valente
    Valente

    Desculpem mas eu não percebi qual a utilidade de partilhar uma wifi recebida num Android. Para que serve?. O terceiro não pode receber o Wifi original em vez de o receber do Android?

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Ah. Voltei ao caso particular do Marco. Uma excepção.

  9. Avatar de nmsgoncalves
    nmsgoncalves

    Acho que isto já todos os android fazem… à muito tempo. Desde que disponibilzemos a pass por nós criada qualquer pessoa com wifi num portátil ou num outro android, ou dispositivo com Wireless pode aceder `a nossa rede.
    Aliás, na minha casa no alentejo é mais rápido aceder à net através do hotspot do meu SE Arc S do que com a PEN da Kanguru… já que a rede é miserável (como em qualquer outro lado)

    Ou seja, a não ser que tenha alguma novidade acho esta solução completamente inúti e redundante (sem querer minimizar o trabalho de que fez este artigo como é óbvio)

  10. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas, gostava de saber qual a melhor App para Android, para usar quando não se tem net no Pc e só se tem um telemovel?
    Obrigado.

  11. Avatar de wilson
    wilson

    boas,so da para partilhar a Internet s for um aparelho android!? num N-8 ou num samsung marvel ,n há maneira d criar uma rede wireless!?

  12. Avatar de Cleyton
    Cleyton

    Tenho internet vpn do http injector e quando vou compartilhar via Wi-Fi do foxfi para pc,conecta mais não tem acesso..como faço pra configurar pra ter o acesso?obrigado