Facebook lança Messenger Lite para Androids fraquinhos

35 Comentários

Não é novidade nenhuma que o Facebook é uma das aplicações mais usadas nos smartphones, mas também uma das que requer algum poder ao nível do CPU. Quando usada a aplicação em dispositivos mais fracos (tipicamente ‘low-cost’) é normal sentir-se algum “lag”, o que tem levado alguns utilizadores a simplesmente abandonar o serviço. Mas há também os problemas da utilização da app quando não temos a melhor ligação.

Para tentar ajudar a ultrapassar determinados problemas, a empresa lançou o Messenger Lite para Android.

Facebook Messenger


A nova app Messenger Lite é uma versão mais leve do Messenger, mas que integra todas as funções de core da versão completa.  Esta versão é ideal para equipamentos com pouco poder computacional, mas também direcionada para situações onde a ligação à Internet não é a melhor.

Com o Messenger Lite os utilizadores poderão na mesma enviar mensagens, fotos, links, etc.

Com mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo, o Messenger é um dos serviços de messaging mais usado à escala mundial. De referir que esta versão lite ocupa apenas 10MB, ao contrário dos 28 MB necessários para instalar a versão normal.

O Messenger Lite vai começar a ser disponibilizado em alguns países como por exemplo Quénia, Tunísia, Malásia, Sri Lanka e na Venezuela. No comunicado ficou ainda a saber-se que a app chegará em breve a outros países.

Além do Messenger Lite, os utilizadores podem também instalar a app Fast ou o Metal for Facebook.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio
    Sergio

    É bom para os consumidores, por isso estão de parabéns

  2. Avatar de john
    john

    Ah, ah ! Isto é uma coisa que os fanboys da apple nunca irão ter num iPhone !

    1. Avatar de FAB
      FAB

      Claro!

      Não há iPhones fraquinhos, logo não é preciso. 😀

      1. Avatar de The Onee
        The Onee

        Seria que admirar que com aqueles preços fossem fraquinhos 😉

        1. Avatar de Luis
          Luis

          O que é de admirar é ver os andróide fraquinhos necessitarem de uma app light quando o que não falta por aí é pessoal a dizer que os smartphones de 100/200€ fazem o mesmo ou mais que um iPhone.

          1. Avatar de 111111a
            111111a

            conheço quem tenha wikos de 90€ a correr o facebook normal sem problema nenhum, nao implica que uma versão light nao seja melhor.

          2. Avatar de RenatoNismo
            RenatoNismo

            Luis, isto é porque as pessoas não sabem fazer escolha na compra do telemóvel, depois dizem que o android é uma treta.

            lembro-me do Galaxy Fame que custava 150€ quando já havia o moto g quase ao mesmo preço……. e era o fame que via mais vezes por aí. agora vejo muitos galaxy Grand e Cores com cpu da spreadtrum, que bomba ! até tu te admiras porque é que há apps “lite” para android.

            mas também lá diz que é para old devices. por exemplo para Galaxy Gio de 2011, o que é bom para quem possui androids antigos e fraquíssimos.

            os iphones dos primeiros modelos são descartados, sendo impossível instalar app das versões antigas.

          3. Avatar de FAB
            FAB

            Puuuumba!!!!

            Na mouche, este Luis.

          4. Avatar de Luis
            Luis

            @111111a, Se fazem uma app Lite para Android é porque há uma grande diferença de performance. Não vale a pena taparem o sol com a peneira e dizerem que faz o mesmo porque a verdade é esta, não faz o mesmo.

            @RenatoNismo, Tenho um iPhone 4 na gaveta, de 2010, e não necessita de Facebook Lite. E esta? Não te esqueças que nem todos percebem de IT, nem são geeks ou ratos dos foruns das tecnologias. As pessoas normais quando vão a uma loja compram pelo aspecto, compram pelo preço e algumas pelos números que veem. Sabem lá elas se o SoC que está lá metido dentro vai-lhes dar erro de 500m no GPS ou se são ficar uns quantos segundos à espera para alternar entre apps.

            That’s life 😉

      2. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        e tipo iphones 4 com ios 7 e o facebook mais recente para iphone a pedir ios 8, e sendo impossível ir buscar versões antigas ?

        é por isso que o meu 3GS continua lá enfiado nos speakers a servir de alarme apenas.

        bem que esses facebook e messenger lites podiam servir para iphone 3gs 4 e futuramente para antigos iphones.

        1. Avatar de FAB
          FAB

          Vem este falar de telemóveis com 6 anos de mercado…

        2. Avatar de Luis
          Luis

          Podias também reclamar que o protótipo do 1º iPhone não aguenta com o Facebook, ia dar no mesmo 😉

      3. Avatar de Erkyem
        Erkyem

        Lá estamos nós a comparar o incomparável.

        Estamos a falar de coisas completamente diferentes em termos de preço, especificações, OS e mercado.

        As apps do facebook, para android, são dos piores exemplos em termos recursos necessários para as funcionalidades que oferecem. Para além disso, existem N smartphones com android vendidos especificamente como baratos e como menos potentes, com especificações idênticas a smartphones topo de gama de há uns anos atrás.

        E sim, smartphones de 100/200€ fazem o mesmo ou mais que um iPhone, podem é não ter exatamente o mesmo desempenho. Mas pela diferença de preço… e OS… acho que compensa.

        Nem toda a gente pode – ou quer – dispenser um balúrdio por um telemóvel, se pode comprar outro que faz o mesmo – ou quase, ou mais. O resto é good looking e (very) good marketing (AKA brainwash).

        Talvez as apps dos facebook estejam melhor optimizadas para o iOS. Afinal são muto menos configurações de hardware com os quais se têm de preocupar, ainda para mais quando as versões mais antigas deixam de receber suporte.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          “As apps do facebook, para android, são dos piores exemplos em termos recursos necessários para as funcionalidades que oferecem” – Se fosse só isso já não era mau.

          “E sim, smartphones de 100/200€ fazem o mesmo ou mais que um iPhone, podem é não ter exatamente o mesmo desempenho” – Parece que queres-te convencer disso e a mais uns quantos. Se eu não tivesse já tido alguns dos tais Androids de 100/200€ até poderia dar-te o beneficio da dúvida, a cena é, já tive e ainda tenho um dessa gama e sei o que vale.

          “Nem toda a gente pode – ou quer – dispenser um balúrdio por um telemóvel” – Isso é como qualquer outra coisa, tens máquinas de lavar de 200€ e outras a 600€, ambas lavam a roupa, mas a de 600€ faz melhor o trabalho.

          “Talvez as apps dos facebook estejam melhor optimizadas para o iOS. Afinal são muto menos configurações de hardware com os quais se têm de preocupar” – É só procurar um pouco para perceber o porquê de o iOS ser um sistema mais fluido que Android 😀

          Cada um compra o que quer e o que pode. Saudações 😉

      4. Avatar de Vasco Gama
        Vasco Gama

        Por 500€ ou mais também não há Androids fraquinhos 😉

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    mas este Facebook Lite não existe já há meses!? provavelmente há mais de um ano!?
    qual é a novidade afinal!?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Lê lá melhor… estamos a falar do Messenger LITE, o chat.

  4. Avatar de Jorge Birra
    Jorge Birra

    Quando é que o Messenger normal compensa relativamente ao Lite?

  5. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Então mas isto já não existia?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      O que existia era o Facebook Lite.

  6. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    É pena não permitir video-chamada.

  7. Avatar de João Silva
    João Silva

    Fraquito ou melhorzito o melhor é não usar, de todo, a aplicação do FB.
    É melhor usar um browser!

    1. Avatar de xinxanxum
      xinxanxum

      mesmo no browser…. vai la ao cartão de memoria e vÊ a pastinha do facebook

  8. Avatar de ICavalera
    ICavalera

    Dependo do fraquinho. As apps Facebook e Messenger são das que mais memória e bateria consome. Se temos a opção de usar uma versão mais simples, leve e acaba por dar no mesmo, porque não?

    Até recomendo.

  9. Avatar de Orlando
    Orlando

    Versão básica do site. Simples…

  10. Avatar de Simão
    Simão

    Ui venha ele, felizmente o meu android de fraquinho não tem nada, mas facebook instalado, já só lite, agora faltava este para completar!

  11. Avatar de João Eduardo
    João Eduardo

    É pena. Já desinstalei o anterior do meu android.
    1) É invasivo da privacidade, porque tem como default juntar contactos do telefone com os do facebook. Apesar de perguntar – Vi quando me apareceu como sugestão uma pessoa cujo número tenho porque tirei de um anúncio de compra e venda de casa;
    2) Tira bateria como se não houvesse amanhã;
    3) É lento, não traz nenhuma inovação que o antigo site já não tivesse.

  12. Avatar de João Eduardo
    João Eduardo

    Portanto, byebye BigBrother.

  13. Avatar de migueltxsilva
    migueltxsilva

    111111a, eu também cheguei a ter um BQ na altura que poucas pessoas conheciam os smartphones que falam de preço/qualiade. Foi um BQ Aquarius 5 e durou um ano a funcionar em “condições”, havia jogos que nem abria. Se queres uma qualidade até 200 euros, não podes pedir grande coisa deles.

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      Tenho um BQ cá por casa, aquaris e5, custou menos de 200€, porta-se bem, está com android 6.0.1. 🙂

      Isto só mostra que não é preciso pagar muito dinheiro para ter um excelente smartphone.

  14. Avatar de Valadares
    Valadares

    Para o essencial que é as mensagens para mim chega e sobre. Muito bom! Recomendo vivamente…

  15. Avatar de Pedro Barbosa
    Pedro Barbosa

    Alguém me sabe dizer se têm o modo de mensagens secretas? Obrigado

  16. Avatar de Bubu
    Bubu

    Tenho um android fraquinho de 200 e poucos euros e aguenta com fb, messenger, instagram sem problemas… Honor 5X :p
    Autonomia 5*
    http://www.gsmarena.com/huawei_honor_5x-7590.php

  17. Avatar de Elvis Soares
    Elvis Soares

    Como posso fazer chamada?

  18. Avatar de Pedro N
    Pedro N

    Não encontro o messenger lite na play store.

    Alguém pode colocar o link, sff.