Tire “fotos 3D” no iPhone 7 Plus com o Pro Cam 4

32 Comentários

Uma das grandes novidades na apresentação do iPhone 7 Plus foi a sua câmara dupla que promete posicionar-se como uma das melhores câmaras do mercado mobile.

Além das já apresentadas utilizações da câmara dupla, a app Pro Cam 4 veio agora apresentar uma nova funcionalidade que permite tirar fotografias com efeito 3D.

iphone-7-plus_camara


No início do mês de Setembro, a Apple apresentou as suas novidades deste ano onde englobou os novos iPhone, o novo Apple Watch, entre outras novidades.

O principal destaque deste evento foi, sem dúvida, o novo iPhone 7 Plus que apresentou uma nova câmara dupla que promete inserir-se como uma das melhores do segmento mobile.

Além das já conhecidas vantagens e funcionalidades de uma câmara dupla, a app Pro Cam 4 vem agora introduzir uma nova função que permite tirar fotografias com efeito 3D.

Esta aplicação utiliza as diferentes perspectivas capturadas por ambas as lentes que possuí e cria uma imagem estereoscópica que, como o iPhone 7 Plus não possuí ecrã 3D, funciona através da alternância rápida entre ambas as imagens criadas.

Para criar esta imagem é necessário que o utilizador, assim que forem apresentadas as duas imagens depois de tirar a fotografia, as alinhe manualmente arrastando uma para cima da outra. A foto gerada pode ser posteriormente guardada como GIF, JPEG + GIF ou Vídeo + GIF.

Embora seja pouco conhecida, esta função já tinha sido inserida de forma nativa no Xiaomi Redmi Pro (que pode ver a análise aqui), com a diferença do efeito 3D não ser inserido num GIF, mas sim numa animação na galeria controlada pelos sensores como podemos ver no vídeo seguinte.

Embora seja uma função que não tem grande utilidade, é sem dúvida uma opção engraçada para mostrar aos amigos. Esta é também um exemplo das várias opções que as câmaras duplas vêm trazer aos smartphones.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de badsector
    badsector

    HTC One m8?

    1. Avatar de Daniel Jesus
      1. Avatar de badsector
        badsector

        Similar ao xiaomi. 😉

        1. Avatar de Daniel Jesus

          Essa não sabia. Pronto então é outro que já incorpora esse modo 🙂

  2. Avatar de censo
    censo

    Não vejo interesse/utilidade nenhum(a) nisto. Alguém que me elucide, s.f.f.

  3. Avatar de Athos
    Athos

    O efeito 3D do IPhone parece uma anedota em comparação com o do Xiaomi 😀

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Parece-me que a foto foi mal tirada… Não é suposto os peixes deslocarem-se nem ver a água a cair no repuxo de agua… Parece mais um conjunto de fotos tiradas com o telemóvel a deslocar-se em volta do objeto e depois convertidas num gif

    2. Avatar de FeMeireles
      FeMeireles

      + 10000

    3. Avatar de Trend
      Trend

      O efeito 3D é da aplicação, não é uma função nativa.

      1. Avatar de Athos
        Athos

        E…? A imagem parece que está com parkinson 😀

        1. Avatar de Trend
          Trend

          E o efeito 3d não é do iPhone, é da aplicação.
          Se queres ver melhor como funciona a aplicação vê o link abaixo.

          1. Avatar de Athos
            Athos

            Eu vi o link: arcaico!

          2. Avatar de Trend
            Trend

            Claro que é arcaico, é uma curiosidade, não é o que foi pensado de raiz para usar as câmeras.

      1. Avatar de Daniel Jesus

        O Xiaomi demonstra ter isto muito melhor implementado. Primeiro é só tirar a foto, não tem de alinhar a imagem, e depois o movimento da foto é controlado pelos sensores e não pela alternância acelerada das duas imagens 🙂

        1. Avatar de Trend
          Trend

          mais uma vez, é uma aplicação de terceiros, não é uma coisa nativa.

          1. Avatar de RenatoNismo
            RenatoNismo

            eu não entendi para que é 2 câmaras, se no youtube um vídeo demonstrou que o Note 7, com apenas 1 câmara, é superior em tudo, até selfie, e que também na câmara nativa do 7 Plus não tem 3D ?

            não sei qual é a utilidade de fazerem 2 câmaras e depois gerar imagens inferiores ao das concorrências só com 1.

          2. Avatar de Daniel Jesus

            RenatoNismo estás a confundir coisas. As duas câmaras não vai fazer obrigatoriamente uma câmara melhor.

            A segunda câmara (que é monocromática) ajuda a melhorar o contraste. Permite também trabalhar a profundidade e provocar o desfoque, jogando com a profundidade. Permite ainda, após tirar a fotografia, alterar o local de foto. Mas isto num iPhone, num Huawei, Honor, Xiaomi ou na marca que for.

            Ou seja, o objectivo da câmara dupla não é obrigatoriamente para fazer uma fotografia 2x melhor.

            Quanto às comparações, o note 7 tem uma câmara fantástica. O iPhone 7 Plus também tem. Mas ainda não houve tempo para fazer comparações a sério e chegar a um veredicto.

            Cuidado com os vídeos no Youtube. Muitos são manipulados de propósito para dar vantagem a um modelo. Já aconteceu muitas vezes com favorecimento para variadas marcas.

          3. Avatar de Alpha
            Alpha

            Daniel, a dxomark já testou o 7, não deve faltar muito para o 7 plus.
            A segunda camara não é uma tele para zoom?

          4. Avatar de FAB
            FAB

            @Renato experimenta a app “Seene” para iPhone, depois até choras…

            @Daniel, no iPhone, a segunda câmera não é monocromática, é norma, e tem distância focal diferente.

          5. Avatar de Daniel Jesus

            Fab tens razão. Como o monocromático costuma ser tradicional nas câmaras duplas deixei passar o erro.

          6. Avatar de joao magalhaes
            joao magalhaes

            Mas a aplicação está na App Store? Porque ouvi dizer que nessa store só estão apps de qualidade.

          7. Avatar de Trend
            Trend

            joao magalhaes, é uma curiosidade da app, mas a app faz muito mais do que aquilo a nível de fotografia!

        2. Avatar de Daniel Jesus

          Alpha sim, esqueci-me dessa. No Iphone a segunda câmara também ajuda no zoom.

          A análise que saiu foi ao iPhone 7 e teve 86 pontos contra 88 do Samsuns S7 Edge. Como a câmara do Plus é melhor que a do iPhone 7, acredito que iguale ou fique a 1 ponto do topo.

          Depois falta esperar pelo note 7 para ver onde se insere. No fundo são todas excelentes câmaras 🙂

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            Verdade, mas a do Pixel pelos vistos domina tudo, fiquei admirado.

  4. Avatar de Malamen
    Malamen

    Efeito 3D?

    A sério?

  5. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
    Rafael Encarnação Cardoso

    Sou só eu que apenas vê duas imagens em loop?

  6. Avatar de aaa
    aaa

    O efeito 3d parece que para dar ataques de epilepsia

  7. Avatar de Rogério Fernandes Figueiredo
    Rogério Fernandes Figueiredo

    Haha isto iPhones sempre a inventarem coisas inventadas

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Vocês já têm isso gravado na mente para dizerem em todos os artigos da Apple, não é?
      Onde é que isto tem a ver com o iPhone propriamente dito?
      É UMA APLICAÇÃO DE TERCEIROS, não uma função implementada pela Apple!

      Que tal ler os artigos antes de vir a correr para os comentários deitar veneno?

  8. Avatar de Rui da Silva
    Rui da Silva

    Boas,
    O Badsector tem toda a razão quando faz referência ao HTC ONE M8, pois tenho um desde 2014 e confirmo essa funcionalidade…. é útil? Depende de cada um… para mim não é, raramente a uso!
    Agora fazerem referência ao Xaiomi como tendo sido “pioneira” nessa funcionalidade, não está certo de modo nenhum, bem como darem destaque ao Iphone 7 que nem sequer traz essa funcionalidade nativa, precisa de uma aplicação de terceiros para o fazer . Provavelmente o Huawei P9 faz a mesma coisa desde que se instale uma aplicação de terceiros.
    Portanto o telemóvel com 2 câmaras e com essa funcionalidade nativa foi o HTC ONE M8.