Facebook introduz Material UI na aplicação Android

21 Comentários

O Facebook é uma das aplicações mais usadas nos smartphones mas também é uma das que menos agrada os utilizadores.

Para além do alto consumo de memória que o Facebook tentou resolver com o Facebook Lite, existem outras situações que não agradam os utilizadores, desde bugs, falta de funcionalidades e a falta de uma interface mais funcional.

Untitled-1

Com a introdução do Material UI por parte da Google no Android 5.0, os programadores das várias aplicações existentes na Play Store começaram a mudar a interface para este nova linguagem de design. E o Facebook não ficou atrás.

A equipa de programadores do Facebook tem vindo a tentar há umas semanas uma nova melhoria na interface com a inclusão de algumas funcionalidades da nova linha de design da Google.

Durante o dia de ontem, a maioria dos portais de comunicação social de tecnologia davam a conhecer que o Facebook estava a testar uma nova interface com Material UI (parcial). Esta nova interface, segundo eles, estaria em testes restritos a muito poucas pessoas.

Para meu espanto, essa nova interface chegou até mim ontem e parece que não fui o único a receber. Ao que tudo indica o Facebook tem mesmo intenção de introduzir oficialmente este novo design. No entanto quem usa a versão Estável, vai ter de esperar algumas semanas até possivelmente receber a actualização com o novo design.

fb_materialui

 

Esta nova interface está a começar a sair nas versões Alpha. Como se trata de uma implementação do lado do servidor, nem toda a gente que use as versões Alpha pode ter Por enquanto ainda só foi implementado o botão das opções, não se sabe se também o menu de navegação será implementado.

Screenshot_2015-02-14-20-15-22

A mim, como mostra a imagem, chegou na versão 28.0.0.2.16. É bom saber que o Facebook está a implementar certas coisas que os utilizadores querem, mesmo que não seja o mais importante, correcção de bugs e melhorias no consumo de memória. Talvez esteja mais do que na altura dos programadores começarem a usar o API14 (Android 4.0), pois iria trazer imensas melhorias bem como a maioria dos bugs iriam desaparecer.

Se usam o Facebook Alpha, já têm esta nova interface?

O que acham?

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Eu uso a versão web e funciona 5 estrelas e consome 0 MB quando não a uso.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      E nem recebes os alertas, demoras anos a ver fotos, procurar pessoas, mas claro 5 estrelas.

      1. Avatar de Jimmie
        Jimmie

        Eu também uso a versão mobile do site. Tem todos os benefícios de uma aplicação dimensionada corretamente e nenhum dos conhecidos problemas da aplicação. E eu acho que o pior problema nem foi falado, que é o facto de a app se comportar como um vírus, sobrepondo-se a tudo, estando presente em todo o lado e comendo todos os recursos mesmo os que não precisa.

        Quanto à navegação é muito boa na versão mobile, e a falta de notificações é irrelevante, a maior parte das pessoas que conheço desactiva as notificações de todas as apps, tal como eu. A única que tenho permitida é o inbox porque recebo muitos emails que requerem atenção imediata, ao contrário do FB onde o que se passa lá dificilmente tem alguma importância.

      2. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Diogo, num telemóvel de 200 euros a velocidade a ver fotos é idêntica à dum desktop, e podes activar modo desktop no browser, e fazer tudo de igual modo.

        Quanto às notificações, a maioria chega vossa email (e recebo alerta), e de resto a minha vida não anda à volta das redes sociais, daí que não preciso receber avisos a toda hora e momento.

  2. Avatar de lol
    lol

    Mas ainda há gente que utiliza o facebook?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Alguns… cerca de apenas 1.40 mil milhões 🙂

      1. Avatar de Armando
        Armando

        … sendo que mais de metade desses tais 1,40 mil milhões são contas clonadas, de pessoas que têm duas ou mais contas para jogar, espiar, enganar, esconder, engatar, etc. São mesmo muito poucos os utilizadores do Facebook que eu conheço e que não me confessaram já ter mais do que uma conta. Aliás, esse fenómeno verificou-se desde sempre, em toda e qualquer plataforma do tipo “social”, até no velhinho IRC onde todas pessoas tinham mais do que um nick.
        Seja como for, nós, os resistentes, continuamos a estar em maioria. Saudações a todos os que, como eu, não usam “a maior rede social do mundo”. 😀

  3. Avatar de João Terra
    João Terra

    Eu uso uma versão parecida com a versão original para Android e é bem melhor porque não tem bug´s e nem leg´s. Falo desta APP https://play.google.com/store/apps/details?id=co.songliao.simplefacebook.

    Agora com a introdução do UI é que vai estragar tudo

    1. Avatar de Rogério
      Rogério

      Desculpa lá estar a policiar aqui o comentário mas escreve-se “bugs” e “lags”.

  4. Avatar de E.
    E.

    Eu uso a versão 29.0.0.0.0 e não tem nada disso..

  5. Avatar de Joel Abrantes
    Joel Abrantes

    Poderiam postar aqui o link para baixar???

  6. Avatar de Pedro Gonçalves
    Pedro Gonçalves

    É impressão minha ou tem o menu do inbox da google?

    1. Avatar de João Dias
      João Dias

      É impressão tua. Usa o padrão do Floating Action Button, que faz parte das guidelines do Material Design. http://www.google.com/design/spec/components/buttons.html

  7. Avatar de JoaoMota
    JoaoMota

    Eu não percebo, tenho a última versão instalada 29.0.0.0.0
    E não me aparece nada disso -.-

  8. Avatar de JoaoMota
    JoaoMota

    Poderiam disponibilizar aí essa versão, pois até no apkmirror náo tem essa versão :S
    E eu já estou com a última

  9. Avatar de Antocorporativista
    Antocorporativista

    Mais vale usar o FB lite

    Muito mais leve tenho os alertas todos e não tenho que instalar o messenger à parte

    O Ui é muito mais simples mas para o que é serve

  10. Avatar de Hélder Ferreira

    Como disse no texto, esta alteração é do lado do servidor o que quer dizer que não depende de uma versão específica, apesar de estar associada às versões Alpha.
    Esta alteração está a sair aos poucos para as pessoas, se ainda não têm, irão ter.

    Têm de esperar.

  11. Avatar de Rafael
    Rafael

    Sou só eu que uso o Facebook browser, baseado no chromium?

  12. Avatar de Francisco Oliveira
    Francisco Oliveira

    A app do facebook é das coisas mais terríveis que uma pessoa pode ter no telemóvel, juntamente com o messenger deles. Mais vale instalar o fast for facebook ou o tinfoil for facebook. Se bem que por experiência pessoal o tinfoil for facebook é a melhor escolha. É capaz de ter anúncios mas como uso o adaway nunca os vi.