O iCloud está já disponível para qualquer utilizador da Internet

30 Comentários

…sem necessitar de ter um dispositivo Apple

Os serviços Apple estão integrados de forma permanente e profunda em todo o seu ecossistema, tendo uma grande dependência entre si para funcionarem de forma perfeita e completa.

Esta interligação leva a que existam alguns requisitos, nem sempre do agrado de todos, para que possam ser usados. Não é por exemplo possível usar a versão Web do iCloud sem ter pelo menos um iPad ou um iMac.

Mas esta dependência começa agora a ser quebrada. A versão Web dO iCloud está já disponível para qualquer utilizador, mesmo os que não têm qualquer equipamento Apple.

icloud_1

A novidade ainda não está totalmente disponível e apenas pode ser usada na versão beta do site iCloud, mas dá já acesso a qualquer um à possibilidade de ter uma conta Apple, dando depois acesso pleno à suite iWorks.

Até agora esta possibilidade não existia e era necessário para além de um Apple ID, a associação a um dispositivo Apple, para que depois fosse dado acesso pleno a todas as funcionalidades.

Mas quem agora aceder ao iCloud Beta é brindado com uma notificação de que qualquer utilizador pode criar uma conta e assim ter acesso directo ao Pages, Numbers e Keynote.

icloud_2

A criação deste Apple ID segue os mesmos procedimentos que antes eram pedidos, com os dados do utilizador a serem pedidos dentro da própria interface do iCloud.

No fim do processo é enviado um email de verificação com um código e que deve ser colocado dentro do formulário de registo, para terminar o registo.

A partir deste momento o acesso ao iCloud está garantido para todos os que têm um Apple ID, estando naturalmente limitado ao Works. Os restantes serviços, como estão associados aos dispositivos, não aparecem.

icloud_003

É importante notar que esta opção está ainda limitada à versão Beta do iCloud e que apenas dentro desta versão a conta criada pode ser usada.

Caso tentem usar a nova conta no serviço normal do iCloud será apresentada uma mensagem de erro e o acesso não é dado ao utilizador.

Sendo uma versão ainda de testes é normal que esteja restrita e limitada à versão beta do iCloud. Posteriormente será alargada e transitada para a versão de produção do iCloud.

icloud_4

Esta mudança de posição da Apple mostra que esta empresa está a procurar abrir-se a novos mercados e a novos utilizadores.

É uma alteração que não seria esperada pela Apple, mas que dá a todos a possibilidade de testarem e usarem os seus serviços e em particular a sua suite de produtividade, ainda que na versão web.

Com a chegada de várias novas versões de suites de produtividade em versões web, algumas com capacidades perfeitamente idênticas às que se podem ter no desktop, esta jogada da Apple pode garantir-lhe muitos novos clientes, que talvez mais tarde possam integrar todo o ecossistema Apple.

Homepage: iCloud Beta

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mikes
    Mikes

    Tenho iCloud há anos e não o uso! Estão muito atrás dos outros serviços e, ainda por cima, só dão 5GB.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Não usas o iCloud? Que coisa mais estranha. Desculpa lá mas essa é difícil de acreditar. Não usas porquê, pode saber-se?

      1. Avatar de helder
        helder

        Também não uso ,prefiro o onedrive ,tem mais espaço ,e também uso o meocloud

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Acho que está a haver trapalhada. Estás a confundir o iCloud com armazenamento e partilha de ficheiros. É mais do que isso.

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Tu é que pensas que o iCloud é imprescindível e que é mais que o OneDrive – dentro do mundo Apple sim, é mais porque está integrado.
            O OneDrive também é mais que partilha e armazenamento de ficheiros.
            Não, não uso o icloud além da sua componente básica de backups de sistema.
            Uso OSX mas o meu ecossistema base é Windows, portanto, não preciso o icloud para nada.

          2. Avatar de Robert Soares
            Robert Soares

            eu tenho mac, e uso one drive… caga no icloud

      2. Avatar de Eduardo Brites
        Eduardo Brites

        Eu também não uso porque tem pouco espaço gratuito. Tenho 30 GB grátis por cada conta no OneDrive (pessoal e profissional) e serve-me perfeitamente para a minha utilização.
        Por causa disto estou a pensar trocar o meu iPad 4 por um Surface e utilizar sempre o ecossistema Windows. Ainda para mais com a chegada do Windows 10, parece-me que esta decisão faz cada vez mais sentido.
        Acho que no futuro cada vez mais as pessoas vão tentar utilizar apenas um ecossistema: MacBook / iPad / IPhone vs PC / Surface / WindowsPhone.

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          SIm, o OneDrive, também no IOS permite que se tenha 30GB.

          O que me admira é alguém com iDevices dizer que não usa o iCloud. Ou está mal informado ou nem sequer sabe do que está a falar.

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Há vida além da Apple! 😉

          2. Avatar de jeton90
            jeton90

            olha mais uma com Idevices em casa e no work e nao uso o Icloud….

            mas sim o OneDrive…

            Se ando mal informado não sei o que sei é que estou satisfeito e muito com o ONEDrive

          3. Avatar de Mikes
            Mikes

            Diria que quem anda mal informado sobre as alternativas és tu. 😉

    2. Avatar de Luis
      Luis

      99% dos utilizadores apple ja usam iCloud. Se o usam inteiramente, é outra coisa.
      Eu também uso outros métodos de armazenamento, mas o iCloud é muito mais do que 5gb de armazenamento.
      Por exemplo o iCloud pode armazenar ate 100gb de media numa so conta.
      Mas a noticia é outra e completament diferente. Agora mesmo sem ter Idevice podemos criar uma iCloud account, quando ate aqui não era possível. mesmo para quem tem dispositivo da apple, vem estender o numero máximo de 3 iCloud accounts por dispositivo…

  2. Avatar de Mota
    Mota

    iCloud sem 2 passos de autentificação?

    Não obrigado. Mas é de louvar a apple libertar isto ao público em geral.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      O iCloud tem autenticação em dois passos se se quiser configurar:
      http://support.apple.com/pt-pt/HT5570

      O iCloud Beta do post não tem?

    2. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Eu já uso a verificação em 2 passos.

      1. Avatar de Mota
        Mota

        Então já me calo e agradeço pelo feedback! 😀

        Eu apenas falei pq vi aqui no pplware um artigo alusivo a isso, em que falava que os 2 passos apenas exista nas contas Apple e não na icloud em concreto.

        https://pplware.sitedev.pt/informacao/seguranca/icloud-esta-vulneravel-mesmo-com-a-verificacao-em-dois-passos/

  3. Avatar de pudico
    pudico

    Deus ma livre!! E fazer parte do proximo mega leak? Passo…

  4. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Tudo bem, tudo muito bonito, mas para que serve ter o iCloud se não tem um dispositivo apple? O iCloud, a meu ver, só serve para quem tem um iDevice, para os backups, e agora com a fototeca que vem facilitar ainda mais andar a transferir fotos para o PC. Agora pronto vai ser só pessoas a criarem um ID Apple, pois assim teem um ID Apple…

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      :S
      Interessa para quem necessita de trabalhar com as aplicações online da Apple por diferentes motivos.
      Isto será só o primeiro passo! Por exemplo, tudo aponta para que em breve a Apple vá relançar o seu serviço de streaming de música em diferentes plataformas, obrigando as pessoas a ter Apple ID, abrindo a porta a integração com o iCloud.
      Outra possibilidade é o iCloud Drive passar a ter um interface na página do iCloud, facilitando a visualização e partilha de ficheiros com outras plataformas…

  5. Avatar de LP
    LP

    Thanks, but no thanks.

  6. Avatar de irlm
    irlm

    Esta mudança de posição da Apple mostra que esta empresa está a procurar abrir-se a novos mercados e a novos utilizadores.

    “algo estranho”

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      sim e não! A Apple já tem há muito tempo alguns poucos serviços ou acesso noutras plataformas, como o iTunes e até o iCloud no Windows (e antes o iDisk). Aqui a única coisa nova é mesmo facilitar a criação de contas com acesso ao iCloud para quem não tenha um dispositivo da Apple.
      Com o alargar da oferta de serviços online da Apple menos ligados a dispositivos [as aplicações de produtividade] é natural que a Apple reequacione que partes fornecer a outros utilizadores.
      A única real mudança será quando a Apple disponibilizar uma aplicação nativa no Android, o que deve estar para acontecer em breve com o seu serviço de streaming

  7. Avatar de killwill
    killwill

    Quem quer espaço existe o ADRIVE http://www.adrive.com , 50GB FREE. Utilizo a +- 4 anos nunca tive problemas.É muito bom,nem parece ser um serviço gratuíto.

  8. Avatar de transcendez
    transcendez

    Há uns tempos aproveitei a “promoção” da cloudmail.ru e tenho um Tera. Para o comum dos mortais disponibilizam 100 (cem)Gigas. Dá para o gasto.

  9. Avatar de Lu Parhan
    Lu Parhan

    Uma esmola pelo amor de Deus
    Uma esmola, meu, por caridade.

    Não, obrigado! Quando não se é o cliente, se é o produto.

  10. Avatar de LP
    LP

    Thanks… but no thanks!

  11. Avatar de pedrito
    pedrito

    o icloud da apple ainda está numa fase muito atrás da concorrência, principalmente da Microsoft. O icloud só é pratico para fazer os backups automáticos de contactos dos iphones e pouco mais! Parabéns á Microsoft que apostou nesta plataforma mais cedo e a tem desenvolvido a um bom ritmo deixando a concorrência muito atrás, principalmente a Google. Já usava ainda quando era Skydrive, mas depois de passar a OneDrive a qualidade aumentou substancialmente com a introdução do word, excel, PowerPoint, etc …. e gostando ou não do OneDrive, neste momento tenho 1TB de espaço nos servidores da Microsoft ….

  12. Avatar de João Reis
    João Reis

    Só falta abrirem o FaceTime a todos os Android e Windows PHone.

    Falta apenas isso para tornar perfeito o sistema de chamadas pela internet Apple. Seja possível ser usado com qualquer outro.

  13. Avatar de delaorden
    delaorden

    “…ecossistema..” ???!!! essa é nova hahaha

  14. Avatar de Diogo Aleixo
    Diogo Aleixo

    Isso quer dizer que vai haver uma framework tipo cloudKit para todos os outros ?(WP e android).

    Isso era espetacular.