CyanogenMod está morto! Não haverá mais ROMs para Android

62 Comentários

A CyanogenMod é uma das ROMs personalizadas mais conhecidas e mais utilizadas no mundo Android. Esta ROM possuí um conjunto de opções e um nível de personalização que não se encontra nas ROMs stock dos fabricantes.

Infelizmente este projecto vai terminar já no próximo dia 31 de Dezembro! Não haverá mais ROMs para Android.

cm_01


Notícia triste esta que ficamos a conhecer esta manhã. Depois de vários rumores, a equipa responsável pelo projecto CyanogenMod  anunciou que vai mesmo acabar com os seus serviços e desenvolvimento de ROMs para Android (tanto as versões nightlies como as estáveis).

O código fonte continuará disponível para quem quiser desenvolver a sua própria ROM.

cyanogen_00

Esta é sem dúvida uma má noticia para o mundo Android pois esta era a ROM personalizada mais popular (apesar de ficarem ainda vivos outros projectos).

cyanogenmod-triste-715x374

Este projecto tinha já atingido a fase de maturação e já possuía uma grande quantidade de programadores que se esforçavam em retirar o melhor desempenho possível dos diversos dispositivos suportados oficialmente. Embora a lista de dispositivos suportados não fosse longa, havia versões não oficiais para muitos modelos, obtidos através da recompilação destas ROMs.

Blog Cyanogen

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Link para a fonte?

      1. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        Muito obrigado

  2. Avatar de André Fonseca
    André Fonseca

    A empresa vai fechar, a comunidade tenho as minhas dúvidas ainda para mais com eles a deixarem o código fonte disponível.
    Há uma diferença entre a Cyanogen empresa que dava as ROMs para o OP1 e outros telemóveis da Google e a Cyanogenmod que é a que tem as milhentas ROMs que usamos e que são feitas por DEVs no seu tempo livre.

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    Incrível como nos últimos anos quase tudo em que a MS tem metido o dedo tem virado pó…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Agora já sabes como se sente um utilizador windows10 mobile e o que a google lhe faz…
      Wase era actualizado, foi comprado pela google, nunca mais houve uma actualização, por exemplo.

      1. Avatar de João Simões
        João Simões

        A Waze, tem milhentas actualizações e tem evoluído imenso desde a associação com a Goggle.

        1. Avatar de Dumitru
          Dumitru

          Ele referiu.se a app para windows que recebeu um corno desde que foi comprada pela google

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Tem? Ficou parado na 3.7… E já vai com muita sorte em ainda se encontrar disponível na loja!!
          Ou quando a google bloqueou o edge de aceder ao gmail???

          Entre outras tantas…

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        A culpa do fracasso do Windows no universo mobile é pura e unicamente da Microsoft. Ela e sua incompetência.

    2. Avatar de Raniere
      Raniere

      Daí vc tira o grau de incompetência desse lixo, mas vou mais além, acredito que há um dedo dá Google no meio disso tudo, mas enfim, só nos resta torcer que a XDA Developers adore a rom.

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      LOOOL
      A única conclusão que se pode tirar do teu comentário é a tua azia não te deixa sequer ver a luz do dia 🙂
      Bom natal.

    4. Avatar de Rudua
      Rudua

      Um bom Natal para ti também.
      Looool fizeste me rir com este comentário

    5. Avatar de Miguel
      Miguel

      E depois não existem sistemas operativos moveis decentes…

  4. Avatar de Diogo Duarte
    Diogo Duarte

    Correcção: Isto é relativo ao projecto CyanogenOS (que vem instalado em alguns telemóveis). O CyanogenMod é outro projecto diferente feito por outros.

    1. Avatar de André Fonseca
      André Fonseca

      Exatamente, não há assim muita razões de preocupação. O pessoal que tem as ROMs Cyanogen é que vai ter que mudar para as ROMs da CyanogenMod para continuar com updates.

      1. Avatar de P
        P

        Não é bem assim.
        Já fui ler o post da CyanogenMod e ao que parece eles vão fechar portas também.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      As part of the ongoing consolidation of Cyanogen, all services and Cyanogen-supported nightly builds will be discontinued no later than 12/31/16. The open source project and source code will remain available for anyone who wants to build CyanogenMod personally.

  5. Avatar de bola
    bola

    Tenho a certeza que alguns developers vai continuar com o desenvolvimento, apenas vão mudar de nome
    Lembra-me assim de repente o OpenOffice e o LibreOffice….

    1. Avatar de Pleno
      Pleno

      Isso foi porque um deles foi comprado e os antigos desenvolvedores criaram o mesmo Com outro nome…

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, eles devem manter o projecto

  6. Avatar de Flávio Ferreira
    Flávio Ferreira

    não me faz falta, jogo pokemon não preciso disso antes não havia roms e ninguém falecia

    1. Avatar de naoliveira
      naoliveira

      Isso não é verdade, antes de haver roms as pessoas faleciam sim senhor, e depois de haver roms vão continuar a falecer!

  7. Avatar de VC
    VC

    Não morreu nada, so vai mudar o nome e alguns developers. Quando o código de um projeto destes é publico nao morre 😉 alguém da continuidade

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      Alguem que nao sejas tu nao é? 😀

      1. Avatar de VC
        VC

        Dou o meu contributo em projeto Linux e não Android, mas quem sabe no futuro não o possa fazer. Já abdiquei de muitas horas a programas apenas pelo prazer de contribuir e ajudar os outros, para que possam ter ferramentas a custo 0, ao contrário de outros que nunca programaram uma linha de código na vida e só sabem reclamar, certo? 😉 o silêncio às vezes é amigo e muito acertivo!

    2. Avatar de Balmer
      Balmer

      Ok? E o teu ponto é…? Quer dizer, se estivesses assim tão contente com o iPhone, não tinhas de vir para aqui tentar justificar a tua escolha, certo (recorrendo a postas de pescada já secas)?

    3. Avatar de Rudua
      Rudua

      Não se deve alimentar os fanáticos, porque normalmente sofrem se insuficiência de inteligência.

  8. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    CyanogenMod vai passar a chamar se LineageOS… tanto drama num post lol.. calm down

      1. Avatar de Antunes
        Antunes

        Confirmo já a 2 semanas muitos sabem disto, os developers já foram informados por isso o projecto continua mas com outro nome, dia 1 vai ser lançado um comunicado a explicar melhor as razões…

      2. Avatar de P
        P

        No site da cyanogenmod tem lá

    1. Avatar de VC
      VC

      Foi o que disse… como se algum dia um projeto desata dimensão, com o código disponível para qualquer um fosse “desaparecer” please…

  9. Avatar de ricas
    ricas

    Quando vão meter o consultório de dúvidas? Hoje é sábado…

  10. Avatar de Ezel
    Ezel

    Ganda nóia!
    Agora que eu tinha decidido instalar o Cyanogenmod no meu Mi4!
    O que me resta disponível, para depois ter atualizações via OTA? O Marshmallow, com Mui8?! Alguém tem um destes equipamentos e pode aconselhar-me? Obrigado e bom Natal.

  11. Avatar de arbitro joao capela
    arbitro joao capela

    ja vai tarde

  12. Avatar de ja la foste
    ja la foste

    A microsoft f* tudo

  13. Avatar de John Michael
    John Michael

    Isso se refere à empresa Cyanogen Inc., dona do Cyanogen OS, que vem instalado em alguns smartphones de fabricantes pequenas e pouco conhecidas.

    O Cyanogenmod, desenvolvido pela comunidade, continua firme e forte.
    Talvez mude de nome, porquê o nome Cyanogen é da Cyanogen Inc., mas o projeto continua vivo.

  14. Avatar de Jackson
    Jackson

    É uma pena para mim a maior compiladora de ROM do mundo essa é minha opinião uma pena mesmo pq poha essas empresas FDP pq infelizmente o aparelhos antigos tem q morrer naquele Android na minha opinião as empresas são todo inúteis Samsung principalmente e a Google depois umas das piores fora as outras purísso não compro aparelho novo xatamente pq disso fica a dica para as empresas

  15. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Por acaso, com o Cyanogenmod, até é ao contrário: a menos que tenhas um Nexus/Pixel ou Blackberry, vais ter os patches do Security Bulletin bem mais cedo no CM do que qualquer outra ROM oficial.

  16. Avatar de Riceman
    Riceman

    Cyanogen Inc, não o cyanogenmod

  17. Avatar de Filipe Serra
    Filipe Serra

    Vai dar banho ao cão. Já enjoas com esses comentários. Se não queres contribuir para a discussão por favor guarda a tua opinião para ti. Fanboy do crl

  18. Avatar de nobodyAtall
    nobodyAtall

    Cyanogen Inc. está morta, mas o CyanogenMod (projecto independente da empresa continua).. Alterem o título para não fazer confusão

  19. Avatar de Luis Serra
    Luis Serra

    com esse comentario, só posso lamentar a tua estupidez absoluta.
    As roms que se falam, são aquelas que trazem compiladas as ultimas patches de segurança…
    ao contrario das rom stock, que ficam com patches de segurança desatualizadas por meses.
    ou modelos descontinuados, que ficam sem atualizaçao, com estas mods, consegue-se manter o equipamento a funcionar, e com os últimos updates.
    cada um é livre de escolher o que quer, ou windows phone, iphone ou android device… se és feliz com iphone, porreiro para ti! eu gosto de uma boa posta á mirandesa, e um copinho de tinto, se tu não gostas, quem sou eu para te obrigar a gostar. inteligência medíocre é o que posso constatar dos teus argumentos.

  20. Avatar de Daniel
    Daniel

    Quando valia dinheiro nao a quiseram vender agorA morreu… Ta certo… Boas roms que lançaram.

  21. Avatar de Balmer
    Balmer

    Define lá o que é um smartphone “a sério”. Acho que estás a confundir um produto que é para quem quer uma coisa, e uma coisa só e não se quer preocupar com nuances como o nível de customização que outras ROMs permitem; com outro que te dá uma liberdade de escolha se assim decidires seguir esse caminho, enquanto tens a possibilidade de ser 100% funcional sem qualquer alteração. Do meu ponto de vista, os dois são “a sério”.

    Dito isso, a maior parte dos devs destas ROMs aproveita a oportunidade para incluir novas patches de segurança, logo em alguns casos mais seguro do que stock, principalmente devido a produtos cujos já não são suportados pelos fabricantes.

    Em seguimento ao comentário acima, sugiro que vendas o iPhone e compres outra coisa se realmente te estás a sentir incomodado com algo. Deixa de tentar validar a tua compra se estás azeado com o teu erro.

  22. Avatar de DoubleM
    DoubleM

    Bela prenda de Natal que ofereceram ao pessoal…

    Só espero que de facto não passe apenas de uma “troca de nome” e o projecto continue nos mesmos moldes.

    Há anos que uso CM e tem sido a salvação para alguns dispositivos. Não fosse isso, muitos dos dispositivos no mercado nunca viam Roms “limpas” nem actualizações.

  23. Avatar de Arkan
    Arkan

    OTIMO….menos fragmentação ao android, e aos lamers que se achavam com rom da cyan ah sei la o que….vão com Deus, e não precisam voltar.

    1. Avatar de Ezequiel56
      Ezequiel56

      Mas uma coisa que a Microsoft põe à mão que acaba.

      Fim!

      Pira, Jocker…

  24. Avatar de Tiago
    Tiago

    Sinceramente não tenho pena nenhuma e esperava que este fosse o futuro não só do CyanogenMod como de toda a Cyonogen… A barraca que fizeram com a OnePlus provou que esta “empresa” não passa de um grupo de mercenários e acabar assim é o prémio merecido…

  25. Avatar de David Picarra
    David Picarra

    Temos pena

  26. Avatar de Al CiD
    Al CiD

    Vai haver um “fork” devido aos direitos ao nome “Cyanogen” -> https://github.com/lineageos e https://lineageos.org

    FONTE: https://www.cyanogenmod.org/blog/a-fork-in-the-road

  27. Avatar de tiago
    tiago

    Mas as antigas ROM’s vão estar disponíveis para download á mesma?

  28. Avatar de Armando Costa
    Armando Costa

    Caro Pedro Pinto
    Acabei de instalar uma room cm 12.1 (lollipop 5.1) e GApps 5.1 com recurso a twrp (instalado pelo Odin) no meu Samsung Galaxy Tab Pro 8.4 WiFi, com sucesso.
    Pretendo agora fazer o mesmo a um Asus MeMo Pad 8 Kool me180a masnão encontro na net nenhuma room interessante (5.1 ou posterior) para instalar.
    Peço que me ajude, se possível, sei como fazer a instalação mas não encontro os ficheiros adequados para download.
    Os meus agradecimentos e cumprimentos