CyanogenMod 11 chega aos smartphones com Android One

16 Comentários

Com o objectivo de alcançar os mercados emergentes, a Google lançou em tempos o primeiro smartphone que faz parte do projecto Android One. Passados agora 4 meses, a CyanogenMod “atravessa-se” no caminho da Google e acaba de anunciar o suporte da sua ROM personalizada para smartphones com Android One.

one_10


A plataforma móvel da Google é inquestionavelmente a mais usada no segmento dos dispositivos móveis. No entanto, a Google percebeu que uma má experiencia com o seu sistema, especialmente quando este é usado em smartphones baratos e com fraca performance,  pode levar os utilizadores a mudarem para a concorrência….daí a Google ter avançado para o projecto Android One cujo objectivo é oferecer um modelo de referência com suporte contínuo e adequado para dispositivos mais baratos.

Aproveitando a ideia e o ecossistema já criado pela Google, a CyanogenMod lançou agora o CM11 para smartphones com Android One, em especial para os equipamentos que vêm com SoC MediaTek.

cyanogen_06

De acordo com informações do programador varun.chitre15, da CyanogenMod, esta versão está totalmente funcional com os smartphones com Android One, suportando sensores, gráfica, touchscreen, câmaras, etc.

via xda-developers

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Cyanogen para Mediatek, gostei de ver

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Era o que eu ia dizer, isto e muito bom para a malta com wikos, bqs e por ai fora.

      1. Avatar de Drived
        Drived

        Boas. Será que posso usar isto no meu BQ Aquaris E5? Gostava de experimentar…

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Ainda não, isto só quer dizer que a CM esta finalmente a desenvolver para mediatek e de certa forma abriu portas para os outros dispositivos que usam processadores mediatek como e o caso do Bq Aquaris E5.

        2. Avatar de André Gonçalves
          André Gonçalves

          como o hardware é diferente arriscas-te seriamente a criar um pisa papéis

          1. Avatar de Pedro Cunha
            Pedro Cunha

            e quase impossivel haver hardbrick nos socs mediatek ha sempre maneira de resolver, o caso do bq E5 é octa cora, mtk6592 , o android one e feito para o 6782

  2. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Alguém me pode explicar e cena dos SoC MediaTek?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A cena é que a Mediatek é muito fechada, não disponibiliza grande suporte. Demoram a lançar drivers, por isso há vários SoC que não passam de Android 4.2, não liberta kernels, daí que não se vê ROMs de terceiros, como Cyanogenmod.
      Os Snapdragon da Qualcomm são mais populares porque a Qualcomm disponibiliza tudo.

    2. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      acho que os gajos sao uns grandes cabr03s, por assim dizer. Usam o kernel, que é GPL e nunca lancam a source, violando a natureza do opensource.

      acho…

  3. Avatar de Mota
    Mota

    Mantenho o que disse.. cyanogenmod, foi a melhor alteração que fiz no meu Galaxy Tab 2 7.0

    Fluidez, Segurança, Gestão de bateria.. Tou maravilhado.

    Oxalá chegue mesmo aos Wiko, BQ’s e afins.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Onde foste buscar essa nova ROM? E como a instalaste?

  4. Avatar de Marco
    Marco

    A mediatek lançou à pouco tempo o source code do Android One, e acho que de outros dispositivos. Qt é que terá pago a Google?

    1. Avatar de Adolfo
      Adolfo

      Digam o que disserem para mim foi uma manobra muito inteligente por parte da google.
      Ao acordarem com a Mediaket em colocar os seus Soc no Andriod One fizeram com que esta automaticamente actualizasse os seus drivers para a 4.4.4 e muito possivelmente para o android L.
      Com este passo fizeram com que muitos dispositivos possam agora ser actualizados para a versão mais recentes do android.
      Quem fica a ganhar é o utilizador final, uma vez que no meu ponto de vista a 4.4.4 é a mais rápida e com mais funcionabilidades.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        estás correctíssimo. Não foi por acaso a escolha da google.

  5. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Da para wiko darknight ?

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Alguem me pode dizer se posso por isto no wiko darkmoon?