CyanogenMod 10.2.0 disponível – Última ROM da era Jelly Bean

62 Comentários

Pssss…. utilizadores com equipamentos Android…o CyanogenMod 10.2 chegou! Esta é uma versão estável, que marca o fim do desenvolvimento assente no Android 4.3 Jelly Bean. A partir de agora a equipa irá concentrar-se no desenvolvimento do CyanogenMod 11, que será baseado no Android 4.4 KitKat.

cyanogen_01

Para quem não conhece, o projecto CyanogenMod é considerado a ROM mais famosa do mundo (que pode substituir a ROM que vem do fabricante) e conta com cerca de 500 mil de utilizadores das suas releases oficiais, mais uns chorudos 300 mil provenientes de KANGS (um KANG é alguém que compila a rom a partir de umas sources “oficiais” e lança para o público, não sendo lançada pela própria equipa que tem as sources). As estatísticas referentes ao número de instalações desta ROM podem ser consultadas aqui.

Relativamente a ROM CyanogenMod 10.2.0, apesar de ser uma versão final, esta irá continuar a ter suporte ou seja, serão disponibilizados bugfixes e patchs sempre que seja encontrado algum problema que afecte a estabilidade. Esta versão está disponível para o Samsung Galaxy S3, Note 2, S4 Mini, Galaxy Nexus, Sony Xperia Z, ZL, T, V e Tablet Z, LG G2 e o HTC One.

cyanogen_02

Novidades CyanogenMod 10.2.0

Relativamente as melhorias, a ROM CyanogenMod 10.2.0 foi optimizada no que se refere ao consumo de bateria, consegue ter melhor performance em alguns processadores e é compatível com um maior numero de equipamentos – ver dispositivos compatíveis aqui.

Quem dos nossos leitores usa CyanogenMod no Android? Feedback?

Download: Escolha aqui o seu dispositivo

Homepage: CyanogenMod

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ruben silva
    ruben silva

    Eu no 2 Samsung.. E sem eles, estava a chupar no dedo.
    Vou ver se o meu sgs II lte tem direito a esse presente ^^

  2. Avatar de Jorge Désirat
    Jorge Désirat

    Já usei CM era boa, mas quando comparada com a omnirom…

    1. Avatar de Bruno Rocha
      Bruno Rocha

      Já agora quais são as diferenças principais? Performance?

      Eu tenho a CM há pouco tempo e noto grande diferença de performance comparando com a da Samsung.

      Únicos defeitos:
      -Por vezes o meu cartão de memória ficava só de leitura;
      -Ao ligar ao PC ás vezes ficava sem acesso ao cartão ou é lento a transferir os ficheiros;
      -Acho que o som ficou pior, com phones é que se nota mais (aquele player da samsung era qualquer coisa 🙂

      1. Avatar de Bruno Rocha
        Bruno Rocha

        Se me podesses dizer qual é o telemovel que tens e se quando tiveste a CM sentiste alguma das coisas que disse e se resolveu com essa ROM

  3. Avatar de Anderson Silva
    Anderson Silva

    acabei de instalar no meu galaxy s i9000 a correr a 1000 por hora 😀 muito bom

      1. Avatar de S3rgioSantos
        S3rgioSantos

        Boas,
        Pedro Pinto e para o meu Samsung S Duos nao há nada disso?

      2. Avatar de André
        André

        Era fixe se fizessem um post com as ROMS baseadas em Android (CM, AOKP, PAC, Chameleon OS, etc)e as respectivas diferenças 😀

        Estou a pensar instalar uma no meu telemovel, mas n tenho noção de qual é a melhor

    1. Avatar de jrk
      jrk

      Por favor, comente mais a respeito. 🙂

      Ainda estou no 4.0.4 pois ouvi dizer que o Jelly Bean não era muito adequado ao i9000 (mais lento e maior consumo de bateria).

      No momento, pretendo esperar pelo CM11.

      1. Avatar de Marco Magalhães
        Marco Magalhães

        Não vejo por que razões haveria de ser assim.

        Eu uso a AvatarROM (que tem como base a CM) e estou com o anndroid 4.3 e não vejo lentidão nenhuma, pelo contrário mesmo. Quanto ao consumo de bateria, havia sim um problema mas penso eu que já foi resolvido (eu próprio o resolvi na hora, daí não ter certezas). Fora isso, é o consumo perfeitamente normal.

        Estou é curioso para experimentar o 4.4. 🙂

  4. Avatar de Artur
    Artur

    Pela referencias colocadas, quer no post assim como na pagina da Cyanogen, aparentemente só tem rom’s para o S3 normal, alguem já experimentou alguma daquelas no S3 mini e se sim qual? Obrigado.

    1. Avatar de zé

      sim.. 10.2 versao do android 4.3.1
      mas é uma versao nao official!

      1. Avatar de PedroAndrade
        PedroAndrade

        Tens todo o tipo de roms para o S3 mini, seja baseadas em android 4.3 ou em android 4.4

        CM 11
        CM 10.2
        CM 10.1
        CM 10
        PAC 4.3
        PAC 4.2.2
        AOKP 4.4
        AOKP 4.2.2
        Chameleon OS 4.4

        Todas elas feitas por uma fantástica equipa de desenvolvedores do Maclaw Studio
        Visita o site http://www.maclaw.pl e lá encontrarás tudo o que precisas 🙂

  5. Avatar de Emanuel Lopes
    Emanuel Lopes

    já estava na altura de se dedicarem a versão 11

  6. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    Parasitas!!!

  7. Avatar de sergio
    sergio

    E ainda temos a LINARO

  8. Avatar de Nuno Miguel
    Nuno Miguel

    Boas,
    tenho um tablet antigo, um huawei ideos s7 e gostava de experimentar algo novo nele uma vez que ainda tenho a versão 2.2.

    Alguém me sabe orientar como escolher uma ROM mais recente/ideal para o meu modelo, e instalá-la? (algum tutorial, algo assim…)

    Isto porque sou verde no que diz respeito a este assunto.

    Obrigado,
    Nuno

    1. Avatar de Ricardo Gaio
      Ricardo Gaio

      Experimenta usar a aplicação da CM.
      Já foi falado por aqui no Pplware…

        1. Avatar de Nuno Miguel
          Nuno Miguel

          Ricardo, obrigado! 🙂

  9. Avatar de João Dias
    João Dias

    Uma dúvida. Eu quando usei um Optimus Boston usava e abusava de ROM’s. Era, sobretudo, porque a Optimus se estava a borrifar para novas versões do sistema operativo. Ele vinha com o 2.1 e eu consegui ir até ao 2.3.7.

    Entretanto, passado uns anos, acho que vou voltar ao Android. Vou comprar um Nexus 5, que, felizmente, está longe de ser uma experiência ridícula como é comprar um telemóvel desses na Optimus.

    Ora, se é uma “Google Experience” sem tretas da Samsung na interface, ou launchers da HTC e o catano…que jeito é que me irá fazer a Cyanogenmod 11? Só pela questão do root?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Eu tenho um galaxy s4 e sou adepto de roms stock mas existem inúmeras vantagens em ter cyanogenmod pois da te novas funcionalidades e personalizações que as roms stock. Mas em contrapartida, esta mais sujeito a bugs que as stock… Uma nota: não precisas de cyanogenmod para teres root.

      Fazes uma excelente escolha se optares pelo nexus 5, é o Android puro com a melhor performance e sempre actualizado.

      1. Avatar de Rafael Cardoso
        Rafael Cardoso

        Bugs até a roms stock têm.
        se optares pela CM estáveis tens tantos bugs como nas roms stocks.
        como tudo na vida informática, está sempre sujeito a bugs, nada feito.

        1. Avatar de Mário Silva
          Mário Silva

          Há mais de um ano que sou “cliente” da CyanogenMod e o meu S2 (9100) tem vindo a ser actualizado semanalmente. Neste momento tenho a 4.3.1 CyanogenMod 10-2-2013-12-04 e nunca tive problemas de bugs em todas as actualizações que fiz e foram todas nightly… Sou um tipo cheio de sorte…

    2. Avatar de joao
      joao

      X2…Agora tenho um lg optimus 4X com a CM 4.2.2 e mal posso esperar pela 4.3 Pois a LG assim como muitas marcas estão-se a c***r para os clientes. Querem é vender os novos, que por sinal nem trazem a última versão. Dizem: Ah e tal isto depois vai ser atualizado, mas no geral leva uma e acabou-se Abençoada Cyanogen mod

      1. Avatar de Rafael Cardoso
        Rafael Cardoso

        Se eles actualizassem não vendiam os telemóveis novos. Isso é gestão.

  10. Avatar de Tiago Guerreiro
    Tiago Guerreiro

    Aqui Samsung Galaxy S2 I9100 a bombar á quase 1 mês e ficou 10x melhor. Android 4.3.1

  11. Avatar de Daniel Almeida
    Daniel Almeida

    Uso cyanogenmod 9 no meu galaxy gio desde a muito para mim sem duvida melhor rom
    Funciona tudo tenho em performance para melhor desempenho
    Ontem e em saber instalei esta rom no s4 do meu colega e mais uma vez fiquei surpreendido com a aparecenia, novo botloader, desempenho, tamanho e sem duvida ELEGANCIA!

    Qualquer equipamento que possa adquirir no futuro ira sem android e de certeza que sera CYANOGENMOD!

    Parabéns por todo o trabalho desenvolvido em prol de todos nos

  12. Avatar de antonio
    antonio

    como se instala no S3 ?

  13. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Também está disponível para o HTC One X

    1. Avatar de Frederico Barracha
      Frederico Barracha

      Está ?
      Lá no website fala em HTC One mas não em HTC One X, já colocaste ?

      Resultou bem ?

  14. Avatar de Zé Miguel
    Zé Miguel

    Tenho um Nexus S e até há pouco tempo (2 semanas) tive a stock. O dispositivo arrastava-se, já não conseguia ter uma experiência de utilização aceitável. E ainda só estava na 4.2.1, se não me engano.. Entretanto, instalei CM e está maravilhoso.

    1. Avatar de L. Oliveira
      L. Oliveira

      Sabes-me dizer quanto tempo dura a bateria do teu Nexus S? O meu nem um dia está a durar…. em poupança!

  15. Avatar de Pedro Monteiro
    Pedro Monteiro

    Instalado num Optimus Madrid e a funcionar a 100% já à uma semana. Noto melhorias relativas à versão anterior na fluidez gráfica e principalmente o Bug do Bluetooth foi corrigido.

    1. Avatar de Pedro Monteiro
      Pedro Monteiro

      Onde se lê “..já à..” deve ler-se há.

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Este caso escrever porque ler, lê-se da mesma maneira lol

  16. Avatar de Rui
    Rui

    Com todo o devido respeito, nos galaxy de topo, acho um desperdício instalar se cyanogenmod, pelas funcionalidades específicas que a Samsung oferece e que se perde no cyanogenmod… Para isso compra se um nexus! Mas obviamente isto é uma opinião minha 🙂

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Há quem gosto de usar uma rom sem essas mariquices

  17. Avatar de João Terra
    João Terra

    Já instalei a cyanogem desde a 7.2 até hà ultima versão da cyanogem. Já experimentei alem dessa muitas mais como a KANG que em colaboração trabalham para as roms do meu telemovel TMN smart a15. A 4.3 baseada na Cyanogem e KANG tem muitos erros e leg´s. em relação à rom 4.4 já estão a trabalhar nela

  18. Avatar de Tiago
    Tiago

    Tenho a 10.1.2 instalada no meu Galaxy S. Sabem se ao instalar a 10.2.0 faz reset ao dispositivo? ia agora instalar e não instalou indicando que o layout da pasta /data é diferente…penso que isso significa que vai tudo à vida certo?

    1. Avatar de Anderson Silva
      Anderson Silva

      eu fiz apenas os dois WIPES como indicado no Santo Tutorial 😀 não perdi nada https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/guia-android-flashar-a-cm10-stable-jelly-bean-4-1-2/……..

      mas antes distos tirei umas dúvidas a Ana Narciso da equipa do pplware como podes ver no final do post indicado no link anterior ….

      **Aalguém conseguiu instalar da “10.1.3-cm-galaxysmtd.zip.” para 10.2-cm-20131102-M1-SNAPSHOT-galaxysmtd.zip,…. eu não consegui e voltei para a 10.1.3, o erro que aparece quando tou na opção ja de instalação
      This ROM uses an incompatible partition layout Your /data will be wiped upon installation Run this update.zip again to confirm install****

      quando passei da 10.1.3 para a 10.2 tive que fazer os três wipes e instalar as gapps 20130813***
      o melhor é fazeres um backup para passar para 10.2

      1. Avatar de Anderson Silva
        Anderson Silva

        Esta versão final 10.2 está totalmente estável e super rápida quando comparado com a 10.2-cm-20131102-M1-SNAPSHOT… cm-10.2.0-RC1 que no meu caso estas duas uma porcaria de desempenho lentidão e etc

  19. Avatar de William D Silva

    Atualizei o meu Galaxy Note 1 N7000 e foi tranquilo. Não encontrei nenhum bug, o celular esta incrivelmente mais rápido.
    Muito bom.

    1. Avatar de Saulo Fajardo
      Saulo Fajardo

      William, tenho um galaxy note Galaxy Note 1 N7000 também. Porém nao consegui instalar o recovery mode clockworldmod para poder instalar o Cyanogem. Ja baixei o rom manager no google play e segui os procedimentos para a instalação mas nao funcionou. Vc pode me informar com vc conseguiu instalar o seu? Desde já obrigado!

  20. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ainda tenho um LG que veio com Android 1.5, que agora corre o 2.3.7, e se não fosse pela cyanogen e um tal rapaz a adaptar para este telemóvel ainda hoje usava o 1.6.

  21. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Tinha instalado no meu Note e era sem duvida fantastico, em contrapartida a bateria durava cerca de 50% menos.
    Depois de ter confirmado isso nem pensei duas vezes e instalei de novo a stock rom.
    É uma pena visto que o desempenho era substancialmente melhor em relação ao 4.1.

  22. Avatar de antonio
    antonio

    Bem que queria instalar no S3 mas não consigo.

    1. Avatar de joao
      joao

      Há sempre maneira. Depende da situação e estado do telefone, mas pode sempre ser feito. Para o S3 acho que já pode ser feito de forma automática com o cyanogen mod installer (aqui descrito no ppware)

  23. Avatar de R@lf
    R@lf

    Alguém me pode explicar porque é que o Galaxy SII não tem uma versão 10.2 Stable (só Nightly), e o Galaxy S tem?

    Por acaso sou utilizador da MIUI.
    Decidi por esta ROM, pois pareceu-me mais personalizável do que a CM, e com uma maior comunidade.
    Concordam?

    Era porreiro ver um comparativo entre estas 2 ROM’s.

  24. Avatar de Quim
    Quim

    Alguém que tenha num LG 4X HD?

    Com tanto zum zum sobre as ROM’s, vou experimentar uma ou outra.

    Alguma recomendada para este telefone?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Eu tenho . Depois de muitas hesitações pois implica a perda da garantia, lá me resolvi e mudei para esta room e estou a gostar. mais fluido e agradável mal posso esperar que a próxima versão esteja pronta ( 4.3) e espero que chegue ao 4.4

  25. Avatar de Manuel Coutinho
    Manuel Coutinho

    Estou de momento a utilizar o CM 11 ( android 4.4 kitkat) no meu Samsung galaxy S2 e está bastante estável com tudo a funcionar. Além de levar um upgrade de UI também melhorou bastante a autonomia em relação ao 4.3. Recomendo.

    Cumprimentos , Manuel Coutinho

  26. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Posso colocar essa rom ai no Galaxy s3 mini ?

  27. Avatar de Armando Silva

    Eu tenho um Samsung s3,fiz o root instalei a rom kitkat 4.4 e ela funciona bem so que a rede do tlm falha de 5 em 5 segundos tenhi rede e depois não tenho,como tenho o backup feito da versão 4.3 faço o restauro e tenho de novo tudo em perfeito estado. Ja reparei que se instalar qualquer rom não oficial não tenho rede estavel.
    Sera que alguém me pode ajudar?

  28. Avatar de Jonas
    Jonas

    Já existe uma room 4.4??? E essa room é estável ou é uma nightly? Se for nightly pode contar com bugs desse género

  29. Avatar de Diogo Maia
    Diogo Maia

    Tenho um s3 vale apena trocar para uma rom destas?

  30. Avatar de Pedro
    Pedro

    Quem me pode dizer se um san remo mini pode levar com esta rom. Ele vem de fábrica com 4.2.2.

  31. Avatar de Bruno Soares
    Bruno Soares

    No Samsung Galaxy S com esta versão a bateria nao dura um dia. Sou o unico com este problema ou a mais gente com o mesmo problema.

  32. Avatar de luiz
    luiz

    porque ? nao tem radio fm nas malditas roms cyanogemods

  33. Avatar de ricardo
    ricardo

    boas

    tenho um ZTE blade com androide 2.2.2 e queria intalar uma nova rom mas não estou a conseguir, coloquei no SD mas depois da erro ao ler.

    Alguem me da uma dica.

    Cump

  34. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas pessoal… preciso de alguem que me ajude a repor um HTC one m7 com a ROM de STOCK e com actualizacoes OTA e isso tudo!! Tenho o bootloader desbloqueado, TWRP 2.8.6.0 instalado e no recovery diz TAMPERED e esta S-ON!!! e confuso porque ha varias variantes deste telefone e as guides que vi tem sempre milhoes de opcoes e de ficheiros para baixar e dai preciso de alguem com experiencia que me possa ajudar.
    obrigado desde ja