cSipSimple – Chamadas gratuitas VoIP da Meo no Android

23 Comentários

Além da rede GSM, quem tiver um smartphone pode também efectuar chamadas via VoIP. Para isso basta que tenha um softphone instalado no dispositivo e também uma conta num serviço VoIP. Como já referimos, a Meo disponibiliza gratuitamente um número VoIP (caso seja cliente do serviço) e este pode ser usado num smartphone ou até num telefone tradicional.

Depois de ensinamos a configurar o serviço da MEO no LinPhone e Zoiper, hoje vamos aprender a configurar no cSipSimple.

csip_03


O Pplware apresentou aqui, em 2011, o cSipSimple. Este softphone é um cliente SIP (Session Initiation Protocol – protocolo de sinalização para iniciar, gerir e terminar sessões multimédia em redes de dados) para a plataforma Android. Permite facilmente estabelecer/receber chamadas a partir de qualquer rede telefónica (rede fixa e rede móvel), bastando para isso ter uma conta VoIP configurada (dependendo do serviço).

Passados 4 anos, esta aplicações ganhou novas funcionalidades e está mais robusta.

Principais características
  • Boa performance
  • Integração com funcionalidades disponibilizadas pelo sistema operativo Android
  • Integração com contactos do telefone
  • Registo de chamadas
  • Gravação de chamadas
  • Interface baseada no tema 4.x Holo
  • Simples de configurar, e possibilidade de configurar vários perfis
  • Suporte para vários codecs (possibilidade de definir a prioridade dos codecs)
  • Configuração assistida
  • Suporte para temas
Como configurar o cSipSimple para o VoIP da MEO?

O cSipSimple oferece um assistente de configuração no entanto, este não tem todas as opções necessárias para configurar o serviço VoIP da Meo. Para tal, devem escolher Expert e depois Adicionar conta.

csip_00

Já dentro do perfil a criar, devem indicar os seguintes dados

  • Nome da conta: SAPO-PPLWARE
  • ID da conta: NOME <sip:+35130xxxxxx@voip.sapo.pt:5060> (onde +35130xxxxxx é o número de telefone nómada atribuído pelo VoIP-Meo)
  • Registo URI: sip:proxy.voip.sapo.pt:5070
  • Domínio: voip.sapo.pt
  • Username (login): +35130xxxxxx
  • Data (password): a vossa password
  • Publicar activado: ACTIVAR
  • Proxy URI: sip:proxy.voip.sapo.pt:5070

csip_01

E está feito. Para finalizarem voltem ao menu inicial do cSipSimple e verifiquem se a aplicação se consegue registar correctamente no serviço VoIP da Meo.

Homepage: csipsimple

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mota
    Mota

    É a app que uso e recomendo. 5*

    Simples e rápida.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Já uso esta app à mais de 1 ano e de todas as que experimentei esta é sem duvida a mais simples e estável que já usei.

    1. Avatar de Manuel Santos
      1. Avatar de Ricardo Fernandes
        Ricardo Fernandes

        +1

  3. Avatar de Xfera
    Xfera

    Há algum cliente voip que funcione com os dados da conta Zon/Nos phone em WP8.1?

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Linphone e Zoiper existem para WP8.1

      1. Avatar de Xfera
        Xfera

        Pois, eu sei…problema é encontrar as configs da conta voip da Zon/NOS. A configuração no cliente próprio deles é muito simples (em Android ou iOS), mas quando é um cliente externo (com tem que ser em WP8.1) tem que se inscrever o “domínio”, “username”,”caller ID”,”password” e aí não consigo encontrar as configs certas para a Zon/NOS.
        Agradeço a ajuda!

  4. Avatar de Hélio Bárbara
    Hélio Bárbara

    A NOS tem a app para Android ZON/NOS Phone, mas só funciona em redes Nos ou FonZon

    1. Avatar de Pedro Miguel
      Pedro Miguel

      Olá. Já não é assim… Agora já suporta via GSM. Instalem a última versão. Eu já tenho e funciona.
      Abraço

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      Não é bem assim… Antes essa app na versão Android apenas funcionava por Wifi, e não havia a limitação do fornecedor de internet. Quer em Portugal (usei em meo, vodafone) ou no estranjeiro (vários oeradores e inclusive em areas de serviço) era possivél usar a app por Wifi e até fora da comunidade FON.

      Actualmente é possivel usar essa app quer através de wifi ou 3G/4G, seja qual for o operador. Habitualmente uso-a na rede 3G da Vodafone sem qualquer problema.

  5. Avatar de TCastro
    TCastro

    Há forma de configurar um cliente VOIP que utilize a numeração regular (2xx xxx xxx). Para clientes fibra, onde o sistema é VOIP, calculo que dê para configurar de uma forma que me é marciana. Qual o objectivo? Usar um cliente VOIP para fazer e receber chamadas no PC, mas pela numeração do fixo.

    1. Avatar de Jorge Franco
      Jorge Franco

      configuras uma estação voip em casa ( elastix ) e mandas sair pelo numero fixo ( requer placa de telefone )

      fazes tambem o inverso todos os toques naquele numero toca na extensao que quiseres

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu sou cliente MEO/SAPO serviço internet ADSL e no meu telemóvel quando instalei o cSipSimple apenas seleccionei a pré-configuração SAPO e fiz o respectivo login e ficou tudo a funcionar sem mais delongas!

    Não foi necessário recorrer ao Expert.

  7. Avatar de JoaoMota
    JoaoMota

    Boas, diga-me uma coisa eu visto ser cliente meo tenho direito a isso certo?
    E a usar esse programa as chamadas não serão pagas? poderei ligar para qualquer pessoa?
    Obrigado

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boa noite.

    Gostaria de saber se é possível usar 2 numeros voip em 2 telemoveis diferentes na mesma rede wifi.

    Obrigado

    1. Avatar de Santos
      Santos

      Boas Ricardo,

      É possível sim sem nenhum problema.
      Poderá até usar mais que dois se estiver disposto a pagar mensalidade dos que são acima de 2.

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Eu instalei a App no meu telemóvel sem problemas, e criei o número na área de cliente do meo. Entretanto instalei o cSIP no meu tablet, e ele já tinha a conta meo que eu tinha adicionado no telemóvel, mas não consegue registar, e quando tento com o tablet, o telemóvel tb fica sem conseguir registar por um tempo. Se esperar um pouco o telemóvel volta a conseguir registar, mas o tablet nunca consegue…

    Isto é da App, ou será da meo?

    1. Avatar de Santos
      Santos

      Boas Tiago,

      Eu descobri uma configuração de conta diferente muito simples e que funciona lindamente.
      Então vou explicar, na configuração adicionar conta basta selecionar “Sapo” e em seguida inserir o Numero de telefone, “Exemplo +351302******”
      No campo abaixo meter a password e salvar em baixo, é só isto e a conta regista-se de imediato, desde que o dispositivo em causa tenha rede disponível ao alcance como é óbvio.
      Esta configuração foi a que fiz para mim e está cinco estrelas, outros poderão seguir o exemplo.

  10. Avatar de Gustavo Santos
    Gustavo Santos

    Há alguma vantagem em usar esta app em vez do cliente SIP que já vem no android? Melhor performance/qualidade da chamada, por exemplo?

  11. Avatar de anibal
    anibal

    ola,

    fiquei surpreso por constatar que num telefone SIP [ yealink t26 ] o número VOIP da meo 302XXXXXXX não dá para configurar. O mesmo só funciona com um modem meo. Sabiam ??

    1. Avatar de Gustavo Santos
      Gustavo Santos

      Não é verdade… Eu já usei o meu número num TP-Link e correu tudo bem! 🙂

    2. Avatar de rui
      rui

      Qual é a configuração que usaste? Eu estou a tentar usar um T22, mas dá sempre erro de registo… podes ajudar?