Como ultrapassar o Pattern Unlock no Android via adb?

51 Comentários

Actualmente um smartphone é como um diário da nossa vida. Nele guardamos fotografias, vídeos, conversas com amigos, ou seja, muita informação pessoal que não gostaríamos de ver por aí divulgada. Por forma a protegermos melhor o nosso Android, após este ser ligado, podemos activar a opção “unlock pattern” (ou em português Padrão) que existe em todos os telefones com sistema operativo Android (Veja aqui como proceder a essa configuração).

E se nos esquecermos do código?

code

Recentemente um colega solicitou-me ajuda para entrar no seu smartphone Android, uma vez que se tinha esquecido do Pattern Unlock (código padrão inicial). Após algumas pesquisas descobri que a informação relacionada com o Pattern Unlock é mantida na base de dados interna sqlite do Android.Assim sendo, basta recorrer à ferramenta Android Debug Bridge (ABD) para desactivar o Pattern Unlock.

Como fazer?

Antes de começar a usar o ADB, no seu PC deve realizar os seguintes passos:

  • Download e instalação do Java SDK (download aqui)
  • Download e instalação do Android SDK (download aqui)
  • Extrair o Android SDK por exemplo para c:\android-sdk-windows e instalar usando o executável SDK Manager

Nota1: O adb pode ser obtido à parte, sem ter de realizar este processo. No entanto, vamos explicar o processo, usando o android-sdk

Nota2: Verificar na instalação do pacotes, se o item “Android SDK Plataform-tools” está seleccionado.

sdk_00

Configuração do smartphone/table Android

Nota: (Esta configuração tem de estar efectuada antes do Pattern Unlock ter bloqueado…) Para que tudo funcione correctamente, dentro do Android deverá ir a Definições >Aplicações > Desenvolvimento e activar Depuração USB

adb_00

Feitas as configurações, basta ligar o cabo entre o smartphone e o PC, abrir a linha de comandos e considerado que o android-sdk-windows esta em C: vamos para  c:\android-sdk-windows\platform-tools

Após as configurações anteriores, vamos então entrar na shell do adb e executar os seguintes comandos:

adb shell
cd /data/data/com.android.providers.settings/databases
sqlite3 settings.db
update system set value=0 where name=’lock_pattern_autolock’;
update system set value=0 where name=’lockscreen.lockedoutpermanently’;
.quit

Em seguida reiniciamos o smartphone e se tudo correr bem o vosso smartphone já não vos solicitará o código. Este processo foi testado num LG Maximo 2X com sucesso. Se algum dia se esquecerem do Pattern Unlock, esta é uma das soluções ….sem a necessidade de voltar a instalar o sistema operativo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Bom artigo!

    Mas… se o ecrã está bloqueado, como é que se ativa a depuração USB? Desliga-se e liga-se o telemóvel? Já não uso android há algum tempo e não tenho a certeza se é preciso o pattern mal o telemóvel seja ligado.

    Abraço

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Como ja referi, essa opção tem de ja estar activada.

    2. Avatar de benedito
      benedito

      galera pelo menos ate hoje dia 25/04/2017 que eu saiba é impossivel ativar a depuraçao usb com a tela quebrada ou com senha de teclado..a unica soluçao é colocar outra tela e lembrar da senha..caso contrario ja era..perdeu os arquivos do celular..e para usar ele tera que resetar tudo..nao caia em conversa fiada dizendo que fazer isso ou aquilo da certo..pois é tudo mentira e perca de tempo..REPITO É IMPOSSIVEL ATIVAR A DEPURAÇAO USB SEM ACESSO AO CELULAR..e se existir algum DEUS que faça isso ate o momento..entao me PROVE……

      1. Avatar de Anderson
        Anderson

        Mas o post fala EXATAMENTE isso, ele diz q só funciona se a depuração USB JÁ ESTIVER ATIVADA

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    LOL, se ele não consegue aceder ao telemóvel, porque se esqueceu do Pattern Unlock, como é que vai activar a Depuração USB?

    1. Avatar de ATC
      ATC

      BOA PERGUNTA !!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Avatar de zbenta
    zbenta

    Mas se tivermos o equipamento bloqueado como conseguimos activar o modo de depuração USB???
    Isto transforma-se na história do “Quem é que nasceu primeiro, a galinha ou o ovo?”.

    1. Avatar de Megabyte
      Megabyte

      Ora ia perguntar isso mesmo.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Ora…é so pensar…isso tem de estar activo antes 🙂

        1. Avatar de Danilo
          Danilo

          Mesmo que a depuração esteja ativa o adb solicita uma autorização do celular, que n é possivel ser concedida com o celular bloqueado.

    2. Avatar de João
      João

      Pensei exactamente nisso assim que li.

  4. Avatar de Info
    Info

    Ora nem mais, se não soubermos o pattern não conseguimos meter no modo depuração, nesse caso temos de fazer um factory reset (hard reset) logo de arranque do telemóvel e escolher depois as opções certas, isso sim era um bom tuurial, mas também já existem tantos por ai, mas escrito em Português de Portugal penso que não vi…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Presume-se que o modo de depuração tem de estar activo antes. Eu tenho isso sempre activo 🙂

  5. Avatar de platin
    platin

    tambem ja me esqueci do codigo, mas apos 3 tentativas tens a opçao de desactivar o codigo usando a conta google

    1. Avatar de diamantino
      diamantino

      Mesmo assim, quem tem o wifi desligado ou a transferencia de dados fechada, fica na m####…

      1. Avatar de Rogério
        Rogério

        Não precisa de wifi, essa informação fica salva offline no telefone ><

        1. Avatar de diamantino
          diamantino

          entao porque é que o meu nao abre ?

  6. Avatar de Whenindoubtc4
    Whenindoubtc4

    Já me aconteceu esquecer o pattern num equipamento android, depois de 2 semanas a testar um Windows Phone :p, e consegui fazer o unlock com a password da conta gmail associada ao equipamento. Acho que so aparece essa opção quando tentamos uma serie de vezes seguida com o pattern errado. Não me lembro quantas ao certo e se isto será uma feature default do android ou se é da minha custom ROM.

    1. Avatar de Renato Faria
      Renato Faria

      e mesmo default do android

  7. Avatar de Mário Soares
    Mário Soares

    Exprimentei no meu X3 e não funca!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Mário,

      Experimenta isto:
      adb shell rm /data/system/gesture.key

      Depois dá feedback sff

      1. Avatar de Mário Soares
        Mário Soares

        Exprimentei e tambem não dá… :/

      2. Avatar de Mário Soares
        Mário Soares

        Correção, já deu 🙂

      3. Avatar de Bruno
        Bruno

        RM failed, permission denied

  8. Avatar de Sergio

    Isto é uma excelente dica pra developers. Alarga-se o conhecimento sobre os meandros do Android. E para esses o modo de depuração esta sempre activo.

    1. Avatar de Luis Sousa
      Luis Sousa

      Ora, nem mais. 😉

    2. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Também é uma excelente dica para os amigos do alheio..! 🙂 🙂

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        os amigos do alheio quando te querem roubar o telemovel, mudam a rom e já está

  9. Avatar de Taconi
    Taconi

    Ainda bem que só funciona quando a depuração usb está ligada, senão adeus segurança, em todos os androids após um numero x de tentantivas pede e-mail e senha da conta do google para desbloquear.

  10. Avatar de Eskiso
    Eskiso

    A maneira mais facil é inclinar o telemovel á luz e ver as marcas de “gordura” da pele =P

  11. Avatar de Filipe Caetano

    Muito Bom, o Post.

    A possibilidade de desactivar o Pattern Unlock é que nem por isso. Preferia ter segurança e caso me esquece-se rê-instalar o S.O..

  12. Avatar de RD
    RD

    Esta informação parece-me ter maior utilidade para quem tem más intenções.

    Como já foi referido, quando o utilizador se esqueceu do código pode sempre desbloquear com a sua conta google.

    Se se esqueceu dos dados da conta google tem ainda as opções de recuperação de conta.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      É isso mesmo RD… .

      Isto já me aconteceu e se na realidade o Telemóvel for teu basta desbloquear com a conta do Google.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Exacto. Ao fim de 5 tentativas erradas é pedido o e.mail. Mais 5 tentativas e é pedido o e.mail e o password.
        Para o próprio parece-me não ser muito necessário o cmd ADB.

        1. Avatar de Valente
          Valente

          Para quando não se está ligado á internet… talvez…

    2. Avatar de Cristiano Rocha
      Cristiano Rocha

      Isso apenas funciona se tiveres dados ou wi-fi activos. Caso contrário esquece lá meteres a password que ele vai-te sempre dizer que está errada

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        loool esta mania de falar do que não sabem, funciona sem net nenhuma(cartão ou wifi) ja esperimentei.
        Porque não te calas??? vens aqui enganar as pessoas.

        1. Avatar de diamantino
          diamantino

          Entao anda esperimentar no meu que é um vodafone 945, tem cartao com a aplicaçao APN a bloquear os dados e com o wifi desligado

  13. Avatar de Sergio
    Sergio

    Interessante, acompanho este site já um bom tem, nunca publiquei um comentário se quer, apenas leio e sorrio de postagens absurdas. Sou Brasileiro, por isto acompanho este site, mas penso que seria raro encontrar um aparelho com tais configurações habilitadas por padrão, coisa que 90% dos usuarios apenas instalam app de sites como Google Play, ainda sim co tais receios. Neste caso é uma dica boa, mas em vão. Abraços a Todos!!!

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Outra boa dica, mas ainda mais em vão que este artigo é tentarem utilizar a (Definições >Aplicações > Desenvolvimento > ) Depuração USB em vez das (Definições >Segurança > )Fontes Desconhecidas para instalarem Apps que não sejam do market..

      Alguem já testou se com a Depuração USB desligada o adb consegue ultrapassar o Pattern Unlock?

  14. Avatar de silva

    Sempre mantenho o modo de deupração ligado porque gosto de fazer root, mas para as pessoas que não fazem isso (a maioria), é só manter uma cópia de segurança com titanium backup e os contatos e agenda sincronizados com o google, porque se tiverem de fazer reset factory, depois é só retaurar.

    Comigo aconteceu uma m**** maior, meu cartão sd de 32 gb pifou. Ou seja, a cópia de segurança estava no cartão, minha salvação foi a sincronização porque a informação mais importante estava no evernote e eu tinha sincronizado.

    o titanium backup tem sincronização com o dropbox e google drive, mas não tinha feito uma sincronização recente, então o conteúdo restaurado está antigo.

    É isso, não devemos só preocupar com segurança, mas também com a questão, e se o brinquedinho quebrar?

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Vdd. Senhorita “Silvia” faço a mesma coisa, backup com titanium, e sincronia com o google, contatos agenda, ultimos 30 dias chamadas e ultimos 30 dias de mensagens, gosto sempre de testar as roms modificadas pelo XDA, em meu humilde galaxy Wonder, da ultima vez que instalei uma nova rom nele a Paranoide 1.7c ISC 4.04 que por cinal muito bom, nem cheguei a usar o titanium qndo add minha conta e ativei a sincronia ja começou a instalar os meus App’s que instalei pelo Play store do Google, creio que por motivos de manter um backup agendado nas sincronias tb.
      sobre o backup do titanium sincronizado pelo dropbox é muito bom tb, mas o interessante é ter uma boa conexão para enviar tais backup. 😀 Abraços a todos!!!!

  15. Avatar de jeton90
    jeton90

    se te esqueceres ele pede para desbloquear com a tua conta gmail

    eu ja o fiz com CM9 no meu antigo SGS

  16. Avatar de Bruno Manitas
    Bruno Manitas

    Gostaria de saber se alguém me pode ajudar! A minha filha bloqueou-me o android (galaxy S I9000), e como não tenho nem o wi-fi nem o 3G ligado o sistema não reconhece a password do google. Cumulo dos cúmulos, fiz hard reset seguido de um system reboot e apesar de ter desinstalado as aplicações e de ter perdido as minhas configurações (como wallpapers, entre outros)continua a pedir a Google account e a password. Curioso é que há dois dias atrás ligaram-me e depois de desligar a chamada, o smartphone desbloqueou, tentei então desactivar a sincronização das contas, mas entretanto perdi tempo de mais e depois de ter ficado em black screen, voltou a pedir a Google account e a password e nunca mais consegui aceder ao S.O.
    Alguem me pode ajudar, ou referenciar um software que me permita aceder ao android e suas configurações, ou outras soluções que axem possível!
    Agradeço desde já a atenção, pois já não sei o que fazer….

  17. Avatar de vilmar
    vilmar

    olá meu android bloqueou, tento logar no play mas a senha não funciona(apesar de estar certa)e a depuração usb não está ativada, me ajudem preciso de um pograma que ativa a depuração usb ou passe pela pattern lock,ele também não quer entrar em modo reset.

  18. Avatar de Sergio
    Sergio

    Caro amigo, sei que sem a depuração USB ativada fica dificil, se não consegue entrar em modo recovery, também fica dificil, mas consulte seu modelo no forum XDA que você obterá ajuda necessária. Sucessos.

  19. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas,

    Tenho o telemovel bloqueado e nao consigo ativar a depuração usb, ja fiz o reset factory mas continua a pedir o codigo de desbloqueio no inicio, alguem sabe se ha mais alguma forma de resolver o problema?

    Obrigado

  20. Avatar de Bruno
    Bruno

    Tentei num XT918 que tem depuração USB ligada para fontes desconhecidas mas a arvore /data só pode ser mechida com adb shell seguido de su, que meu celular não tem

    adb root também não funciona e o aparelho não vem com o sqlite3 instalado

    O email e senha do google, apesar de corretos, não desbloqueiam o padrão

    Alguma outra sugestão?

  21. Avatar de Joerbeth
    Joerbeth

    boa tarde

    tem como bloquear hard reset pvia codigo: adb?
    tem como bloquear instalação de aplicativos tambem via adb?

    ja estou com acesso root