Atenção Android! Há um trojan que rouba dinheiro

40 Comentários

Nos últimos anos as pragas digitais têm atacado forte os mais diversos sistemas operativos. Além dos sistemas para Desktop, os piratas informáticos têm apostado também nas plataformas móveis até porque é aí que existem actualmente mais utilizadores.

Para quem tem smartphones Android há que ficar de alerta pois o trojan Android.SmsSpy.88 voltou a atacar…e em força!

android_2


Detectado inicialmente em Abril de 2014, o trojan Android.SmsSpy.88 era inicialmente distribuído através de uma simples SMS e as vitimas foram muitas. Este trojan dava, inicialmente, aos atacantes a possibilidade de interceptar chamadas telefónicas e mensagens.

Mas, segundo a empresa russa de segurança Dr.Web, o Android.SmsSpy.88 está de volta e muito mais poderoso.

Este trojan para Android tem a capacidade de roubar as credenciais de acesso online ao banco, credenciais do paypal…e com esses dados os atacantes podem roubar dinheiro aos utilizadores. Este trojan tem também a capacidade de bloquear os equipamentos dos utilizadores.

SmsSpy.88_01

Segundo o comunicado da Dr.Web, este trojan chega aos dispositivos móveis Android disfarçado do popular Adobe Flash Player.

SmsSpy.88_00

De acordo com as informações dos investigadores da Dr.Web, o Android.SmsSpy já fez milhares de vítimas em mais de 200 países, tendo infectado mais de 40,000 dispositivos. Os países mais afectados por esta praga são a Turquia, Índia, Espanha, Austrália, Alemanha e França. Não há informações sobre Portugal.

A versão do Android mais afectada é a 4.4, com 35.71% mas o Android.SmsSpy consegue infectar todas as versões do Android. Conheça em mais detalhe o Android.SmsSpy aqui.

Já alguém teve problemas com esta “nova” ameaça?

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 
    

    proxy trojan vem disfarçado de silverlight

    1. Avatar de Marcio Rodrigues (BR)
      Marcio Rodrigues (BR)

      Ou talvez proxy/VPN. Aqui no Brasil já é quase item obrigatório no smartphone. Rsrsrsrsrs

  2. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Isto fazme lembrar os primeiros tempo da internet em portugal, todos os dias saia um artigo a cerca de um novo virus que fazia isto e aquilo…
    Solução na altura, solução agora, NÂO INSTALAR COISAS FORA DO MARKET
    “Há um trojan que rouba dinheiro” não a varios, centenas até, se me apetecer faço um ainda hoje…
    Vira o disco e toca o mesmo…

    1. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Ehehehe, também há gajos que tapam a saída de dinheiro da caixa multibanco, esquemas em lojas onde copiam o cartão de crédito e no mundo da tecnologia é como você diz, deve haver às centenas e vai sempre haver cada vez mais, pois é dinheiro fácil.

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    Pois é…

    https://play.google.com/store/apps/details?id=fla.jq.six

    A store do Android está cheia disto…

    Parece-me 100% legítimo, de certeza que não é um vírus!

    Por isso é que a AppStore demorava 5 a 10 dias a ter aprovação, já na Play, é logo!

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Mas há mais…

      https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ithqn08051.flashplayerforonlinevideos

      Basta ler as permissões, para a coisa começar logo a cheirar a esturro…

      Mas a maioria das reviews são de 5 estrelas!!!

      1. Avatar de hmmn
        hmmn

        podes continuar a colocar links a vontade 😀 podes continuar a falar mal do android a vontade. 😀 podes ficar aqui a tarde inteira «. kkk

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Desculpa, mas eu estou aqui a comentar a notícia.

        2. Avatar de ZarkBit
          ZarkBit

          Não é mentira, a Play Store está carregada de apps cujo propósito é meramente perjudicar o utilizador… Depois falam da WIndows Store que não tem apps nenhumas, no entanto a comunidade WP/W10M está constantemente a ajudar a manter a store limpa. Sim porque também aparecem bicharocos destes na Windows Store, apesar das mesmas não conseguirem o mesmo nível de acesso que se consegue num sistema Android

          A Google deveria de manter um controlo rigoroso sobre isso, não lhes custava nada colocar empregados a verificar as apps… ou até mesmo incentivar os próprios utilizadores a ajudarem.

          1. Avatar de hmmn
            hmmn

            “A Google deveria de manter um controlo rigoroso sobre isso,” e os utilizadores de android deviam ter cabecinha primeiro antes de baixar apps na play store ou fora da play store

          2. Avatar de Joao 2348
            Joao 2348

            Ou sei lá… permitir que os utilizadores possam negar as permissões que acham que a aplicação não deve precisar!
            E depois isto depende de versão para versão, em umas deixam especificar permissões, em outras não, em umas pode-se aceder a outras aplicações e em outras não… enfim… a falta de um modelo de segurança a sério tem disto… cria-se a oportunidade para esta bixarada infestar os dispositivos… e nem vamos falar no modelo de actualização dos aparelhos que varia do “nenhuma actualização em certas marcas em especial do oriente, mas certamente não limitado a estas” a poucos dias após a descoberta do problema “estilo blackphone da SilentCircle”.

          3. Avatar de Luiz Azevedo
            Luiz Azevedo

            Desde o Marshmallow as permissões são pedidas de forma separada, somente quando a aplicação as solicita, ficando a cargo do usuário fornecer ou não.

            Além do mais, tem que ser bem vago das ideias para instalar esse “Adobe flash player”, veja que ele pede permissão para mudança de senha, regras de senha e tela de bloqueio, onde uma pessoa está com a cabeça a conceder todas essas permissões? É praticamente impossível não ter um sistema vulnerável quando o usuário está dando permissão até para a vizinha modificar o que achar interessante.

            Por fim, vale também lembrar que na atual versão do sistema, as aplicações perderam até mesmo o direito de pedirem permissões para particularidades relacionadas a senha.

          4. Avatar de dunno
            dunno

            Nao adianta a maioria dos utilizadores ignora tudo isso

          5. Avatar de Joao Peixoto
            Joao Peixoto

            maior parte dos users só ouviu falar do android 6.0 no papel e na crença que um dia o seu querido fabricante irá fazer o upgrade. Cada comentário com falta de conhecimento que até doi.

          6. Avatar de Paulo
            Paulo

            ” ter cabecinha primeiro antes de baixar apps na play store ou fora da play store”

            Ter cabecinha?

            Essas Apps vê-se logo que são bixos!

            Mas outras, podem parecer totalmente normais, e até funcionais, e vêm com bixarocos!

            É difícil de perceberes?

            Ainda por cima, estão cheias de reviews de 5 estrelas!

            “A Google deveria de manter um controlo rigoroso sobre isso, não lhes custava nada colocar empregados a verificar as apps… ”

            Custa sim, custa dinheiro!

            Mas não! É só sacar os 30%, e os clientes que se lixem!

            “Desde o Marshmallow as permissões são pedidas de forma separada, somente quando a aplicação as solicita, ficando a cargo do usuário fornecer ou não.”

            Não é NADA assim…

            Isso são só para Apps com a API do Marshmallow…

            As outra todas, funciona igual. Ou seja, na prática, nada!

            E como disseram, a maioria das pessoas não lê, e se lê, não tem ideia do que podem fazer com isso! Além de que uma App pode usar a mesma permissão para coisas “legais”, assim como danosas.

    2. Avatar de Miaggy
      Miaggy

      E tu instalas algo 222 reviews, com 66 de uma estrela, sem qualquer comentário à aplicação? O sistema é mais aberto, está é uma das consequências. Quem não gosta, não usa.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Sim, as pessoas é que vão a andar a ver isso!

        Para isso, não valia a pena store nenhuma! Ia-se à net, sacava-se, e evitava-se os 30% da Google!

    3. Avatar de Limbus
      Limbus

      Bla bla bla e liniks e mais não sei quê e depois saem os números e “Overall, Potentially Harmful Apps were installed on fewer than 0.15% of devices that only get apps from Google Play.”
      Não vale a pena gastarem o latim e o dinheiro.

      1. Avatar de Bacalhau
        Bacalhau

        Números tirados do rabo…

        1. Avatar de Limbus
          Limbus

          Há uns que tiram, há outros que metem, seja qual for o teu caso, fica com o link, ainda que o mesmo seja mais que óbvio:
          https://security.googleblog.com/2016/04/android-security-2015-annual-report.html

          1. Avatar de Henrique
            Henrique

            Ahah, um relatório feito pela… Google…

          2. Avatar de Limbus
            Limbus

            Sim, e? Só confias nos da Apple, é?

  4. Avatar de rui
    rui

    E normal que a 4.4 seja a mais afectada. As versões 4.4.X do android são as mais usadas de entre todos os dispositivos. Mas vendo bem as coisas, até parece que isto é mais publicidade gratuita para o Dr.Web que diz no site que é o único que consegue remover isto eficazmente. Até vou agarrar no balde das pipocas com o que vou dizer a seguir: e será que não foram os próprios a inventar este virus? Como praticamente todos os virus existentes que quase de certeza que tem mão das empresas de anti-virus por trás? E vou buscar um balde maior porque devem estar a aparecer os fanboys da apple a ver mandar as postas do costume (copy paste dos comentários de outros artigos).

  5. Avatar de Androc
    Androc

    Android, iOS, WP… Pelo amor de Deus pah! Cada SO tem os seus defeitos, e não épor isso que eu deixo de usar o smartphone e o PC.

    1. Avatar de Androc
      Androc

      Como toda a gente sabe (ou devia saber), o Flash Player NÃO tem suporte para Android há uns valentes anos, logo é para suspeitar…

      1. Avatar de Marcio Rodrigues (BR)
        Marcio Rodrigues (BR)

        O problema brother, é que a maioria dos usuários não sabem disso, isto é, eles não sabem o app realmente existe ou não, eles só querem usar e pronto. Por exemplo, se criarem uma hoax falando que a Google está testando um novo “Orkut Beta” e espalhar isso nas redes sociais, kra, acredito que milhões de usuários cairiam nesse golpe. E não adianta só a Google melhorar o processo de avaliação, pois muitos usuários instalam livremente apps de fora da loja, como aquela versão super “melhorada” do WhatsApp (não lembro o nome certinho, mas tinha um ícone azul). Há um bom tempo, lembro que na Play Store vi vários apps que diziam implementar determinados recursos no WhatsApp, algo como o bom e velho Messenger Plus do MSN Messenger. Pensa a quantidade de usuários que baixariam algo que promete “veja quem acessou seu perfil”.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        A google não sabe…

  6. Avatar de Marcio Rodrigues (BR)
    Marcio Rodrigues (BR)

    Android sendo o Android, é o preço que se paga pela popularidade e por ser aberto demais.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Não, é simplesmente falta de segurança

      1. Avatar de David Ramos
        David Ramos

        Não, é simplesmente burrice dos utilizadores

        1. Avatar de Henrique
          Henrique

          Este diz que é burrice dos utilizadores, deve pense que é mais que os outros, mas provavelmente tem malware no telemóvel.

  7. Avatar de judas
    judas

    um trojan ou um ladrão

  8. Avatar de José Seco
    José Seco

    Nunca mas nunca acedo a dados bancárias e outras coisas importantes através de telemóvel, sempre através de computador apenas!

  9. Avatar de Kel Cardoso Brasil
    Kel Cardoso Brasil

    a apple nao precisa de virus nenhum para roubar dinheiro
    agora o android ja esta de nivel de igualdade do ios. sera que agora os ifans apple vao olhar para o android? eles gostam de ser roubados

  10. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Basta olhar para as permissões para sabermos o que devemos ou não instalar. Burrice dos utilizadores.

    1. Avatar de Bacalhau
      Bacalhau

      Não interessam as permissões, já foi provado que as aplicações podem passar isso!

      Além disso, uma permissão como ler o cartão de memória pode ser usada legalmente por um jogo, como pode ser usada para ler as tuas fotos e envia-lãs para um servidor é pedir dinheiro para serem apagadas.

      Depois dizes que a culpa é dos utilizadores serem burros… Tu demonstras que não sabes o que falas!

      1. Avatar de Balmer
        Balmer

        “Não interessam as permissões, já foi provado que as aplicações podem passar isso!”

        Por favor, mostra-me o exemplo de tal aplicação.

  11. Avatar de Maccgyver
    Maccgyver

    boas… tanta resposta e tem á vista uma solução simples…. UBUNTU PHONE!!! e UBUNTU TABLET…. what else????

    1. Avatar de marco chapita
      marco chapita

      ainda mais simples so instalem apps oficiais e que saibam o que faz. mas ja agora onde é que eu posso arranjar esta app ?tou a precisar de dinherio e ja que este trojan rouba dinheiro meto o a trabalhar para mim.lololololol