Assaltam loja de smartphones mas deixaram todos os Huawei

46 Comentários

A série de infortúnios que tem assolado a Huawei não parece ter fim à vista. Já nem os amigos do alheio parecem querer os seus smartphones Android, optando pelos Samsung e Motorola. É um caso peculiar, mas demonstra perfeitamente o efeito endémico provocado pelo medo que rapidamente se alastra.

Os ladrões levaram os smartphones da Motorola e da Samsung, mas não tocaram nos da Huawei.

Huawei Samsung Motorola smartphones Android


O caso ocorreu no Peru a 27 de maio, na região de Piura e consistiu num furto a uma loja de produtos tecnológicos, sobretudo smartphones. Aliás, podia ser apenas mais um de milhares de furtos similares que ocorrem diariamente em todo o mundo. Contudo, os suspeitos parecem estar a par das recentes notícias.

Assalto a loja de smartphones no Peru

Recentemente, um grupo de amigos do alheio arrombou a porta de uma loja e levou consigo vários dos smartphones em exposição. No entanto, apesar de terem levado todas as unidades da Samsung e da Motorola, os equipamentos da Huawei foram preteridos. Aliás, foram os únicos a ficar nas prateleiras da loja.

Felizmente sem danos graves a apontar, a não ser alguns danos materiais, o assalto não envolveu violência. Desse modo, configura-se como furto, visando sobretudo os produtos tecnológicos para revenda no mercado negro, de acordo com as informações avançadas pelo diário peruano, o Exitosa.

Entretanto, a investigação levantada já identificou dois dos suspeitos, um dos quais é um jovem de 14 anos, submetido prontamente a questionário. Ainda de acordo com as autoridades peruanas, o jovem não terá agido sozinho, mas foi colocado sob custódia após ter sido intercetado com vários dos smartphones furtados.

Levaram todos os smartphones Android da Samsung e da Motorola

Além dos smartphones da Samsung e Motorola, o jovem tinha consigo mais material que se acredita ter sido furtado daquela loja. No entanto, as investigações ainda estão em curso, procurando agora os cúmplices e restante material subtraído na última segunda-feira, tal como deram a saber as forças de autoridade.

Assim que o caso chegou à internet, viralizou no Twitter e outras redes sociais. Ao mesmo tempo que a notícia foi avançada pelos media locais, o público começou a satirizar o caso. Entre as publicações temos queixas de discriminação contra a Huawei, ou os louvores à instrução dos suspeitos ladrões.

A Internet é uma caixa de Pandora, mas também serve de barómetro social. Aqui, vemos claramente os efeitos da guerra comercial entre a China e os Estados Unidos da América. Ou, mais concretamente, os efeitos das ondas de choque e os receios dos consumidores face aos smartphones Android da Huawei.

Ficaram apenas os smartphones da Huawei…

Importa, contudo, salientar que a quantidade de smartphones furtados foi diminuta, no total 5 unidades, de acordo com a imprensa local. Ainda assim, os ladrões dispunham de vários outros smartphones expostos na loja, optando por não os levar. Um paradoxo aparente que encontra justificação na atualidade tecnológica.

O “mundo” mobile encontra-se tomado de assalto pelos constantes entraves colocados à Huawei por parte dos Estados Unidos da América. Infelizmente, este é um cenário que deverá continuar a piorar, até que a tendência se possa eventualmente inverter. As consequências para a tecnológica chinesa já se fazem sentir.

Questionamo-nos já quanto ao futuro desta fabricante Android com cada desenvolvimento a ser mais gravoso que o anterior. Mesmo assim, a Huawei tem assegurado os seus consumidores, ainda que seja virtualmente impossível conter a propagação do medo, com o caso Samsung Galaxy Note 7 a ser exemplo disso mesmo.

O medo é o principal inimigo da Huawei, mas os EUA podem ser o seu carrasco fora da China.

Leia mais…

Huawei recorre aos tribunais para tentar levantar o bloqueio nos EUA

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Um leitor tuga
    Um leitor tuga

    Tenho um telemóvel da Huawei… É seguro andar com o meu aparelho na rua, sem me preocupar com assaltos? 😀

    1. Avatar de RM
      RM

      Fora dos EUA deve ser seguro 🙂

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Se leu a notícia também pode concluir que no Peru também!

    2. Avatar de BlackFerdyPT
      BlackFerdyPT

      Ahahah. Nem tinha pensado nessa…

      Se alguma vez reparar eu que alguém está a olhar de modo suspeito para o meu smartphone, poderei então tentar fazer com que esse alguém consiga ver a marca do mesmo. 🙂

    3. Avatar de Joao
      Joao

      É seguro em todo o lado, ninguem os quer agora.

      1. Avatar de Jorge Madureira
        Jorge Madureira

        Mentira. Tenho Huawei e vou continuar a ter, que hei-de deitar fora o melhor telemóvel do mundo?? E se tiver que comprar outro, vai ser Huawei de certeza. A Huawei vai dar a volta por cima, só tem que ter um OS próprio e fazer todos os aplicativos para esse sistema, uma potência como a China têm meios técnicos e humanos suficientes para isso. É só deixar passar mais umas semanas e volta tudo a normalidade, até porque os EUA não têm qualquer hipótese de vencer está guerra. E então se a China cortar na terras raras adeus EUA.

        1. Avatar de FAR
          FAR

          A isto é que se chama vestir a camisola.

          Houvesse tamanha energia para defender o que realmente merece ser defendido…

          1. Avatar de Jorge Madureira
            Jorge Madureira

            E o que é que merece ser defendido?? As chantagens, ameaças dos EUA??? É preciso haver uma concertação a nível mundial para combater as atrocidades económicas e militares da nação mais terrorista do planeta.

        2. Avatar de Miguel Silva
          Miguel Silva

          Concordo contigo. Realmente é estranho as pessoas acreditarem em qualquer barbaridade que o Governo / Complexo Militar Estadunindense diz.

          Não que a Huawei seja de confiança, nenhuma empresa é, mas vindo dos EUA,
          o país que mais espia em todo o mundo, que mais países invade e que mais atos de terrorismo comete, a hipocrisia é quase insana.

          Isso mostra o quão dependentes a maioria dos países estão dos EUA, daí cederem tão facilmente à sua pressão mas acredito que esse paradigma esteja a mudar. O bloqueio da Huawei nada mais é que uma jogada política dos EUA como muitas outras. O próprio Trump já o disse quando afirmou que podia incluir a empresa numa proposta comercial. A segurança cibernética não está nem nunca esteve em questão, se fosse esse o caso, a Google e a Microsoft estariam bloqueadas em todo o mundo, entre muitas outras.

          Como diria a própria Huawei:
          Prism, Prism on the wall, who is the most trustworthy of them all?

          E quanto à Huawei é importante que ninguém se preocupe e desfrute do seu telemóvel pois todos os telemóveis já lançados vão continuar a funcionar a 100% com todos os serviços/apps da Google e updates de segurança. Novos telemóveis serão lançados quando a guerra comercial terminar….ou possivelmente antes, já que os democratas estão a puxar cada vez mais forte pelo Impeachment do Presidente Trump.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Concordo

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    As empresas americanas já voltaram com a palavra atrás e sabem que sem a Huawei é a ZTE não há 5G

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Sabem? Já ouviste falar em Ericsson e Nokia? A Vodafone está a implementar 5G com recurso ao parceiro Ericsson.

  3. Avatar de Ricardo Monteiro
    Ricardo Monteiro

    Nas lojas cá os usuários já nem a bom preço querem Huawei também. Dizem que ficam sem aplicações. E é isto.

  4. Avatar de Ricardo Monteiro
    Ricardo Monteiro

    Nas lojas cá os usuários já nem a bom preço querem Huawei também. Dizem que ficam sem aplicações. E é isto.

  5. Avatar de Samuel
    Samuel

    Eu utilizo Huawei Y5 2018 e ainda não tive nenhum problema com apps ou com actualizações.
    Nota: Sou contra o acordo ortográfico imposto pelo Sócrates.

    1. Avatar de Osvaldo
      Osvaldo

      Leitor MOZ.
      Amigo, só tens até Agosto deste ano para poderes migrar para outra fabricante.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Não sejas parvinho

    2. Avatar de AP
      AP

      O acordo ortográfico de 1990 imposto pelo Sócrates?

      ahahahahahahahah

  6. Avatar de Marco
    Marco

    Venham os “saldos” Huawei que serão bem vindos!!! 😀

  7. Avatar de Miguel Lima
    Miguel Lima

    Compre Huawei, à prova de roubo!

  8. Avatar de Exodvz
    Exodvz

    Mais uma agência noticiosa, igual a muitas subsidiadas pelos EUA. Pura propaganda para desencorajar a compra de smartphones Huawei. Eu se apanho um P30 Pro com baixa de preço, compro logo na hora. Não me parece que propaganda anti-China vai prejudicar o desempenho/uso diário dos equipamentos.

    1. Avatar de Migas
      Migas

      Neste momento tenho o meu P9 lite de 2016, nenhum problema apontado. Também sou da tua ideia, se apanho um p30 pro a baixo preço, não penso duas vezes . Compro na hora.

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    São simplesmente os melhores telemóveis do mercado. Fazem comichão a meio mundo…

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Só se for os modelos PRO, porque o restante é só lixo, ao fim de 2 anso de utilização é só lixo. (se lá chegarem…)

      1. Avatar de Pedro Silva
        Pedro Silva

        Tenho um P20 Lite há 2 anos, e até agora não deu nenhum problema, tem tido todos os meses actualizações, já caiu várias vezes…..

  10. Avatar de oleg677
    oleg677

    E engraçado que há tantos comentários que suportam e ainda glorificam a empresa ligada a regime de China que tem prisoneiros políticos, que mata as pessoas, estudantes, arabes e cristãos, onde não há verdadeira competitividade…..

    1. Avatar de Nuno Monteiro
      Nuno Monteiro

      tu já tiveste na china ? Já tive em zonas turisticas, rurais, e empresariais. Não sei onde anda a violencia. Como todos os paises, a china é o maio em população obviamente que tem violencia.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Eu já e tenho amigos que vão lá continuamente por que “resolveram” tirar um curso de medicina tradicional chinesa! Um dos quais até era advogado! Pois olhe o que o oleg677 diz não só é verdade como a realidade é mil vezes pior! Mas para alguns ó que interessa é que o SEU ego seja satisfeito, daí andarem incompreensivelmente a defender a China, com um regime desumano e criminoso além de roubar tudo o que pode aos outros para como o não fariam por Portugal! Andam a cair na “cantiga do bandido” para que estes país horroso ande por aí a “armar-se” em farol da Humanidade enquanto procurar pela calada dominar essa mesma Humanidade, e fazendo de conta que são o centro do mundo quando apenas tem roubado trabalho e conhecimento sem ter investido um cêntimo! Hoje já se atrevem a ameaçar os outros por que começar por roubar tecnologia do que é dos outros. A China nada criou de novo, absolutamente nada, o que faz é vender produtos baratos à custa de milhões de escravos e à custa dos pategos do Ocidente que coleccionam telemóveis e não querem nada a ver com trabalho!

        1. Avatar de Bruh
          Bruh

          Já no teu país o governo não engana ninguém não é? Por isso é que o pessoal vota sempre nos mesmo dois partidos e o país continua na m*rda. Entre incêndios que matam aos 30 de cada vez e armas que são roubadas de armazéns militares e ainda não se sabe de quem é a responsabilidade…nós sim é que vivemos num país perfeito.

          1. Avatar de V.T.
            V.T.

            Pobre e mal agradecido, merecias era uma semanita no Brasil para dares valor ao país que tens!

          2. Avatar de FAR
            FAR

            @Bruh
            É preciso realmente não ter noção nenhuma para proferir tais palavras.

            O Sr tem noção de que se fosse um cidadão chinês (na China) nem sequer teria a possibilidade de exprimir esse comentário em relação ao seu governo?

            Se “apenas” visse o seu comentário censurado sem demais represálias já se podia dar por contente!

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          José, muitos desses “roubos” foram as próprias empresas que hoje se queixam que escolheram. Pois decidiram pela mão de obra mais barata.

          Vamos agora defender essas empresas que só criaram o desemprego e miséria em prol do lucro?

          Tenho Huawei e pouco me importa, mudo para a marca que me oferecer mais por menos.

      2. Avatar de Jose
        Jose

        Reparei que esteve nas zonas rurais. Quais? A China é muito grande” Um dos meus amigos até ameaças de levar com uma barra de ferro teve por que andava a investigar a história dos cristãos chineses, que curiosamente é muito antiga. E isso foi por gente comum, aldeões. Não me diga essa zonas cheias e máfias são pacíficas? Isso diz o regime! Um regime que não admite perseguir gente e mata-las para obter os seus órgãos, nunca admite nada e, mantém aquele povo na ignorância e num patriotismo violento e perigoso! Isso não viu você! Devia andar à rocura de pechinchas para mostrar ao vizinho.

        1. Avatar de Milhais
          Milhais

          Mas tu ja foste la, ou estas so passar a contar as historias do teu amigo? Serio, da uma oportunidade e vai la, vais ver que o pais tem coisas péssimas, mas também tem coisas excelentes. Eu passei 3 meses em 2018 e mais 3 meses este ano. Nunca tive nenhum stress com violência ou roubos, ou contrario do da experiência em Madrid e Roma, se fui alvo de assaltos.

          Mas fala com os locais, e ganha amizades la, ve a velocidade com que as cidades evoluem la, e o crescimento da qualidade de vida de a 15 anos atrás e agora, e incrível.
          Certo que muito foi a custa de roubo de IP, mas o Japão nao fez isso? o USA nao fez isso no inicio? Repara agora quem escreve mais artigos científicos acerca do AI, ou os 30% das patentes para o 5G. Quando tens um pais que a 30 anos estava na miséria, e agora um engenheiro sai da faculdade na China e tem um salário como um engenheiro em Portugal (e o custo de vida mais baixo), acho que e um exemplo que também fizeram coisas correctas. Vamos exigir democracia na China? Concordo. Vamos exigir mais controlo da poluição? Concordo. Mas eles também tem coisas boas.

          Eles nao continuam a ser o povo que trabalha por uma malga de arroz, acredito que haja, mas em portugal também há pessoas em confecções na garagem de casa a trabalhar por 250 euros. Ao mesmo tempo que exigimos dos outros vamos também olhar por nos.

          E um bom tema para se discutir, pois tem licoes para tirar, porque o próximo vai ser a Índia.

          1. Avatar de SergioFerreira
            SergioFerreira

            Já parece aquele antigo argumento de que “Na altura de Salazar, não haviam roubos nem violências!!”

            Clap clap clap

          2. Avatar de FAR
            FAR

            Tem coisas boas. Mas facilmente eclipsadas pelo facto de simplesmente não teres liberdade de dizer aquilo que pensas.
            Parece pouco, mas não é.

    2. Avatar de Josotnas
      Josotnas

      A Espanha também tem presos politicos…. Mas não fabrica telemóveis

  11. Avatar de Rui Moritz
    Rui Moritz

    Ser espiado pelos chineses… credo… cruzes!!!
    Pelos americanos… ok… deixa lá… não tem importancia :))

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Escolhe-se o mal menor. Uns podem ser hipócritas, mas têm de pelo menos manter uma fachada publica, quando são alvo de atenções e escrutinio têm de “baixar a bola”.

      Os outros estão-se praticamente a marimbar e, culturalmente, tem respeito 0 (zero) por ‘ocidentais’.

      Recomendo-lhe que veja uma reportagem que fala de contrafação na área da farmacologia. Não me lembro agora do nome, mas se procurar de certeza que encontra. Vai ver que a vai achar esclarecedora q.b..

  12. Avatar de Rui
    Rui

    Roubo e.nao furto

  13. Avatar de Ginger Ale 007
    Ginger Ale 007

    O que mais me intrigou foi ter sido no Perú.Mas esse país também tem problemas com a Huawei ?? Para mim,roubaram esses smartphones porque depois muitos entram clandestinos nos Estados Unidos e depois por lá vendem estes dispositivos roubados.Mas quem é que no Perú tem poder económico ?? Ninguém,aquilo é um país miserável,onde se passa muita fome.O Perú é igual à Bolívia,à Guatemala,a El Salvador,e por aí fora.Países onde reina a pobreza extrema.Vejam o caso da Venezuela,por exemplo.Era um “El Dorado” e agora está ao nível de um país do 3° mundo !! Como muitos da África.E assim anda o mundo,cheio de gatunos e drogados. 🙁

  14. Avatar de Carlos Batista
    Carlos Batista

    Se virem bem a Huawei não teve prejuízo!

  15. Avatar de Ana Lobato
    Ana Lobato

    Burros foram eles.. Eu tinha pego todos da Huawei! Melhor marca pra mim. Quem tem não volta a ter um Samsung. Na minha humilde opinião, claro!

  16. Avatar de Pedro Mendonça
    Pedro Mendonça

    Acabei de comprar um Huawei p30 lite e estou muito satisfeito, ainda olhei para um Samsung mas não me arrependo nada de ter optado pelo Huawei!