Lítio pode ser o “petróleo de Portugal”? Investigadora diz que sim

31 Comentários

O lítio tem uma enorme importância na economia do mundo, tanto no presente como no futuro, e Portugal está entre os países com grandes potencialidades na extração deste minério.

Poderá ser o lítio o “petróleo de Portugal”? A investigadora Marina Brito, do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) em Braga, acredita que sim e que Portugal pode mesmo “assumir um lugar cimeiro” na produção de baterias.

Lítio pode ser o "petróleo de Portugal"? Investigadora diz que sim


Realiza-se amanhã no INL o encontro internacional Battery Summit 2030 que visa falar sobre baterias e não só. Nesse âmbito, o JN revela que a investigadora Marina Brito salientou que Portugal é “dos únicos” países que tem condições para “cobrir todo o ciclo das baterias, desde a mineração (lítio) à reciclagem” dos equipamentos, apontando que “há toda a economia circular” com base nas baterias.

Marina Brito admitiu ainda que “o INL gostava era de encontrar novas baterias que não passem só pelo lítio ou chumbo ácido”. Segundo frisou: “há baterias em quase tudo o que se faz hoje em dia, desde o carro, ao telemóvel, ao portátil, ao ‘tablet’, tudo tem uma bateria. O problema é que essas baterias não são eternas e a energia acaba”.

As baterias são de duração limitada, ainda não temos a capacidade de controlar bem a ‘saúde’ da bateria. É preciso criar as ‘smart batteries’ que digam o estado da bateria.

Mariana Brito

A investigadora do INL explicou que as baterias “podem ser recicladas, mas é limitada a forma como o são, até porque há vários tipos de baterias”.

Lítio pode ser o "petróleo de Portugal"? Investigadora diz que sim

O que se faz hoje em dia é a chamada segunda vida das baterias. Portanto, as baterias que não servem para mobilidade podem ser utilizadas para outras coisas. Há uma economia circular que está a ser desenvolvida e que pode ser otimizada.

O evento Battery Summit 2030 decorre amanhã em Braga e deverá ter a participação do Secretário de Estado João Galamba, do Ministro Manuel Heitor e da nova Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Helena Pereira.

Portugal é um dos maiores produtores de Lítio

De referir que Portugal é o sexto maior produtor mundial de lítio e tem a maior mina da Europa, explorada pela empresa do Grupo Mota, a Felmica, na região da Guarda, que se estima dispor de reservas para 30 anos de produção. Esta empresa explora ainda mais cinco jazidas.

Leia também…

Baterias com 3x mais capacidade criadas por uma portuguesa

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rui
    rui

    Espero que sim.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    O problema que vejo nesta hipótese, tem a ver com a cambada de gatunos que vão por ganância ficar mais ricos, roubar um recurso de todos, porque vão fazer ou já fizeram negociatas dos tais filões. Conclusão ficam mais ricos e capazes de deixar danos no território para todos pagarmos um dia….

  3. Avatar de BlackFerdyPT
    BlackFerdyPT

    A não ser que apareçam uns quantos “ambientalistas”, que irão querer preservar as rochas, as ervas rasteiras etc…

    Não sabendo, ou esquecendo-se de, que:

    – a Natureza depois recupera, em algumas décadas, de grande parte das alterações que são feitas;

    – as pessoas precisam de empregos e de desenvolvimento económico, para não terem vidas miseráveis;

    – não estão ultimamente a preservar nada, porque tudo isto irá acabar quando o Sol deixar de queimar hidrogénio – e que, a única maneira de preservar alguma coisa (i.e. nós, a espécie humana) é investir no progresso tecnológico, para que possamos um dia ir viver para outros planetas.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Espera contra o petróleo és ecologista, mas já és a favor de exploração de lítio a céu aberto em centenas de hectares às portas dos parques naturais?

    2. Avatar de António Domingues
      António Domingues

      Santa ignorância… recomendo ouvires isto para ficares mais elucidado do problema que enfrentamos
      https://fumaca.pt/guilherme-serodio-se-os-governos-tem-um-inacao-criminosa-em-relacao-ao-clima-nos-temos-o-direito-de-rebelar-nos/

    3. Avatar de Eu
      Eu

      “porque tudo isto irá acabar quando o Sol deixar de queimar hidrogénio”
      Se estás a pensar nisso, também não vale a pena investir no progresso tecnológico, a não ser que se consiga chegar ao ponto de criar outro universo, pois o nosso também tem data de validade (com muitos zeros mas tem).
      Quando só restarem buracos negros ou quando as partículas fundamentais se decompuserem. E ainda não sabem com certeza o que pode acontecer com o crescimento contínuo universo.

      E já agora, a natureza não recupera. Adapta-se.
      Como está a acontecer no nosso planeta agora. Está a adaptar-se para condições cada vez mais dificil para a vida como a conhecemos.

    4. Avatar de anon
      anon

      Convém não esquecer que ao apoiar causas ambientais na maior parte das vezes pessoas acabam por apoiar a pobreza. Tem toda a razão.

    5. Avatar de Cortano
      Cortano

      “– a Natureza depois recupera, em algumas décadas, de grande parte das alterações que são feitas;”

      Só com esta frase mostras a tua ignorância.

  4. Avatar de Jo
    Jo

    O problemas destas explorações é que só lucram uns quantos, mas trazem problemas ambientais para os demais.

  5. Avatar de Antonio
    Antonio

    Basta descobrirem uma nova tecnologia de baterias e lá se vai o petróleo de lítio!

  6. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Já disse isto umas 500 vezes o litio tuga é menor qualidade usado em fornos de ceramicas e mais caro pois precisa mais quimicos na exploração, e a mim o que interessa são os 2 mil milhões investidos pela na polónia numa fabrica de baterias ai é que fica o valor …

  7. Avatar de Carlos F. Cipriano
    Carlos F. Cipriano

    O petróleo é o poluente que está na moda por isso o “pessoal” é contra a exploraçao no Offshore português a uma dezenas ou centenas de kilometros da costa já explorar o litio à porta em céu aberto é do “baril” porque as baterias (possivelmente com 200 ou 300Kg cada ) não são más para o ambiente é so larga-las na caixinha para o efecito hahahahaha

    1. Avatar de anon
      anon

      Isto é para o pessoal começar a abrir os olhos que os carros elétricos não são assim tão ecológicos. Poluir na China ou seja onde for é aceitável mas se for em Portugal já não.

    2. Avatar de Marco Oliveira
      Marco Oliveira

      As pessoas consideram a exploração de petróleo é um perigo mas não têm em conta as centenas de navios carregados petróleo que navegam pela nossa costa e que têm uma probabilidade muito maior de derrame.

  8. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Acho piada é aos ambientalistas que são fervorosos defensores dos carros elétricos, mas são contra as explorações de litio…

    1. Avatar de anon
      anon

      Tudo é relativo. Enquanto os maiores poluidores não deixarem de poluir tudo que estamos a fazer na Europa será inútil. Pura demagogia.

    2. Avatar de Miguel S
      Miguel S

      Penso que o status quo actual é bem pior.
      Temos que ir abandonando a economia do carbono e ir para o eléctrico.
      Ainda ontem vi uma noticia do Guterres quando recebeu o prémio Carlos Magno a sugerir transitar os impostos sobre rendimento das pessoas (IRS) para o carbono (combustíveis), achei interessante.
      Portugal produz mais de 50% da electricidade de fontes renováveis e se os carros forem carregados de noite ainda seria melhor devido à produção das eólicas, o que fazer com essa energia? Actualmente nas barragens bombeamos água para cima ou vendemos a outros países. Já chegamos a pagar para vender 😉 (por causa dos custos de transporte de energia), um absurdo.

  9. Avatar de manito
    manito

    ” Litio é o petroleo de Portugal”…. explorado por terceiros!!!! boa Portugal, cada cavadela cada minhoca!

    1. Avatar de Asilva
      Asilva

      Aí está o comun cidadão português não irá usufruir um cêntimo da exploração, mas irá arcar com todas as consequências daí resultantes

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Acredito que quem está em Lisboa, sentado a governar-se do país, pense assim.
    Já a população que vai ficar com a paisagem totalmente esburacada e com poços de vários km, onde fazem as suas vidas, acredito que não fiquem lá muito contentes!!!!!

    Costumo passar ao lado de uma antiga mina de ouro, desactivada à 60 anos, a qual nunca foi recuperada! Os tratamentos químicos são tais quem não se vê 1 única árvore no perímetro do terreno da mina, em contraste com a vegetação selvagem logo ao lado!!!!!

    Porque será!?!?!?

    1. Avatar de anon
      anon

      Preferes então ter paisagens bonitas e país pobre?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Enriquecer quem? Quem está em Lisboa? O que ganha a terra onde vai ser extraído?

        Com reservas de 1,4 mil milhões de euros a preços correntes, que tem o país, quanto ganhamos nós? (https://www.dn.pt/dinheiro/interior/preco-alto-do-litio-pode-tornar-portugal-uma-potencia-dos-carros-eletricos-9242414.html, temos reservas de 60 mil toneladas de lítio).

        1. Avatar de anon
          anon

          Porque o problema é o centralismo.

      2. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Prefiro

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Há uns anos atrás queriam construir uma central nuclear no Alentejo em Portugal, iria ajudar ao desenvolvimento da zona e criar emprego… vieram os ambientalistas dizer que nao, porque isto e aquilo… o que aconteceu…

      Construiram a central em Espanha, Badajoz, logo ali ao lado da fronteira, Portugal corre o mesmo perigo que corria antes mas continuam todos pobres.

      1. Avatar de anon
  11. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    A Angola está rica com o Petróleo? A Venezuela? o Kuwait? O México? A Nigéria?
    Porque seremos diferentes?
    Deixo as perguntas e passo a minha opinião, minas de Litio em Portugal? Não, obrigado.. prefiro investir em turismo de natureza, o retorno é maior monetáriamente e socialmente para todos os Portugueses

  12. Avatar de Cortano
    Cortano

    Muitas áreas ardidas no ano passado, curiosamente, parece que afinal são potenciais recursos de litio… aliás, o governo está prestes a entregar essas áreas à exploração de litio…

    Era tudo contra a exploração offshore de petróleo no Algarve… agora espero que essas mesmas pessoas se manifestem contra as minas de litio.

  13. Avatar de Samuel
    Samuel

    Se o governo começar a pensar que o lítio é o petróleo moderno então podem dizer adeus aos parques naturais, às aldeias e quem sabe até mesmo às cidades. Onde houver lítio tudo será destruído para ser esburacado. As consequências serão pagas por todos nós pois a água e o solo em redor destas minas serão envenenados.

  14. Avatar de Fábio Miranda
    Fábio Miranda

    Mais vale um Planeta (país) de pobreza e habitável do que um Planeta cheio de riqueza e inabitável.
    Pensem mais nos vossos filhos e netos, porque casas constroem-se até com água e terra. Agora atmosfera respirável e habitável, não encontras em lado nenhum no universo.
    A pequena ação que tomamos hoje, mais do que nunca tem um impacto exponencial na saúde do planeta.

  15. Avatar de Eduardo Nogueira
    Eduardo Nogueira

    Para o pessoal que anda distraido, pode ver como portugal é “ignorante”, através desta reportagem da tvi!

    https://tviplayer.iol.pt/programa/ana-leal/5bec51560cf26bfdcaedf1f9/video/5c002d990cf20b592eba6790