Android vai ter finalmente suporte nativo para leitor biométrico

27 Comentários

Foi com o iPhone 5S, em 2013, que a Apple marcou novamente a história dos smartphones ao incluir um leitor biométrico (apesar de não ter sido a primeira marca a fazê-lo). Desde esse momento que a “concorrência” Android tem vindo a tentar disponibilizar tal funcionalidade mas não tem sido fácil visto que o sistema operativo não oferece qualquer suporte nativo.

Agora, passados mais de dois anos, sabe-se que a Google vai finalmente disponibilizar suporte nativo para autenticação via sensor biométrico e outras funcionalidades.

fingerprint_00


O Google M será anunciado certamente no próximo Google I/O que decorrerá nos próximos dias 28 e 29 em São Francisco. As expectativas quanto à próxima versão do Android são altas mas há já algumas informações que são do conhecimento público como é o caso do suporte nativo para leitor biométrico.

Algumas marcas do reino Android, como a Samsung, HTC e outros OEMs têm vindo a disponibilizar tal recurso, mas as funcionalidades são limitadas visto o sistema operativo não ter suporte para essa interacção. Por exemplo, com o leitor biométrico do Samsung S6 apenas é possível desbloquear o equipamento.

galaxy-s6-s6-edge-fingerprint-pic

Com a inclusão do suporte a este tipo de sensores, os programadores Android podem começar a “dar asas à imaginação” até porque há muito a fazer nesta área. Sabe-se também que a Apple registou recentemente uma patente sobre um sensor biométrico integrado no ecrã… Será que a “concorrência” irá conseguir acompanhar atempadamente?

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Suporte por software … É quebrado por software.
    Precisa é de ter suporte por hardware, numa área separada do processador dedicada apenas à impressão digital como no iPhone. Assim é que a segurança das impressões digitais não é quebrada por software.

    Já agora, mais um grande problema para o Android resolver – o restauro de fábrica não apaga totalmente os dados:

    http://arstechnica.com/security/2015/05/flawed-android-factory-reset-leaves-crypto-and-login-keys-ripe-for-picking/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Thanks pela noticia, já a temos pronto para sair daqui a breves instantes 🙂

    2. Avatar de int3
      int3

      Sim. É o problema. Mete tudo a nível software. O CPU que aguente.

    3. Avatar de Marco Chapita
      Marco Chapita

      mas estas enganado ja foram quebradas varias vezes a segurança da impressao digital nos iphones por isso nao é o suporte por hardware que vai resolver o assunto como dizes.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Onde é que foi várias vezes quebrada a segurança do iPhone??
        A única coisa que foi mostrada é que se pode usar impressões duplicadas… mas para isso é preciso obter primeiro a impressão correcta, para no fim fazer uma reprodução de alta qualidade, que pode ou não funcionar. Se isto para ti é quebrar a segurança, então saber um PIN tb é quebrar a segurança!

        1. Avatar de Marco Chapita
          Marco Chapita

          nao te deves lembrar dos iphones que foram desbloqueados com as patas de gatos por exemplo no sensor biometrico,mas se para ti issso nao é falha de segurança tudo bem.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            santa paciência! Eram desbloqueados porque as pessoas tinham inserido a pata de gato como forma de desbloquear, tal como tantas pessoas na brincadeira inseriram outras parte do corpo a ver se funcionava

        2. Avatar de Marco Chapita
          Marco Chapita

          http://www.zdnet.com/article/apple-iphone-fingerprint-reader-confirmed-as-easy-to-hack/

          este é um deles,se souberes pesquisar no google(ups) quer dizer no safari e pesquisares por bypass dos sensores vais ver que encontras de dezenas de noticias sobre o mesmo.o que prova? que qualquer tecnologia pode ser contornada, eu consigo ver isso,agora a maior parte de quem tem apple so é possivel nos outros SO’s na apple nao existem erros sao “features”

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Mas leste sequer a notícia! Diz exactamente o que eu disse!
            Não é o sistema que é quebrado, é a impressão que é duplicada, e para isso têm que ter acesso à impressão correcta e duplicar com alta qualidade e conseguir que funcione num número limite de tentativas!
            É muito diferente de por exemplo ter acesso a qualquer aparelho usando um conjunto de passos basicamente iguais para todos.

      2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Pelo menos por hardware é necessário tecnologia do CSI saber trabalhar com ela. Ainda por cima só se tem cinco tentativas para experimentar a película de impressão digital que se fabricou – antes de o iPhone bloquear e exigir o código.
        Por software é mais simples.

        https://pplware.sitedev.pt/informacao/falha-no-samsung-galaxy-s5-permite-roubo-de-impressoes-digitais/

    4. Avatar de Marco Chapita
      Marco Chapita

      Tens nocao que nada que guarde dados e tu formates apaga os dados que la estao, secalhar nao sabias , é impossivel apagares os dados com um format ,o format so da a instrucao que apartir daquele momento aquele conjunto de blocos estao livres para ser escritos mas apesar disso a informacao continua toda la, isso nao é um problema do android isso passa por todo o lado,a unica maneira é reescreveres esse espaço com novos dados. porque demore muito ou pouco tempo tudo e recuperavel com o software proprio. O mesmo se passa na apple.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        “O mesmo se passa na apple”
        Na verdade não!
        Tudo o que disseste é verdade para discos não encriptados, mas em discos encriptados como deve ser, para a maioria das pessoas bastaria o apagar normal e tornar as chaves de encriptação irrecuperáveis.
        É aqui que a implementação da Apple difere! Os iPhones têm o disco encriptado [já lá vão 5 ou mais anos], e é uma das vantagens que a Apple usa para por exemplo apagar remotamente o aparelho. Tendo em conta os anos que já lá vão e o controlo que tem no sistema operativo e hardware [processador e controlador de memória flash], eu diria que muito provavelmente será extremamente complicado se não impossível recuperar os dados dum iPhone após um factory reset ou remote wype

    5. Avatar de Gates
      Gates

      Porquê é que as pessoas comparem sempre especificações do iPhone (e o seu Hardware) a Android? Android é somente o SO…

  2. Avatar de NP
    NP

    Gostei do pormenor: “(apesar de não ter sido a primeira marca a fazê-lo)”
    Antes que o pessoal começasse a pegar fogo uns aos outros 🙂

    1. Avatar de Gates
      Gates

      Serei o primeiro a lançar a pedra?

      Foi a Motorola (Atrix) em 2011!!!

      Mas certamente houve outras antes

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Tinha um ligeiro problema – só servia para desbloquear e funcionava mal.

        O curioso é que a Motorola – quando já tinha sido comprada pela Google – continuava a trabalhar com a AuthenTec, o melhor fornecedor de sistemas de impressões digitais, quando, em 2012, a Apple comprou a AuthenTec.

        Custa-me a acreditar que os donos da AuthenTec, antes de a vender à Apple, não tenham procurado saber se a Google oferecia melhores condições. A Google é que deixou voar o pássaro – e depois tem que correr atrás do prejuízo.
        http://www.cnet.com/news/its-apples-fault-nexus-6-has-no-fingerprint-sensor-former-exec/

        1. Avatar de Gates
          Gates

          Cá para mim a jogada da Google comprar a Motorola não foi propriamente para produzir smartphones, mas sim pela quantidade de patentes das telecomunicações que veio no pacote. Mas pronto entretanto ja a vendeu.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Sim, comprou a Motorola – por 12.500 milhões de dólares – por causa das patentes, que não lhe renderam praticamente nada. Vendeu-a com um prejuízo desgraçado.

            O curioso é que, antes de ser comprada pela Apple em 2012, por 365 milhões de dólares, a Authentec estava a desenvolver produtos para a Motorola (que a Google já tinha comprado) e para a Samsung.

            No link acima o CEO da Motorola de então diz que o Nexus 6 saiu sem leitor de impressões digitais por causa dessa compra. A Authentec era a melhor do ramo. Os outros ficaram com o segundo/terceiro. E isto teve consequências – só agora é que a Samsung conseguiu ter um um leitor de impressões digitais de jeito.

      2. Avatar de int3
        int3

        antes disso já havia em alguns portáteis 😀

        1. Avatar de Marco Chapita
          Marco Chapita

          xiu nao digas isso que para o benchmark foi a apple que teve a ideia luminosa.lool. e na samsung o leitor de impressoes digitais nao serve so para desbloquear o equipamento,serve para autenticar pagamentos no paypal e fazer login em websites. nao é limitado a apenas desbloquear o equipamento 😉

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Isso é agora. Mais uma vez a Samsung a correr atrás da Apple 😉

            Do Atrix de 2011 e dos portáteis do que se está a falar é -só – do desbloqueio.

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Fanboy alert.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            A Apple foi a primeira a ter um aparelho com um leitor que as pessoas realmente usassem, porque funciona, é fiável e é rápido

          4. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Benchmark do iPhone 6
            Nos computadores podias fazer bem mais do que apenas desbloquear-lo. Alguns sensores permitiam ter um cofre de chaves que guardava como por exemplo a informação de login de um site, Authentec era uma delas.

        2. Avatar de zombie
          zombie

          Sim, em finais de 2006, num “pre.tablet”, 7″, produto da Asus e Msft, com ecran touch por caneta, grosso e pesadito pa andar nas maos, ja tinha leitor de impressoes digitais pa desbloqueio. ( ainda o tenho, embora ja nao o use ). E vinha com Windows, box externa pa cd e porta pa ligar ecran externo.

  3. Avatar de larterpt
    larterpt

    Marcou história, como quem diz não é por ter um sensor biométrico que vou comprar um telemóvel, considero isso como uma feature, nada mais do que isso… Há coisas bem mais importantes num smartphone, fica aqui a minha simples opinião 😉