Android Q: Ainda não foi lançado e já há root para este novo sistema operativo

22 Comentários

Depois de apresentar o Android P, a Google iniciou de imediato a preparação da nova versão, o Android Q. Ainda é muito cedo para saber o que esta trará para os utilizadores.

A verdade é que mesmo sem se conhecer muito sobre o Android Q, há já quem esteja a investir nele. Uma das primeiras novidades é que já existe root para esta nova versão do Android.

Android Q Magisk root Google Android

É no Android que a utilização do root é mais usada. Esta é a forma de conseguir ultrapassar algumas das limitações impostas ao Android. É também a forma de abrir um pouco mais este sistema operativo.

Por norma usam-se algumas ferramentas bem conhecidas e com provas dadas neste campo. O Magisk é das mais usadas e o seu criador é um dos que mais tempo investe a conseguir melhorar o processo de root.

Google tem em desenvolvimento o novo sistema operativo

Com o Android Q ainda em desenvolvimento, não se esperava para breve qualquer notícia no campo do root. É mais relevant porque o próprio sistema operativo ainda não está terminado e nem existe uma versão acessível a programadores.

Mas John Wu, o programador que está na base do Magisk, veio agora a público revelar que o Android Q, antes mesmo de ser lançado já tem uma forma de fazer root e de abrir a porta a um mundo de potencialidades.

No que é mostrado, o Android tem já a correr o Magisk e o Magisk Manager, ambos nas atuais versões de desenvolvimento. Isto mostra que não houve necessidade de alterar nada na versão.

O Android Q já tem root do Magisk disponível

Isto mostra que assim que o Android Q chegar ao mercado vai rapidamente poder ser aplicado o root, em especial pelo Magisk. Isto claro se a Google não alterar nada no seu sistema que o impeça. A empresa por norma não tem essas medidas preparadas.

Mais uma vez fica mostrada a capacidade de John Wu de adaptar o Magisk às novidades do Android e da Google. Desta vez conseguiu a proeza de quebrar o sistema operativo ainda antes dele ser lançado ou sequer terminado.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lucas
    Lucas

    E o LineageOS ainda não tem versão para root systemless, apenas para versão 14.1 e 15.1
    https://download.lineageos.org/extras

      1. Avatar de Lucas
        Lucas

        Eu sei, mas a questão aqui é outra.

  2. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    Como é possível ?? Possivelmente só chegará para a plataforma móvel só para o próximo ano de 2020 e já tem root,neste preciso momento.É incrível.

    1. Avatar de Richard
      Richard

      O Android Q vai ser lançado ainda neste ano….

    2. Avatar de Celso R
      Celso R

      O Android Q vai sair este ano.

      Aliás, se se mantiver o calendário habitual, a versão Alpha para os Pixel deve estar quase a sair.

    3. Avatar de Celso R
      Celso R

      O Android Q vai sair este ano.

      Aliás, se se mantiver o calendário habitual, a versão Alpha para os Pixel deve estar quase a sair.

  3. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    Muito importante o root lol …. quero é saber das capacidades de desktop, poupança de bateria, mais performance, etc

    1. Avatar de dqdd
      dqdd

      não percebes muito disto pois não?

      1. Avatar de Mateus Pinto
        Mateus Pinto

        comparado contigo, até a dormir ganho.

  4. Avatar de Nuno Oliveira
    Nuno Oliveira

    Fonte do artigo?

    1. Avatar de Francisco m
      Francisco m

      Está no artigo, foi o John Wu que publicou no twitter junto com a prova.

  5. Avatar de Nelson
    Nelson

    Boas, antes tivessem todos root para termos opção de escolha….

  6. Avatar de Nuno Oliveira
    Nuno Oliveira

    Com a quantidade de malta no facebook do pplware @ Android a pedir ajuda para remover “aquelas” publicidades de ecrã inteiro, se houvesse root para todos havia de ser bonito…

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Esta malta que quer root acha que o telemóvel é a barbie deles para a vestirem e mudarem como bem quiserem. A maioria é do “contra” e gosta de meter ROM que crasham ou tem alguma parte de hardware que nao funciona. Até há pessoal com por ex. Samsung Note (ou seja… o interesse é a PEN) que tem ROM cuja PEN nao funciona mas pelo menos…sao do “contra”.

      Acho bem que um telemóvel ao perder suporte da marca, a marca fosse obrigada a permitir a instalacao de “custom ROM” que permitem versoes novas do SO em hardware antigo; no entanto “root” geral apenas abre (mais) portas a potenciais hackers e a conseguirem instalar SW malicioso. Mas a maioria quer é brincar com as ROM, o resto nao importa…

      1. Avatar de William
        William

        Só falou bosta. Eis o cara que não conseguiu fazer root no aparelho.

      2. Avatar de Flash
        Flash

        Cada um sabe de si… Tenho o Huawei mate 20x com pen alterei a ROM para uma ROM dual boot com Android pie e Linux e a pen no Android continua a funcionar no Linux ainda falta arranjar uns controladores mas tudo se consegue.. É quanto a segurança só faz root e instala custum roms quem entende do assunto quem é informático quem repara telefones isto não é para um utilizador comum…. Além de que os telefones antigos que já não recebem actualizações a que tempos uma custum ROM sempre vai fazer com que o telefone fique com a última versão do android

  7. Avatar de Rui Faria
    Rui Faria

    Infelzimente e uma versao para uma minoria, pois nem mesmo os topo de gama do ano passado vão receber. E por isto que toda a gente a trocar o android por ios. Aprendam com a Apple em como se deve dar suporte a um produto

    1. Avatar de Jônatas Lopes
      Jônatas Lopes

      Os tops irão sim receber, os intermediários é que não

    2. Avatar de Nuno Oliveira
      Nuno Oliveira

      Toda a gente a trocar Android por iOS e as vendas da Apple ainda conseguem ser um fiasco…

    3. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      O meu S9 Plus salvo alguma novidade, vai receber. Mas o Android 9 já está topo, ainda estou para ver vantagens (reais) do Android 10.

      Já estou mesmo a ver as notícias: Samsung acaba com DeX (desde o Android 8…) porque Android 10 “já” tem modo desktop 🙂