Android 6.0 está em apenas 0,3% dos dispositivos

73 Comentários

Decididamente ter um equipamento com Android significa ter de esperar uns bons meses para conseguir que o fabricante disponibilize a actualização (isto se o equipamento não for um Nexus).

No inicio do mês de Outubro a Google começou a libertar as imagens desta nova versão para os equipamentos Nexus mas, passado quase um a quota de adopção só alcançou uns meros 0,3%.

Android-Marshmallow-rollout-date


A Google disponibilizou recentemente as estatísticas de adopção do Android. Os dados apresentados referem-se aos acessos ao Google Play de todos os equipamento Android nos últimos 7 dias.

Segundo os dados agora revelados, o Android 6.0 Marshmallow que foi anunciado oficialmente no passado dia 29 de Setembro apenas está em 0,3% dos dispositivos, sendo que a sua maioria são equipamentos da Linha Nexus. Apesar de ser um percentagem bastante baixa, a taxa de adopção do Android 6.0 conseguiu superar versões anteriores.

650_1200

Passado um ano do seu lançamento, a adopção do Android Lollipop continua a crescer situando-se agora nos 25,6% (isto somando os equipamentos com Android 5.0 e Android 5.1).

650_1200_2

Relativamente às restantes versões estar continuam a perder utilizadores. O Android 4.4 KitKat tem agora 37,8% (é a versão mais usada da actualidade), o Android 4.1-4.3 Jelly tem 29%, o Android 4.0 Ice Cream Sandwich tem 3.3% e os velhinhos Android 2.3 Gingerbread e Android 2.2 Froyo têm 3,8% e 0,2%, respectivamente.

Android Developer

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorge ribeiro
    jorge ribeiro

    existe poucos dispositivos com o android 6.0, e irá aumentar lentamente …. 🙁 talvez para o ano uma maior percentagem …. 🙁 as marcas não atualizam, em vez disso lançam novos modelos e o dinheiro é pouco.

  2. Avatar de Antonio
    Antonio

    já, está a andar rapido

    1. Avatar de Carlos Correia
      Carlos Correia

      lol, pois, talvez hajam 20% com 6.0 quando houver o android 8.0 ou 9.0.
      gosto de android, mas os fabricantes estão mais interessados em lançar novos aparelhos e apenas lançam 1 ou 2 actualizações, e tipo do 4.1 para o 4.2 e depois 4.4, enfim.

  3. Avatar de Delta
    Delta

    Hmm, windows 10 Mobile versão testes esta tem uma maior percentagem… :p So queria começar uma guerra nos comentários.

    1. Avatar de L. Kanbaru
      L. Kanbaru

      Não conseguiste. Precisas de um isco maior.

      1. Avatar de ed
        ed

        Para quando a versão final do w10?

    2. Avatar de Prim
      Prim

      Esta pequena percentagem de Androids se calhar corresponde à totalidade de utilizadores de WP 😉

  4. Avatar de Drakul
    Drakul

    Esta comparação é errada, existem muitos android no mercado (talvez 90% do mercado) com chips mais fracos que não aceitam o Android 6. Este estudo é o mesmo dizer que num mercado de 90% de iPhone 3 o iOS9 tem 0,3% dispositivos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tens de te queixar então à própria Google.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        A google não tem culpa se as marcas criam telefones fracos

        1. Avatar de Crow-
          Crow-

          Fracos? Porque é que um LG G2, Galaxy S4, etc não podem ter Android 6?
          Estamos a falar de smartphones de topo com apenas 2 anos.

          Este é e vai continuar a ser o grande deal breaker do Android. Eu se voltar a ter Android terá que ser sempre um Nexus para não ficar apeado.

          1. Avatar de prozac
            prozac

            root, rom, kapow, telefones de topo com apenas 2 anos a correr Android 6

        2. Avatar de Delta
          Delta

          Tem sim, a Microsoft impõe regras às marcas, porque a Google não faz o mesmo? Fico realmente chateado quando dizem que a Google não tem culpa da fragmentação e telemóveis com hardware ‘do século passado’.

          1. Avatar de Bruno Gonçalves
            Bruno Gonçalves

            Isso é o que eles tentam com o Android One mas aparentemente sem grande sucesso.

          2. Avatar de Prim
            Prim

            Há WPs para além dos lumia?

          3. Avatar de droid
            droid

            +1
            A Google devia “forçar” as marcas a atualizarem, ou melhor ainda, disponibilizar android puro aos utilizadores das varias marcas como faz com o nexus.

        3. Avatar de joao
          joao

          o pedro, mais valia ficares calado.
          quem faz o SO nao é a google? se eles pioram a performance do mesmo em vez de a melhorar e exigem melhor hardware como fez a microsoft durante Anos a fio que toda a gente criticava que ficava mais lento a cada versão que saía…é claro que a culpa não morre solteira, e os fabricantes também são culpados, lançam tantos aparelhos por ano que é impossivel andarem a actualizar os seus SOS alterados..é claro que há quem seja crente e ainda ande a espera que o seu android seja actualizado quando o d.sebastiao aparecer num dia de nevoeiro…

        4. Avatar de Carlos Correia
          Carlos Correia

          “A google não tem culpa se as marcas criam telefones fracos” não sei o que o cú tem a ver com as calças, tem apenas a ver com o facto de não gastarem ordenados com engenheiros a afinarem o android para vários modelos da própria marca, quantos modelos tem cada marca à venda? pois é, e ter android a correr estável em cada 1 dá trabalho, nisso a apple tem vantagem, lança 1 de ano a ano e têm tempo de o afinar, e mesmo assim lançam muitas pequenas actualizações apenas para corrigir alguns erros.

  5. Avatar de João Manuel Moutinho
    João Manuel Moutinho

    Eu meu telemóvel ainda tem o Jelly bean 4.3. Será que poderá passar para a mais recente versão?

  6. Avatar de Ricardo Nuno
    Ricardo Nuno

    Então se uma pessoa entra em qualquer estabelecimento de operadora ou grande superfície comercial e a grande maioria dos tablets e smartphones vêm ainda com Kit Kat e se os aparelhos não actualizam, não sei como é suposto ocorrer o milagre de acordar um dia com o Marshmallow instalado! Temos que andar nós a perder tempo na NET a tentar descobrir e a fazer experiências?

  7. Avatar de Jon
    Jon

    O android a continuar assim vai continuar a perder fãs para o IOS e Win phone

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Depende do tipo de utilizador, acho que um utilizador comum n se interessa muito por esta questão, enquanto a maior parte das pessoas que frequenta o pplware penso que trata-se de uma questão importante e foi uma das razões por pelo mesmo preço que um android optei por um WP, fluides e actualizações.

    2. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Aqui a questão é saber o que comprar, tenho o meu nexus 7 já com o 6.0. Se querem updates comprem nexus…

      1. Avatar de Phil
        Phil

        Quando um Nexus 5 da LG passa de 300 e tal euros para um Nexus 5X a custar 500 euros, só afastam os clientes… Por 500 euros para ter updates garantidos, junto mais um pouco e compro um iPhone… A questão é que não há actualmente Nexus na gama dos 200 – 400 euros… Mais, um Lumia 950 custa o mesmo que o Nexus 5X e tem melhores specs…

  8. Avatar de JT
    JT

    É chato quando o fornecedor não consegue estar a par com a versão atual do SO Android e assim fornecer aos seus clientes.

    Para mim que tenho um Nexus 5 já tenho o 6.0 e ainda ontem instalei mais uma correção.

    É preciso saber escolher qual o Android a comprar para não ficar muito atrás na versão do SO.

    1. Avatar de ssilva
      ssilva

      Exacto, o pessoal compra todo samsung e depois queixa-se que o SO é lento e nunca recebe updates. Enquanto não forem inteligentes e deixarem o TouchWiz de lado boa sorte xD.
      Mas isso que disseste é verdade. O pessoal tem que saber escolher também. Claro que às vezes os preços não são os mais acessíveis. Mas se comprarem equipamentos mais baratos não pode exigir de uma marca grandes feitos em termos de software.
      Também é bom lembrar que o leque de telemóveis que existe android é muito mais diversificado do que qualquer outros SO, daí a razão para muitos estarem em falta com a ultima versão. Agora se a culpa é da Google ou das Marcas… isso é que já não sei xD

      1. Avatar de Phil
        Phil

        Arranjem-me um nexus de média gama a custar à volta de 300 €. Os novos nexus custam de 500 € para cima… Por esse preço temos updates garantidos no WP (950, ou até por menos noutros modelos) ou por mais 100 € num iPhone… Quando um Moto G GPE com 2 anos feitos em Novembro de 2015 já não recebe o 6.0, isto diz tudo da “qualidade” do ambiente Android…

  9. Avatar de tfisicovp
    tfisicovp

    Isto é no mínimo triste! É mais uma das muitas razões pelo qual troquei android por iOS, e obviamente não me arrependo nada.

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      Curiosamente, fiz o contrário e digo o mesmo :-O

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        @daiquiri, curiosamente tb mudei de android para iOS e não me arrependo em nada! Muito pelo contrário, android nunca mais!

        1. Avatar de daiquiri
          daiquiri

          Sim, mas não me digas que és daqueles que deu 200€ por um android e agora comprou um iPhone de >600€ e diz que a diferença é brutal :-p

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            dei só 180€ pelo meu android e consigo o mesmo desempenho a abrir e apps e afins comparado com o iphone 6, para não falar que vou receber a versão 6.0 🙂

            xiaomi redmi note 2 32gb <3

          2. Avatar de prozac
            prozac

            +1 LOLOL

          3. Avatar de tfisicovp
            tfisicovp

            Pelo contrario! Eu tinha um android de 300 troquei por um iphone 300 e senti alguma diferença. Digo que não me arrependo porque o suporte da apple é mais longínquo que um da android, dai achar um dos pontos a favor no iOS. Nada contra quem gosta de android, porque até as empresas tem targets/públicos diferentes coisas que estas criancas que criam guerras não entendem!

  10. Avatar de ssilva
    ssilva

    Sony Xperia Z:
    Janeiro de 2013: Android OS, v4.1.2 (Jelly Bean)
    Atualmente: Android OS, 5.1.1 (Lollipop)
    Futuro: Android OS 6.0 (Marshmallow)

    Comprei-o em 2013 e estou super feliz pelos 300€ que dei por ele. Mesmo em 2015 quase 2016, se fosse a olhar para o mercado de telemóveis que está aí à venda até 300€ a maior parte tem piores características que o meu.

    Super satisfeito pelo trabalho da Sony, Sistema sempre actualizado, Sistema Android muito rápido e fluído e muito idêntico ao Android Puro.

    1. Avatar de Player
      Player

      Boas. Comprei o One Plus One há dois anos. Super contente com o telemóvel bem como o suporte que a oneplus disponibiliza. Neste momento tenho a ultima versão Lollipop 5.1.1. E já estam a trabalhar para o update do 6.0. E mete a um cantinho maioria dos telemóveis de há dois anos para cá. Até de telemóveis mais caros …

      1. Avatar de ssilva
        ssilva

        Quando comprei o meu Z tive indeciso entre o One Plus One e o meu por acaso 😀

  11. Avatar de Androido
    Androido

    Seria interessante a google mostrar essas estatísticas por fabricante para se perceber quais os que estão mais estagnados e quais os que inovam mais. BTW eu vejo como boas noticias 0.3% em poucas semanas no universo Android são mesmo muitos equipamentos.

    1. Avatar de Carlos Correia
      Carlos Correia

      ora nem mais, podia ser assim que o pessoal fugisse das marcas menos preocupadas com o SO, assim vendiam menos e tinham de tirar daí as devidas conclusões e se aprimorarem um pouco mais, e com certeza as que melhor tratassem do OS teriam melhores vendas. até porque hardware é quase tudo igual.

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    A culpa é da própria Google. Deixou os updates na mão dos próprios fabricantes.
    Para os fabricantes é mais lucrativo fazer novos telemóveis que update aos existentes. A continuar assim, o território android vai perder terreno. As pessoas querem simplicidade. Essa foi a única grande visão do Jobs. E mesmo com cada vez mais pessoas a saberem insalar uma rom, muitas mais não sabem resolver (ou sequer procurar no Google) problemas básicos, quanto mais fazer um update desses.

    1. Avatar de Carlos Correia
      Carlos Correia

      achas mesmo que a google ia fazer o trabalho dos outros todos, não? sabes quantos modelos de hardware existem com android? a google já lança o OS, afinar para cada modelo é problema das marcas, e nem as marcas fazem a não ser para o lançamento, e ia fazer a google queres ver, já agora também fazia a publicidade.

  13. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    O meu nexus ainda não recebeu.. Eles ainda não largaram o OTA para todos os nexus sequer.. ainda é muito cedo para esta analise

  14. Avatar de Pedro Gay
    Pedro Gay

    Aqui já rola (e de que maneira) a versão 6

  15. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Cá em casa temos 2 telemóveis Android, eram de topo há 2 anos, e temos já o Lollipop. Tenho também uma TV Box com Android 4.4 e em todos eles faco o mesmo, ou seja, näo posso dizer que ao usar vejo qualquer diferenca entre o 4.4 e o 5.1.1.

    De bom agrado que quero o Android 6.0, mas somente quando estiver bem estabilizado, e vê-se em outros sistemas (iOS, Windows 8 x86) que um update rapido nao tem propriamente só vantagens e estabilidade.

    Se formos a ver, mais de 95% das pessoas nao nota qualquer diferenca que nao seja a gráfica, e garanto que se alguma empresa modificar um Android 4.4 para parecer um Android 6.0, todos ficam contentes 🙂

  16. Avatar de Miaggy
    Miaggy

    É o problema clássico do Android mais uma vez exposto em números. Até que a Google meta mão no seu sistema isto vai continuar. Mas vêem-se luzes ao fundo do túnel no caso do Android One vingar.

  17. Avatar de Andre Gomes
    Andre Gomes

    Porque raio não lançam update para todos os dispositivos, independentemente do fabricante

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Porque o hardware não é todo igual e muitos não tem ram ou processador para o android 6.0

      1. Avatar de Ricardo Nuno
        Ricardo Nuno

        E porque não lançam o update para todos e depois a pessoa é alertada para se ele é compatível ou deixa de ser? Parece complicado? Não deve ser. Pelo menos o Google Play sabe dizer sempre exactamente se determinada aplicação é ou não compatível com o meu smartphone e tablet.

        1. Avatar de Rogério
          Rogério

          Porque não podem. Vamos a ver. Cada smartphone tem drivers diferentes. Muitos deles com SoC diferentes mesmo dentro das mesmas marcas.

          Qualcomm -> 410, 615, 617, 801, 805, 808, 810
          MTK -> Série 65xx, 67xx, Helio e por aí fora
          Exynos -> Outros tantos
          Kirin -> Outros tantos

          A Google não se pode responsabilizar, nem tem como fazê-lo quando são as OEMs que criam os chipsets. O problema é mesmo das OEMs que não disponibilizam os source codes nem permitem ajuda dos devs externos.

          Mesmo que enviasse o alerta OTA, era impossível haver uns que fossem directamente compatíveis. Provavelmente teríamos só os Nexus.

          Isto demora imenso por causa das UIs e das Apps OEM. Optimus, EMUI, TouchWiz, Sense, etc.

          Se fosse tudo STOCK seria bem mais fácil.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Porque não é possível. Cada equipamento tem sensores, câmaras, gráfica, etc, diferentes, e que necessitam de drivers específicos. Daí que ao atualizar o sistema operativo seja necessário atualizar drivers.

  18. Avatar de JF
    JF

    A questão é que a maior cota de mercado tem processadores MediaTek..

    1. Avatar de Rogério
      Rogério

      Não exageremos nisto. É verdade que a MTK é mais virada para os low/mid range, no entanto temos que entender que um Wiko Darkmoon que a Wiko abandonou no 4.2.2 está quase a receber um 5.1.1 completamente funcional pelas mãos de um português.

      O problema não é o SoC que está no smartphone, é a OEM que se nega a dar suporte.

      A Sammy podia ter lançado actualizações para S2, S3, S4 e até para os entrada de gama se fizesse o slim down do TW prontamente.

      O S3 Mini que parou no 4.1.2 por exemplo, tem mais capacidade que alguns que a Samsung lança AGORA. A infelicidade é que é aquele TW ridiculamente pesado e rudimentar.

  19. Avatar de MPedro
    MPedro

    Sinceramente não vejo nenhum problema nisto, comprei o meu android pelas especificações dele e por gostar do sistema.
    Hoje tem o 4.4 e estou contente, prefiro de longe ao WP10 ou ao iOS 9.
    Mas sou eu, é uma preferência minha, não quero dizer que é melhor ou pior, simplesmente eu prefiro.
    Acho que há uma obsessão pela mudança e as pessoas querem sempre a ultima moda independentemente de ser melhor ou não, simplesmente querem o ultimo…

  20. Avatar de David Bajoras
    David Bajoras

    Sinceramente também o Marshmallow não é grande upgrade do Lollypop.
    O Google Now on Tap nem funciona em Portugal, portanto é apenas um pouco mais fluído que a versão anterior

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Sim, aquilo é mais um 5.2 do que um 6.0.

  21. Avatar de Modem
    Modem

    e qual é a novidade?

  22. Avatar de Asus Zenfone
    Asus Zenfone

    Se comprarem um telemóvel de uma boa marca e não falo de Samsung mas sim marcas como a Asus e a Motorola que fazem como a Apple lançam poucos telemóveis e assim atualizam tudo, agora Samsung e Sony que atualizam telemóveis a partir de 400 euros ou mais isso mesmo para investirem dinheiro neles

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Estas a falar sem conhecimento de causa de certeza, o Moto G 2014 por exemplo ainda anda com 5.0.2, apesar de a marca ja ter anunciado a atualização para Android 6, a Motorola não faz updates tão rapidamente como se fala….

      1. Avatar de Lumia 640
        Lumia 640

        Também eu não disse que já tinha mas que vai ter e já é de 2014, existem samsungs e afins deste ano que não recebem de certeza

    2. Avatar de Bruno Gonçalves
      Bruno Gonçalves

      Tenho um Asus MemoPad 8 e nem lollipop vi 😉
      Sony ao que parece até tem actualizações para mais antigos.
      Samsung não faço a mínima ideia.

  23. Avatar de Samuel Gomes
    Samuel Gomes

    Eu faço parte dos 0,3%.. O meu Nexus 5 com 2 anos corre o Android 6 e está cada vez melhor!

  24. Avatar de david.pt
    david.pt

    É um mal necessário no mundo do Android

  25. Avatar de censo
    censo

    Mas o que é que realmente traz de novo cada versão do Android?

    1. Avatar de Rogério
      Rogério

      E o que traz de novo cada versão do WP ou do iOS na verdade?

      A maioria das “novidades” que a Apple introduz tem a ver com o hardware que está no iPhone por exemplo -> Retina, TouchID, Force Touch, Apple Pay. Tudo a ver com hardware.

      Por isso não venhas atirar areia para os olhos do pessoal 😉

      1. Avatar de censo
        censo

        Responde lá à minha pergunta e deixa-te de parvoíces. Quem é que falou em maças e janelas ? Que coisa ! Explica-me lá, o que realmente traz de novo cada versão do android? Foi essa a pergunta que fiz.

        1. Avatar de Prim
          Prim

          Vê o desenho no artigo dos 8 anos do Android.

  26. Avatar de Jorge
    Jorge

    Comprem nexus, simples, o meu nexus 7 de 2013 ja tem o Android 6, e vejo grande evolução do android 5, desta vez parece que lançaram uma versão bastante boa e estável, este tablet nunca esteve lento e com android 6 parece-me ainda melhor que com o 5, dai nao perceber tanto hate e comentario de lentidão contra o Android, eu sendo user de Android a cinco anos nunca sofri com nada disso, sera apenas ignorancia de pessoal que nao os usa?

  27. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Umas das poucas razões pelo qual troquei android pelo WP. Android é bom sistema operativo e com zero interesse por parte dos fabricantes disponibilizarem os updates para as máquinas. Tem que andar aqui um gajo a flashar roms etc…

  28. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    não percebe os fanáticos que têm que ter sempre o último grito em tudo ¡ acho que isso é ser doentio…
    tenho o 4.4 e sinceramente não tenho necessidade de mais… está estável e para mim é o mais importante.
    haverá assim taaaaaatas diferenças? não creio.

  29. Avatar de Jorge Cardoso
    Jorge Cardoso

    Kitkat ganha com 37.8 %
    hahhaha
    O google e so rir

  30. Avatar de Prim
    Prim

    E no entanto tanta gente continua a comprar Android… e no entanto tanta gente continua a não saber sequer qual a versão que usa… e no entanto quem quer um Android que receba updates compra um Nexus e fica satsifeito…
    Não se dá aos clientes o que achamos melhor, mas o que eles procuram.

  31. Avatar de gemario
    gemario

    Mas também se pode colocar a seguinte pergunta,para quê evoluir o Android, se no fim a ultima versão tem sempre uma instalação residual.