Análise ao Samsung Galaxy Alpha

40 Comentários

4 – O poder do Samsung Galaxy Alpha: a desilusão?

O desempenho do Galaxy Alpha deixa muito a desejar. Seria espectável que um smartphone com processador octa-core, com 2 GB de RAM e um ecrã de resolução mediana, “voasse” em qualquer tarefa, mas infelizmente não é o que acontece.

galaxy_alpha_11

O TouchWiz mantém-se semelhante ao do Galaxy S5 e esse poderá ser o motivo para os pequenos problemas de desempenho que vão surgindo. Ter várias apps abertas em simultâneo é sinónimo de um sistema mais lento e com bloqueios.

Os vários benchemarks corridos colocaram o Galaxy Alpha no topo, à frente dos melhores, como LG G3, Xiaomi Mi 4 ou até mesmo o Galaxy S5, mas na realidade, na utilização diária, é inferior.

 

Sistema operativo e interface

Relativamente ao sistema operativo e à interface não existem quaisquer novidades. Estamos perante um equipamento Samsung com Android modificado pela interface TouchWiz já conhecida.

galaxy_alpha_12_1 galaxy_alpha_12_2

É possível a gestão de aplicações em multi-janela, bastando seleccionar as aplicações pretendidas, trabalhar em duas delas em simultâneo. Ao deslizar para o ecrã da esquerda, a partir do Home, o utilizador tem acesso ao agregador de notícias A minha revista e ao clicar de forma continua no botão Home surge o Google Now, o assistente pessoal da Google.

A aplicação S Health permite toda a monitorização da actividade física e alimentar do utilizador, medição do ritmo cardíaco e dos níveis de stress.

galaxy_alpha_12_3 galaxy_alpha_12_4

O Estúdio é um editor de fotografias e vídeo bastante completo em termos de funcionalidades, de aplicações de filtros, colagens, cortes de vídeo que dispensa qualquer outra aplicação de terceiros.

O Galaxy Alpha conta com ainda com a restante panóplia de aplicações e funcionalidades que já apresentámos detalhadamente na análise ao Samsung Galaxy S5, nomeadamente, o modo de bloqueio, modo privado, assistência de segurança, poupança de energia, Galaxy Essencials e Galaxy Gift, S Note, S Voice, S Planner e PayPal, entre muitos outros.

De referir que os novos wallpapers desenhados para este smartphone têm muitas cores e muito fortes que causam alguma dificuldade em distinguir alguns dos nomes de algumas apps, ou até widgets.

 

5 – Câmara

Na minha opinião, este é o único factor realmente positivo no smartphone. A câmara principal tem 12 megapíxeis, podendo ser capturadas com um tamanho máximo de 4608 x 2592 píxeis, conseguindo resultados bastante satisfatórios nos diferentes ambientes testados.

galaxy_alpha_13

Na aplicação da câmara não existem diferenças relevantes face a outros modelos, mantendo-se os modos como Focagem Selectiva, onde é possível focar um elemento a menos de 50 metros da câmara e toda a envolvente vem desfocada, sendo possível alternar entre elementos focados e desfocados, ou Passeio Virtual, que permite criar um vídeo através de fotografias do caminho que se percorre.

Em modo de vídeo é possível filmar a 2160p a 30fps e, neste caso, os resultados também são satisfatórios tanto a nível de imagem como de som capturado.

Confira a qualidade das imagens através de alguns exemplos:

galaxy_alpha_14_1 galaxy_alpha_14_2

galaxy_alpha_14_3

galaxy_alpha_14_4 galaxy_alpha_14_5_small

galaxy_alpha_14_6 galaxy_alpha_14_7

 

6 – Autonomia

A bateria removível de 1860 mAh proporciona muito poucas horas de autonomia ao Samsung Galaxy Alpha. Em utilização diária normal não são conseguidas mais do que 9/10 horas em cada ciclo. É óbvio que esta fraca autonomia pode ser compensada com os modos de poupança, contudo, perdem-se grande parte das funcionalidades.

galaxy_alpha_15

Especificamente, o Galaxy Alpha conseguiu uma autonomia de conversação em 3G de apenas 12, 2 horas, de navegação no browser de 7,9 horas e de reprodução de vídeo de 8 horas.

 

7 – Veredicto

A utilização do Samsung Galaxy Alpha confirmou-se uma verdadeira desilusão. Aquando da sua apresentação em Portugal, no pouco tempo que o pude observar não tinha ficado nada impressionada, mas depois de alguns dias de utilização intensiva, pude comprovar, e agora assumir, que a Samsung falhou neste smartphone.

Na verdade, não se pode dizer que o smartphone é mau, porque não é, tem um bom SoC, muito espaço de armazenamento interno, 2 GB de RAM, mas o seu preço exagerado não corresponde de todo às expectativas.

galaxy_alpha_17

Para um smartphone da Samsung, com este desempenho, uns 200 euros a menos fariam dele um equipamento muito mais apetecível e as criticas negativas poderiam ser esbatidas, principalmente no que toca à resolução de ecrã, que mesmo sendo igual à do Galaxy SIII consegue ter pior definição que ele.

Ainda assim, o novo design com laterais metálicas, o tamanho, bastante bem conseguido e as câmaras que permitem uma captura de imagens com grande qualidade constituem aspectos bastante positivos.

    Aspectos positivos
    • Design e tamanho
    • Câmara
    Aspectos negativos
    • Resolução de ecrã baixa
    • Bloqueio durante a execução de aplicações
    • Autonomia
    • Preço exagerado

O Pplware agradece à Onbit e à Samsung a cedência do Samsung Galaxy Alpha para análise.

Samsung Galaxy Note 4

 
 

Índice

  • Página 1
    • 1 – Características Gerais
    • 2 – Hardware e Design
    • 3 – Samsung Galaxy Alpha em vídeo
  • Página 2
    • 4 – O poder do Samsung Galaxy Note 4
    • 5 – Câmara
    • 6 – Autonomia
    • 7 – Veredicto

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José
    José

    “interface própria ToushWiz” será uma versão melhorada da TouchWiz? Que bom que seria 🙂

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Infelizmente é só uma gralha, já corrigida 😀

  2. Avatar de Hélder Fragoeiro
    Hélder Fragoeiro

    realmente fiquei desiludido com este Alpha, o ponto favorável é só mesmo o design

  3. Avatar de Andre
    Andre

    Escreve-se TouchWiz e não ” ToushWiz “.

  4. Avatar de Marcio
    Marcio

    Se o que valesse fosse só o design… Já existem equipamentos octacore com ecran de 5 e 5000mah de bateria. E por quase um terço do valor. Uma marca como a Samsung pelos valores que pratica devia inovar e oferecer muita qualidade o que não se verifica. Mais um flop após o S5. Neste momento a nível de preco/qualidade o único Samsung que se pode justificar será o S3! Eu sou feliz com o meu bq E4.5 🙂

  5. Avatar de ANDROID +1
    ANDROID +1

    Comprei um Alpha e surpreende mente apenas o tive durante algumas horas… Um dos piores ecrãs que alguma vez vi, o meu Optimus San Francisco de há uns 3 ou 4 anos tinha um ecrã consideravelmente melhor. A única coisa na qual este ecrã se destaca é nos pretos, bem melhores do que os do meu iPhone 6 Plus!

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Grande LOL !
      Isso tudo só para dizeres que tens um iPhone 6 Plus.

      Parabéns

      1. Avatar de MM
        MM

        o iphone e superior em tudo, so o facto de ter android e n ser um nexus significa lag e problemas futuros

        1. Avatar de Azzoria
          Azzoria

          Tenho um android que não é Nexus há cerca de 2 anos e não tenho lag. Queres explicar melhor?

      2. Avatar de ANDROID +1
        ANDROID +1

        “Grande LOL !”
        Bem…. O teu comentário mostra uma redundância e hipocrisia, deixa-me que te diga… Se a única coisa que tiras do meu comentário é isso, sinceramente, és um grande idiota…

        Mas sabes uma coisa ó amigo, á quem chame ao teu comentário inveja! 😉

        1. Avatar de Sérgio
          Sérgio

          É isso… nem mais 🙂 Muitas felicidades

    2. Avatar de Ed
      Ed

      Deves tar a gozar só pode, não é full HD mas em comparação com o meu s2 mete-o a um canto e já tive um San Francisco e tinha brancos azulados

  6. Avatar de NelsonDV
    NelsonDV

    Mudem para o LG G3 e nunca mais vão querer outra coisa 😉

  7. Avatar de Ricardo Valério
    Ricardo Valério

    O erro da Samsung foi querer trabalhar como a Apple, Praticando preços exorbitantes com aparelhos que não fazem Jus ao preço praticado, mas ao contrário da apple a samsung não vende junto um suporte de excelência e um sistema totalmente ajustado ao aparelho, isso juntamente com o fato do consumidor android ser muito diferente do consumidor iOS justamente pela oferta android ser muito maior, em modelos e preços praticados a Samsung falhou em querer se tornar grife de smartphones, fui consumidor Samsung tive um galaxy S um S3 e agora tenho um S4 octa que so me deu decepções, acabamento ruim, descascou toda a borda metalica, bateria pessima, lags e ainda suspeito que não tera suporte pro lollipop como a versão quad core… enfim Samsung nunca mais

    1. Avatar de MM
      MM

      o melhor da samsung sao os ecras, tanto o s5, note 4, o tab s 8.4 ou 10.5 sao obras primas, pena e o lag que acompanha os terminais e a falta de suporte.

      1. Avatar de Zé das coves
        Zé das coves

        Tenho um S5 e nao tenho lag’s nenhuns, o suporte não é mau visto já haver Lollipop para o mesmo, e o touchwiz na minha opiniao é bem melhor que o android default da google, ao inicio tinha uma opiniao contraria a esta, mas de facto o touchwiz depois de uma pessoa se habituar… nem dado volta para o mediore android default.

  8. Avatar de Diogo Jesus
    Diogo Jesus

    para mim, embora não preencha os meus requisitos é de longe o telemóvel mais belo que a samsung tem e o unico que eu compraria

  9. Avatar de Rui

    Samsung actualmente e dinheiro deitado ao lixo, tirando o note 4 tudo o resto e mais do mesmo.

    iPhone 6 e Plus e o investimento certo.

    1. Avatar de Ed
      Ed

      Não acho que comprar um smartphone seja um investimento

  10. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    A pessoa que testou este smartphone nao deve ter testado o mesmo alpha que eu só pode… Este Galaxy é de longe o mais bonito da Samsung, é um octa-core e é incrivelmente rapido. Meteam um OPO por exemplo ou um Iphone ao lado deste e depois digam alguma coisa. LOL

    1. Avatar de Vítor M.

      Não fazes ideia da realidade, estás um pouco ao lado e seguramente não conheces o Alpha. É bonito, conceito que muda de pessoa para pessoa contudo tem uma base de observação e ela está lá, é referido o quão refinado e elegante que este smartphone é. Mas garanto-te, porque andei com um, este smartphone tem problemas… é um produto inacabado e não concorre de todo com os teus exemplos 😉

      Sim eu acho-o bonito, mas não é tudo!

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      “é um octa-core”
      e?
      isso diz muito pouco

  11. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Adorei a cor das unhas 🙂

    1. Avatar de Pr3t0
      Pr3t0

      +1
      As mulheres e os pormenores! Outra classe!

      Boa análise. Experimentei porque pensei comprar e dou-te fiquei com a mesma ideia… Beleza mas com preço excessivo para o todo.

  12. Avatar de Mário
    Mário

    sinceramente este equipamento na mão parece um brinquedo só gosto do design de resto perfil o meu nexus5

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bem. por onde começar… primeiro eu adquiri um alpha e antes de o ter tive um galaxy s5, um note 3, um s4 e o iphone 5s,e tenho a dizer que o alpha ‘porta-se’ melhor que todos os outros referidos em cima, o ecrã poderia ter mais resolução é verdade, e sim o preço é muito puxado para as caracteristicas dele, mas na minha experiência tem sido melhor e vou continuar com esta opinião até prova de contrário, isso de fazer benchmak é relativo, pois há vários casos que em benchmark é uma coisa e na realidade é outra, os windows phone são muito mais fluidos que o ios por exemplo. mesmo com uma camera de 12 MPX consegue ter melhor qualidade que tinha no Galaxy s5 por exemplo, outra no note 3 ao correr o angry birds transformers ele tem lag e no alpha não tem lag nenhum (pelo menos até aosd ias hoje não assisti a lag no meu alpha) para mim não há melhor smartphone que este neste momento, mas as gostos não se discutem e é apenas uma mera opinão de uma pessoa no meio de milhares 🙂

    1. Avatar de Anonimo
      Anonimo

      Pedro, concordo inteiramente contigo, ė como digo, a pessoa que testou o alpha nao deve ter testado o mesmo que nós, é realmente incrivel a rapidez deste em relacao aos que tu referes em cima 😉 Já aomos dois no Mundo a gostar do Alpha… Ao contrario do pessoal aqui do pplware… lol

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Não sei se o alpha que testaram vinha com problemas de fábrica, mas o meu até agora zero problemas, zero lag, em rapidez fiquei estupefacto devido ao galaxy s5 ter a mesmo ram que o aplha mas o s5 opcupa mais espaço na ram que alpha, e sim o alpha é para competir com o iphone 6, isso já se sabe. ainda bem que há alguem a pensar como eu neste mundo 🙂

  14. Avatar de AR
    AR

    Parece-me que este alpha é para competir com o Iphone 6 16Gb que custa mais 80 euros. Criticam o ecrã do alpha, mas tem praticamente a mesma resolução do iphone 6 que tem 750 x 1334 pixels 4.7 inches.
    Tem o dobro da memoria do iphone 6 16gb e uma camera superior 12MP vs 8MP do apple.
    É verdade que smartphones chineses com especificações semelhantes são mais baratos, mas não tem estes pormenores, optimizações, qualidade e espessura.
    Acho que que é uma tentativa bem conseguida da samsung de atingir um segmento de mercado diferente que procura qualidade.

  15. Avatar de Nuno Miguel Vicente Santos
    Nuno Miguel Vicente Santos

    Uma “imagem” vale mais do que mil palavras
    Speed test entre Galaxy Alpha e Iphone 6, Note 4, Galaxy S5 e HTC one M8

    https://www.youtube.com/watch?v=vYjRUAaDgtU

    https://www.youtube.com/watch?v=sWy56WdCgXI

    https://www.youtube.com/watch?v=sq1tyFuak1I

    https://www.youtube.com/watch?v=B_vl_XPSjks

  16. Avatar de Joao Barradas
    Joao Barradas

    Tenho o alpha à 3 semanas e estou mt contente,rápido qb,mt ergonómico e bonito.Meo go sempre a bomba e com fluidez.

  17. Avatar de Bruno Fernandes
    Bruno Fernandes

    Sem duvida alguma, um smartphone muito bonito.
    Em relação a termos de hardware, muito abaixo do preço que ele aufere no mercado, média de 500 euros.
    Bateria de 1850 mAh? É a maior piada deste Samsung Alpha!

  18. Avatar de Cristina
    Cristina

    Será o meu próximo tlm ?

  19. Avatar de Felipe
    Felipe

    Será que vai receber o lollipop?

  20. Avatar de rsfgouveia
    rsfgouveia

    Boas,

    Optei pelo S4 em detrimento deste Galaxy Alpha, por causa da pouca durabilidade do Alpha.

    Concordam?

    1. Avatar de Felipe
      Felipe

      Vc se refere a pouca durabilidade da bateria? Penso que no S4 não é muito diferente devido ao mesmo esquentar muito. Mas no quesito suporte, o S4 tende a ser melhor que o Alpha, creio eu, até por isso estou amadurecendo a idéia de não adquiri-lo.

  21. Avatar de Mário P.
    Mário P.

    Não concordo com esta análise de maneira nenhuma! Possuo um Alpha há cerca de três semanas e não me aconteceu nada destes problemas que referiram, apresenta-se fluido, sem lags e muitíssimo rápido, diria mais, que maravilha! Nas analises que li na Phone Arena e na GSMArena escreveram maravilhas do terminal. Como é possível que isto aconteça? Será que o vosso tinha algum defeito? Ou é porque não é chinês?

  22. Avatar de Antonio
    Antonio

    Tenho uma alpha já a 2 anos único problema é de bateria, e quando procuro não tem a venda no mercado. Em substituição de s5 não pode servir?

  23. Avatar de AR
    AR

    Comprei no ali_express uma de substituicao. As do ebay sao um perigo e falsificadas. Prefiro uma nao samsung. Mas atencao que nao sao todas que mantem o NFC:
    https://www.aliexpress.com/snapshot/0.html?orderId=505143592118194