Análise ao novo Samsung Galaxy Note 4

43 Comentários

Este não foi um ano particularmente fácil para a Samsung mas, ainda assim, a marca conseguiu destacar-se com alguns dos modelos mais desejados do segmento mobile e o Galaxy Note 4 é um desses exemplos.

As melhorias face ao seu antecessor fazem dele um phablet realmente apetecível. Agora, depois de alguns dias de utilização, apresentamos-lhe uma análise detalhada deste novo membro da família Galaxy.

galaxy_note_4_1

O Galaxy Note 4 foi o último, juntamente com o Galaxy Note Edge, dos 56 smartphones da Samsung a serem lançados ao mundo. Foi realmente um ano de muitos (e alguns grandes) lançamentos para a sul-coreana, contudo, esta quantidade de equipamentos, talvez exagerada, poderá ter sido determinante para a agora conhecida mudança estrutural dentro da empresa.

Afastando-nos de toda a história que envolve a estratégia da empresa, a verdade é que quando a Samsung se foca na diferença e aposta no que de melhor quer oferecer ao mercado, ela acerta em cheio e o Galaxy Note 4 é caso real disso.

1 – Características Gerais

O Samsung Galaxy Note 4 em análise vem com um processador Qualcomm Snapdragon 805 (SM-N910S), Quad-core 2.7 GHz Krait 450, com 3 GB de RAM e 32 GB memória interna, expansível até 128 GB através de microSD.

Traz a versão Android 4.4.4 KitKat, optimizada através da interface TouchWiz que traz alterações significativas em relação ao seu antecessor.

galaxy_note_4_2

O Note 4 vem disponível em 4 cores: o branco, preto, dourado e rosa. O seu ecrã é um Super AMOLED de 5.7 polegadas com uma super resolução Ultra HD de 1440 x 2560 píxeis (densidade aproximada de 515 ppp).

As melhorias face ao modelo anterior vão além do software. O Note 4 traz consigo a panóplia de sensores já conhecida do Samsung Galaxy S5, nomeadamente o sensor de batimentos cardíacos e o sensor biométrico para as impressões digitais. A câmara de 16 megapíxeis vem com uma estrondosa capacidade de focagem, algo que distingue este smartphone de qualquer outro topo de gama no mercado.

galaxy_note_4_3

Na caixa vem o Galaxy Note 4 e a S Pen, a bateria de 3220 mAh, o cabo USB/microUSB, o carregador eléctrico, várias pontas para a S Pen, o auricular com fios e respectivos acessórios e ainda o manual de instruções rápidas.

Especificações completas

  • Ecrã
    • Super AMOLED de 5.7″, resolução 1440 x 2560 píxeis (~515 ppp)
    • Protecção: Corning Gorilla Glass 4
  • Processador
    • Qualcomm Snapdragon 805 (SM-N910S), Quad-core 2.7 GHz Krait 450 (SM-N910S)
    • GPU Adreno 420
  • Rede
    • 2.5G (GSM/ GPRS/ EDGE): 850 / 900 / 1800 / 1900 MHz
    • 3G (HSPA+ 42Mbps): 850 / 900 / 1900 / 2100 MHz
    • 4G (LTE)
  • Sistema Operativo
    • Android 4.4.4 (kitKat)
    • Interface: Touchwiz Nature UX 3.0
  • Memória
    • Memória RAM: 3 GB
    • Memória interna: 32 GB
    • Memória externa: 128 GB através de microSD
  • Câmara
    • Principal (traseira): 16 MP com foco automático, estabilizador óptico de imagem e flash LED
    • Secundária (frontal): 3.7 MP com capacidade de gravação de vídeo até 1440p
  • Funcionalidades da câmara
    • Captura dupla, captura de foto e vídeo em simultâneo, geo-referência, foco manual, detecção de rosto/sorriso, panorama, HDR, modo selfie
  • Vídeo
    • Gravação: UltraHD (2160p@30fps), FullHD (1080p@60fps), HD (720p@120fps), estabilização óptica e gravação dupla
  • S Pen stylus
  • Sensores
    • Biométrico, frequência cardíaca, acelerómetro, bússola, sensor de proximidade, giroscópio, barómetro, UV, SpO2
  • Dimensões e peso
    • 153,5 x 78,6 x 8,5 mm, 176 g
  • Conectividade
    • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, DLNA, Wi-Fi hotspot
    • GPS: A-GPS, GLONASS, Beidou
    • Bluetooth® 4.0 ( A2DP, EDR, LE)
    • USB: microUSB v2.0 (MHL 3 TV-out), USB Host
    • NFC
  • Bateria
    • 3220 mAh Li-Ion de carregamento rápido: 60% em 30 min (Quick Charge 2.0)
  • Cores
    • Branco, Preto, Dourado e Rosa
  • Preço (médio)

 

2 – Hardware e Design

A Samsung, com o Galaxy Alpha e com o Galaxy Note 4, quis mostrar que a empresa está disposta a definir uma nova estratégia, e respondendo às exigências dos utilizadores largou definitivamente a estrutura em plástico que lhe era característica, introduzindo assim uma estrutura metálica que se estende até à moldura lateral que envolve todo o equipamento.

Esta estrutura metálica confere uma elegância extra a estes equipamentos, contudo os acabamentos ainda não são perfeitos.

galaxy_note_4_4

A espessura e o peso estão bastante harmonizados, especificamente, o Galaxy Note 4 pesa 176 gramas e tem um volume de 153,5 x 78,6 x 8,5 mm.

Na lateral direita está apenas incluído os botão de Power e na lateral esquerda o botão de volume. Uma característica interessante de design é o facto de as laterais de metal acompanharem a cor principal do equipamento.

galaxy_note_4_5_1 galaxy_note_4_5_2
Em cima encontra-se a entrada para os auscultadores de 3,5 mm, o emissor de infravermelhos e o microfone. Na parte de baixo a entrada microUSB, mais dois microfones e a entrada para a S Pen.

Tal como se pode observar nas imagens, a zona metálica que se encontra cortada pelas barras de separação brancas usuais dos smartphones em metal, está claramente emendada pelo revestimento exterior, o que acaba por ser umas das imperfeições de design deste phablet.

galaxy_note_4_6_2 galaxy_note_4_6_1
O ecrã Super AMOLED de 5.7 polegadas tem uma resolução Ultra HD de 1440 x 2560 píxeis o que lhe proporciona uma densidade aproximada de 515 pontos por polegada, fazendo obviamente com que a definição e os contornos da imagem sejam perfeitos.

A utilização com incidência de luz directa não é nada de extraordinário encontrando-se ao nível dos actuais equipamentos.

galaxy_note_4_7_1 galaxy_note_4_7_2
Acima do ecrã encontram-se os sensores de proximidade e luminosidade, a câmara de 3.7 megapíxeis e o altifalante de chamada. A baixo, os botões comuns de um Galaxy, os tácteis de Menu e Retroceder e o botão físico Home, com sensor biométrico integrado.

Todo o vidro exterior ao ecrã é todo padronizado com riscas horizontais e, tal como se pode observar na imagem acima, os botões tácteis mantêm o padrão. Pessoalmente, esse foi um pormenor que não me agradou.

galaxy_note_4_8_1

A capa traseira mantém o aspecto de couro, o que o torna mais elegante e claramente direccionado para um público alvo do mundo empresarial. A traseira inclui a câmara de 16 megapíxeis, o sensor de batimentos cardíacos, raios UV e SpO2 (introduzido com o objectivo de medir o fluxo de oxigénio no sangue) e o LED de flash.

Em baixo encontra-se ainda o altifalante principal que reproduz um som de elevada qualidade.

A capa traseira é removível (e de difícil encaixe) dando acesso à bateria e aos slots para os cartões micro SIM e microSD.

Índice

  • Página 1
    • 1 – Características Gerais
    • 2 – Hardware e Design
  • Página 2
    • 3 – O poder do Samsung Galaxy Note 4
    • 4 – Câmara
    • 5 – Autonomia
    • 6 – Veredicto

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Essa versão tem cartão nano-sim? A que eu tenho é micro-sim.

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      É micro SIM, já está corrigido. Obrigada

  2. Avatar de indio joe
    indio joe

    Pedir esse valor por este equipamento é um insulto.

    1. Avatar de João Tavares
      João Tavares

      Já se arranja por 685€

  3. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    A bateria do meu Note 4 com o Exynos 5433 é algo inferior à do meu Note 3 com um snapdragon 800. De resto sou cliente super satisfeito!

  4. Avatar de va

    eh pa so nao percebo porque é que a samsung continua a fazer telemoveis tao feios

  5. Avatar de Tripax
    Tripax

    Grande maquina!

    Não entendo quando dizem que a Samsung e extremamente caro nos topo de gama, em relação as outras marcas, até vou dar um exemplo pelo menos nos equipamentos Android já para não falar nos iphone que ainda conseguem ser mais caros, então por mais 100 porque não iria comprar antes este note 4 em vez do Nexus 6? Afinal de contas os 100 euros a mais do Note 4 fazem sempre uma boa diferença na qualidade do produto e no restante equipamento é superior, mas como é Samsung já é caro.

    http://store.orange.com/pt/smartphones/telemoveis-desbloqueados/google-nexus-6-32gb-black-267457/ NEXUS 6 32GB

    http://store.orange.com/pt/smartphones/telemoveis-desbloqueados/google-nexus-6-64gb-midnight-blue-267474/ NEXUS 6 64GB

    http://store.orange.com/pt/smartphones/telemoveis-desbloqueados/samsung-galaxy-note-4-black-265493/ NOTE4 32GB

    1. Avatar de Diogo Miranda
      Diogo Miranda

      Estás a gozar certo? xD
      Estás a dizer que um Note 4 é melhor que um Nexus 6?
      Estás a dizer que vale a pena dar mais 100€ pelo Note 4?
      Valia era a pena dar mais 100€ pelo Nexus 6, caso este fosse mais caro que o Note 4! Mas nem é mais caro, porque é difícil, pode-se dizer impossível, bater a Samsung em roubalheira em smartphones Android 😀

      Não entendes quando dizem que a Samsung é extremamente cara nos topo de gama? É o topo de gama Android mais caro como é que não percebes? Só por ser mais barato que os iPhones já não é absurdamente caro? Experimenta comparar com um OnePlus One, que quando saiu era topo de gama e custava 269€, e vê quanto custava o Galaxy S5 por exemplo.

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Ainda bem que deste argumentos porque é que o Nexus 6 deveria custar mais, ou vale mais a pena: será porque não tem pen, micro SD, base lateral em metal, possibilidade de capas estilo S-View,acessórios em tudo que é lojas online e físicas, e substituição de bateria quando necessário.

      2. Avatar de Ed
        Ed

        Concordo contigo se comparares o nexus 6 ao S5, porque o nexus 6 não tem metade das funcionalidades do note 4 mas mesmo assim é caro

    2. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      A gama Note é cara porque é incomparável a qualquer equipamento. o software dele é algo maravilhoso e vale muito mais do que os 100€ de diferença

      O Nexus 6 é um bom equipamento mas o Note 4 supera-o em tudo, daí ser mais caro.

      Mas, não consigo perceber como o Nexus 6 custa tanto, porque na minha opinião, o Nexus 6 é que não vale o que custa… é só hardware, de software nada tem além do básico!

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Se tivesse sintonizador de TV comprava um para meter na cozinha e despachava o velhinho CRT que está a ocupar espaço 😀

    1. Avatar de iFernando
      iFernando

      pois o MeoGo e ficas a sintonizar centenas de canais do wifi de casa no smarthphone ou tablet. mas claro, não precisas gastar 800€, compras 4 tablets Asus com full windows 8.1 de 8″ por 199€ cada. E ainda fazes três vezes mais com o tablet windows que com o limitado sistema Android.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        4 tablets quando posso ter só 1 tablet? Naaaa, depois perde a piada 😉

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    off topic

    0 Nokia Asha 503 é bom?

    1. Avatar de Era
      Era

      É mas não tem SPen! 🙂

  8. Avatar de AlexX
    AlexX

    Excelente terminal tal como todos os antecedores, apesar da resolução de ecrã exagerada na minha opinião, que por este andar o Note 5 e muitos outros phablets no futuro já virão equipados com ecrã 4K…
    Estou bem mais curioso pelo anúncio do próximo Note 10~10.5″ que está tardando, mas deve tardar bem menos que a actualização oficial do modelo 2014 para Lollipop…

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Até agora a resolução extra tem sido útil em páginas web,ver fotos (nota-se) e multi Janela.

      Não é um must mas a resolução extra vê-se e o tlm em modo de poupança é mega fluido.

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        Sigo crente que os +/- 1080p são mais que suficientes para apresentar qualquer página web até pelo menos às 6″. Já num tablet justificam-se os 2K porque aí sim, nota-se a diferença. Mas é só opinião.. 🙂

    2. Avatar de Jorge Paulo
      Jorge Paulo

      “antecessores”

      an·te·ces·sor
      substantivo masculino
      1. Aquele que antecede alguém (numa função, num emprego, etc.).
      2. Antepassado.

      antecessores
      substantivo masculino plural
      3. Antepassados.

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        thanks, já é habitual, é com cada pontapé de quando em vez e nunca fui sequer nomeado para as bolas d’ouro, q cena.. 😀

  9. Avatar de JMCS
    JMCS

    Exageram na resolução do ecrã e depois vem o Google alterar o Calendário para caberem menos coisas. Antes dava para ter a visão do mês inteiro, agora nem a semanal! Já parece a Micro$oft: Quanto mais resolução temos de ecrã, menos coisas se conseguem ver nele!

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Claro, a resolução do ecrã tem mesmo haber com isso

    2. Avatar de MR
      MR

      LOL achas que é por causa da resolução -_-

    3. Avatar de SSaraiva
      SSaraiva

      tens a opção de ver os dias tds do mês. dps qd quiseres fazer algo mais especifico carregas no dia.

  10. Avatar de toisim
    toisim

    É o melhor! O resto é paisagem.

  11. Avatar de asdf
    asdf

    O Note 4 já vem com o Corning Gorilla Glass 4 e não com o 3 como descrevem no artigo.

    Source: http://www.corninggorillaglass.com/en/products-with-gorilla/samsung/samsung-galaxy-note-4

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Certo, já foi corrigido. Obrigada

      1. Avatar de typemdm
        typemdm

        O note 4 vem mesmo com o Corning Gorilla Glass 3 e não o 4.
        Se quiserem confirmar é só instalar o 3Dmar e diz nas especificações do aparelho

        1. Avatar de asdf
          asdf

          Sim amigo, nem sei porque acreditei na informação do site oficial…

  12. Avatar de João Santos
    João Santos

    Tenho um Note 3… farto de TouchWiz ando eu .. se vale a pena o upgrade? esqueçam. . espero pelo Note 5…
    porcaria da Samsung mais o seu bloatware. tirando isso estou super satisfeito :).
    gostei da review

    1. Avatar de alguem
      alguem

      Instalas uma rom nova, sem lixo (ou com o lixo que decidas), e ficas um cliente satisfeito a sorrir todos os dias porque tens um telemóvel “novo”.

      Tenho esta no meu note 3 e não podia estar melhor:

      http://www.nonsolosmartphone.it/x-note-build-21-nj2-t9278.html

  13. Avatar de Carla
    Carla

    A questão é mesmo saber para que é que isto serve?
    Sai mais barato comprar uma moldura digital e andar com ela no bolso.
    Mas a moldura não tem jogos…

    Ah mas para jogar tenho a vita…

  14. Avatar de Bruno
    Bruno

    Bela máquina…a S Pen faz a diferença, senão seria apenas um telemóvel gigante.
    Serei o primeiro a reparar na câmara exageradamente saliente!? Ainda não vi nenhum droidfan a criticar!!!

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Sim bastante mais que um Note 3,creio que se deve à estabilização óptica e mecanismo de lentes.

      O salto brutal que o Note 3 deu do S3, deu o Note 4 do Note 3 com pouca luz.

      Quanto às “novidades” de topo do Note 4: o ecrã é ainda mais fantástico, o Touchwiz ainda melhor, e as alterações debaixo do capo 5 estrelas.

      A escolha dum telemóvel é muito pessoal, com o meu contrato posso ter o que quiser mas os melhores para o meu uso intensivo, não limitante, multi tarefa e com pen para escrever notas são os Note 4.

      Por mim podem vir com conversas de falta de fluidez bla bla blanco mas tudo corre melhor que manteiga, e isto em modo de poupança … não me parece que os meus sejam versões especiais para mim lol

  15. Avatar de Victor
    Victor

    Boa tarde,
    tenho um note 4, antes tive um note 3, indiscutivelmente um dos melhores smartphones do mercado. Só quem nunca teve nenhum membro dos note é que não sabe o espetáculo que é ter um telefone destes.

  16. Avatar de Victor
    Victor

    Já agora, tenho o meu note 4 rooteado, com uma costum rom, Ehcoe Rom e com o AEL Kernel, pura e simplesmente fora de série.
    . 2 a 3 dias de bateria (4 a 6horas de ecran);
    .rápido e suave.
    Espetacular.

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Victor, como vc conseguiu. Rotear o seu aparelho. Eu tenho um tb. E quero fazer

  17. Avatar de David
    David

    Criticas 🙂
    Bateria poderia durar mais um pouco, contudo com tanta coisa quase que digo que ainda dura bastante, contudo comparado com o seu grande rival, o iPhone 6 Plus, que com tudo ligado dura dois dias na boa. desde Bluetooth, localização etc, no meu Note 4 não dura isso…nem a brincar…Contudo gosto do meu Note 4.
    Para mim a grande crítica e aquilo que a Samsung poderia implementar de forma simples, prática, eficaz, e que poderia fazer toda a diferença, seria que todo o suposto “bloatware” fosse possível ser escolhido pelo utilizador, no sentido de poder instalar ou desinstalar aquilo que quer ou não!

    E resolviam todos ou alguns dos seus problemas e melhoravam a fluidez do sistema e na poupança de espaço, dado que cada utilizador tem a sua finalidade…assim tornavam o equipamento mais pessoal…mais especial…

    Mesmo assim, o TouchWiz está muito mais fluido no Note 4, mas mesmo assim precisa de mais e melhores optimizações…

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      David, tens um Note 4 ou um 6 Plus?

      1) “o iPhone 6 Plus, que com tudo ligado dura dois dias na boa. desde Bluetooth, localização etc, no meu Note 4 não dura isso…nem a brincar…”

      Entäo nem a brincar quanto dura? Eu com quebras constantes e flutuacöes ridículas de rede, BT, 4G LTE, localizacao, Google Now, passo a vida a ver E-Mails, RSS, a responder aqui no PPLWARE, WhatsApp, SMS e algumas chamadas e cerca de 2h diárias de páginas Web -> Bateria Note 4: 2.5 dias de média.

      2) “seria que todo o suposto “bloatware” fosse possível ser escolhido pelo utilizador” Que apps vem de série com o teu?

      PS: quase todas as Apps de série, em QUALQUER telemóvel, a partir do Android 4.3 podem ser desactivadas, o que significa que näo se ligam mais.

      3) “resolviam todos ou alguns dos seus problemas e melhoravam a fluidez do sistema e na poupança de espaço”

      Espaco num telemóvel que vem com uns 29 GB livres (de 32 GB) + microSD? Que problemas / problemas de fluidez te referes?

      4) “o TouchWiz está muito mais fluido no Note 4, mas mesmo assim precisa de mais e melhores optimizações”

      Quais? PS: num *verdadeiro* Note 3 e Note 4 o TouchWiz em modo “Económico” näo tem um unico solavanco, em modo “normal” näo existe mais fluidez observável à vista. Nem a minha TV de 600 Hz (100 reais) tem uma imagem täo fluída como o TouchWiz em modo normal num Note 3 ou Note 4…

      Tretas e mais tretas. A unica altura em que há “solavancos” é depois dum reboot e se tivermos muitos Widgets que se actualizam pela internet, e até a informacäo ser toda descarregada ao mudar de “página” há pausas de milisegundos, e isso näo é culpa do telemóvel mas sim que é impossível o update ser imediato pela Internet. Isso é o mesmo que fazerem reboot a um PC, abrirem a página do google pela primeira vez e quererem que já tivesse lida.

      Näo que näo haja coisas a melhorar nos Note 3/4 mas a fluidez, falta de espaco, bateria, potencia e mega possibilidades näo säo umas delas. Quem diz isso é porque quer tentar ver se cola, *MAS* os verdadeiros donos de um Note 3 / 4 sabem que isso näo é verdade.

  18. Avatar de Ricardo Tomé
    Ricardo Tomé

    Quem diz mal de um note é porque nunca teve um… Tenho o note 3 e vou comprar o 4, para mim é uma gama que não tem concorrencia possivel ja tive galaxy s4, s5 e Lg g3 mas nada se compara com a fluidez dos note. A memoria interna,a bateria a camera ,memoria ram e então a spen nem se fala.Tanta gente a falar mal do TouchWiz e eu sempre achei muito mais funcional e com muitas mais opçoes uteis em comparaçao a um android puro e basico, num note não existem travamentos ou lags, é sempre velocidade máxima, para mim os melhores smartphones do mercado.

  19. Avatar de Mr.Antunes
    Mr.Antunes

    O Touchwiz é que é, sempre fluído, já tenho saudades…
    Agora deve estar melhorzito mas nunca tive um Note.
    Tenho de o instalar no 1+1…