Análise ao novo Samsung Galaxy Note 4

43 Comentários

 

3 – O poder do Samsung Galaxy Note 4

O desempenho do Note 4 é excelente, sem bloqueios ou atrasos, mas outra coisa não seria de esperar num topo de gama com as características deste.

A Samsung foi muito mais objectiva no seu desenvolvimento. Introduziu vários recursos que aumentam a produtividade e melhoram a segurança e reduziu o número de aplicações que são características dos dispositivos da marca.

galaxy_note_4_0

As acções por gestos foram também reduzidas, estando agora focado nas que realmente são essenciais, apesar de ter introduzido novos sensores cuja usabilidade ainda não é relevante para o utilizador comum. O Note 4 permite muitas mais acções em simultâneo o que realça a produtividade do novo phablet.

Também a S Pen desempenha um papel fundamental nesse campo e para ela também foram criadas novas funcionalidades, algumas delas, que respondem directamente às exigências dos consumidores.

 

Sistema operativo e interface

O Galaxy Note 4 vem com a versão 4.4.4 do Android KitKat modificada pela interface TouchWiz Nature UX 3.0. De uma forma geral, a nova interface segue as mesmas linhas de modelos anteriores mas vem com evidentes melhorias.

galaxy_note_4_9_interface galaxy_note_4_9interface
Os Widgets relativos a aplicações como a meteorologia, relógio, S Health, Galaxy Gifts ou Galaxy Essencials têm uma nova cara, mais simples e menos intrusivos.

A gestão de aplicações abertas vai de encontro ao que já se encontra no Android Lollipop, tal como se pode ver na imagem.

A gestão de aplicações multi-tarefa pode ser activada com um clique longo sobre o botão retroceder, bastando depois seleccionar as aplicações pretendidas, trabalhar e alterar entre aplicações sem que o processo de execução termine ou seja bloqueado.

galaxy_note_4_9_spen_8 galaxy_note_4_9_spen_9
Mais uma vez, ao deslizar para o ecrã da esquerda, a partir do Home, o utilizador tem acesso ao agregador de notícias Flipboard. Ao clicar de forma continua no botão Home surge o S Voice, o assistente pessoal da Samsung.

O S Finder permite pesquisar quase tudo dentro do Note 4 e o Quick Connect permite ligá-lo através de Wi-Fi Direct e Bluetooth a outros dispositivos.

galaxy_note_4_9_interface_3 galaxy_note_4_9_interface_2
A aplicação S Health, além de toda a monitorização da actividade física e alimentar do utilizador, da medição do ritmo cardíaco e dos níveis de stress, permite agora medir os níveis de raios ultra violeta, apontando o sensor em direcção ao sol, e ainda os níveis de oxigénio no sangue.

Tudo isto, são pormenores que passam ao lado da maioria dos utilizadores, mas ainda assim não deixam de acrescentar algum valor ao equipamento, principalmente para aquelas pessoas que dão extrema importância às práticas de vida saudável.

 

S Pen

A S Pen é o acessório que marca a diferença neste phablet, distinguindo-o de qualquer outro. Este estilete foi redesenhado em termos de design, face ao antecessor, e está muito mais sensível e com melhor aderência ao ecrã do Note 4.

galaxy_note_4_9_2

A escrita é muito precisa, atraso entre o início da escrita e a resposta no ecrã é praticamente nulo e a sensibilidade é também ela notória, já que a espessura do traço responde à força que se exerce durante a escrita.

Na S Pen vêm incluído um botão que ajuda a desempenhar algumas tarefas, sendo que a mais básica será o acesso aos menus rápidos de acção da própria caneta.

A S Pen permite agora algo que anteriormente não era possível, que é a selecção e cópia de texto. Depois tem uma vasta opção de tipos de canetas e cores, é possível fazer praticamente tudo no Note 4 com esta caneta, nomeadamente escrever texto manuscrito que se converte em digital, por exemplo, até para escrever um SMS.

galaxy_note_4_spen_0 galaxy_note_4_9_spen_3
 

S Note

A S Pen está directamente associada à aplicação S Note para a qual existe um Widget bastante completo com os respectivos menus de acesso rápido associados.

Além da possibilidade de tirar notas rápidas, esta app ainda permite a captura e edição de screenshots, a captura e selecção livre, a gravação de notas de voz em inglês rapidamente convertidas em texto e ainda a captura de fotografias convertíveis em formato digital com texto editável.

galaxy_note_4_9_1

Basicamente, o utilizador pode fotografar qualquer elemento com texto, por exemplo o texto de um livro, um gráfico de uma apresentação projectada numa tela, uma tabela ou qualquer outra coisa com texto. A app selecciona a zona onde detecta texto e converte a imagem em formato digital.

Depois através da ferramenta de selecção, basta seleccionar a zona de texto que se pretende editar e é possível mudar-lhe a cor, aumentar o tamanho e adicionar as notas que forem necessárias.





anterior próxima
Associada à S Pen existe ainda uma outra aplicação, a PEN.UP que funciona como uma rede social, na qual os utilizadores podem partilhar os seus dotes artísticos produzidos através do Note 4.

 

4 – Câmara

A Câmara é um dos outros pontos fortes deste smartphone. São 16 megapíxeis na câmara principal que proporcionam resultados finais fantásticos. A capacidade de foco consegue ser ainda melhor que a do Galaxy S5.

galaxy_note_4_14

Na aplicação da câmara não existem diferenças relevantes face a outros modelos, com excepção do modo de Selfies recorrendo à câmara traseira, que ao apontar a câmara traseira para um rosto ele é detectado e é capturada uma fotografia automaticamente. É uma novidade na Samsung, mas não deixa de ser uma funcionalidade já conhecida de outros dispositivos.

Além do mais, estão disponíveis modos como Focagem Selectiva, onde é possível focar um elemento a menos de 50 metros da câmara e toda a envolvente vem desfocada, sendo possível alternar entre elementos focados e desfocados, ou Passeio Virtual, que permite criar um vídeo através de fotografias do caminho que se percorre.





anterior próxima
As imagens podem ser capturadas com um tamanho máximo de 5312×2988 píxeis, num formato 16:9, a 16MP, ou no mínimo de 2,4MP com uma resolução de 2048×1152 píxeis.

O desempenho em vídeo é bastante satisfatório, permite a gravação em UltraHD (2160p@30fps), FullHD (1080p@60fps), HD (720p@120fps) e VGA. Tem estabilizador óptico de imagem e vários modos de gravação, como a gravação em câmara lenta, movimento rápido e movimento suave.

A gravação de som em vídeo é bastante límpida mesmo em ambientes de muito ruído, como por exemplo um concerto.

Veja alguns exemplos e imagens captadas através do Galaxy Note 4:

galaxy_note_4_foto_2 galaxy_note_4_foto_1
galaxy_note_4_foto_3

galaxy_note_4_foto_4 galaxy_note_4_foto_5
galaxy_note_4_foto_6 galaxy_note_4_foto_7
A Samsung, para mostrar a qualidade de gravação de vídeo, colocou o Galaxy Note 4 num drone e produziu um vídeo fantástico em 4K. Poderá ver o vídeo original na página da Samsung Mobile no Youtube.

 

5 – Autonomia

A autonomia deste novo Note é a prova real de que a interface da Samsung está cada vez mais optimizada. Com um ecrã de resolução UltraHD seria expectável que a bateria de 3220 mAh não conseguisse resultados tão bons quanto o seu antecessor, que quase com a mesma capacidade (3200 mAh), com um ecrã re resolução inferior (FullHD) e outro hardware inferior para alimentar, mas a verdade é que pode mesmo dizer-se que o supera.

galaxy_note_4_16

O Galaxy Note 4 conseguiu assim uma autonomia de conversação em 3G de 27,7 horas, de navegação no browser de 11 horas e de reprodução de vídeo de 16,9 horas.

De uma forma geral, para uma utilização normal, o utilizador pode contar com dia e meio de utilização e ainda tem a possibilidade de activar o modo de poupança de energia que eleva a autonomia exponencialmente.

Esta bateria tem a particularidade de vir com a tecnologia de carregamento rápido, que permite um carregamento 30% mais rápido que o habitual.

 

6 – Veredicto

A experiência de utilização deste phablet foi bastante positiva. Para quem procura um aliado para o trabalho, um equipamento com elevados níveis de produtividade, esta será muito provavelmente a melhor opção.

A diminuição de funcionalidades inúteis para a maioria dos utilizadores foi tida em conta o que poderá ser decisivo para o excelente desempenho.

Infelizmente, a resistência a água e poeiras não foi transposta do Galaxy S5 para este modelo. Na minha opinião, isso seria mais vantajoso para a maioria dos utilizadores do que a medição do fluxo de oxigénio no sangue ou dos batimentos cardíacos.

galaxy_note_4_9

Em termos de design, os novos smarphones da Samsung ganham uma nova vida com a introdução da estrutura metálica, mas existem alguns pormenores que poderiam ter sido melhorados.

O preço do Note 4 é, à semelhança da maioria dos equipamentos Samsung, um pouco exagerado, cerca de 723€, segundo o KuantoKusta, e que acaba por ficar mais caro que outros phablets do género, como o LG G3, por exemplo, mas ainda assim, possui características únicas que o afastam e distinguem um pouco da concorrência.

Aspectos positivos
      • Autonomia
      • Câmara
      • Sensibilidade e funcionalidades da S Pen
Aspectos negativos
    • Inexistência de certificação de resistência a água e poeiras
    • Preço elevado

O Pplware agradece ao KuantoKusta a cedência do Samsung Galaxy Note 4 para análise.

Samsung Galaxy Note 4

 

Índice

  • Página 1
    • 1 – Características Gerais
    • 2 – Hardware e Design
  • Página 2
    • 3 – O poder do Samsung Galaxy Note 4
    • 4 – Câmara
    • 5 – Autonomia
    • 6 – Veredicto

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Essa versão tem cartão nano-sim? A que eu tenho é micro-sim.

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      É micro SIM, já está corrigido. Obrigada

  2. Avatar de indio joe
    indio joe

    Pedir esse valor por este equipamento é um insulto.

    1. Avatar de João Tavares
      João Tavares

      Já se arranja por 685€

  3. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    A bateria do meu Note 4 com o Exynos 5433 é algo inferior à do meu Note 3 com um snapdragon 800. De resto sou cliente super satisfeito!

  4. Avatar de va

    eh pa so nao percebo porque é que a samsung continua a fazer telemoveis tao feios

  5. Avatar de Tripax
    Tripax

    Grande maquina!

    Não entendo quando dizem que a Samsung e extremamente caro nos topo de gama, em relação as outras marcas, até vou dar um exemplo pelo menos nos equipamentos Android já para não falar nos iphone que ainda conseguem ser mais caros, então por mais 100 porque não iria comprar antes este note 4 em vez do Nexus 6? Afinal de contas os 100 euros a mais do Note 4 fazem sempre uma boa diferença na qualidade do produto e no restante equipamento é superior, mas como é Samsung já é caro.

    http://store.orange.com/pt/smartphones/telemoveis-desbloqueados/google-nexus-6-32gb-black-267457/ NEXUS 6 32GB

    http://store.orange.com/pt/smartphones/telemoveis-desbloqueados/google-nexus-6-64gb-midnight-blue-267474/ NEXUS 6 64GB

    http://store.orange.com/pt/smartphones/telemoveis-desbloqueados/samsung-galaxy-note-4-black-265493/ NOTE4 32GB

    1. Avatar de Diogo Miranda
      Diogo Miranda

      Estás a gozar certo? xD
      Estás a dizer que um Note 4 é melhor que um Nexus 6?
      Estás a dizer que vale a pena dar mais 100€ pelo Note 4?
      Valia era a pena dar mais 100€ pelo Nexus 6, caso este fosse mais caro que o Note 4! Mas nem é mais caro, porque é difícil, pode-se dizer impossível, bater a Samsung em roubalheira em smartphones Android 😀

      Não entendes quando dizem que a Samsung é extremamente cara nos topo de gama? É o topo de gama Android mais caro como é que não percebes? Só por ser mais barato que os iPhones já não é absurdamente caro? Experimenta comparar com um OnePlus One, que quando saiu era topo de gama e custava 269€, e vê quanto custava o Galaxy S5 por exemplo.

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Ainda bem que deste argumentos porque é que o Nexus 6 deveria custar mais, ou vale mais a pena: será porque não tem pen, micro SD, base lateral em metal, possibilidade de capas estilo S-View,acessórios em tudo que é lojas online e físicas, e substituição de bateria quando necessário.

      2. Avatar de Ed
        Ed

        Concordo contigo se comparares o nexus 6 ao S5, porque o nexus 6 não tem metade das funcionalidades do note 4 mas mesmo assim é caro

    2. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      A gama Note é cara porque é incomparável a qualquer equipamento. o software dele é algo maravilhoso e vale muito mais do que os 100€ de diferença

      O Nexus 6 é um bom equipamento mas o Note 4 supera-o em tudo, daí ser mais caro.

      Mas, não consigo perceber como o Nexus 6 custa tanto, porque na minha opinião, o Nexus 6 é que não vale o que custa… é só hardware, de software nada tem além do básico!

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Se tivesse sintonizador de TV comprava um para meter na cozinha e despachava o velhinho CRT que está a ocupar espaço 😀

    1. Avatar de iFernando
      iFernando

      pois o MeoGo e ficas a sintonizar centenas de canais do wifi de casa no smarthphone ou tablet. mas claro, não precisas gastar 800€, compras 4 tablets Asus com full windows 8.1 de 8″ por 199€ cada. E ainda fazes três vezes mais com o tablet windows que com o limitado sistema Android.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        4 tablets quando posso ter só 1 tablet? Naaaa, depois perde a piada 😉

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    off topic

    0 Nokia Asha 503 é bom?

    1. Avatar de Era
      Era

      É mas não tem SPen! 🙂

  8. Avatar de AlexX
    AlexX

    Excelente terminal tal como todos os antecedores, apesar da resolução de ecrã exagerada na minha opinião, que por este andar o Note 5 e muitos outros phablets no futuro já virão equipados com ecrã 4K…
    Estou bem mais curioso pelo anúncio do próximo Note 10~10.5″ que está tardando, mas deve tardar bem menos que a actualização oficial do modelo 2014 para Lollipop…

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Até agora a resolução extra tem sido útil em páginas web,ver fotos (nota-se) e multi Janela.

      Não é um must mas a resolução extra vê-se e o tlm em modo de poupança é mega fluido.

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        Sigo crente que os +/- 1080p são mais que suficientes para apresentar qualquer página web até pelo menos às 6″. Já num tablet justificam-se os 2K porque aí sim, nota-se a diferença. Mas é só opinião.. 🙂

    2. Avatar de Jorge Paulo
      Jorge Paulo

      “antecessores”

      an·te·ces·sor
      substantivo masculino
      1. Aquele que antecede alguém (numa função, num emprego, etc.).
      2. Antepassado.

      antecessores
      substantivo masculino plural
      3. Antepassados.

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        thanks, já é habitual, é com cada pontapé de quando em vez e nunca fui sequer nomeado para as bolas d’ouro, q cena.. 😀

  9. Avatar de JMCS
    JMCS

    Exageram na resolução do ecrã e depois vem o Google alterar o Calendário para caberem menos coisas. Antes dava para ter a visão do mês inteiro, agora nem a semanal! Já parece a Micro$oft: Quanto mais resolução temos de ecrã, menos coisas se conseguem ver nele!

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Claro, a resolução do ecrã tem mesmo haber com isso

    2. Avatar de MR
      MR

      LOL achas que é por causa da resolução -_-

    3. Avatar de SSaraiva
      SSaraiva

      tens a opção de ver os dias tds do mês. dps qd quiseres fazer algo mais especifico carregas no dia.

  10. Avatar de toisim
    toisim

    É o melhor! O resto é paisagem.

  11. Avatar de asdf
    asdf

    O Note 4 já vem com o Corning Gorilla Glass 4 e não com o 3 como descrevem no artigo.

    Source: http://www.corninggorillaglass.com/en/products-with-gorilla/samsung/samsung-galaxy-note-4

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Certo, já foi corrigido. Obrigada

      1. Avatar de typemdm
        typemdm

        O note 4 vem mesmo com o Corning Gorilla Glass 3 e não o 4.
        Se quiserem confirmar é só instalar o 3Dmar e diz nas especificações do aparelho

        1. Avatar de asdf
          asdf

          Sim amigo, nem sei porque acreditei na informação do site oficial…

  12. Avatar de João Santos
    João Santos

    Tenho um Note 3… farto de TouchWiz ando eu .. se vale a pena o upgrade? esqueçam. . espero pelo Note 5…
    porcaria da Samsung mais o seu bloatware. tirando isso estou super satisfeito :).
    gostei da review

    1. Avatar de alguem
      alguem

      Instalas uma rom nova, sem lixo (ou com o lixo que decidas), e ficas um cliente satisfeito a sorrir todos os dias porque tens um telemóvel “novo”.

      Tenho esta no meu note 3 e não podia estar melhor:

      http://www.nonsolosmartphone.it/x-note-build-21-nj2-t9278.html

  13. Avatar de Carla
    Carla

    A questão é mesmo saber para que é que isto serve?
    Sai mais barato comprar uma moldura digital e andar com ela no bolso.
    Mas a moldura não tem jogos…

    Ah mas para jogar tenho a vita…

  14. Avatar de Bruno
    Bruno

    Bela máquina…a S Pen faz a diferença, senão seria apenas um telemóvel gigante.
    Serei o primeiro a reparar na câmara exageradamente saliente!? Ainda não vi nenhum droidfan a criticar!!!

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Sim bastante mais que um Note 3,creio que se deve à estabilização óptica e mecanismo de lentes.

      O salto brutal que o Note 3 deu do S3, deu o Note 4 do Note 3 com pouca luz.

      Quanto às “novidades” de topo do Note 4: o ecrã é ainda mais fantástico, o Touchwiz ainda melhor, e as alterações debaixo do capo 5 estrelas.

      A escolha dum telemóvel é muito pessoal, com o meu contrato posso ter o que quiser mas os melhores para o meu uso intensivo, não limitante, multi tarefa e com pen para escrever notas são os Note 4.

      Por mim podem vir com conversas de falta de fluidez bla bla blanco mas tudo corre melhor que manteiga, e isto em modo de poupança … não me parece que os meus sejam versões especiais para mim lol

  15. Avatar de Victor
    Victor

    Boa tarde,
    tenho um note 4, antes tive um note 3, indiscutivelmente um dos melhores smartphones do mercado. Só quem nunca teve nenhum membro dos note é que não sabe o espetáculo que é ter um telefone destes.

  16. Avatar de Victor
    Victor

    Já agora, tenho o meu note 4 rooteado, com uma costum rom, Ehcoe Rom e com o AEL Kernel, pura e simplesmente fora de série.
    . 2 a 3 dias de bateria (4 a 6horas de ecran);
    .rápido e suave.
    Espetacular.

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Victor, como vc conseguiu. Rotear o seu aparelho. Eu tenho um tb. E quero fazer

  17. Avatar de David
    David

    Criticas 🙂
    Bateria poderia durar mais um pouco, contudo com tanta coisa quase que digo que ainda dura bastante, contudo comparado com o seu grande rival, o iPhone 6 Plus, que com tudo ligado dura dois dias na boa. desde Bluetooth, localização etc, no meu Note 4 não dura isso…nem a brincar…Contudo gosto do meu Note 4.
    Para mim a grande crítica e aquilo que a Samsung poderia implementar de forma simples, prática, eficaz, e que poderia fazer toda a diferença, seria que todo o suposto “bloatware” fosse possível ser escolhido pelo utilizador, no sentido de poder instalar ou desinstalar aquilo que quer ou não!

    E resolviam todos ou alguns dos seus problemas e melhoravam a fluidez do sistema e na poupança de espaço, dado que cada utilizador tem a sua finalidade…assim tornavam o equipamento mais pessoal…mais especial…

    Mesmo assim, o TouchWiz está muito mais fluido no Note 4, mas mesmo assim precisa de mais e melhores optimizações…

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      David, tens um Note 4 ou um 6 Plus?

      1) “o iPhone 6 Plus, que com tudo ligado dura dois dias na boa. desde Bluetooth, localização etc, no meu Note 4 não dura isso…nem a brincar…”

      Entäo nem a brincar quanto dura? Eu com quebras constantes e flutuacöes ridículas de rede, BT, 4G LTE, localizacao, Google Now, passo a vida a ver E-Mails, RSS, a responder aqui no PPLWARE, WhatsApp, SMS e algumas chamadas e cerca de 2h diárias de páginas Web -> Bateria Note 4: 2.5 dias de média.

      2) “seria que todo o suposto “bloatware” fosse possível ser escolhido pelo utilizador” Que apps vem de série com o teu?

      PS: quase todas as Apps de série, em QUALQUER telemóvel, a partir do Android 4.3 podem ser desactivadas, o que significa que näo se ligam mais.

      3) “resolviam todos ou alguns dos seus problemas e melhoravam a fluidez do sistema e na poupança de espaço”

      Espaco num telemóvel que vem com uns 29 GB livres (de 32 GB) + microSD? Que problemas / problemas de fluidez te referes?

      4) “o TouchWiz está muito mais fluido no Note 4, mas mesmo assim precisa de mais e melhores optimizações”

      Quais? PS: num *verdadeiro* Note 3 e Note 4 o TouchWiz em modo “Económico” näo tem um unico solavanco, em modo “normal” näo existe mais fluidez observável à vista. Nem a minha TV de 600 Hz (100 reais) tem uma imagem täo fluída como o TouchWiz em modo normal num Note 3 ou Note 4…

      Tretas e mais tretas. A unica altura em que há “solavancos” é depois dum reboot e se tivermos muitos Widgets que se actualizam pela internet, e até a informacäo ser toda descarregada ao mudar de “página” há pausas de milisegundos, e isso näo é culpa do telemóvel mas sim que é impossível o update ser imediato pela Internet. Isso é o mesmo que fazerem reboot a um PC, abrirem a página do google pela primeira vez e quererem que já tivesse lida.

      Näo que näo haja coisas a melhorar nos Note 3/4 mas a fluidez, falta de espaco, bateria, potencia e mega possibilidades näo säo umas delas. Quem diz isso é porque quer tentar ver se cola, *MAS* os verdadeiros donos de um Note 3 / 4 sabem que isso näo é verdade.

  18. Avatar de Ricardo Tomé
    Ricardo Tomé

    Quem diz mal de um note é porque nunca teve um… Tenho o note 3 e vou comprar o 4, para mim é uma gama que não tem concorrencia possivel ja tive galaxy s4, s5 e Lg g3 mas nada se compara com a fluidez dos note. A memoria interna,a bateria a camera ,memoria ram e então a spen nem se fala.Tanta gente a falar mal do TouchWiz e eu sempre achei muito mais funcional e com muitas mais opçoes uteis em comparaçao a um android puro e basico, num note não existem travamentos ou lags, é sempre velocidade máxima, para mim os melhores smartphones do mercado.

  19. Avatar de Mr.Antunes
    Mr.Antunes

    O Touchwiz é que é, sempre fluído, já tenho saudades…
    Agora deve estar melhorzito mas nunca tive um Note.
    Tenho de o instalar no 1+1…