Alerta: iOS 11 deixa aceder às fotos com iPhone bloqueado

23 Comentários

Ao longo das várias versões do iOS têm aparecido bugs de segurança que permitem ultrapassar os mecanismos de segurança e aceder às informações dos utilizadores.

Recentemente foi descoberto um bug no iOS 11 que permite aceder às fotos do utilizador, mesmo que o esteja iPhone bloqueado.


Se tem um iPhone com o iOS 11 ou iOS 11.1 beta então fique a saber que é possível, neste momento, aceder às suas fotografias. O “processo (passo a passo)” usado para ultrapassar os mecanismos de segurança do sistema foi publicado no canal de Youtube iDeviceHelp.

Para que tudo funcione, o iPhone tem de receber uma chamada e depois o utilizador deverá carregar em Mensagem e inserir três emojis. Depois é necessário “chamar” a Siri, pedir para abrir as Definições, carregar no botão Ligar/Desligar, voltar a receber uma mensagem, carregar em Mensagens e de seguida o utilizador passa a ter a possibilidade de aceder às fotografias do iPhone.

Como se pode ver pelo vídeo, o método envolve alguns passos, mas a verdade é que permite mesmo o acesso às nossas fotografias. Se alguém perder um iPhone talvez se aventure a tentar aceder a tais conteúdos. De acordo com o responsável pelo canal, a Apple já foi informada do problema e brevemente deverá lançar uma correção.

Como se proteger?

Uma vez que este processo necessita de usar a Siri, nada melhor que desativar tal funcionalidade no ecrã de bloqueio. Para tal, basta ir às Definições > Siri e Pesquisa e desativar a opção Permitir com o ecrã bloqueado.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Duarte
    Pedro Duarte

    não percebo… vendem um produto “siri ” mas depois para colmatar erros crassos solução é desativar o dito produto.

    faz lembrar aquelas situações que o produto não tem problema, as pessoas é que o seguram mal.

    1. Avatar de Vítor M.

      A solução não é uma solução oficial, onde diz isso no suporte Apple?

      É um recurso até a correção sair e é algo que já deve estar implementado no iOS 11.1 beta 3. Portanto, este sistema, que é passado a pente fino de forma fantástica, ao ponto de se descobrir estes bugs em sítios que poucos lá vão e em ações que não lembra a ninguém, é rapidamente corrigido, o que é ótimo. Nenhum está livre de problemas, depois importa é corrigir em tempo útil 😉

      1. Avatar de Sérgio R.
        Sérgio R.

        Mas se fosse a primeira vez que este exploit era descoberto era uma coisa, mas isto é algo que ja tem uns anos… Não diretamente pelos emojis mas pela siri.
        Penso nisto da mesma maneira que o jurassic park.
        O primeiro, correu mal, acontece.
        O segundo já é ridiculo acontecer.
        Acontecer a terceira vez ja não há cura!

        https://www.youtube.com/watch?v=hP3BMyrFBSs

      2. Avatar de Golden
        Golden

        Completamente de acordo com o que Vítor M disse, por acaso tenho no 6s a versão 11.1 beta 3 instara a 2 dias atrás,e isso até pode já estar corrigido, mas tipo, andar com trocadilhos só para ver se consigo aceder às fotos , sem ter de meter pass para aceder ao telemóvel?!?!

        Não, deixa andar que da demasiado trabalho.

        1. Avatar de Celso
          Celso

          Para ti pode dar, mas para outra pessoa com más intenções, este bug pode valer ouro.

    2. Avatar de Mota
      Mota

      Solução até a Apple atualizar o sistema. Usa cabeça se fizerem favor.
      Infelizmente, só nos artigos da Apple é que o pplware se lembra de dar alguma solução para minimizar o problema.
      Blueborne rings a bell?

  2. Avatar de Zé

    Irra… sempre a cascar na Apple! A palavra Beta diz-vos alguma coisa!?

    1. Avatar de Pedro Pinto
    2. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Isso faz lembrar-me uma empresa onde trabalhei em que a equipa de Controlo de Qualidade (testers) foi toda despedida porque passavam os dias a meter defeitos no produto.

      1. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        E será que eles não tinham razão?

    3. Avatar de Celso
      Celso

      Segundo o pplware, também na versao 11. Não é só a beta.

      “Se tem um iPhone com o iOS 11 ou iOS 11.1 beta ”
      Irra…

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não é cascar na Apple, nem Android, nem qualquer empresa em particular.
      Se há bugs é bom que se saibam. Principalmente como prevenir, para quem estiver interessado. E Beta ou não, se está disponível, podem haver interessados.
      Porque bugs, todos os softwares têm, principalmente quanto mais complexo é. Podem é não se saber.

  3. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    É uma feature, não se preocupem. Ou então é má utilização por parte do utilizador, nesta altura já não sei bem :-S

  4. Avatar de SSilva
    SSilva

    Há um aspecto que acho que faz falta sinceramente na Siri. Podia dar para ativar o Wi-Fi ou os dados moveis Offline. Dessa forma não havia qualquer necessidade de mexer no telemovel para ligar o wifi para utilizar a Siri e poupava-se bateria.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Podes explicar melhor que o queres fazer ? Queres activar Wi.Fi através da siri ?

      Abc

  5. Avatar de Security
    Security

    “Para tal, basta ir às Definições > Siri e Pesquisa e desativar a opção Permitir com o ecrã bloqueado.”

    Sempre tive esta opção ativa… quem diz estas, diz outras. Se o telemóvel está bloqueado, está bloqueado e o acesso às funcionalidades são restritas e pronto. Quero, desbloqueio. Até porque o desbloquear não demora assim tanto tempo.
    Agora é algo que a Apple tem de resolver rapidamente. E irá resolver seguramente.

  6. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Experimentei ainda agora no meu SE… Didn’t work. Ele bloqueia o acesso a qualquer coisa ao escrever a mensagem personalizada. No entanto utilizei chamada normal (não facetime como o video).

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Pois, eu também, com chamada normal não funciona

  7. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Com chamada normal ou facetime?

  8. Avatar de Ervilha
    Ervilha

    Segundo o que diz o artigo, basta uma chamada normal

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Alguns defensores/fanáticos da maçã, vem aqui defender a marca, duma forma que parecem os norte coreanos a defender o seu “querido lider” como se fossem sócios da empresa.
    Fanatismos…

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Depois vêem outros fanáticos, anti Apple (iHaters) criticar os outros, que parecem os norte coreanos a atacar e a criticar os americanos, com um ódio como se do diabo se tratasse. Criticar em posts que não era suposto ser de interesse para iHaters.
      É. Fanatismos.

  10. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Está corrigido na beta 3 .

    Abc